Reforma de retorno de palco.

Eae galera do SAV, vou trocar todos os transdutores da igreja que são automotivos,
por transdutores da Jbl Selenium.

Estou pensando em utilizar:

-15PW3 250 w
-D220TI 60w com corte em 1.5 k
-ST302-x 125w com corte apartir de 8k.

Podem até comentar porque eu estou usando um drive de TI+ tw, isso é pelo fato de um já ter o cabinete, querendo trocar somente os transdutores, pois se eu transformasse essa caixa em um retorno woofer+ TI, eu teria de fazer modificações em seu gabinete.

Pretendo utilizar um divisor passivo da Inesis, mas estou pensando em solicitar um por encomenda, pois analisando a curva de resposta dos transdutores, estou pensando em colocar o drive para falar de 1,5k até 10k.

Considerando 250w+60w+125w= 435w x2= 870w , eu deveria alimentar cada retorno de palco com 870w para aproveitar o rendimento.
Considerando isso, devo utilizar um divisor passivo que suporte uma potência maior que 870w, ou posso utilizar um divisor passivo que suporte uma potência menor?

Outra questão é em relação a sensibilidade dos transdutores

15Pw3 98 db/spl/1m
D220TI 109 db/spl/1m
ST302-x 106 db/spl/1m

Então eu tenho que atenuar o TI 11 db em relação ao woofer, 109-11= 98 db/spl/1 m

O tw eu tenho que atenuar 8 db em relação ao woofer, 106-8= 98 db/spl/1m

Mas como fica isso considerando:

Pw3 98db/spl/1m 250w

1w=98 spl
2w=101 spl
4w=104 spl
8w=107 spl
16w=110 spl
32w=113 spl
64w=116 spl
128w=119 spl
256w=122 spl

D220TI 109-11=98 db/spl/1m 60w

1w=98 spl
2w=101 spl
4w=104 spl
8w=107 spl
16w=110 spl
32w=113 spl
64w=116 spl

ST302-x 106-8=98 db/spl/1m 125w

1w=98 spl
2w=101 spl
4w=104 spl
8w=107 spl
16w=110 spl
32w=113 spl
64w=116 spl
128w=119 spl

No final das contas haverá um desiquilíbrio de spl, devido à potência máxima admissível de cada transdutor, nesse caso eu deveria exercer uma atenuação menor ao TI?
 
Danilo,

As caixas são projetadas levando em consideração os parâmetros TS dos falantes, então, se você substituir o falante original por outro qualquer, sem nenhum critério, as chances de você ter bons resultados são baixíssimas.

Como, atualmente, você pode encontrar no mercado caixas passivas (adequadamente projetadas) de baixo custo, é mais vantajoso vender as suas caixas. Contudo, se quiser insistir nessa ideia:

1. Você pode usar o driver titânio+tweeter da forma que mencionou, porém, como você já sabe, isso é desnecessário. Deixaria somente o driver de titânio e bolaria algo para tapar o furo do tweeter.

2. Você teria que analisar as curvas de respostas do falante e driver instalados na sua caixa e corneta, respectivamente.

3. Para encomendar um divisor de frequência específico para as suas caixas, o especialista em divisores de frequência teria que estudá-las (fazer todas as medições, simulações e análises necessárias para desenvolver o divisor).

Em um sistema composto pelo 15pw3+d220ti, atenuaria o driver em 11 ou 10 dB. De acordo com este artigo, para uma atenuação do driver de 11 dB, a razão entre a potência aplicada no falante e a potência aplicada no driver (com o falante em paralelo com o driver atenuado) vale 14, ou seja

Potencia_aplicada_falante = 14 X Potencia_aplicada_driver

Se a potência aplicada no falante for de 250 W, a potência aplicada no driver será de 250/14 = 17.86 W.

SPL falante = 98+10*log10(250) = 121.98 dB

SPL driver = 109+10*log10(17.86) = 121.52 dB

Portanto, não haverá desequilíbrio entre as vias.
 
Olá Danilo,

Espero que tenha entendido o que escrevi no post anterior.

Sobre a potência dos divisores de frequências da Nenis, em 2012, enviei um e-mail ao suporte técnico desta empresa com uma dúvida semelhante a sua.

