[Projeto] Home Studio - Ajuda

xbennY

Member
Estou com um projeto para montar um Home Studio de ensaio e gravação, quero fazer somente a parte onde ficam os instrumentos e parte técnica, o aquário. Li o livro do Sólon do Valle, que é excelente por sinal, mas fiquei com algumas dúvidas e gostaria de ter a ajuda de vocês para saber qual seria a melhor opção para o meu caso, tentarei explicar de forma bem resumida e direta oque eu quero fazer.
O espaço que eu tenho disponível na verdade é um terreno do lado da minha casa que já possui a "laje do piso" que fica separado por duas paredes, eu usarei uma pequena parte dele, é mais ou menos assim:
*A parte vermelha é a vizinhança
**A parte cinza lá em cima é a rua

200fuv.jpg


O tamanho que eu quero usar eu ainda não defini por completo, mas é algo em torno de 6 por 6 metros, a altura das paredes desse terreno é algo em torno de uns 6 a 7 metros(é alto mesmo). Qual a altura vocês acham viável utilizar?
Para fazer o isolamento acústico eu estava pensando em fazer uma parece de alvenaria igual está na imagem(a parte azul) com os tijolos cheios de areia, e por dentro fazer o "box-in-box" com gesso com lã de roxa/vidro no meio delas com um espaçamento de uns 10cm.
O teto se faz apenas com a laje mesmo seguida do gesso, lã, etc..? e o piso? é necessário usar aquelas "molas" ou tem um método mais eficaz? As paredes vocês acham uma boa ideia faze-las não paralelas?

Quero a ajuda de vocês neste primeiro momento, se for preciso tentarei procurar um técnico mais a frente, obrigado.
 
Meu amigo Benny, sugiro que leia novamente o livro antes de pensar em investir neste estúdio.
Sou uma pessoa que possui conhecimento parcial, bem raso sobre acústica, porém fica claro para mim que as suas dúvidas ainda são de alguém que não assimilou nem parcialmente o assunto MASSAxMOLA.

Vou responder suas perguntas com perguntas, tenho certeza que as repostas para minhas perguntas irão lhe ajudar.
1 – O teto, qual(is) vantagem(s) de rebaixá-lo com algum material ao invés de deixar apenas na laje?
2 – Quando/porque teremos/temos a necessidade de usar piso flutuante?
3 – Paralelismo x Acústica, qual a relação entre ambos?
 
De boa e sendo bem antipatico ...

Eu me recusaria a dar qualquer outra informação, nosso amigo ai esta numas de economizar às custas dos outros.

So no trecho abaixo :

" Para fazer o isolamento acústico eu estava pensando em fazer uma parece de alvenaria igual está na imagem(a parte azul) com os tijolos cheios de areia, e por dentro fazer o "box-in-box" com gesso com lã de roxa/vidro no meio delas com um espaçamento de uns 10cm.
O teto se faz apenas com a laje mesmo seguida do gesso, lã, etc..? e o piso? é necessário usar aquelas "molas" ou tem um método mais eficaz? As paredes vocês acham uma boa ideia faze-las não paralelas?

Quero a ajuda de vocês neste primeiro momento, se for preciso tentarei procurar um técnico mais a frente, obrigado. "


Estão todas as indicações que uns vão trabalhar DI GRATIS para que outros tenham lucro. Ninguem faz um "estudio" desse tamanho apenas por lazer e vontade de ensaiar !
 
Prezado Ullmann. Entendo sua indignação e às vezes, pensando bem, até comungo com ela. Mas também há outro lado: Todos que participam do Forum, de uma maneira ou de outra, tem algum interesse. Para uns, o de apenas ajudar na transferência de conhecimento; para outros, o de aprender e para alguns poucos, o interesse comercial. Todos esses interesses, de alguma forma, convergem em um único ponto: a economia. Para quem quer compartilhar, aprender ou comercializar, o forum demonstra ser o meio mais prático, descompromissado e barato que existe. Portanto, quando tiver a percepção de que alguém esteja tentando obter vantagens pessoais, o melhor caminho talvez seja o de não responder, pois aquele que pergunta, está apenas cumprindo o seu papel, que é o de obter conhecimento e, quem sabe, de forma gratuita. É isso que move o forum, na minha opinião.
 
@pTjz
Quando me referir ao box-in-box que coloquei inclusive o termo entre aspas quis me referir ao real fato de fazer um caixa dentro da outra, com o espaçamento e o preenchimento de algum material isolante.

1ª: Para terminar de fazer o box dentro do outro? enchendo ele com lã de vidro ou rocha
2ª: No próprio livro é relatado que os sons graves podem vazar por ele, mas o livro deixa essa parte do piso bastante escassa de informações, por isso a dúvida.
3ª: Interferir na reflexão do som, evitar um pouco a formação de modos e ondas estacionárias
----
De fato eu só quero para gravações e ensaios, tenho um espaço bom, qual o problema!?
Pensei que poderia contar com a ajuda aqui do fórum, que eu acho que serve para isso, tirar dúvidas e ajudar aos outros, mas pelo visto encontrei uma(s) pessoas(ou pessoa!?) arrogante(s).
 
