Retiro de Carnaval 2009 da PIB Itaparica

David Fernandes

Active Member
Olá rapaziada.

Neste carnaval fizemos um retiro extramemente abençoado, onde Deus nos falou profundamente ao coração. No que diz respeito ao sistema de som, tive a oportunidade de usar e testar alguns equipamentos que ainda não conhecia. Abaixo segue a lista do que foi usado e alguns comentários sobre estes equipamentos.

- Uma mesa Peavey PV14;
- duas caixas de som amplificadas Samson db300a;
- duas caixas de som amplificadas CSR 2500A;
- um equalizador Cygnus GE 5000 B;
- um sistema de microfone sem fio Audio Technica ATW 702;
- um microfone TSI TA58;
- dois microfones Superlux PRO-248;
- um multicabo de seis vias, com banheira WireConex e conectores Amphenol.

Mesa Peavey PV14

RetiroPIBI2009384675x506.jpg


A mesa Peavey PV14 possui 10 canais mono e 2 estéreo, todos com conectores Amphenol. Nos canais mono há um filtro passa-alta, sintonizado em 80 Hz; conexões MIC, LINE e INSERT; equalização de 3 bandas; um botão de mute e fader deslizante de 60 mm, o que permite ajuste mais preciso dos volumes. A única coisa da qual senti falta foi um botão de solo. O timbre da mesa é muito bom e os prés-amplificadores são excelentes.

Os canais estéreo possuem conectores J10 e RCA, que podem ser usados alternadamente. A seleção entre um tipo de conector e outro é feita por um botão colocado no canal. A mesa possui tb saídas master com conectores XLR e J10, que podem ser usados simultaneamente. O controle destas saídas é feita por dois faders deslizantes de 60 mm.

A mesa possui ainda dois auxiliares, um pré e outro pós-fader, e um processador interno de efeitos, que não usei... por isso não posso dizer se é bom ou ruim. Quando não há nada conectado à entrada do auxiliar pós, o potenciômetro controla a quantidade de efeito no canal.

Caixas Samson db300a

RetiroPIBI2009331506x675.jpg


Estas caixas me surpreenderam agradavelmente. Pelo tamanho, têm excelente grave, mas de forma equilibrada, proporcionando performance agradável. Possui 300 W RMS de potência, distribuídos em um falante de 12" e um driver de 3". É feita de poliuretano injetado, o que a torna bem resistente.

RetiroPIBI2009380675x506.jpg


O amplificador possui entradas de MIC e LINE, com conectores XLR e controles individuais de volume; saída de linha com conector XLR e controles de graves e agudos. Possui também um circuito AUTORAMP, para proteção contra picos de energia quando o equipamento é energizado.

A caixa se comportou muito bem e é capaz de gerar alto SPL. No último culto do retiro, medi 115 dB SPL e a caixa falou muito bem, sem o menor sinal de distorção.

Caixas CSR 2500A

RetiroPIBI2009382450x600.jpg


Esta caixa, de acordo com meu amigo Simon Araújo, gera 100 W RMS de potência em um falante de 10" e num driver de 1". Também é feita de poliuretano injetado. Usei estas caixas como monitores para o back vocal e para a banda.

RetiroPIBI2009383506x675.jpg


O amplificador possui controles de agudos e graves, duas entradas para microfones com conectores J10, entradas e saídas de linha com conectores RCA e um controle de ECHO.

Não gostei muito do timbre das CSR. Lembram muito o timbre das Antera, falando médio demais... e como não há um controle de médios, fica difícil equilibrá-la sem um equalizador.

Equalizador Cygnus GE 5000 B

RetiroPIBI2009330675x506.jpg


Todos os equipamentos usados são novos, exceto este equalizador, que já deve ter uns quinze anos. É um equalizador de 15 bandas. Foi o único que levei para o retiro e o coloquei nos monitores, em função da enorme diferença de timbre entre as caixas Samson e CSR. O PA, com as caixas Samson, não precisou de EQ externo, já que a resposta da caixa era bem equilibrada. Já os monitores, devido ao excesso de médios das caixas CSR, precisaram do EQ externo. Observem que os médios estão bem atenuados. A propósito... as curvas estão diferente pq uma caixa estava próxima aos mics (e tive que tirar muita coisa por causa de microfonia) e a outra servia aos músicos.

Continua...
 
Continuação do post anterior...

