Qual o sistema de som adequado para nossa Igreja?

Whenderson

Member
Bom pessoal, abaixo aqui está uma foto tirada do fundo da nossa igreja...

582149_253916211391972_1179375940_n.jpg


*OBS: Essa foto é antiga, não observe a aparelhagem de instrumentos, retorno (que não consta ai), só atentem ao tamanho do templo, que não mudou, :) ...

O que eu quero saber é se o sistema de som que temos aqui é adequado, e em quê podemos melhorar. Não é que eu acho que falta algo, mas algumas pessoas de outros ministérios, disseram pra mim que pelo tamanho da igreja o som devia ser maior, e tal, outros disseram que a igreja merecia um som melhor.. Enfim, vou passar pra vocês o que usamos aqui em nosso sistema..

Uma mesa Phonic Am3242Fx (Que fica praticamente ao lado de quem tirou a foto), um par de caixas ativas (Oneal de 350Watts RMS cada uma), e mais um par de monitores Oneal.. E é tudo novo, adquirimos recentemente, e podemos dizer que ainda estamos montando nosso som. Aparentemente está todo mundo satisfeito, o pessoal do louvor só cobra mais um par de monitores no púlpito pra distribuir melhor, pros vocais, e pro baterista, que está meio que sem um retorno bom pra ele.

Até ai tudo bem, mas já que algumas pessoas disseram isso, fiquei com essa dúvida na cabeça, sobre o que podemos melhorar, e tal. Apesar de outras pessoas dizerem que temos um dos melhores sons da região..

Preciso da ajuda de vocês! Obrigado!
 
Seria bom você passar as medidas, area do pulpito e da nave da Igreja, pé direito, etc. Com esse pé direito, eu colocaria um cluster central. Mas vamos aguardar as medidas. Quanto às caixas, não gosto do timbre delas, mas como você mesmo disse, se você ta gostando, beleza. Na verdade acho que está faltando referência de boas caixas pra você.
A ideia de comprar mais monitores não seria o ideal. Legal mesmo seria implantar um sistema de retorno por fone, pra não aumentar muito o SPL no altar. Aliás, tira umas fotos com a distribuição dos instrumentos e posta aí pra gente. Tire fotos de outos ângulos da Igreja.
 
Bom, aqui estão algumas fotos atuais... Tirei hoje (24/07)...

304806_254271531356440_1336192863_n.jpg


311564_254271414689785_273174034_n.jpg


304806_254271531356440_1336192863_n.jpg


319378_254271561356437_1139813043_n.jpg


422271_254271591356434_1529185880_n.jpg


482114_254271651356428_792412189_n.jpg


318865_254271781356415_954148339_n.jpg


563876_254271821356411_1628813433_n.jpg


418184_254271484689778_1637852806_n.jpg


Como eu disse, nosso sistema de som é uma Mesa Phonic Am3242FX, um par de caixas ativas Oneal, e um par de monitores também da Oneal..
 
O que parece acontecer é o som alto na frente e baixo atrás, é isso?
Alguem que senta atras ja reclamou?

Talvez uma linha de delay ajudaria na composição do som na parte do fundo da igreja.
Quais as medidas do templo?
 
Reclamar, reclamar, que eu me lembre não.. Mas é exatamente isso que acontece..

As medidas do templo eu não sei, vou passar saber e lhe informo...

Como assim "linha de delay" o que seria isso? e como ajudaria na composição na parte do fundo?

Obrigado..
 
a cada x metros a frente da 1 caixa uma 2 caixa mais x metros a 3 caixa e a cada uma delas, vc vai atrasar o tempo de chegada do som ao ouvinte. Pq o som da 1 caixa, vai chegar devido a distancia maior da mesma, depois do som daquela mais próxima do ouvinte ex: caixa 3, ai para compensar esse atraso na chegada do som vc insere delay ( atraso) nos tempos de cada caixa até a ultima daquela fileira de caixas. O som não precisar ficar tão alto na frente, e vc vai distribuir melhor os volumes das caixas para se ter um nivel igual em toda a igreja ..
 
"DJ R MARK".. Precisaria de quantas caixas pra isso? 3 de cada lado?

"gabriel_equalize", como seria esse PA suspenso LR ?

Obrigado!
 
Pessoal.. Só pra complementar aqui.. Lá vai mais uma foto..

dsc02706v.jpg


Essa foto é de um casamento ano passado, então não reparem nos lustres coisa e tal, porque não usamos isso hoje.. Só reparem no forro, ou melhor dizendo nessa malha ai que está posta..

Poís bem, elas não estão nas fotos que tirei ontem, porque foi tirada pra lavar.. Mas essa semana ela será posta de volta.. Creio que ela não vai ficar pra sempre, mas até forrar a igreja, eu acho.. rs
 
Bem, assim que mudamos para esse templo.. Tinhamos um som bem inferior.. Se me lembro bem, era tipo um cabeçote e duas caixas antigas, que não lembro a marca.. (Foto abaixo)

BIG_2443_phonic_POWERPOD_740P_mesa_de_som.jpg


Não me lembro a marca, modelo do cabeçote, mas esse acima se parece com o que usávamos..

