provinha basica

guigui

Member
bom pessoal eu estava lendo umas revistas de audio peguei algumas perguntas basicas e neste intervalo de tempo o meu Pastor me pediu para dar um pequeno curso de audio na sede mas como não sou formado em audio somente tenho noções basicas e bem basicas eu estou estudando varias apostilas que baixei da SAV alias baixei todas que pude ; baixei tabem varias
planilhas que simulam Reverb, Helmholtz, STC_1_2, Cálculo de SPL X Distância em Salas Reverberantes_1_5
e estudando estas apostilas meu pastor pediu para mim fazer uma seletiva de apostilas e levar na grafica e pedir para imprimir pequenas apostilas para fazer uma palestra e eu terei que fazer issoe para a equipe que vai trabalhar comigo fazer umas provinhas agora eu ja tenho algumas perguntas que são estas gostaria que os mestre ai avaliassem e me digam se compensa ou não fazer isso ha ja ia me esquecendo quem tiver perguntas passem para que eu possa colocar junto da provinha


Teste seus conhecimentos sobre Alto-Falantes e Caixas Acústicas

1. Em um sistema de alto-falantes quem tipicamente trabalha com maior potência é o transdutor de:
A) Graves
B) Médios
C) Agudos
D) Todos trabalham com a mesma potência
E) Graves e Agudos

2. O crossover tem a função de:
A) Limitar a potência dos alto-falantes
B) Comprimir o sinal que vai para as caixas acústicas
C) Equalizar a resposta do sistema
D) Enviar cada banda aos respectivos falantes
E) Evitar a queima dos alto-falantes

3. A impedância de um alto-falante
A) Pode ser medida com ohmimetro
B) É função da freqüência
C) Varia conforme o fabricante
D) É maior em falantes de grande diâmetro
E) É maior em falantes de pequeno diâmetro

4. Para uma ampla resposta de baixas freqüências, o falante:
A) Deve ter grande diâmetro
B) Deve ter baixa impedância
C) Deve ter a bobina móvel em fio de cobre
D) Deve ter indutância controlada
E) Deve ser adequada à caixa acústica

5. Os subwoofers de maior eficiência eletroacústica são do tipo:
A) Suspensão acústica
B) Bass reflex
C) Bandpass
D) Open back
E) Depende do fabricante

6. Os alto-falantes mais modernos usam ímãs de:
A) Alnico V
B) Ferrite
C) FerroFluid
D) Neodímio
E) Titânio

7. Para a monitoração em Surround 5.1, são necessárias:
A) Três caixas maiores, duas menores e subwoofer
B) Quatro caixas maiores, uma menor e subwoofer
C) Seis caixas iguais
D) Cinco caixas iguais mais subwoofer
E) Bastam duas excelentes caixas

8. A potência máxima de um falante em regime contínuo e a longo prazo é expressa pelo padrão:
A) RMS
B) AES
C) IHF
D) PMPO
E) S/PDIF

9. Assinale a única afirmativa falsa:
A) Os parâmetros de Thiele-Small são essenciais ao projeto de caixas acústicas.
B) Cornetas de alta diretividade produzem altas pressões sonoras no eixo.
C) É possível obter excelentes respostas de graves com caixas cornetadas.
D) O Brasil é um país exportador de alto-falantes.
E) É impossível obter resposta abaixo de 40Hz com falantes de menos de 12".

10. Assinale a única afirmativa correta:
A) Os drivers atuais atingem freqüências mais altas que os antigos.
B) A audição das pessoas tornou-se menos sensível.
C) Com os equalizadores atuais, consegue-se "puxar" mais agudos.
D) Os estilos atuais de música contêm poucos agudos.
E) Os processadores digitais conseguem recuperar as altas freqüências
 
Aí a questão 10 tem duas respostas corretas.
A alternativa B, levando em consideração que hoje uma grande parte das pessoas estão ouvindo qualquer lixo de música em qualquer lixo de sistema, leva a crer que está faltando sensibilidade a muuuuiiiiiitos ouvidos, o que torna a alternativa correta.
 
A 9 não é absolutamente correta, não é impossível um woofer de 12 responder 40Hz

Já que é um treinamento para igreja, a questão do 5.1 é irrelevante.
 
