Projeto iniciando som na igreja

Vinicius Veiga

New Member
Ola a todos!

Estou na IEB Igreja Evangelica do Brasil não entendo muito de som, mais conheço um pouco, e estamos começando a igreja agora (obra) , e esta chegando a parte do som, bom a igreja tem 10 metros de largura por 30 de comprimento, e 6 metros de altura, temos 1 mesa de 12 canais e 1 caixa ativa e 1 passiva, somente.

eu fiquei encarregado de projetar o som, alguem teria uma dica? o forro esta sendo colocado o de placas de isopor. o projeto sera para deixar tudo em linha bateria e talz, uma porque sou baterista rsrs.

por favor peço que me deem dicas se uso caixas espalhadas na igreja ou se uso aquelas caixas que ficam penduradas somente na frente...


obrigado
 
Vinícius, vamos lá rapaz.

1°- Qual o valor disponível? Sem saber, fica praticamente impossível ajudar, pois podemos pensar em orçamentos que cariam de 6k até 600k, tudo depende das possibilidades.

2°- Se ainda está em fase de obra, e daqui a pouco vão investir no som, verifique a possibilidade de contratar um engenheiro de audio para fazer um projeto acústico pra vocês. Salvo me engano, ai em SP o cara é o Aldo Linhares. Já já aparece alguém aqui falando mais sobre o assunto.

3° De qualquer forma, pelas dimensões que você nos passou, é certo o uso de caixas de Delay, pois a igreja é muito extensa. Mas pra entrar em que tipo de caixa e tal, é mais fácil você nos dizer primeiramente se a igreja pode contratar um profissional da área ou não...Por que?
1- Dependendo da análise acústica que for feita na sua igreja, levando em consideração o que se tem pra gastar, talvez um sistema BOSE seja uma boa mandada.
2- Se não houver projeto acústica, mesmo assim poderia se considerar a BOSE, mas é caro, o que é bom é caro.
3- Se o orçamento está baixo, ai precisamos cotar caixas mais baratas.

Ou seja, sem as informações que solicitei (Verba disponível / possibilidade de contratar profissional), não será possível lhe ajudar MESMO.

Um abraço
 
grpst obrigado pelas informações , bom a verba para gasto vou confirmar mais querem algo bom e eles sabem que algo bom é caro, sei que ja me falaram que sabem que vai mais de 30 k o que procuro é algo bom mesmo que seje caro, mas também não acho necessario por exemplo se tem uma mesa boa de 24 canais por 6 k comprar uma de 45 k rsrsrs uma porque quem vai operar a mesa tem que ser muiiito bom pra dominar uma mesa muito TOP rsrsrs mais vou procurar saber as respostas de suas perguntas grpst . Obrigado pela ajuda, voce tem o contato do Aldo linhares? obrigado mais uma vez.
 
Com essas dimensões eu partiria pra um LINE Central... A altura e boa, a largura é pequena e o comprimento é grande... um line central bem alinhado vai atender muito bem...

BOSE sinceramente só pra auditório (fala) e igrejas bem light quanto a programação musical...

Quanto ao orçamento disponível é um bom valor... talvez não dê pra fazer tudo de cara, mas é mais de 70% do valor necessário para um sistema de alta qualidade...
 
deneripr disse:
Com essas dimensões eu partiria pra um LINE Central... A altura e boa, a largura é pequena e o comprimento é grande... um line central bem alinhado vai atender muito bem...

BOSE sinceramente só pra auditório (fala) e igrejas bem light quanto a programação musical...

Quanto ao orçamento disponível é um bom valor... talvez não dê pra fazer tudo de cara, mas é mais de 70% do valor necessário para um sistema de alta qualidade...

Dener,
Há um sistema BOSE montado numa tenda próximo ao meu apartamento. A distância é de aproximadamente 800m, fica há 2 quarteirões.

Eu escuto o som ALTO, LIMPO e CLARO, de uma banda completa! Cheguei a passar pela entrada e vi uma banda toda montada, backing vocal e solistas, e o som era fantástico.

Havia 2 colunas de 1m, uma de cada lado do palco. Não vi os reforços de grave, mas acredito que eles estavam por lá, pois não havia som característico de SUB, apenas o baixo, que parecia vir do próprio set do baixista.

Um abraço
 
Total sao 30m de comprimento, mas qual a medida do altar? de repente sera em media de 5 metros, ai resta uma medida de 25m, mas qual vai ser a area de medida onde o publico vai ficar? de repente sera uma area de 20 metros com os recuos, ai quando vai ver nem vai haver necessidade de delay.
terá galeria?
Com largura de 10m as vezes seja melhor um cluster central.
Melhor forma de se fazer, é contratar um profissional para assim ja fazer todas as medidas corretas e ja fazer a estrutura de acústica.
 
Gabriel sinceramente nunca ouvi um sistema BOSE que funcionasse bem com banda completa atendento a contento...

