Qual efeito destaca o sssss no final da fala?

arleypol

Member
Ora Pastor todo mundo tentando tirar os SSSSSSSS e o Senhor tentando colocar rsrsrs

de um ganho de uns 3 a 6 dB em 8K que provavelmente terá o que quer, faça um teste também a partir de 6Khz
 
ssssssss é sibilância mesmo natural do Beta58 em algumas vozes tem gente que até aponta como defeito eu acho até legtal, mas oque deu um "tchan" na gravação é efeito de ambiencia, reverb mesmo, até meio exagerado pra mim rsrsrs
 
Pastor, não sei se seu equipamento tem recurso para isso, mas costumo fazer isso na O1V96.
Para dar esse efeito, basta utilizar um Reverb (teste alguns para ver o que fica mais bacana no seu ambiente) e delimitar a faixa de frequência de atuação.
Para gerar algo parecido com esse vídeo, eu limitaria entre 2k e 10k, aproximadamente.
No caso da O1V96, tem como fazer isso através de HPF e LPF.
 
Lá na igreja usamos um delay e colocamos em 175rpm,mas fala sério pastor,eu tentando tirar o Ssssssss de certas vozes e você querendo colocar,coloca um delay reverb,de resto é só programar a frequencia do delay,volume,e as RPM.
 
Nas mesas analógicas o bom é mandar o efeito por um auxiliar send (quando é um efeito externo como o seu) e retornar por line de um dos canais o que dá melhor controle sobre tonalidade do mesmo.
 
Realmente, pastor.
Se seu efeito não ter recurso para limitar a faixa de frequência da volta do efeito, o senhor pode usar um canal da mesa para isso (através do Line) e equalizar, ou melhor ainda, insertar um GEQ, por mais simples que seja. Pode ser até aquele Alesis ou Soundtech que tá jogado em algum lugar da igreja :D
 
Olá, Pastor. Também estou procurando ainda o efeito ideal, mas já percebi que também na questão do efeito é importante o tipo de música, a acústica do local e até mesmo o timbre de quem fala/canta. O que posso adiantar (e espero que ajude) é que pelo menos no SPX da minha mesa (Yamaha 24/14 FX) o efeito que dá essa profundidade ao SSSSS é o Reverb Vocal 1 ou 2. Como seu aparelho é um Lexicon creio que o mesmo efeito possa ser conseguido por algum dos Reverbs, embora a foto indique apenas na seção de efeitos duplos, mas acho que deve ter Reverb "puro" também. Uma coisa que se deve ter em conta é que as freqüências que causam sibilância são reforçadas quando se usa este tipo de efeito, então tem que ficar atento. Mas eu gosto muito. Ele dá profundidade e brilho sem ser excessivo, sem forçar os médios como alguns efeitos o fazem. O jeito é procurar no seu aparelho e ver qual o nome desse efeito. Mas é algum tipo de Reverb mesmo. Espero ter ajudado. Um abraço.
 
Lá na igreja, usamos uma Yamaha 24/14 FX e o mais parecido com esse lá é o Reverb Plate, claro que por conta dos fatores já mencionados.
 
Pastor, o senhor tá se confundindo em alguma coisa aí.
O envio para o efeito é feito através de um auxiliar post-fader, correto?
Dessa forma, o senhor pode endereçar para o efeito quaisquer canais que quiser. Se for só sua voz, beleza. Se for o grupo inteiro, beleza também.
Na hora de voltar, podemos optar por usar o Effect Return ou um canal comum da mesa.
A diferença é que, com o canal comum da mesa, temos os recursos de ganho, equalização, HPF, auxiliares, mute, LEDs, entre outros; que normalmente o Effect Return não tem.

Mas é importante deixar claro que o Effect Return não é nada mais que um canal a mais na mesa, mas sem um monte de recursos.

Essa realimentação que o senhor disse provavelmente se deve pelo endereçamento da volta de efeito DE NOVO para o efeito.
Isso não pode ser feito.

Espero que não tenha ficado difícil de entender.
 
Pr Wagner Pacheco disse:
Beleza galera... Eu enviei o sinal pelo "AUX SEND" e retornei pela entrada "LINE" do canal do meu microfone. Ficou legal e do jeito que eu queria.

Gabriel, acho que estava fazendo algo errado mesmo, porque quando eu aumentava um pouquinho o efeito era efeito sobre efeito realimentando... Agora ficou "Chique toda vida"...


É "ssssssss" pra todo lado :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Em alguns momentos tambem gosto desse efeito pastor Wagner.
 
Pr Wagner Pacheco disse:
Beleza galera... Eu enviei o sinal pelo "AUX SEND" e retornei pela entrada "LINE" do canal do meu microfone. Ficou legal e do jeito que eu queria.
Pastor, o senhor ligou a volta do efeito na entrada line do mesmo canal do seu microfone? Não é assim!!!
O senhor deve usar um canal vazio. Esse canal será apenas para a volta dos efeitos, seja apenas da sua voz ou de demais fontes.

Por exemplo, sua mesa tem 16 canais.
Canal 1 - Bumbo
Canal 2 - Caixa
.
.
.
Canal 10 - Pr. Wagner
Canal 11 - Outro microfone
.
.
.
Canal 16 - Volta do Efeito


Entendeu?
 
Pr Wagner Pacheco disse:
Beleza galera... Eu enviei o sinal pelo "AUX SEND" e retornei pela entrada "LINE" do canal do meu microfone. Ficou legal e do jeito que eu queria.

Não sei se entendi o que houve... mas acho que deve ser visto que o efeito deve entrar na mesa por um canal só dele, e de jeito nenhum ser endereçado para o auxiliar do efeito... já vi gente fazer isso, com resultados bem ruins... :D
 
Para ligar a placa de som na mesa o correto (depende da placa) é usar um cabo com 2xRCA numa ponta e 2x1/4"TS na outra ponta.
 
Back
Topo