Deluna disse:
A 9 não é absolutamente correta, não é impossível um woofer de 12 responder 40Hz

Já que é um treinamento para igreja, a questão do 5.1 é irrelevante.
sim é um treinamento para igreja
mas as perguntas caira somente para os operador de audio
e querendo ou não aki nos concurso publico ja cai estas questão tambem entã esta é apenas uma forma de deixa-los preparados para as respostas e pegadinhas entende?
 
Guigui agora que vi, eu mesmo cai na pegadinha...

Não reparei que era a alternativa falsa huahuhauhuaha :mrgreen: :mrgreen:
 
Deluna disse:
Guigui agora que vi, eu mesmo cai na pegadinha...

Não reparei que era a alternativa falsa huahuhauhuaha :mrgreen: :mrgreen:
eu quando respondi a primeira vez cai tambem só vi que tinha caido depois que respondi
mas a função é esta ver se estamos ou não preparados para uma pergunta
 
Gostei..

só acho que não apenas o técnico deveria responder..
mas sim Aqueles que Acham que entendem de som.. tipo: aquele irmão que sabe tudo; o pastor; e cada um que couber nesta questão de cada igreja.

[]'s.
 
Leonardo Go disse:
Gostei..

só acho que não apenas o técnico deveria responder..
mas sim Aqueles que Acham que entendem de som.. tipo: aquele irmão que sabe tudo; o pastor; e cada um que couber nesta questão de cada igreja.

[]'s.
tambem ja tinha pensado nisso mas antes eu tinha que saber dos mestres ai porque sou novato tenho pouca noção e para ensinar temos que saber apesar que na SAV descobri uma otima faculdade
 
Os parâmetros de Thiele-Small são essenciais ao projeto de caixas acústicas.


Quem seja fabricante sério que não usa os parâmetros Thile´Small?
]
Acredito que tambem esta afirmativa esteja correta.
 
heriberto disse:
Os parâmetros de Thiele-Small são essenciais ao projeto de caixas acústicas.


Quem seja fabricante sério que não usa os parâmetros Thile´Small?
]
Acredito que tambem esta afirmativa esteja correta.
9. Assinale a única afirmativa falsa:
A) Os parâmetros de Thiele-Small são essenciais ao projeto de caixas acústicas.
B) Cornetas de alta diretividade produzem altas pressões sonoras no eixo.
C) É possível obter excelentes respostas de graves com caixas cornetadas.
D) O Brasil é um país exportador de alto-falantes.
E) É impossível obter resposta abaixo de 40Hz com falantes de menos de 12"
 
Tassio Nogueira disse:
Sugiro perguntas sobre mixagem e ligações na mesa de som.
calma ai Tassio as perguntas que lancei no topico são para tecnicos aki do topico dar uma olhada as principais que estão prontas na apostilas são estas

TESTE PARA OPERADORES DE ÁUDIO
*TESTE BÁSICO

Não ‘chute’ as questões se você não sabe não responda e considere no final como erro.

1) Quando você liga o equipamento qual é a ordem?
a)Mesa, Amplificadores,Periféricos.
b)Periféricos,Amplificadores,Mesa.
c)Mesa, Periféricos,Amplificadores.

2) Ao entrar na mesa, o sinal varia de acordo com sua fonte, dinâmica do músico, tipo de instrumento. Para corrigir e acertar este sinal, tornando compatível com os outros sinais qual é o ajuste que será o primeiro?
a) Volume
b) Equalizador da mesa
c) Trim, Cue, Gain

3) Coloque as letras correspondentes a cada freqüência.
a) 500 hz à 2,5 khz
b) 100 hz à 500 hz
c) 2,5 à 12 khz
e) 20 hz à 100 hz

( ) Freqüências baixas
( ) Freqüências intermediárias
( ) Freqüências altas
( ) Freqüências médias

4) Qual processador é adequado para diminuir a faixa dinâmica de um determinado som?
a)Equalizador
b)Excitador de harmônicos
c)Porta ruídos (Noise Gate)
d)Compressor

5) Coloque o correspondente ao tipo de microfone.

a)Dinâmicos.
b)Condensados.

