Qual o melhor fone para o operador?

Carlos Henrique

New Member
Ei, galera estou começando agora neste forum, não sou muito de falar (escrever) e sim de ouvir bastante (ler), tenho acompanhado a algum tempo todos vcs e sei que todos vão me ajudar.
Estou há bastante tempo querendo comprar um fone de boa qualidade para minha referência, quando cursei na IATEC me recomendaram um Sony, mas quero saber de vcs se ralmente o Sony é bom ( custo x benefício) e qual o modelo recomendado.
 
Se você faz ao vivo e está começando na área, recomendo que fique sem fone.
Porque não timbrar os canais ouvindo os PAs?
Para os probleminhas que às vezes ocorrem (chiados, cabos quebrados, etc), é bom que você aprenda a identificar o canal problemático sem fone (nem sempre ele estará lá).
Dependendo da sua mesa, há recursos que auxiliam nisso, como os leds de sinal, 0dB e Clip.

A não ser que seus músicos tenham retorno por fone, e você quer monitorar direto do amplificador.
Nesse caso, use o mesmo fone que eles.
 
eu já ouvi um sony mdr...
o akg k414 ( q esta na minha cabeça tb nesse exato momento) não da pra comparar.

se bem me lembro os sony de REFERENCIA são semi fechados. o akg é fechado
cara
entre os fones sony de referencia vc vai poder comparar com os akg k240 k701 k271 e k141

sinceramente não usei nenhum fone desse ao vivo, acontece q para ao vivo vai ter muito vc vai ouvir muito ruído.
eles iloam pouco.
são de referencia justamente por isso.
o isolamento q eles oferecem não é um item e sim uma consequencia dos meteriais de sua construção. são feitos para serem usados em studios........ lugares onde o ruido é pouco e vc podera observar o som.


pra ao vivo uso o k414 facil ou um philips dj style.. me serve bem pra algumas coisas. mas como o gabriel salientou, fazer mix de fone não vira
 
Ei galera, realmente eu não faço PA com fone, só quero um para apurar minha audição, ter melhor referência de intrumentos e seus timbres. Sacaram?
 
Carlos Henrique disse:
Ei galera, realmente eu não faço PA com fone, só quero um para apurar minha audição, ter melhor referência de intrumentos e seus timbres. Sacaram?
se for pra apurar a audição pode coçar o bolso...bastante...
 
Eh, eu tambem estou nessa batalha, já tem umas duas semanas que estou pesquisando varios modelos entretanto não decidi ainda qual comprar (um dos motivos é a dificuldade para testar esses modelos).

Estava pensando se os mais experientes no assunto não poderiam nos ajudar criando um lista de referência, como foi feita com os modelos de caixas para PA. Pois os diversos topicos que falam sobre o assunto não são conclusivos, sei que entra a questão de gosto e de custo principalmente e por isso pensei que pudesse ser da seguinte forma:

... Que tal uma lista com 9 modelos, sendo 3 até R$ 200,00, 3 até R$ 400,00 e 3 acima de R$ 400,00. Desta forma as diferentes classes consumidoras seriam atendidas.
 
Como músico eu uso um Audio-Technica ATH-CK55M, in ear. comprei pela internet, porque só tem esse modelo no mercado japones. Gosto muito dele.

Como operador de audio, pra passar os intrumentos e ouvir a mix dos musicos que esta indo pros fones, uso um AKG K414P

São minhas dicas.

[]´s
Bustillos
 
Bom, aprendi a usar fone, por quase sempre, trabalhar em ambientes acusticamente incorreto para operação!

Operar som com fone não é a coisa mais simples, ate por que cada fone tem sua reposta de frequência. Podendo assim te dar uma referencia errada! Ex: se usar fones com o famoso super bass, terá sérios problemas. Como escuta muito grave, consequentemente ira tirar grave do P.A. Problema clássico.

Assim como os monitores de referencia de estúdio, os fones devem ser FLAT. Já testei vários fones de diversas marcar e modelos. AKG, Sennheiser, Shure, Koss, Cobe, Philips, Samson, Sony, Technics... O meu ultimo fone foi o AKG - K141, recomendo.

Hoje estou usando Monster Beats By Dr.Dre - Fone excepcional! Fantástico! Pena que é difícil de ser encontrado no Brasil, mesmo assim piratiação rola solto na internet (ML). Cuidado ao comprar desse fone.

Obs: O segredo não esta no fone, mas na percepção auditiva e em conhecer o sistema com qual trabalha. O fone é apenas uma ferramenta que auxiliária! Tenha em mente, mesmo com o "pior fone", poderá atingir a sonoridade desejada!
 
Tiago,

Quando fiz a proposta de montarmos uma tabela com alguns modelos foi justamente com o intuito de ajudar a todos (principalmente os que estão começando), pois como já disse antes os topicos que falam desse assunto não são conclusivos.
Sei que o fone é só uma ferramenta, e concordo com a observação que o Nask fez. Entretanto eu mesmo tenho vivido este dilema, pois resolvi gastar um dindin com um fone novo, mas devido a dificuldade de testar os modelos de fone que gostei, ainda não comprei o meu (e olha que não moro longe do centro da cidade do Rio de Janeiro, que é aonde tem a maior concentração de lojas, mas apesar disto as lojas não teem a maioria dos modelos nem nas vitrines, só encomendando).
A intenção é ter a opinião de quem já usou um determinado modelo, para que assim a pessoa possa ter uma segurança maior na hora da compra. Eu mesmo já teria comprado o meu (mesmo sem testar), se o modelo escolhido estivesse entre os modelos sugeridos por pessoas em quem eu confio.
 
Back
Topo