David Fernandes
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Olá rapaziada.
Neste carnaval fizemos um retiro extramemente abençoado, onde Deus nos falou profundamente ao coração. No que diz respeito ao sistema de som, tive a oportunidade de usar e testar alguns equipamentos que ainda não conhecia. Abaixo segue a lista do que foi usado e alguns comentários sobre estes equipamentos.
- Uma mesa Peavey PV14;
- duas caixas de som amplificadas Samson db300a;
- duas caixas de som amplificadas CSR 2500A;
- um equalizador Cygnus GE 5000 B;
- um sistema de microfone sem fio Audio Technica ATW 702;
- um microfone TSI TA58;
- dois microfones Superlux PRO-248;
- um multicabo de seis vias, com banheira WireConex e conectores Amphenol.
Mesa Peavey PV14
A mesa Peavey PV14 possui 10 canais mono e 2 estéreo, todos com conectores Amphenol. Nos canais mono há um filtro passa-alta, sintonizado em 80 Hz; conexões MIC, LINE e INSERT; equalização de 3 bandas; um botão de mute e fader deslizante de 60 mm, o que permite ajuste mais preciso dos volumes. A única coisa da qual senti falta foi um botão de solo. O timbre da mesa é muito bom e os prés-amplificadores são excelentes.
Os canais estéreo possuem conectores J10 e RCA, que podem ser usados alternadamente. A seleção entre um tipo de conector e outro é feita por um botão colocado no canal. A mesa possui tb saídas master com conectores XLR e J10, que podem ser usados simultaneamente. O controle destas saídas é feita por dois faders deslizantes de 60 mm.
A mesa possui ainda dois auxiliares, um pré e outro pós-fader, e um processador interno de efeitos, que não usei... por isso não posso dizer se é bom ou ruim. Quando não há nada conectado à entrada do auxiliar pós, o potenciômetro controla a quantidade de efeito no canal.
Caixas Samson db300a
Estas caixas me surpreenderam agradavelmente. Pelo tamanho, têm excelente grave, mas de forma equilibrada, proporcionando performance agradável. Possui 300 W RMS de potência, distribuídos em um falante de 12" e um driver de 3". É feita de poliuretano injetado, o que a torna bem resistente.
O amplificador possui entradas de MIC e LINE, com conectores XLR e controles individuais de volume; saída de linha com conector XLR e controles de graves e agudos. Possui também um circuito AUTORAMP, para proteção contra picos de energia quando o equipamento é energizado.
A caixa se comportou muito bem e é capaz de gerar alto SPL. No último culto do retiro, medi 115 dB SPL e a caixa falou muito bem, sem o menor sinal de distorção.
Caixas CSR 2500A
Esta caixa, de acordo com meu amigo Simon Araújo, gera 100 W RMS de potência em um falante de 10" e num driver de 1". Também é feita de poliuretano injetado. Usei estas caixas como monitores para o back vocal e para a banda.
O amplificador possui controles de agudos e graves, duas entradas para microfones com conectores J10, entradas e saídas de linha com conectores RCA e um controle de ECHO.
Não gostei muito do timbre das CSR. Lembram muito o timbre das Antera, falando médio demais... e como não há um controle de médios, fica difícil equilibrá-la sem um equalizador.
Equalizador Cygnus GE 5000 B
Todos os equipamentos usados são novos, exceto este equalizador, que já deve ter uns quinze anos. É um equalizador de 15 bandas. Foi o único que levei para o retiro e o coloquei nos monitores, em função da enorme diferença de timbre entre as caixas Samson e CSR. O PA, com as caixas Samson, não precisou de EQ externo, já que a resposta da caixa era bem equilibrada. Já os monitores, devido ao excesso de médios das caixas CSR, precisaram do EQ externo. Observem que os médios estão bem atenuados. A propósito... as curvas estão diferente pq uma caixa estava próxima aos mics (e tive que tirar muita coisa por causa de microfonia) e a outra servia aos músicos.