( ) Normalmente cardióides direcionais.
( ) Resposta de freqüência plana e de grande espectro;


6) Coloque as impedâncias resultantes das ligações dos esquemas.

0c754323cf765a8b8c94e5e5d6a21d05.jpg



( ) 16Ώ ( ) 4Ώ ( ) 2Ώ ( ) 8Ώ

7) Caso o templo da igreja ou local que você está sonorizando tiver um mezanino e as caixas laterais deste estiverem a 34 mts distantes das caixas frontais. Qual o atraso que você usaria no rack de Delay que manda o som para estas caixas?
a) 1 Segundo
b)100 m/s
c)500 m/s

8) Qual a função do Direct Box?

a)Ajustar o volume e enviar o sinal para o mult-cabo.
b)Ajustar a impedância e enviar o sinal para o mult-cabo.
c)Tirar os graves e enviar o sinal para o mult-cabo.
d)É uma extensão para quando o cabo não alcança a mesa de som, multi-cabo ou o cubo.

9) Qual e a forma mais indicada de ligar os microfones?

a)Impedância alta plugue ¼
b)Impedância baixa com plugue XLR
c)Impedância intermediaria com plugue ¼ ou XLR

10) Qual é a posição ideal para operar a mesa?

a) No canto esquerdo ou direito no fundo da igreja.
b) Próximo ao lugar onde o pastor senta ou de quem está comandando o evento.
c) No fundo da igreja dentro de uma casinha.
d) No centro da igreja.

11. A intensidade do som diminui com o aumento da distância da fonte geradora Este fenômeno se chama:

a) Sound Pressure Level
b) Inverse Square Law..
c) Root Mean Square

12. Quais são as Três características principais do som.

a) Reflexão, Absorção e Ressonância.
b) Graves, Médios e Agudos
c) Intensidade, Altura e Timbre
d) Volume Alto, Volume Médio, Volume Baixo

13. Dê o significado das funções básicas dos controles de programa de um Compressor?

a) Threshold ( ) Controle da taxa de compressão
b) Ratio ( ) Controla o tempo que levará para o compressor entrar em atuação
c) Attack ( ) Nível de entrada a partir do qual o compressor vai atuar.
d) Release: ( ) Botão que desativa o compressor,
e) Bypass ( ) Controla o tempo que levará para o compressor deixar de atuar após
o sinal voltar a ficar abaixo do nível.

14. Além da correta distribuição das caixas é necessário planejar o ‘Np’ para cobrir satisfatoriamente este ambiente. O que é Np?

e) Nível de potência em dBv
a) Nivelação das potências resultante do log de base 10.
b) Next Power
c) Nível de programa

15. A torre R de um P.A está emitindo 102 dB SPL a 1m. Se medirmos a R e a torre L emitindo também 102 dB SPL a 1m qual seria o resultado em dB SPL?

a) 105 dB SPL
b) 204 dB SPL.
c) 61 dB SPL
d) 112 dB SPL


16. O que é fase coerente no P.A?

a) Quando o volume está uniforme com o volume dos retornos do palco.
b) Quando as caixas estão esteticamente empilhadas.
c) Quando as ondas sonoras estão alinhadas em tempo de dispersão.
d) Quando as ondas estão niveladas em fase com o pé direito do palco



VEJA O SEU NÍVEL
Pontuação - Nível - Observações
16 - Parabéns Parabéns! Incentive outros a fazerem o CBOA
11 a 15 - Satisfatório Conhecimento satisfatório. CBOA ajudará a fundamentar e complementar seus conhecimentos
7 a 10 - Limitado CBOA um bom lugar p/ adquirir informação e qualificação
4 a 6 - Insuficiente Você é um candidato ao “Curso Básico de Operador de Áudio
0 a 3 - Muito ruim O “Curso Básico de Operador de Áudio” é o seu lugar
 
Desculpe não esperar vc terminar, foi a empolgação pq provavelmente vou ter que meter a cara nos estudos e fazer isso na minha igreja tbm. Parabéns pela iniciativa e pelas questões!
 
8, 10, 15
DI serve pra casar impedância e balancear o sinal.

