Realizando o sonho do "Primeiro Line P.A."

Bom dia pessoal, tudo certo?

Fui DJ por anos e hoje apenas gosto e fazer pequenas festinhas com amigos e etc, porém aqui na região tem um deficit tremendo de som profissional pra locação, sem falar o preço que não é convidativo, então resolvi que irei atrás de montar meu próprio Line P.A(é um sonho pessoal) e gostaria de abusar da experiencia de vocês pra me ajudar nas questões, então vamos lá:

- As festinhas normalmente são open air em chácaras e o som predominante é musica eletrônica, penso por questões de logísticas(possuo uma Saveiro) construir um PA mais compacto possível, imagino algo com duas caixas de grave e duas medio/grave.

- O público normalmente é de 100-200 pessoas, mas gostaria de ter "se possível" qualidade e pressão sonora com folga pra poder talvez aumentar o publico pra 500-800 pessoas, não sei se é possível com um conjunto de 4 caixas ou dois subs e alguns line arrays, sei lá.

- Irei pessoalmente construir as caixas, pois neste projeto terei a ajuda de um amigo que tem muita experiencia em construção de caixas de som, mas comprarei o material(MDF ou compensado naval) cortados de alguma marcenaria de qualidade, e comprar componentes de qualidade, tintas, bate pedra, tudo se possível com ajuda de vocês,

- Quero usar AF e drivers nacionais de qualidade, Oversound, Snake e etc, e se possível pagaria para um profissional calcular cada caixa para os componentes especificos escolhidos.

Tendo essas considerações em mente, vem as perguntas:

- Qual projeto de gabinete medio grave ou medio/agudo devo escolher ? ( pensei em algo cornetado, tenho usado uma Electro Voice MTH-2 ultimamente)
- Qual projeto de gabinete de grave ou subgrave devo escolher?(estive pensando em T18 pelo tamanho, mas muita gente fala mal)
- Alguém conhece um profissional que após a escolha dos AF e do projeto possa projetar uma caixa bem sintonizada para os componentes escolhidos?

Desde já agradeço a ajuda de todos e prometo ir dando continuidade ao tópico assim que for decididindo e construindo tudo.
 
Se quer fazer um line array, o negocio é complicado. Tem que ser um cara bem gabaritado para elaborar o projeto. Senão vc terá nada mais nada menos do que caixas convencionais deitadas e ainda mal calculadas.

Acho melhor decidir por usar caixas convencionais.
Acredito que 2 subs e 2cxs duplas 2x12+ti 2'' dá conta das suas mini raves.
Depois aumenta +2 subs e só.
Isso tudo claro, com um belo rack de amps empurrando.
Já tem os amplificadores?

Para compra de cxs passivas clones, tipo T18, SB850, 2x12+TI, falantes nacionais, amplificadores,...
recomendo a loja: 4vias.com.br eles tem muita variedade, as cx são bem construidas etc

vou deixar uma foto de um PA só para ilustrar e dar continuidade no bate papo.
 

Attachments

  • 12295235_777223575715199_2268964184718627013_n.jpg
    12295235_777223575715199_2268964184718627013_n.jpg
    53.2 KB · Visitas: 44
@Patric Tiago da Silva ;

Seja bem-vindo ao SAV. Eu particularmente manjo nada de passivo, mas acredito que dificilmente vc vai conseguir montar um Line de qualidade da forma que vc está mencionando a um preço que valha a pena. além do mais festa de 200 pessoas com Line é desperdício e de 800 pessoas pra ser Line mesmo vc vai ter que construir, no mínimo 4 unidades. Calcular as guias de onda de um Line tb não deve ser fácil, construir tb não. Logo acho que, como o @Sandro_Alves recomendou, um sistema convencional da 4vias seria o melhor custo-benefício para vc.
 
Sinceramente, eu não gosto de 2 lines penduradas. É como um sorriso podre, num rosto bem maquiado.
O conceito de usar arranjo em linha, aka Line Array, é "atirar" o som longe. Para 200, 500 pessoas, quer projetar o som longe por motivo de que? Não há essa necessidade.

Sou o terceiro a concordar que um sistema de 4 vias é melhor opção, montado em caixas convencionais.
 
Se quer fazer um line array, o negocio é complicado. Tem que ser um cara bem gabaritado para elaborar o projeto. Senão vc terá nada mais nada menos do que caixas convencionais deitadas e ainda mal calculadas.

