RETORNO POR FONES...

Helio

Member
RETORNO DE OUVIDO,COMO FUNCIONA ?

Galera,não sei se ja foi falado aqui sobre retornos via fones,pois,na minha igreja usamos uma mesa Behringer de 32 canais com apenas uma saída AUX ,como seria o retorno para + ou - seis pessoas via fones ?

Alguem pode me ajudar ?

Como seria a ligação ?-
 
e aew Helio blz?!
ehh bem simples e ehh uma questao de diminuição de dor de cabeça com monitores de chão!!!
Eu fiz essa alteração na minha igreja e voce nao tem noção do que ehh estar em outro mundo :D :D !!!!!

No teu caso... voce so tem um AUX????????

Bom nesse caso o que voce tem a fazer ehh adquirir uns HA4700 (que é melhor que o HA8000) da Behringer e usar o direct out (saida individuais) dos canais que te interessam, ligar no Aux In na frente dos aparelhos e ajustar o volume pela opção que o periférico te oferece!
Você também pode ligar o seu Aux da mesa no master do HA4700 e servir de 'Aux-fill' para todos!

Aew ehh só montar um cabo do tamanho necessário ate o musico/cantor que vai usar o fone - que tem que ser de preferência padrão para evitar comentários de que um ta melhor que o outro - usando na ponta que liga no HA4700, um P10TRS. Na outra ponta você pode escolher entre conexão XLR e P10 tambem.
Eu aconselho o XRL por ser mais seguro. Não desconecta e não gera interferência entre o canal esquerdo e direito do fone (as vezes voce so escuta um lado pois o plug ta mal encaixado). Sendo que nesse caso voce tem de 'remontar' o plug do fone de P2 para XRL macho ou femea - voce escolhe.
No caso do P10, voce pode colocar um conector NJ3FC6 Neutrik e comprar um adaptador P2TRS para P10TRS. Sai mais barato essa opção, sendo que, em algum momento da apresentação o adaptador se solta do plug do fone o que atrapalha muito (principalmente com bateristas) e tem também o que eu ja disse sobre a interferência.

Espero ter ajudado!!

Grande abraço!!
MarceloMoura
 
Helio, ja temos alguns topicos e materias neste assunto que podem te ajudar.

Vou colocar alguns que usei a pesquisa para localizar.
Abraços e que te ajude.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/testes.php?id=25" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.somaovivo.mus.br/testes.php?id=25</a><!-- m -->

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MarceloMoura disse:
adquirir uns HA4700 (que é melhor que o HA8000) da Behringer

Melhor esclarecer... Ele não é "melhor" que o 8000. Apenas tem mais recursos.
Em qualidade (sonoridade), são idênticos.

Mas sua colocação foi correta, para usar um único auxiliar, tem que ser o 4700.
 
Olá,

se a mesa não tiver Direct Outs, pode fazer pelo cabo de Insert mesmo.

Basta um cabo P10-P10, fio coaxial mesmo, sendo que na ponta da mesa o plug P10 deverá ser do tipo estéreo, com um jumper ligando os dois positivos.

Pronto, feito um "direct out".

Um abraço,

Fernando
 
bersan disse:
Olá,

se a mesa não tiver Direct Outs, pode fazer pelo cabo de Insert mesmo.

Basta um cabo P10-P10, fio coaxial mesmo, sendo que na ponta da mesa o plug P10 deverá ser do tipo estéreo, com um jumper ligando os dois positivos.

Pronto, feito um "direct out".

Sim... aí vc só manda pro músico o instrumento dele... como ele ouve o resto da banda? A menos que se envie pelo auxiliar disponível o sinal da banda mixada para a entrada MAIN do amplificador de fones não vejo como utilizar o sistema desta forma. Outra coisa... o sinal do direct out é normalmente post fader... quando altera o volume no PA, altera tb no fone... isso é um transtorno para o operador.