Nesse tipo de construção (coluna) nem FZ funciona pra banda completa (recomendação do próprio Zacarias), e de FBT Vertus, RCF ou K-array (e tem que se observar os modelos) pra cima...
 
deneripr disse:
Gabriel sinceramente nunca ouvi um sistema BOSE que funcionasse bem com banda completa atendento a contento...

Nesse tipo de construção (coluna) nem FZ funciona pra banda completa (recomendação do próprio Zacarias), e de FBT Vertus, RCF ou K-array (e tem que se observar os modelos) pra cima...
Concordo com essa afirmação e acrescento que para instalação do sistema acima citado (bose), e imprescindível que o mesmo seja precedido de projeto, que o lojista (se realmente souber o que está vendendo) deve requisitar que seja feito.

Quanto ao caso da sua igreja, apesar da certeza que o ideal seja contratar um profissional para fazer um projeto não só acústico mas também o eletro acústico aproveitando que a igreja ainda está em fase obras (o que resultaria em grande economia), repasse mais informações como por exemplo: tipo de programação musical da igreja, comportamento dos membros (cantam alto junto com a banda) etc.
Se possível faça um desenho de como a igreja irá ficar (pode se guiar por esse tópico por exemplo <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=10428">www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=10428</a><!-- w -->) e nos conte o que vocês esperam do "novo" sistema que pretendem adquirir.
A principio, como a igreja é estreita, acredito que trabalhar com um sistema central "pode" ser o ideal, mas tudo é um grande "depende".
Eis um tópico que acho bem interessante <!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=6&t=10296&start=0">viewtopic.php?f=6&t=10296&start=0</a><!-- l -->
 
Qual será a área de audição? (Tirando o púlpito)

As medidas são muito parecidas com a da minha igreja e um sistema 2.1 já está me atendendo muito bem.

Quanto ao sistema bose, acho muito caro pra sua proposta, e não atende muito bem para aplicações de acordo com o informado/desejado.
 
wills2ka disse:
Total sao 30m de comprimento, mas qual a medida do altar? de repente sera em media de 5 metros, ai resta uma medida de 25m, mas qual vai ser a area de medida onde o publico vai ficar? de repente sera uma area de 20 metros com os recuos, ai quando vai ver nem vai haver necessidade de delay.
terá galeria?
Com largura de 10m as vezes seja melhor um cluster central.
Melhor forma de se fazer, é contratar um profissional para assim ja fazer todas as medidas corretas e ja fazer a estrutura de acústica.


então to fazendo o desenho no sketchup mais e assim palco com 90 cm de altura 7 de largura e 5 de comprimento , forro em isopor e piso ainda não foi definido qual vai ser utilizado... não terá galeria.

obrigado pela ajuda...
 
deneripr pequisei e vi um video explicando sobre Bose, eu realmente não sei qual o tipo de som usar...

leosouza estou renderizando a imagem, acho que fiz até demais kkk coloquei bancos e tudo rsrsrs conheço um rapaz chamado Gilson aqui da Z/S e ele ta sem tempo de ir la ver o que seria melhor, se puder indicar alguem bom eu agradeço, e qual é o preço que é cobrado em visita tecnica? Eu pedi pra deixar disjuntores separados de 50 amperes só para o som, e outros disjuntores separados para instrumentos . acho que ja ajuda um pouco né? a Igreja é nova aqui no taboão mais o ritmo que vai seguir é semelhante ao da assembleia madureira, bastante louvor agitado, terá eventos musicais, o povo canta junto sim ...

tonreb será de 18 metros a area de audição.


obrigado pela ajuda isso esta sendo de muito proveito para mim e consequentemente para a igreja, obrigado.
 
Nesse caso com apenas 18 metros de área de audição, pode ir tranquilo com caixa convencional, em fly... não vai precisar nem de delay...
 
Opa, 4 caixas de 10" ou 12" te atendem bem, ainda mais se for ter esses cubos ai mesmo, nessa posição de frente para o publico, vai precisar praticamente só de voz no PA.

Agora quanto ao modelo o pessoal vai sugerir melhor do que eu.

OFF topic: Bacana os desenhos.

8) 8)
 
Amigo sobre a mesa de som, se der para voce colocar ela bem no meio ai da igreja seria o ideal, pois voce teria o som realmente que a galera iria escutar e seria melhor.

Discordo um pouco sobre o que o Lucas lhe disse, pois com essa distancia, digamos que 25 metros o ultimo ouvinte nao ira escutar o que esta saindo dos cubos, a nao ser que deixe um volume alto, ai gerara outro problema pra voce amigo.
Acho que o ideai ai seria colocar tudo em linha e usar retorno via fone e se possivel uma bateria eletronica para diminuir spl em cima do altar.
 
deneripr disse:
Nesse caso com apenas 18 metros de área de audição, pode ir tranquilo com caixa convencional, em fly... não vai precisar nem de delay...

Concordo com o Dener.

LucasAlvarenga disse:
Opa, 4 caixas de 10" ou 12" te atendem bem, ainda mais se for ter esses cubos ai mesmo, nessa posição de frente para o publico, vai precisar praticamente só de voz no PA.

