Retornos Invididuais via Fone de Ouvido Direto Da Mesa

KJr CDs

New Member
Boa Noite a Todos do Som Ao Vivo,

gostaria de tirar uma duvida que surgiu repentinamente!

certa vez toquei com minha antiga banda em um trio elétrico,
e me lembro, claramente, que cada musico, incluindo a voz e as backs, cada um tinha seu retorno individual (FONE PORTA pro da KOSS),
Éramos 8 no total !

e quando estavamos "passando o som", o mesário do trio perguntava por exemplo: -" Baixo, vc quer o que (quais instrumentos ) no seu fone ?".
assim ele tbm fazia com o resto dos musicos.

a minha duvida é a seguinte:

já que o mesario podia escolher quais instrumentos e o volume de cada um, mandar pro meu fone, e tbm para os demais musicos, esse fones eram ligados diretamente nas saidas da mesa ou vcs acham que ele tinha algum outro equipamento pra fazer esse serviço?

agradecido desde já!
Kleber Jr

só pra esclarecer,
pesquisei e não encontrei a resposta da minha duvida, por isso postei um novo tópico!
 
Primeiramente seja bem vindo ao SAV!

Segundamente ( :D ), mesário é quem trabalha em eleição, quem opera mesa de som chama-se Técnico de Som ou Operador de Som.

Terceiramente ( :D ), sobre sua dúvida, com toda certeza a mesa utilizada no trio possuia uma quantidade de AUXILIARES (pré-fader) disponíveis para atender a necessidade de cada músico.

Abraço!
 
Não se pode prever que a mesa tinha conversor, poderia ser uma analógica, até mesmo uma ciclotreco...

Da saída do auxiliar da mesa vai pra um amplificador de fone e de lá para o fone...

Procure por powerplay, powerclick... aki mesmo na busca do fórum...
 
Bem vindo amigo,

Hoje tem vários equipamentos que fazem esse trabalho como Powerplay ha8000, ha 4700,E os powerclicks Rk1 ou rk6.

Abraços
edit
o Deluna chegou antes....rsrsr
 
obrigado a todos que responderam,
eu ja tinha lido sobre os powerplay e todos os outros citados...

desculpe se nao me fiz claro,
e minha duvida era exatamente como o Deluna falou,
eu queria saber se tinha como prever a forma de envio dos sinais a cada fone!

entendii e agradeço!
 
Vamos deixar claro que o Powerplay é só um amplificador de fones. A mixagem individual é feita pela mesa, que deve ter uma quantidade suficiente de auxiliares.
 
CARO AMIGO, SE ALGUEM QUE LER ESTA POSTAGEM E FOR TECNICO DE ALGUMA LOCADORA QUE POR ALGUM ACASO TENHA FEITO O SHOW DO LATINO HÁ UNS 3 ANOS ATRAS SABE QUE O TECNICO DE MONITOR LIGAVA UM CABO XLR (CANNON) DIRETO NA MESA, SEM PASSAR POR POWERPLAY, POWERCLICK , MESINHA, NADA, DIRETO.
FUNCIONA, POREM NÃO SEI SE FICA BOM. EXPERIMENTA. TALVEZ ESTE TECNICO DO TRIO FEZ ISTO, E VC NÃO ESTÁ FICANDO DOIDO.

MATHEUS
 
Matheus, partindo do princípio que ninguém usa a saída de fone da mesa como monitor, com certeza não estava ligado direto um auxiliar ao fone.
Pode ser um sistema in-ear sem fio, ou então um Power Click na cintura do músico.

De uma forma ou de outra, tem que haver alguma amplificação.
 
gabriel_equalize disse:
De uma forma ou de outra, tem que haver alguma amplificação.

Eu acho que não, porque eu também já tinha visto isso que o Matheus falou aqui na minha esta região, um técnico de monitor enviando o sinal direto pro fone (saindo do aux. Da mesa com um cabo indo direto pro fone dos músicos).

Então no dia seguinte eu cheguei à minha igreja e fui testar isso, liguei a mesa e pequei um fone (que eu uso na mesa pra ter uma noção como esta saindo o sinal do monitor lá no palco), levei o fone lá pra frente e conectei na saída do aux. no multicabo, voltei pra mesa e coloquei um CD pra tocar aumentei o volume do aux. que eu conectei o fone e fui lá ouvir.

Conclusão eu conseguir ouvir perfeitamente o que estava tocando no CD, então tem como sim enviar o sinal direto do aux. da mesa pro fone dos músicos.
Então e só ter uma mesa com muitos auxs.
 
Cara uma coisa, a impedância minima de saída dos auxiliares não é compativel com a dos fones (que são normalmente menores q a do aux) então o risco de se queimar a saida do auxiliar é muito grande..

Nem na própria saida de fones da mesa as vezes não se é possivel ligar diretamente o fone, exemplo disso é a EPM 12 da SoundCraft em que a saída de Fone em impedância Minima de 200 Ohms o que inviabiliza o uso da maioria dos fones do mercado..

Não quer dizer q não funcione hoje ou amanhã, mas daqui a um ano, ano e meio vc vai saber o que aconteceu..
 
É verdade. Se ligar o fone na saída OmniOut funciona. Mas isso não quer dizer que é correto, como você mesmo disse, por questão de impedância.
Já vi muita gente fazer isso, e nunca vi queimar nada. Eu pessoalmente nunca fiz. Já que eu tenho o Power Play, porque não usar?

Quanto à esse lance da configuração, é balela. Ele não quis perder a discussão :D
 
Back
Topo