Sistema de Microfone sem Fio Audio Technica ATW-702

ATW-702650x397.jpg


Já havia usado este sistema outras vezes e gosto muito dele. O sistema é composto pelo receptor ATW-R700 e pelo transmissor ATW-T702 (microfone). O sistema tem transmissão limpa e o timbre do mic é bastante agradável. Tem boa resposta de graves e agudos suaves. Possui oito canais e true diversity. No microfone, que funciona com duas pilhas AA, há um trimpot para ajuste de sensibilidade. A base possui saída XLR e J10. O único senão é que a base não possui uma chave ON/OFF. Para desligá-la, há necessidade de desplugar a fonte de alimentação.

Veja detalhe do microfone Audio Technica ATW-T702

RetiroPIBI2009335506x675.jpg


Microfone TSI TA58

tsita58_g.jpg


É o melhor microfone da TSI. Este mic tem uma sonoridade muito boa e é muito resistente tb. Durante as programações, deixaram-no cair duas vezes e nem amassou o globo. Continuou funcionando perfeitamente. Com relação ao timbre, é um pouco mais fechado que os Superlux PRO-248.

Veja o detalhe do TSI TA58:

RetiroPIBI2009374675x506.jpg


Microfone Superlux PRO-248

SuperluxPRO-248506x675.jpg


Outra grata surpresa. Bom microfone, bonito, com ótimo timbre, evidenciando, de forma bastante amena, os agudos. Gostei bastante dele.

Veja o detalhe do Superlux PRO-248:

RetiroPIBI2009337675x506.jpg


Em suma: foi um sistema simples, mas com qualidade excelente. Foi rápido para montar e mais rápido ainda para desmontar. É isso aí.

[]'s
 
Durante as programações, deixaram-no cair duas vezes e nem amassou o globo. Continuou funcionando perfeitamente.

Enquanto isso, nosso aqui....

Cairam 2 LeSon SM58. Um parou de vez e o outro dá chieira com pouca fonte sonora...

Eu ia fazer uma manutenção em tudo no início do ano, mas deixei pra fazer a manutenção toda depois do retiro, porque sei que sempre estraga tudo. Agora, vou aproveitar a ocasião pra comprar os Superlux para testar.
 
O problema é que nas 2 lojas aqui da cidade só acho CSR, LeSon, TSI e Shure. Uma vez vi um Behringer, mas sumiu da vitrine rápido. Se eu quiser testar, tenho que ir a uma cidade a 100km daqui, o que é impossível pra mim, pois trabalho. Vou perguntar o stract onde ele compra, pois ele está perto aqui.
 
Muito legal estas experiências, bom para conhecermos outros produtos e termos referencias seguras, Valeu David!

Sabe dizer qual o valor desse mic sem fio da Audio Technica, que microfone você poderia comparar ao timbre dele????

Abraços

Cassiano Ricardo
 
Cassiano disse:
Sabe dizer qual o valor desse mic sem fio da Audio Technica...

Aqui na minha cidade está custando cerca de R$ 1.200,00, por causa da alta do dólar... ele já custou em torno de R$ 900,00.

Cassiano disse:
... que microfone você poderia comparar ao timbre dele????

Rapaz... sem outros para comparar na hora, eu fico meio sem ter como dizer... mas sou fã deste sistema... é relativamente barato e muito bom.

[]'s
 
David Fernandes disse:
Olá rapaziada.


Caixas CSR 2500A


Esta caixa gera 300 W RMS de potência em um falante de 10" e num driver de 3". Também é feita de poliuretano injetado. Usei estas caixas como monitores para o back vocal e para a banda.

Só corrigindo,

Amplificada - Modelo CSR 2500A (Código: 05220)
Sistema Bass-Reflex de 2 vias
Woofer de 10"
Corneta com drive de titanio de 1"
Potência: 100W RMS
Impedância: 8 Ohms
Divisor de Freqüencia : corte em 3,5 KHz
Resposta de Freqüencia : 50Hz ~ 20KHz
115V/230V - 50/60Hz
Dimensões:
L: 35cm , A:48cm, P: 30cm
Peso: 12Kg

por incrível que pareça essa caixa é mas fraca que a passiva!!!
 
Graça e paz.



>>Como ficou os graves? Qual o estilo de hinos que tocaram?
>>O irmão microfonou o bumbo e o baixo?

>>Adoro acampamento, com som bom, melhor ainda.

_________________________
Um Abraço. B
 
idelevel disse:
Como ficou os graves? Qual o estilo de hinos que tocaram? O irmão microfonou o bumbo e o baixo?

Os graves soaram muito bem. O ambiente era pequeno, então não houve necessidade de complementar com caixas de subgrave.

O estilo de música foi variado: pop rock, funk melody, balada, samba etc.

Como o ambiente era pequeno, não houve necessidade de microfonar o bumbo... e microfonar baixo não é uma prática usual... nunca fiz isso. Por falar em baixo, foi o único instrumento que não foi conectado à mesa... ele foi conectado diretamente à uma caixa de baixo da Staner, que não lembro o modelo agora.