Vc tem que ouvir o que o público ouve, não necessariamente no centro da igreja(mas na maioria dos casos é indicado que a house mix fique sim no centro)

Para ter o ganho de 3db, as torres devem esta devidamente acopladas, coldas lado a lado.
 
ai galera alguem ai tem mais perguntas de sugestão para que eu possa colocar na provinha? se alguem tiver poste ai
por favor ! Obrigado

eu elaborei muitas perguntas mas antes de fazer para os alunos eu gostaria que os amigos e irmãos descem uma olhada se puderem avaliar só lembrando eu não estou ganhando nada com este curso estou apenas fazendo por amor porque se fosse para cobrar eu antes de tudo teria que ser formado isso eu não sou fiz uns cursinhos basicos mas nada que complementasse
como aqui no fórum mas tah chega de falar vamos ao que interessa
estas são as perguntas
avaliem e deixe seu comentario
01. Em relação ao estúdio de uma emissora de rádio,
é correto afirmar:
a. ( ) Nunca deve ser isolado acusticamente.
b. ( ) Deve ter, obrigatoriamente, três microfones.
c. ( ) Deve obrigatoriamente ser abastecido por
energia solar.
d. ( ) Deve ser acusticamente isolado para evitar a
interferência de ruídos externos.
e. ( ) O isolamento acústico deve ser feito apenas
em torno da mesa de som.

02. As fitas cassete representam uma gravação:
a. ( ) virtual.
b. ( ) digital.
c. ( ) analógica.
d. ( ) analógica e digital.
e. ( ) on line.

03. Em relação às mesas de som, é correto afirmar:
a. ( ) Possuem apenas um canal.
b. ( ) Podem ter no máximo 10 canais.
c. ( ) Possuem apenas 12 canais.
d. ( ) Podem ter mais de 12 canais.
e. ( ) Não possuem nenhum canal.

04. Na década de 90 surgiu um produto que tinha
condições de gravar um som superior ao das fitas
cassete.
Assinale a alternativa que indica esse produto:
a. ( ) VHS
b. ( ) Long Play
c. ( ) Fitas de rolo
d. ( ) Compact Disk
e. ( ) MD (Mini Disk)

05. Decibel é uma unidade para medir:
a. ( ) a intensidade do som.
b. ( ) o tempo de execução de uma música.
c. ( ) o tempo de duração de uma gravação.
d. ( ) o tamanho de um estúdio de gravação.
e. ( ) o número de entrevistados de um programa.

06. Os conceitos de “som” e “ruído” são:
a. ( ) iguais.
b. () diferentes.
c. ( ) sinônimos.
d. ( ) não existem.
e. ( ) mudados constantemente.

07. A microfonia pode ser causada quando:
a. ( ) a edição é não-linear.
b. ( ) o locutor tem sotaque muito forte.
c. ( ) o microfone fica ligado durante uma hora sem
interrupção.
d. ( ) o microfone é ligado e desligado várias vezes
seguidas.
e. ( ) o microfone é colocado muito perto da caixa
de som.

08. O equalizador tem condições de:
a. ( ) separar os sons ambientes.
b. ( ) melhorar a qualidade do som.
c. ( ) equacionar problemas de instalação.
d. ( ) facilitar a localização de um arquivo de som.
e. ( ) avisar o operador quando um arquivo de som
corre risco de corromper.

09. O áudio se propaga em forma de:
a. ( ) ondas.
b. ( ) pontos.
c. ( ) linhas finas.
d. ( ) linhas retas.
e. ( ) linhas retas intercaladas com pontos.

09. Em relação à velocidade de uma onda sonora, é
correto afirmar:
a. ( ) É sempre lenta.
b. ( ) É sempre veloz.
c. ( ) É sempre a mesma em qualquer meio.
d. ( ) Depende do meio em que se propaga.
e. ( ) Não há condições de medir a velocidade do
som.

10. A função do isolamento acústico é:
a. ( ) finalizar um arquivo de som.
b. ( ) resfriar o estúdio de gravação.
c. ( ) agilizar o salvamento de um arquivo de som.
d. ( ) evitar que a onda sonora passe de um recinto
para outro.
e. ( ) evitar que um arquivo de som seja deletado
por engano.