Agora quanto ao modelo o pessoal vai sugerir melhor do que eu.

OFF topic: Bacana os desenhos.

8) 8)

4?!

Precisa disso tudo não moço. ...rs

Comece somente com um par no PA, se faltar depois complementa, mais fácil e econômico!:D
 
então ontem levaram um cara que demonstrou entender muito bem de som e ele indicou 2 colunas de line 2 pares e 1 sub em cada coluna, depois conforme for coloca mais 1 par pra fechar a coluna , os falantes ele indicou de 8' , e mesa digital yamaha, ele vai passar o orçamento ainda...

LucasAlvarenga disse:
Opa, 4 caixas de 10" ou 12" te atendem bem, ainda mais se for ter esses cubos ai mesmo, nessa posição de frente para o publico, vai precisar praticamente só de voz no PA.

Agora quanto ao modelo o pessoal vai sugerir melhor do que eu.

OFF topic: Bacana os desenhos.

8) 8)

essas 4 caixas sao pr ausar line? desculp minha ignorancia... :oops: rsrs
o desenho fiquei o dia inteiro pra fazer rsrsrs


wills2ka disse:
Amigo sobre a mesa de som, se der para voce colocar ela bem no meio ai da igreja seria o ideal, pois voce teria o som realmente que a galera iria escutar e seria melhor.

Discordo um pouco sobre o que o Lucas lhe disse, pois com essa distancia, digamos que 25 metros o ultimo ouvinte nao ira escutar o que esta saindo dos cubos, a nao ser que deixe um volume alto, ai gerara outro problema pra voce amigo.
Acho que o ideai ai seria colocar tudo em linha e usar retorno via fone e se possivel uma bateria eletronica para diminuir spl em cima do altar.

a mesa de som, pensamos em fazer um mesanino pra por ela no meio no fundo, mais vai ocupar um bom espaço... sei que é a melhor opção ...
ja o instrumental eu pensei em deixar tudo em linha, pra não ouvirmos do pessoal do pupito reclamando de alto volume rsrsrs agora bateria eletronica só se for uma roland Td 20 rsrsrs pra inicio vai pesar muito ... rsrsrs se colocar um aquario na batera e microfonar não seria uma boa?

tonreb disse:
deneripr disse:
Nesse caso com apenas 18 metros de área de audição, pode ir tranquilo com caixa convencional, em fly... não vai precisar nem de delay...

Concordo com o Dener.

LucasAlvarenga disse:
Opa, 4 caixas de 10" ou 12" te atendem bem, ainda mais se for ter esses cubos ai mesmo, nessa posição de frente para o publico, vai precisar praticamente só de voz no PA.

Agora quanto ao modelo o pessoal vai sugerir melhor do que eu.

OFF topic: Bacana os desenhos.

8) 8)

4?!

Precisa disso tudo não moço. ...rs

Comece somente com um par no PA, se faltar depois complementa, mais fácil e econômico!:D

tonreb
caixas em fly e line é a mesma coisa?

um par de P.A em fly?

peço desculpas a minhas perguntas... e agradeço a todos pela colaboração de ideias ...
 
então ontem levaram um cara que demonstrou entender muito bem de som e ele indicou 2 colunas de line 2 pares e 1 sub em cada coluna, depois conforme for coloca mais 1 par pra fechar a coluna , os falantes ele indicou de 8' , e mesa digital yamaha, ele vai passar o orçamento ainda...
Ah esses vendedores...

Corto uma mão se o cara não for vendedor. Você não precisa de Line não... E Fly e line são bem diferentes.

E mezanino pra mesa de som geralmente é firada - a não ser que seja só um pouco mais alto (e não um poleiro com uma janelinha)
 
a mesa de som, pensamos em fazer um mesanino pra por ela no meio no fundo, mais vai ocupar um bom espaço... sei que é a melhor opção ...
ja o instrumental eu pensei em deixar tudo em linha, pra não ouvirmos do pessoal do pupito reclamando de alto volume rsrsrs agora bateria eletronica só se for uma roland Td 20 rsrsrs pra inicio vai pesar muito ... rsrsrs se colocar um aquario na batera e microfonar não seria uma boa?

Amigo por experiencia propria, não faça isso, colocar a mesa em um mezanino, pois sua referencia vai ser pessima, que nao de para colocar no meio da igreja, mas tentei deixar ela no fundo vai ser melhor opção.
Se vai colocar tudo em linha então nao tem necessidade de deixar os cubos, pois ai vai gerar aquele problema que geralmente todos tem em nossas igreja, a disputa de volume. A nao to me escutando o cara vai e aumenta o cubo dele. Ai voce se perde todo na mix.
Sobre o aquario amigo, isso é uma coisa que eu ja pesquisei tanto que to ate de cabelos brancos, pois é muito dificil a solução ficar 100%, ate hoje nunca ouvir ninguem falar que ficou 100% com aquario, mas ameniza muito SPL em cima do altar. Se nao querem uma eletronica como minha igreja, entao faça um projeto do aquario. Mas vai gastar um pouquinho.
 
Back
Topo