[]'s
 
warningrj disse:
O problema é que nas 2 lojas aqui da cidade só acho CSR, LeSon, TSI e Shure. Uma vez vi um Behringer, mas sumiu da vitrine rápido. Se eu quiser testar, tenho que ir a uma cidade a 100km daqui, o que é impossível pra mim, pois trabalho. Vou perguntar o stract onde ele compra, pois ele está perto aqui.

Eu trabalho com essa linha super lux pro248, R$ 250,00, se precisar eu tenho pra vender!!!

todo material que o david fernandes testou eu tenho pra vender.
 
olá warningrj, formi no ponto aqui cara, e nem respondi.

bom, eu passo pelo mesmo problemas que você, tenho que ir ai comprar nunha destas duas lojas.

Ou entao comprar pela internet. Uma saida talvez seria comprar em vitoria, o Pessoal da FAÉ tem bons preços e bons planos de pagamento. Mas o problema é testar, é muito dificil comprar sem testar.

Qaundo o Fabricio e o David Carlos estiveram aqui em porciuncula eles trouceram varios microfones de sobra e eu pude testa-los em minha igreja, vi quanto os le-som sao ruins.eheheheh. até o kit superlux eh bem superior e por um bom preço.

Sugiro ao Fabricio FAÉ que leve ao COMUNICAI alguns modelos de equipamentos pra gente testar lá, e quando quiser/puder comprar já saberiamos qual.

Também já comprei em Campos, mas como disse, he longe, apesar do Samuel vir nas igrejas testar os equipamentos, mas hoje preferiria comprar em Vitoria, tem preços melhores.

Acho que tem onibus da itapimirim de vitoria para itaperuna, se tiver, existe um servico chamado itapex, eh so despachar lá na rodoviaria que chega ai numa boa. quando tava em Bom Jesus, trazia coisas de São Paulo assim.

Abraços.
 
stract disse:
Ou entao comprar pela internet. Uma saida talvez seria comprar em vitoria, o Pessoal da FAÉ tem bons preços e bons planos de pagamento. Mas o problema é testar, é muito dificil comprar sem testar.

Qaundo o Fabricio e o David Carlos estiveram aqui até o kit superlux eh bem superior e por um bom preço.

Sugiro ao Fabricio FAÉ que leve ao COMUNICAI alguns modelos de equipamentos pra gente testar lá, e quando quiser/puder comprar já saberiamos qual.
Abraços.

stract, blzzz camarada!!!

pode deixar que eu dou o recado ao Fabrìcio e concerteza vc verá esse material lá!

e repetindo se alguém precisar de algo, nós da Eletronica Faé temos todo material que o David Fernandes testou e temos muito mais.

damos todo suporte desde a elaboração como a execuçõ do projeto de áudio ou acústico e da mesma forma que fomos em Porciuncula-RJ, vamos a qualquer lugar do Brasil para oferecer o melhor serviço e os melhores produtos!!!
 
David, me bateu uma curiosidade, esse sem fio AT tem botao de mute ou só funciona o On-Off, dá algum estalo se ligar ou desligar com o canal aberto?
 
blzzz rafael,

desculpe por me intrometer...rsrs

o mic atw702m, possui um chave de liga e desliga juntamente com o mute,

Ex: o mic desligado...pressione por 2 segundo ele então liga, dê um rápido clique e ele muta, novamente pressione por uns 2 segundos e ele desliga...

abraço
 
Simon Araujo disse:
blzzz rafael,

desculpe por me intrometer...rsrs

o mic atw702m, possui um chave de liga e desliga juntamente com o mute,

Ex: o mic desligado...pressione por 2 segundo ele então liga, dê um rápido clique e ele muta, novamente pressione por uns 2 segundos e ele desliga...

abraço

Valeu pela resposta pois vi em um dos sistemas AT uma chave de 2 posicoes e achei que poderia ser o da serie 700, vou checar direito e posta aqui.
 
Achei aqui, é da serie 2000 mesmo, vejam no manual do produto, exatamente na pagina 6, a chave só tem duas posições e no manual não fala nada sobre mute.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.audio-technica.com/cms/resource_library/literature/5dbaa5b040b2bb36/2000ser_om.pdf">http://www.audio-technica.com/cms/resou ... ser_om.pdf</a><!-- m -->
 
a série 2000 não possui mute. somente liga e desliga.
não lembro o nome que dá ao sistema que eles usam, más com essa chave vc pode desligar tranquilamente, pois vc não terá nenhum ruído .

abraço.
 
Back
Topo