11. Em relação aos microfones, é correto afirmar:
a. ( ) Não há diferença entre microfones.
b. ( ) Microfones possuem várias especificações.
c. ( ) Existem apenas dois modelos de microfones
para gravação de locuções.
d. ( ) Apenas os microfones de lapela são indicados
para gravações em estúdio.
e. ( ) Microfones podem ser substituídos apenas
por pedestais girafa.

12. Com relação à espuma que reveste o globo do
microfone, pode-se afirmar:
a. ( ) Não tem função específica.
b. ( ) Aumenta o sotaque original do entrevistado.
c. ( ) Diminui o sopro, por exemplo, que acontece
na pronúncia de algumas palavras.
d. ( ) É apenas uma forma de embelezar o equipamento, principalmente quando é colorida.
e. ( ) Não interfere no áudio gravação.

13. Delay pode ser entendido como:
a. ( ) ficha técnica.
b. ( ) atraso do som.
c. ( ) sinônimo de CD.
d. ( ) perda de um arquivo de som.
e. ( ) arquivo de som com edição não-linear.

14. Com relação aos efeitos sonoros, assinale a alternativa correta.
a. ( ) Efeitos sonoros não podem ser simulados.
b. ( ) Efeitos sonoros ainda não são produzidos no
Brasil.
c. ( ) As mesas de som não têm capacidade dessa
simulação.
d. ( ) As mesas de som só têm capacidade de simular três tipos de efeitos sonoros.
e. ( ) Podem ser produzidos a partir da captação e mixagem de sons, entre outros
procedimentos.

15. Na instalação de um equipamento de áudio devese ter cuidado com a parte elétrica porque:
a. ( ) Pode ocasionar prejuízos ao equipamento
b. ( ) A parte elétrica não influi na instalação de um
equipamento.
c. ( ) Todos os equipamentos têm voltagem igual.
d. ( ) Boa parte dos equipamentos tem como fonte
de energia elétrica, uma bateria.
e. ( ) Todos os equipamentos tem como fonte de
energia elétrica, uma bateria.

16. Com relação aos cabos de áudio, é correto
afirmar:
a. ( ) Podem ser apenas balanceados.
b. ( ) Podem ser apenas desbalanceados.
c. ( ) Podem ser desbalanceados e balanceados.
d. ( ) Nunca interferem na qualidade da gravação
do som.
e. ( ) São sempre dispensáveis durante o processo
de edição e gravação.



18. O Pop Filter deve ser colocado:
a. ( ) em microfones.
b. ( ) nos arquivos corrompidos.
c. ( ) na denominação de um arquivo de som.
d. ( ) nas locuções que contenham erros de língua
portuguesa.
e. ( ) na seleção de músicas que serão veiculadas
durante a programação de uma emissora de
rádio.
19. Os pedestais para microfone podem ter
regulagem(ns) de:
a. ( ) apenas altura.
b. ( ) apenas inclinação.
c. ( ) altura e inclinação.
d. ( ) apenas 30 graus à direita.
e. ( ) apenas 30 graus à esquerda.

20. Em relação à mesa de som, é correto afirmar:
a. ( ) Só aceita ligações de microfones.
b. ( ) Sempre deve ser instalada perto de janelas.
c. ( ) Não permite a ligação simultânea de várias
fontes de áudio.
d. ( ) Mesas com mais de dois canais não são
confiáveis.
e. ( ) Pode fazer a ligação simultânea de várias fontes de áudio.


21. Pode ser assinalada como função da Phanton
Power:
a. ( ) Limpar os cabos.
b. ( ) Desenrolar os cabos.
c. ( ) Organizar arquivos de som.
d. ( ) Escrever o roteiro que o operador de som
deve seguir.
e. ( ) Alimentar o sistema de microfones
condensadores.
22. A instalação da lã de vidro em um estúdio de
gravação tem a função de:
a. ( ) Tratamento acústico
b. ( ) Aquecer o ambiente
c. ( ) Cobrir os equipamentos de gravação para
protegê-los do sol.
d. ( ) Conservar os microfones limpos
e. ( ) Viabilizar gravações externas

23. Sobre a distorção do som, é correto afirmar:
a. ( ) Não é possível distorcer o som.
b. ( ) Não é usada em estúdios de rádio.
c. ( ) Permite deletar arquivos de som.
d. ( ) Distorção é uma alteração do som original.
e. ( ) Foi criada após a introdução das NetRádios.