Então, compramos as caixas ativas Oneal, e um par de monitores da mesma marca e depois veio uma mesa Behringer Xenyx (foto abaixo):

381031_Detalhes.jpg


Porém, esta apresentou defeitos como: Canais abaixando e aumentando simultaneamente.. Então trocamos por outra, que foi essa Phonic.. Não vi muita diferença, já que praticamente não tive experiencias com a outra, que foi trocada em poucos dias de uso.. Mas me parecia que a outra tinha mais qualidade..
 
Bem pessoal, dando continuidade ao tópico.. Atendendo ao pedido do R. Leal, aqui estão as medidas do templo que o pastor me passou...

Largura: 16,40m
Comprimento: 23m

Isso é como ele disse: "de dentro a dentro"..

Obrigado!
 
Whenderson.

Deixa eu fazer algumas perguntas:

  1. Qual é o pé-direito do templo?
  2. Vcs pretendem fazer um rebaixamento de teto? Se sim, em qual tipo de rebaixamento vcs estão pensando?
  3. O templo é bonito, mas me parece muito vivo (reverberante). Vcs estão abertos a pensar em algum tipo de tratamento acústico?
  4. Quantos são os músicos e cantores?
  5. Vcs usam amplificadores individuais para os instrumentos ou eles são enviados às caixas de monitor?

[]'s
 
ronaldodeveloper disse:
Whenderson, como é o som dessa mesa Phonic? vc já usou outras para poder comparar? diz ai pra gente!

Eu tenho uma phonic e posso te responder. Já usei (como teste) uma 01v96 yamaha e fiz uma comparação o que me deixou tranquilo. Não é uma das sete maravilhas do mundo, mas um pouco inferior e melhor que uma behringer (a qual tambem comparei).

Um detalhe : O preço é comparável com uma behringer.
 
Whenderson,

O W. Christian vai desenvolver um tema que talvez lhe seja útil (dentre outros temas que talvez lhe sejam úteis também) na semana de educação online (tópico <!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=22&t=12038">viewtopic.php?f=22&t=12038</a><!-- l --> ).

Será sobre "upgrade no sistema de som" da igreja. Dê uma olhada, ok.
 
David Fernandes disse:
Whenderson.

Deixa eu fazer algumas perguntas:

  1. Qual é o pé-direito do templo?
  2. Vcs pretendem fazer um rebaixamento de teto? Se sim, em qual tipo de rebaixamento vcs estão pensando?
  3. O templo é bonito, mas me parece muito vivo (reverberante). Vcs estão abertos a pensar em algum tipo de tratamento acústico?
  4. Quantos são os músicos e cantores?
  5. Vcs usam amplificadores individuais para os instrumentos ou eles são enviados às caixas de monitor?

[]'s

Bom David, respondendo suas perguntas...

1ª - O Pr. não soube me informar direito o pé-direito do templo.. Nem eu sei praticamente o que é isso.. Mas se "pé direito" for a altura do chão ao teto, são aproximadamente uns 6 metros..
2ª - Acredito que sim (futuramente).. Parece que de Gesso..
3ª - Nem sei ao certo.. Mas se sim, deve algo pra mais, bem mais pra frente..
4ª - São 6 vocais, e 3 músicos atualmente, mas breve chegaram mais pra completar o grupo, poís temos uma escola de música e muitos outros músicos estão sendo formados.. No momento é só Guitarra, teclado e bateria...
5ª - Já temos um cubo pra o baixo (140W-RMS), mas ainda assim usamos um pouco nas caixas de P.A, saindo do link do direct pra o cubo.. A guitarra, Teclados são usadas nas caixas, e monitores pelo direct-box..
 
Paz.
minhas sujestões são apenas para aproveitar o que você tem ( não vou incentivar a compra de nada muito caro :mrgreen: )
Achei estranho o que vc disse :
Não é que eu acho que falta algo, mas algumas pessoas de outros ministérios, disseram pra mim que pelo tamanho da igreja o som devia ser maior, e tal, outros disseram que a igreja merecia um som melhor
no meu ponto de vista para Deus sempre (que possivel) deve ser o melhor :!:
o som atual está bom para você, e principalmente para as pessoas da sua igreja??? Se estiver bom para vocês, calcule um investimento a longo prazo, para não comprar equipamento que vai ficar sem uso em pouco tempo (estou passando por uma etapa dificil aqui na minha igreja, o "tecnico" de som esta "doido" pra comprar umas caixas, eq, mic e vai ser tudo meia boca, estou quase ficando doido porque não consigo pensar em como explicar ao pastor que o investimento sera perdido) :arrow: OBS: 1 eq ja comprou e não esta sendo usado, o mic é um TSI duplo +-, ja tem 1 semana que foi comprar e nem montou/instalou ainda) :(

Olha pé direito seria a altura daquele "tecido" ate o chão, ou a altura que vocês vão colocar o forro, vai influenciar se suas caixas podem ser colocadas em fly(suspensas)

qual é o modelo exato de suas caixas?

como ja foi dito, coloque um fone pro seu baterista (parece que ele fica bem do lado do multicabo), e para seus musicos

parece que na 1º fileira tem a estrutura que segura o telhado (acho q o pessoal mais entendido poderia me ajudar aqui),
minha sugestão seria colocar em fly na 1ª fileira (ou na 7ª fileira que tem outra estrutura)

43f62a04d1eff12ca5ad2f2e59ab01cb.jpg

58d85bcc313d765a800da8f1e09df846.jpg



tem + coisa não tenho posta agora..
me desculpem se errei mas eu só quero ajudar..

vlw
 
Back
Topo