Continua...
Neste carnaval fizemos um retiro extramemente abençoado, onde Deus nos falou profundamente ao coração. No que diz respeito ao sistema de som, tive a oportunidade de usar e testar alguns equipamentos que ainda não conhecia. Abaixo segue a lista do que foi usado e alguns comentários sobre estes equipamentos.
- Uma mesa Peavey PV14;
- duas caixas de som amplificadas Samson db300a;
- duas caixas de som amplificadas CSR 2500A;
- um equalizador Cygnus GE 5000 B;
- um sistema de microfone sem fio Audio Technica ATW 702;
- um microfone TSI TA58;
- dois microfones Superlux PRO-248;
- um multicabo de seis vias, com banheira WireConex e conectores Amphenol.
Mesa Peavey PV14
A mesa Peavey PV14 possui 10 canais mono e 2 estéreo, todos com conectores Amphenol. Nos canais mono há um filtro passa-alta, sintonizado em 80 Hz; conexões MIC, LINE e INSERT; equalização de 3 bandas; um botão de mute e fader deslizante de 60 mm, o que permite ajuste mais preciso dos volumes. A única coisa da qual senti falta foi um botão de solo. O timbre da mesa é muito bom e os prés-amplificadores são excelentes.
Os canais estéreo possuem conectores J10 e RCA, que podem ser usados alternadamente. A seleção entre um tipo de conector e outro é feita por um botão colocado no canal. A mesa possui tb saídas master com conectores XLR e J10, que podem ser usados simultaneamente. O controle destas saídas é feita por dois faders deslizantes de 60 mm.
A mesa possui ainda dois auxiliares, um pré e outro pós-fader, e um processador interno de efeitos, que não usei... por isso não posso dizer se é bom ou ruim. Quando não há nada conectado à entrada do auxiliar pós, o potenciômetro controla a quantidade de efeito no canal.
Caixas Samson db300a
Estas caixas me surpreenderam agradavelmente. Pelo tamanho, têm excelente grave, mas de forma equilibrada, proporcionando performance agradável. Possui 300 W RMS de potência, distribuídos em um falante de 12" e um driver de 3". É feita de poliuretano injetado, o que a torna bem resistente.
O amplificador possui entradas de MIC e LINE, com conectores XLR e controles individuais de volume; saída de linha com conector XLR e controles de graves e agudos. Possui também um circuito AUTORAMP, para proteção contra picos de energia quando o equipamento é energizado.
A caixa se comportou muito bem e é capaz de gerar alto SPL. No último culto do retiro, medi 115 dB SPL e a caixa falou muito bem, sem o menor sinal de distorção.
Caixas CSR 2500A
Esta caixa, de acordo com meu amigo Simon Araújo, gera 100 W RMS de potência em um falante de 10" e num driver de 1". Também é feita de poliuretano injetado. Usei estas caixas como monitores para o back vocal e para a banda.
O amplificador possui controles de agudos e graves, duas entradas para microfones com conectores J10, entradas e saídas de linha com conectores RCA e um controle de ECHO.
Não gostei muito do timbre das CSR. Lembram muito o timbre das Antera, falando médio demais... e como não há um controle de médios, fica difícil equilibrá-la sem um equalizador.
Equalizador Cygnus GE 5000 B
Todos os equipamentos usados são novos, exceto este equalizador, que já deve ter uns quinze anos. É um equalizador de 15 bandas. Foi o único que levei para o retiro e o coloquei nos monitores, em função da enorme diferença de timbre entre as caixas Samson e CSR. O PA, com as caixas Samson, não precisou de EQ externo, já que a resposta da caixa era bem equilibrada. Já os monitores, devido ao excesso de médios das caixas CSR, precisaram do EQ externo. Observem que os médios estão bem atenuados. A propósito... as curvas estão diferente pq uma caixa estava próxima aos mics (e tive que tirar muita coisa por causa de microfonia) e a outra servia aos músicos.
Continua...