Segue a resposta da Nenis:

"Lembrando: o divisor de frequência é projetado considerando-se os componentes da caixa e não da potência externa"

Caso tenha dúvidas sobre algum modelo de divisor da Nenis, envie um e-mail para [email protected] certeza de que você será muito bem atendido pelo o Sr. Nicolau.

Espero ter ajudado !
 
Ok Matheus, eu iria substituir os antigos transdutores antigos por novos com parâmetros muito próximos, mas me esqueci dos parâmetros de TS, mesmo já sabendo disso, na verdade eu tinha observados algumas informações de TS dos transdutores.
 
1. Você pode usar o driver titânio+tweeter da forma que mencionou, porém, como você já sabe, isso é desnecessário. Deixaria somente o driver de titânio e bolaria algo para tapar o furo do tweeter.

Mas neste caso eu não deveria realinhar o centro dos transdutores?

2. Você teria que analisar as curvas de respostas do falante e driver instalados na sua caixa e corneta, respectivamente.

Eu analisei a curva de resposta dos novos transdutores e são mais lineares do que os antigos, principalmente o drive de titânio que possui um resposta de frequência mais extensa em relação ao fenolíticos, assim como nós sabemos.

3. Para encomendar um divisor de frequência específico para as suas caixas, o especialista em divisores de frequência teria que estudá-las (fazer todas as medições, simulações e análises necessárias para desenvolver o divisor).

Mas tudo isso?
Mas com assim?

Os divisores comerciais atendem uma gama de projeto de caixas acústicas, desde que os transdutores entejam dentro de suas resposta de frequências e no caso da atenuação de transdutores.
Existe mesmo toda essa "burocracia", mas nesse caso, os divisores passivos deveriam ser feitos por encomenda, e não serem vendidos
comercialmente.
Você pode explicar isso melhor????
Quais medições e simulações são essas???

Abraço.
Muito obrigado.
 
Danilo,

Seria interessante simular o comportamento do falante na sua caixa. Para isso, você precisaria das dimensões internas da caixa e do duto, além dos parâmetros TS.

Segue o manual do gabinete da Nenis na15G que já vem com um divisor. Neste manual, você encontra uma tabela de atenuação do d220ti em relação ao 15pw3.

http://www.nenis.com.br/imagens/manual_na15G.pdf

A atenuação sugerida pela Nenis está de acordo com o que sugeri nos posts anteriores.
 
Danilo,

Inicialmente, sugiro a leitura do livro Caixas Acústicas & Alto-Falantes do Vance Dickason ! Você irá se divertir bastante.

Mas neste caso eu não deveria realinhar o centro dos transdutores?”

Antes, os 3 transdutores estavam com os seus centros alinhados ao longo da reta vertical que divide o lado frontal da caixa ao meio? Encontra-se vários projetos antigos da Selenium de caixas de 2 vias em que o centro do driver está ligeiramente deslocado dessa reta vertical. Mas, confesso-lhe que não sei a explicação para essa assimetria de montagem dos transdutores ! Tenho algumas hipóteses, mas prefiro não comentar.


Eu analisei a curva de resposta dos novos transdutores e são mais lineares do que os antigos, principalmente o drive de titânio que possui um resposta de frequência mais extensa em relação ao fenólicos, assim como nós sabemos.”

A resposta de frequências mostrada no manual do driver d220ti é para este acoplado na corneta HL1425. Se a corneta da sua caixa não for esta, não tem como lhe garantir que a resposta de frequências desse driver seja a mesma. Vale lembrar também que cada modelo de corneta possui um valor de frequência de corte mínimo recomendado. Por exemplo, se o Fc mínimo da corneta for 2500 Hz e você cortar o driver em 1800 Hz, pode preparar bolso para comprar o reparo do driver!​

"3. Para encomendar um divisor de frequência específico para as suas caixas, o especialista em divisores de frequência teria que estudá-las (fazer todas as medições, simulações e análises necessárias para desenvolver o divisor)."​

Mas tudo isso?”
“Mas com assim?”

Para desenvolver um divisor ESPECÍFICO ou um DIVISOR PROCESSADO para a sua caixa, todos esses passos teriam que ser seguidos. Quando puder, leia o artigo sobre a VBT 115A2 e esta tese http://www.linse.ufsc.br/~andre/Dissertacao_AndreLuisDalcastagne.pdf

“Os divisores comerciais atendem uma gama de projeto de caixas acústicas, desde que os transdutores entejam dentro de suas resposta de frequências e no caso da atenuação de transdutores.”