24. Assinale a alternativa que apresenta um acessório
para microfone
a. ( ) Sungun
b. ( ) Cachimbo
c. ( ) Difusor solar
d. ( ) Data show
e. ( ) Wireless


abraços
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ººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººº
Guilherme R lima
Operador de audio da IEAD
 
Guilherm

Não li todas as perguntas, mania de fazer as coisas correndo, mas são precisas algumas correções em varias perguntas, no teste para OPERADOR. A saber :

4) Qual processador é adequado para diminuir a faixa dinâmica de um determinado som ?

a)Equalizador
b)Excitador de harmônicos
c)Porta ruídos (Noise Gate)
d)Compressor

Deixe apenas NOISE GATE , motivos não creiam que existam eqptos que tenham esse termo em prortugues no painel, mas tambem porque a "tradução" esta ligeiramente equivocada. Em eletronico o termo GATE faz ou pode fazer referencia a CHAVEAMENTO ou seja LIGAR/DESLIGAR alguma coisa, e no caso esse aparelho funciona ou nao funciona mediante a presença ou não de ruido em suas entradas.

Outra correção no mesmo Questionario :

7) Caso o templo da igreja ou local que você está sonorizando tiver um mezanino e as caixas laterais deste estiverem a 34 mts distantes das caixas frontais. Qual o atraso que você usaria no rack de Delay que manda o som para estas caixas?
a) 1 Segundo
b)100 m/s
c)500 m/s

Faltou o coreto, pois Vel Som (m/s) = Distancia (M) / Tempo (s) , mexendo na formula e usando 340 m/s para vel do som tempos :

Tempo = Distancia / Vel = 34/340 = 0.1 s ou 100 milisegundos

11. A intensidade do som diminui com o aumento da distância da fonte geradora Este fenômeno se chama:

Inicialmente vc deveria colocar os nomes em portugues e depois o "ORIGINAL", lembre-se as pessoa não são obrigadas a falar/ler outra lingua. E ainda no caso dessas questão, o som é atenuado ou seja tem sua propagação "regida" por uma dada LEI, mas o fenomeno em questão chama-se PROPAGAÇÂO e ATENUAÇÃO ...

Nesse item forma as falhas que achei.
 
Guilherme, mais alguns 8) :

05. Decibel é uma unidade para medir:

A mancada aqui é a definição, pois o deciBEL em si não mede nada, é apenas uma grandeza de comparação (em ultima analise) E sem o devido SUFIXO não indica muita coisa.

07. A microfonia pode ser causada quando:

Não necessariamente em frente a uma caixa acustica, mas sim dentro de seu alcance (angulos de cobertura) ...

08. O equalizador tem condições de:

a. ( ) separar os sons ambientes. Não exatamente, pois SEPARA FREQUENCIAS, independentemente se são ruidos, musica etc
b. ( ) melhorar a qualidade do som. Pode piorar tambem ... (e muito)

12. Com relação à espuma que reveste o globo do microfone, pode-se afirmar:

Apenas complementando, alem dos POPs evitar que a saliva chegue à capsula ... (blarghhh rs rs rs rs)

Assim de boa, sugiro que vc de uma melhorada no jeitão das perguntas desse ultimo teste, algumas delas estão formuladas de maneira meio dubia ou ligeiramente confusa.

Abs
 
Ullmann disse:
Assim de boa, sugiro que vc de uma melhorada no jeitão das perguntas desse ultimo teste, algumas delas estão formuladas de maneira meio dubia ou ligeiramente confusa.

Abs
]entendi estive dando uma olhada aki e realmente precisa ser corrigido algumas coisas ainda por isso não passei as provinhas ainda vou passar só semana que vem
vou seguir seus conselhos e dar uma corrigida antes de passar ate porque elaborei muitas questões que tinha em algumas provas do concurso do ano passado aki da cidade valew obrigado Ullmann



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ººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººº
Guilherme R lima
Operador de audio da IEAD
 
Cara shoow de bola ! See metade dos "operadores/tecnicos" de som que conheço e que já trabalhei, tivesse metade desse conhecimento certo... Não teriia tantos problemas com sonorização.
 
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