Samples

Galera do SAV,

Tenho uma grande dúvida, sobre os samples desde a sua utilizaçao e aplicaçao em geral, sei de sua utilidade mas queria saber como o tecnico seja na igreja ou num show faz para "casar"o som no tempo certo ou apos uma troca de musica.

Sabemos que muitos artistas usam, outros dizem que nao mas a maioria está pedindo em seus imput list.

Abraços ...
 
Das experiências que tenho com Sampler, é disparado por um tecladista.
Necessariamente, a banda toca com Click (metrônomo), para não se desviar do beat da base pré-gravada.
 
Uma aplicação que conheço é que o músico (geralmente tecladista e baterista) utiliza um equipamento L R (Sampler) que pode ser um IPOD, IPAD, Etc... De um lado (Left) ele utiliza um loop, ou uma base de instrumentos harmônicos que não está ali presente fisicamente n show... e do outro lado (Right) ele usa o Click que geralmente o batera e alguns outros músicos ouvem no fone...

Abs,
 
gabriel_equalize disse:
Das experiências que tenho com Sampler, é disparado por um tecladista.

Gabriel será que nao há casos em que o Tecnico de Pa solta o Sampler, por exemplo alguns artitas pedem 18 canais de samples, num imput de 64 canais, será que eles nao mixam isso na House mix?

Digo no caso como exemplo, como ele equilibra o som volume, timbra no PA pois gravacao disparada pelo tecladista deve ocupar no maximo 1 canal da mesa .

Estou tentando samplear alguns instrumentos aqui na igreja ...pra fazer um teste ... será que da certo ??
 
Vinicius nesse caso o tecladista usa, uma interface com várias saídas e cada saida é usada como um instrumento real na mesa...
 
Disparar é uma coisa, mixar é outra. Você está confundindo.
No meu ponto de vista, deve ser disparado do palco, uma vez que deve interagir com os músicos, com as repetições pedidas pelo artista, por exemplo, assim como outros imprevistos.
Mas, se for multicanal, é óbvio que deve ser mixado pelo técnico de PA.

Para utilizar na igreja, é possível sim, mas não é tão fácil quanto parece.
Tem que utilizar metrônomo NA VEIA. Qualquer pequeno erro de beat estraga completamente a música.
Sem contar que, se for fazer uma gravação simples, a música fica engessada para repetições adicionais, o famoso "só vocêêês" que o ministro fala, e outras mudanças espontâneas na música.

Agora, se for para fazer um sistema bacana, que permite essas mudanças durante a música, é um baita investimento.
E acaba que o tecladista vira mais "samplista" do que tudo...
 
Ahh agora entendi...

Outra duvida para que esse sample funcione ...

como coloco o metronomo na 01v96 pra sair no fone tem como ???

qual software o tecladista pode utilizar para enviar os samples pra mesa.?
 
O Software usado para disparar samplers eu não sei lhe dizer.

Agora, para gerar o metrônomo, a mesa não faz. Há opções:
-Um metrônomo com saída de linha, ligado a um DI;
-Um notebook com um freeware qualquer que faça isso, ligado a um DI;
-Um teclado mais bacana, que tenha esse recurso.

Agora, para usar Click com Sampler, eles devem ser disparados simultaneamente, para não ter diferença de tempo.
Por isso, normalmente, quando o Sampler é apenas LR, o L é o sinal da base, e o R é o Click.
Aí na mesa você manda só o L para os PAs.

Espero que não tenha ficado confuso.
 
Tutorial Simplificado
Como usar sample ou loop na Igreja ou na minha banda?

Esse Tutorial foi criado com linguagem simplificada para te auxiliar na utilização dessa ferramenta.

Os samples gravados em L + R renderizamos eles com metrônomo no canal L e samples no canal R, ou seja, você precisa do seguinte: No caso de utilizar um Ipod (e afins), Mp4 ou Notebook:
1º Passo => use um cabo de duas vias com 01conector P2(fininho de fone de ouvido) stereo de um lado, na outra ponta do cabo 02 conectores P10(famoso banana) ou Canon XLR Femea (aqueles de microfone)
2º Passo => Ligue o cabo com a ponta P2 na saída de fone de ouvido de seu aparelho que ira tocar o sample, em seguida, você precisará de 02 canais disponíveis na mesa de som (mixer), pegue a outra ponta do cabo e conecte uma em cada canal da mesa.
Observação importante!

O metrônomo ficará apenas no ouvido dos integrantes da banda, geralmente usa-se no baterista (ainda mais nos casos de não ter recursos de fones para toda a equipe), então, depois de conectados em ambos equipamentos, vá ate o balanço do canal (em alguns modelos vem escrito PAN), vire de um canal todo para um lado e do outro canal todo para outro lado, identifique o canal em que estará saindo o metrônomo, esse você não colocara volume no som da frente apenas no fone de ouvido conforme mencionado acima, esse, poderá sair pelo auxiliar da mesa ou pela própria saída de fone da mesa (para aquelas com pouco recurso) teclando a tecla de pre escuta do canal conhecida como SOLO. Já o outro canal vai pra frente normal, junto com o restante da banda (normal).

Equipe Driveonze
 
Back
Topo