Como os divisores da Nenis são bem versáteis, possuem ajuste de atenuação do driver, reforço de frequências do driver acima de 5000 Hz, para sistemas de 2 vias em que ambos transdutores podem ser cortados em 1800 Hz, você pode ter resultados interessantes. Mas esperar que o resultado final seja uma caixa com resposta de frequência extremamente plana é ilusório, mesmo que a resposta dos transdutores na caixa sejam planas. Mas por que isso? Porque os filtros desses divisores só atuam efetivamente de acordo com a teoria se ambas as curvas de impedâncias do driver na corneta e do woofer na caixa forem planas, o que não acontece na realidade, visto que a impedância do falante é função da frequência (Veja o gráfico da impedância do 15pw3 em seu manual).

No caso do driver acoplado na corneta, picos na curva de impedância deste sistema, acima da frequência de corte, podem ser refletidos como picos na resposta de frequência também (em interação com o divisor). Dependendo da intensidade desses picos, os resultados podem  ser desagradáveis em termos de sonoridade. Para impedir o crescimento da impedância do falante na caixa (a partir de 400 Hz, por exemplo) pode-se usar uma simples rede Zobel (RC) no falante, implicando que a sua curva de impedância seja plana em torno da frequência de corte. Já no driver, utilizam-se circutos RLC  ressonante para atenuar os picos na curva de impedância.​

Por outro lado, não vejo problemas em usar um divisor genérico de 2 vias (cuja frequência de corte esteja de acordo com especificações de ambos transdutores) somente para tentar filtrar mais ou menos as frequências do woofer e do falante, e usar um equalizador ou processador digital para atenuar as frequências que estão sobrando.​

A medida que aprofundamos o nosso conhecimento na teoria de caixas acústicas, queremos que as nossas caixas tenham todas as especificações que aprendemos na teoria. Mas chegaremos em um ponto em que isso será impossível (pois custará muito caro) e, sempre, vamos querer algo a mais, é  só estudar mais e procurar, rsrs !​

Em um divisor de frequências passivo processado não é viável, por exemplo, a implementação de uma rede para alinhar o driver e woofer no tempo. Ahh, mas com um processador digital como o DCX2496 ou DBX260, conseguimos fazer isso em um sistema bi-amplificado, ajustado o delay da via do driver. Para isso, teríamos que ter um amplificador em cada via, o que implicaria em mais gastos.​

Ahhh, seria interessante também que a RESPOSTA DE FASE do driver na corneta fosse PLANA de modo que todas as frequências chegassem aos nossos ouvidos no mesmo tempo, e não teríamos o problema de desvio de fase dos filtros e etc. Legal, mas para isso o DCX e o DBX já não servem, pois ambos processadores não possuem os filtros FIR (filtro de resposta impulsiva finita) implementados. Ahh, mas esses filtros estão disponíveis nos processador da Lake. Legal, este processador custa somente R$ 13.000 ! :D

Quanto as medições e simulações, o roteiro seria mais ou menos este:
1) Medir as curvas de impedância do driver na corneta e do woofer na caixa;​
2) Medir as curvas de respostas de frequência de ambos;​
3) Importar essas curvas em softwares como LEAP, lspCAD e X-over Pro, de simulação e otimização de divisores de frequências, para desenvolver o circuito do divisor cujo resultado final seja uma caixa com resposta de frequências plana.​

Para isso, tem que ter os softwares e saber usá-los, microfones de medição, gastar tempo estudando os manuais...

Desculpe-me pelo texto longo!

Abraços
 
Matheus obrigado pelas respostas, o retorno parece que os transdutores estão desalinhados, mas eu já vi retornos de palco consagrados que usam um alinhamento que aparentemente parece desalinhado.
 
Eu tenho o livro sobre caixas acústicas do Van Dickson, e traduzido pelo Homero Serge, mas eu não ví nada falando sobre alinhamento de transdutores.
Caso alguém saiba onde encontro essa informação no livro me falem.
Matheus vou dar um aprofundada nos parâmetros Tá.
 
Pessoal,

Em uma caixa de 2 vias, qual a razão de se montar o driver desalinhado em relação ao falante  como nesta figura?

[img=172x221]http://i1371.photobucket.com/albums/ag304/mrdmendonca/VBT112_zps66d78888.png[/img]



Desde já muito obrigado !
 
Back
Topo