Você não está errado em suas concepções, mas está raso em suas pesquisas.
A concepção do “box in a box” é uma solução aplicada para casos em que a propagação mecânica seja um problema crítico. Não quer dizer que você precise dela para isolar sua sala, inclusive no seu caso não é um problema crítico, com exceção da parede que você está compartilhando com a casa, o que pode ser resolvido separando ambas.

Outro detalhe importante, não se concebe uma solução de isolamento sem conhecer AO MENOS a pressão sonora a qual a sala será submetida, é como comprar um tênis mandando o vendedor trazer o número que ele quiser!

Quanto às ajudas, queremos, podemos e vamos ajudar.
Mas é preciso que você tenha em mente que, será algo incerto, feito sem precisão onde o seu dinheiro estará em jogo.
Então sugiro que você estude mais sobre propagação mecânica e lei massa x mola, suas respostas estão lá!
 
Obrigado pTjz!
Só queria sugestões para as medidas e o melhor jeito ou o mais viável para faze-la, eu apenas quero juntar informações aqui para ter uma noção básica do que é preciso fazer, entende? A pressão sonora é a que eu quero ou a que está agora? se for agora ela está em aproximadamente 45dB, se for a desejada quero algo em torno disso..
Estou sempre em busca do conhecimento, se pudesse ajudar mais ficaria grato!
 
O SPL que você quer dentro de sua sala é de 45dbs?
Nem se for ensaio de flautas doces... Para fins de comparação, a lei da perturbação estabelece um limite de 70dbs, o que se equivale a ruido coumum de transito. Após 0h esse valor cai para o desejado por você, 45dbs.
Me desculpe amigo, mas o SPL gerado em um ensaio é bem maior que isto.
 
Não! estava me referindo a pressão sonora fora do estúdio quando ele estivesse em uso. Sei que facilmente uma bateria passa dos 100dB...
 
Jefferson

Ao longo dos anos, nestas listas e foruns aprende-se sempre algumas coisa.
Conocordo integralmente com vc qto à parte de economizar e tal e teria o maior prazer em ajudar, como vc bem sabe que frequentemente faço.

Mas vc acha certo que havendo interesse comercial em construir esse estudio, isso seja feito em cima do trabalho e dicas voluntarias e gratuitas de varios, enquanto a pessoa que as pede vai em algum momentos ter lucro com essa ajuda gratis ?

Não concordo em absoluto com a parte final de seu comentario " Portanto, quando tiver a percepção de que alguém esteja tentando obter vantagens pessoais, o melhor caminho talvez seja o de não responder, pois aquele que pergunta, está apenas cumprindo o seu papel, que é o de obter conhecimento e, quem sabe, de forma gratuita. É isso que move o forum, na minha opinião. "

Não, o que mve um forum como esse e melhor ainad com o da Audiolits é a troca de informações, veja bem TROCA, e não FORNECIMENTO GRATUITO de informações.

Talvez nosso amigo ai ai em cima esteja meio perdido no meio das informações, mas montar um ESTUDIO BOX-IN-A=_BOX com um isolamento medio de 45 dB, definitivamente não é um simples estudio de diversão ...
 
Como eu disse, de fato, eu não quero fazer isso para fins comerciais, vim aqui no fórum pedir ajuda para tentar sanar algumas dúvidas e também trocar informações. Graças a Deus ele tem me dado uma boa condição financeira para fazer coisas desse tipo, creio que não faz sentido falar que eu quero faze-lo para fins lucrativos tendo em vista que eu já afirmei que não é para isso, ficarei feliz e muito grato se puderem me ajudar e trocar idéias, acho que o fórum é para isso, e não para questionamentos que ao meu ver são bobos, mas justificáveis... como os lá de cima.
Obrigado mais uma vez.
 
Prezado Ullmann: Sempre acompanho seus posts com atenção e os considero bastante sensatos e objetivos. Longe de mim querer polemizar o assunto, mas quase tudo aqui no forum se dá de forma voluntária. Cada bit digitado é um tempo precioso o qual dedicamos sem esperar nada em troca, além de gratidão. Às vezes, nem isso conseguimos... Mas de qualquer forma, o compartilhamento de conhecimento é algo prazeroso e é por isso que ainda existem professores, pois se fosse pela remuneração, já viu, né? Tenho a impressão que sua intenção foi tentar inibir eventuais tentativas de exploração por supostos oportunistas além do propósito desse forum. Mas não parece ser esse o intuito do nosso amigo. Ainda que fosse, no caso em pauta, o tema de tão complexo que é, ensejaria muitas horas de discussão e, ainda assim, somente com a teoria aqui aprendida, não seria garantia de obtenção de resultados satisfatórios. O mais provável é que no meio de tanta dificuldade, na hora de colocar esses conhecimentos em prática, as pessoas acabem descobrindo que não conseguirão fazer sozinhas e que que seria mais sensato obter ajuda profissional. Eu mesmo antes de construir, reformar, ampliar ou fazer qualquer coisa na minha casa, por exemplo, procuro me informar antes para não ser tapeado e, principalmente, ter a exata dimensão daquilo que pretendo fazer. Talvez seja esse o caso do nosso amigo. Desculpe meter a colher onde não me convidaram, mas achei por bem comentar o assunto. É só uma opinião. Grande abraço, Jefferson.
 
Back
Topo