Acho melhor decidir por usar caixas convencionais.
Acredito que 2 subs e 2cxs duplas 2x12+ti 2'' dá conta das suas mini raves.
Depois aumenta +2 subs e só.
Isso tudo claro, com um belo rack de amps empurrando.
Já tem os amplificadores?

Para compra de cxs passivas clones, tipo T18, SB850, 2x12+TI, falantes nacionais, amplificadores,...
recomendo a loja: 4vias.com.br eles tem muita variedade, as cx são bem construidas etc

vou deixar uma foto de um PA só para ilustrar e dar continuidade no bate papo.

Line Array realmente não é minha prioridade, na verdade nem simpatizo muito, mas enfim, o sistema 4 vias é o meu interesse, a questão é: Quais caixas usar? pessoal costuma comprar caixas convencionais com os 2x12 + ti frontais e eu já ouvi muitos sistemas assim que não tem um rendimento tão bom, ou melhor, poria se extrair muito mais dos mesmos componentes se utilizados numa caixa com um projeto superior(como exemplo cito umas Electro Voice MTH-2 que tenho usado aqui, são cornetadas e falam muito alto e com qualidade).

Sobre o sub também tenho varias opções, por exemplo T18 dizem descer bem e dar um "punch" ótimo, porém falam que isso só acontece com qualidade com no minimo 4 caixas pra dar creio que o termo é "acoplamento", também tem o W HORN q disseram ser ótimo para open airs, e ter uma faixa de frequencia ótima, porém grande e pesado.

E sobre o fato de eu mesmo fazer, é também uma vontade, creio que se alguém projetar e eu mandar fazer os cortes em madeireira com corte a laser, eu poderia acertar sim.... maaaaaaas a experiencia é de vocês, vou fazer oq a maioria recomendar mesmo...
 
primeiramente não confundir o nome da loja : 4vias
com a quantidade de vias do sistema pretendido, que hj costuma ser 3vias: subgraves 18, medios 12 e agudos TI.

Agora o rendimento vai depender de todo o conjunto (cxs, amp, processador).
Não adianta usar cx altas cornetadas, que fala muito e não ter subs para acompanhar.
Não adianta nada ter 4 subs agrupados se não tem amplificador para empurrar.

Aqui na minha região, se eu tirar as locadoras maiores e considerar a maioria dos DJs que tem som pequeno para alugar a situação é sempre a mesma. 90% sistemas passivos tudo mal configurado. caixas com falantes diferentes. sub tocando sem crossover. frequencias sobrepostas.caixa sem divisor com som tudo distorcido. quando tem é um capacitor de 5,00 no drive. queima tudo a cada evento. amps fracos com clip acesso, tirando leite de pedra. fenólico sem tweeter. distorção audivel que chega dar vontade de desligar tudo no disjuntor. enfim tudo que se possa imaginar...
E o pior é que não é falta de dinheiro para investir e sim falta de conhecimento. Gasta-se muito e não tem bom resultado final.
Tenho de exemplo um camarada aqui que esta com crossover analogico meia boca a amp fraco no rack.
Apareceu um dinheiro para investir e ele trocou SUB 800 por falante automotivo de 1600w por que acha que quanto mais watts melhor. Seria muito mais sensato investir no rack, bons amps, coisa confiavel, um processador digital talvez....

Patric vc tem de falar o seu orçamento. Quanto esta disposto a gastar? O que já tem? Se vai aproveitar ou não? etc
Assim o topico segue...
 
Entendi Sandro e agradeço a disposição em me ajudar, sei que não é fácil na correria do dia-a-dia vir aqui compartilhar gratuitamente anos de conhecimento, obrigado mesmo de coração. Aqui também é assim muito profissional desinformado, porém, apesar de nunca ter tido o PA próprio, trabalhei anos como DJ e em casas noturnas e festas e tenho vários conceitos básicos em mente e também alguns colegas para me auxiliar.

Quero sim montar um PA equilibrado, com caixas com divisores bons, trabalhando com crossover/equalizador, amplificadores de qualidade e etc, mas inicialmente o que eu queria era não ir no convencional, pra mim seria fácil ir no site da 4vias e pedir um sistema com 2x12 + ti e sub 18, porém o meu desafio é com a experiencia e opinião dos amigos aqui presentes, definir um sistema com 2 subs(ou 4 talvez) e 2 medio/agudo, com projeto definido para os componentes indicados, com material de qualidade(madeira/conectores/cantoneiras/alças/revestimento acústico e estético), e SIM feito por profissionais com gabarito para tal, mas com acompanhamento total pessoal, pois já tenho marcenaria com corte a laser para as madeiras, um amigo com experiencia em montagem de caixas e todos dispostos a participar desse projeto.

