Sinais R + L em uma entrada Mono. Por que não funciona?

xxnsra

Member
Bom dia,

Essa semana passei um problema com um cabo que me fez pensar.

O meu objetivo era conectar diretamente meu notebook/celular na caixa ativa (que aceita XLR/P10), sem passar pela mesa de som.

Por falta de informação minha, comprei P2 Stereo x P10 Stereo. O que não deu certo, já que algumas frequências estão sendo canceladas.

Entendo que ao tentar juntar o som L + R em uma entrada mono há o cancelamento de frequências. Mas, minhas dúvida é, por que acontece isso? Digo, qual a explicação técnica disso acontecer?

Além disso, por que não é possível produzir uma entrada para funcionar tanto como mono, como stereo?

O chato é que eu queria reproduzir tanto o L e o R em uma caixa só, juntando os dois lados. Mas, pelo o que estou vendo, isso é impossível. Então, sempre vou perder informação.

Abs
 
Entendo que ao tentar juntar o som L + R em uma entrada mono há o cancelamento de frequências. Mas, minhas dúvida é, por que acontece isso? Digo, qual a explicação técnica disso acontecer?

A explicação chama-se sinal balanceado, ou seja, para evitar interferências durante o transito do sinal pelo cabo o sinal é encaminhado em duas vias, onde uma das vias segue com a fase invertida. Ao chegar à outra ponta do cabo, sua fase é novamente invertida, eliminando interferências recebidas pelo cabo em seu trajeto.

Uma das soluções para seu problema seria utilizar uma caixa com entrada RCA onde o sinal entraria "Stereo" e desbalanceado.

Se sua caixa não tem esta entrada poderia ser utilizado uma DI tipo o DN 200 da Klark Teknik que faz a soma dos canais stério ecaminhado mono para sua caixa.
 
Última edição:
A grosso modo explicando, basta você desconsiderar uma via na ponta p2, ficando assim com apenas um sinal e um terra.
Nosso amigo @Sandro_Alves que tem o dom dessa explicação, ele me explicou e deu certo. Mais uma vez obrigado Sandro pela dica.
A dica do Fabio está corretíssima, porém existe essa sacada que nos trás a possibilidade sem acrescentar equipamentos.
 
Se ele desconsiderar 1 das vias ele perde os "dados" dela. Ele não quer perder nada.
Ele não quer reproduzir o efeito stereo ( não tem como pelo fato de estar com somente 1 cx), porem ele quer somar L + R para não perder nenhum detalhe ao reproduzir uma musica que foi gravada em stereo ex: baixo no L e guitarra no R.

Aqui minha cx tem mixer embutido (input 1 e 2) então ligo L e R e a propria caixa consegue somar.
Se a caixa não tem RCA, e somente 1 input, acredito que não tem outra maneira a não ser um dispositivo externo para fazer a soma.
Nunca testei somar pelo DI.
 
Back
Topo