Na minha opinião, qd se tem poucos auxiliares, a melhor solução é enviar pelo auxiliar a banda toda mixada para o MAIN do amp de fones e plugar o instrumento, via direct box, na entrada AUX IN do canal do amp de fone. Desta forma ouve-se toda a banda e é possível aumentar seu próprio instrumento. Não é a melhor forma de fazer o monitor, mas funciona.

Só mais um detalhe: não é possível fazer esta configuração acima usando o HA8000. Qd se pluga algo na entrada AUX IN, o sinal que vem do MAIN é cortado.

[]'s
 
David Fernandes disse:
o sinal do direct out é normalmente post fader... quando altera o volume no PA, altera tb no fone... isso é um transtorno para o operador.
Não seria o contrário? Pelo que eu lembro direct out é pré fader até porque é o sinal puro(direto), antes de qualquer alteração, passa apenas pelo botão de ganho que é impossível não passar. Até porque o direct out é usado para gravação justamente por isso. E o próprio conceito de insert demanda isso...
 
Direct-out SEMPRE é afetado pelo ganho, mas quanto a ser pré ou post fader, geralmente isso é passível de escolha; como no caso da LX7...
 
Hélio,
Estive com o fabricante do Phone Play (PWS Eletronics).
Ele sugere UM SÓ CANAL DE AUX (com todos mixados) e então, uma cascata de um Phone Play para o outro.
Este equipamento é encontrado a R$ 100,00 por aí.
Uso com bateria 9V e tenho dois ligados há 2 meses na igreja e nao consumiu as baterias ainda.
Mas, se preferir, use fonte balanceada (para não dar hummmmmmmmmmmmmm, rsss);

Só testei DOIS Phone Play´s ligados em cascata. Mas, ele garante que seria "ad-infinitum".
Vale testar, pois, com um fone de ouvido bom... tá rolando super bem, com meu grupo.

abs.
 
meninodosom disse:
David Fernandes disse:
o sinal do direct out é normalmente post fader... quando altera o volume no PA, altera tb no fone... isso é um transtorno para o operador.
Não seria o contrário? Pelo que eu lembro direct out é pré fader até porque é o sinal puro(direto), antes de qualquer alteração, passa apenas pelo botão de ganho que é impossível não passar. Até porque o direct out é usado para gravação justamente por isso. E o próprio conceito de insert demanda isso...

Bruno.

Na minha opinião, as saídas direct out deveriam ser pre-fader, mas eles são post-fader na maioria das mesas de pequeno e médio portes. De qq forma, isso não muda o fato de que se vc envia o sinal do DO para o fone, como o músico ouve o resto da banda?

[]'s
 
Ops David, verdade. Engano meu, sabe o que foi, o belo costume da realidade Behringer! kkkkkkkk
É que na maioria das Behringuelas o insert acaba servindo de DO, como em outras também. Aí minha mente já funciona no [modo behringer] acabei falando de um lembrando de outro rsrs.
Mas concordo com o DO ser post fader, afinal é pra se gravar o que foi execuado no show, o que não está sendo tocado deve estar mutado ou baixo, se não foi tocado não vai pra gravação e sendo pre termina pegando um bocado de "sujeira" desnecessária...
 
meninodosom disse:
Ops David, verdade. Engano meu, sabe o que foi, o belo costume da realidade Behringer! kkkkkkkk
É que na maioria das Behringuelas o insert acaba servindo de DO, como em outras também. Aí minha mente já funciona no [modo behringer] acabei falando de um lembrando de outro rsrs.
Mas concordo com o DO ser post fader, afinal é pra se gravar o que foi execuado no show, o que não está sendo tocado deve estar mutado ou baixo, se não foi tocado não vai pra gravação e sendo pre termina pegando um bocado de "sujeira" desnecessária...
Por não ser uma "sigla" muito usada vou esclarecer.

DO= Direct Out
 
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