O valor gasto de imediato não me importa, na primeira etapa quero apenas definir as caixas e reservei um dinheiro bom para esse projeto, mas irei utilizar componentes nacionais, falantes(oversound, snake, selenium), divisores(Nenis, EAM), conectores (Santo Angelo, Neutrik), Cantoneiras e alças metálicas, MDF ou Compensado naval com boa espessura e etc.

Portanto, meu primeiro dilema é:

- Quais modelos de caixas(sub e medio/agudo) utilizar para a minha demanda(open air, musica eletrônica, até 500 pessoas, som compacto)?
 
Entendi. vc vai definir o modelo, pegar o projeto com as medidas e montar aí na sua região, onde já se tem todo maquinário necessário.

Sub compacto para mini rave eu iria de T18.
É um sub relativamente pequeno, é cornetado e rende bem em locais abertos, se comporta bem ao seu estilo musical. Se comparar com a SB850 a T18 usa apenas 1 falante então é mais barato, mais leve, etc...
Usaria Oversound SUB800 8ohms, bom falante e acha reparo com facilidade.

Agora projeto de cxs altas cornetadas igual vc tá querendo eu não conheço
 
Entendi. vc vai definir o modelo, pegar o projeto com as medidas e montar aí na sua região, onde já se tem todo maquinário necessário.

Sub compacto para mini rave eu iria de T18.
É um sub relativamente pequeno, é cornetado e rende bem em locais abertos, se comporta bem ao seu estilo musical. Se comparar com a SB850 a T18 usa apenas 1 falante então é mais barato, mais leve, etc...
Usaria Oversound SUB800 8ohms, bom falante e acha reparo com facilidade.

Agora projeto de cxs altas cornetadas igual vc tá querendo eu não conheço

Sim Sandro, quero fazer "eu mesmo" digamos assim, pela garantia de se ter o melhor material, corte das chapas, alças, cantoneiras, revestimentos e montagem possível e tendo em vista contratar um bom profissional para projetar as caixas não vejo como esse projeto ter muitas chances de dar errado.

Sobre o sub as pesquisas me levaram ao T18 mesmo(queria o w-horn mas é muito grande) e o sub que eu havia escolhido era o sub800 da oversound também, porém gostaria de alguém que me projetasse esse T18 pros Sub800 e com alças e copo para pedestal(alteraria a litragem/projeto?), pois os projetos que encontrei na internet não possuem descrição do falante ideal e também são caixas simples, alguém me indica um profissional para eu negociar esse serviço?

E quanto a caixas cornetadas, estava pensando nas KF 850, alguém já ouviu?

Desde já obrigado Sandro, se o projeto for sucesso com certeza sua ajuda fez a diferença.
 
Última edição:
Eu acho que não tem necessidade de projeto tão bruto assim nas caixas de alta tipo as antigas KF.
Acho que uma simples bass reflex com 2 falantes e 1 drive parrudo 2'' já atende muito bem. (tipo a foto do inicio)
Ate com 1 falante e 1 drive com boa configuração já fala muito.
Eu optaria por cxs altas menores mesmo perdendo rendimento se comparado as cornetadas.
Vai aparecer festas menores, espaço fechado, ambiente onde o aspecto visual do PA conta muito e tal...
Acredito que vc não vai ficar preso a somente raves no meio do mato rrss
Aí vc só tem uma KF850 aquele trambolho de cx e fica complicado de vc atender um evento menor.
 
Eu acho que não tem necessidade de projeto tão bruto assim nas caixas de alta tipo as antigas KF.
Acho que uma simples bass reflex com 2 falantes e 1 drive parrudo 2'' já atende muito bem. (tipo a foto do inicio)
Ate com 1 falante e 1 drive com boa configuração já fala muito.
Eu optaria por cxs altas menores mesmo perdendo rendimento se comparado as cornetadas.
Vai aparecer festas menores, espaço fechado, ambiente onde o aspecto visual do PA conta muito e tal...
Acredito que vc não vai ficar preso a somente raves no meio do mato rrss
Aí vc só tem uma KF850 aquele trambolho de cx e fica complicado de vc atender um evento menor.

Entendi, concordo Sandro, realmente talvez seja desnecessário algo como as KF850, só pensei nelas pelo fato de possuírem falantes de 15 + 10 + ti, que preencheriam bem todas frequências, inclusive as que minha possível T18 não subiriam.
Mas optarei por uma caixa alta convencional mesmo, você recomenda ou possui algum projeto específico? de preferencia com Oversound.
 
Back
Topo