sintonia de duto, forma manual?

Yuri Uchiha

New Member
Olá. Tenho duas perguntas que talvez possa ser a dúvida de outros iniciantes...

Como fazer o cálculo da sintonia do duto da caixa na caneta ou na calculadora?

E a sintonia e feita no pico mais alto da caixa ou no f3?
 
Caso vc conheça as formulas adequadas, tanto faz, basta programar no EXCEL.
As variaveis basicas são Sd, Vb, Fb ..
A frequencia de sintonia é Fb, ou seja, na curva de impedancia e fase, onde a curva de fase cruza o eixo Y (graus) ou Y=0 graus.
Na net esta vc encontra as formulas adequadas para esses calculos, creio que no site do prof Homero Sette haja alguma coisa a respeito.
Mas vc precisa estudar mais, sua duvida é basica demais !

Editando a resposta, em homenagem !

Sd significa AREA EFETIVA DO CONE, multiplicado pela excursão do cone, temos o paramedro Vd (Volume Deslocado)

Vb = Volume Interno Liquido da caixa

Fb = Frequencia de Sintonia da caixa

http://www.troelsgravesen.dk/HES/imp_drivers.jpg
 
Obrigado pelo parecer. Mas sua resposta é muito subjetiva. Bom e o motivo que pelo qual estou postando a dúvida é porque nao achei nada falando a respeito. Só o que se acha é o dicionário thielle Small. Mas explicar o modo de operação nao se acha .. ate desafio a você. Quero ver você achar . Pois faço isso todos os dias e olha que meu conhecimento com informática é bemm avançado.
 
Yuri,

Inicialmente, pergunta mal feita, resposta mal dada.

Dê minha parte vc pode ser o EINSTEIN da computação, mas não adianta saber programar, se :

1 - Não sabe para que serve,
2 - Não conhece o conceito,

Como disse antes, compre o livro do Dickason e estude. Sem issso o layout do seu soft pode ser LINDO, mas os resultados nunca serão confiaveis !

Se vc quer saber qual o principio fisico de funcionamento de um DUTO numa BASS REFLEX, comece procurando por RESSONADORES DE HELMHOLTZ.

Se vc ja conhece isso e quer fabricar um programa de calculo de dutos super-mega-plus-top, vai ter que estudar mais umas coisinhas, entre elas MECANICA DE FLUIDOS e algo de TERMODINAMICA, além de debulhar os papers de Richard Small, A. Neville Thiele, Novack, Benso e mais ums 30 do naipe ...

Não entendi o desafio, mas se for o que estou pensando, eis aqui alguns links :

http://www.calculatoredge.com/new/ventlength.htm
http://www.mobileinformationlabs.com/HowTo-1Woofer-Box-CAL%20Port%20lenth%201.htm
http://www.troelsgravesen.dk/vent_tuning.htm

E se nada disso adiantou, um link mais abrangente :

https://www.google.com.br/search?q=basss+reflex+vent+calulation&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:eek:fficial&client=firefox-a&channel=sb&gfe_rd=cr&ei=tasuVJvUO8ai8wfHnIGYCw#rls=org.mozilla:pt-BR:eek:fficial&channel=sb&q=bass+reflex+vent+calculation

Em tempo, recomendo um pouco mais de humildade em suas postagens, especialmente qdo não entende do assunto !
 
Nem vou falar nada pra você ... nao vale nem o esforço ..

Assim que puder vou comprá-los. Mas enquanto não compro vou solicitar ajuda aqui no forum, pois acho esse forum muito bom. Pena que tem alguns que quer dar exemplo de humildade .mas mao tem moral. Lamentável.

Uma dica para melhorar ainda mais o forum.. deveria ter como dar nota as respostas dadas e com isso mostrar a reputaçao construidas de cada membro, assim melhorando ainda mais a qualidade do forum.
 
Yuri,

Lamentável é este seu comportamento infantil refletido em suas postagens aqui. Assim, ficará difícil do pessoal lhe ajudar. Há pouco tempo tinha a opção de avaliar cada post. Certamente, você estaria com a reputação negativa.

Tendo em vista que este é um fórum com regras de caráter cristão, deixo-lhe alguns versículos para reflexão:

Deem a cada um o que lhe é devido: se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra (Romanos 13:7-8)

O caminho do insensato parece-lhe justo, mas o sábio ouve os conselhos.
Provérbios 12:15

Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos.
Filipenses 2:3

Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor.
Efésios 4:2


O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra.
Provérbios 29:23

Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos.
Romanos 12:16

Pois todo o que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado".
Lucas 14:11



Caso não tenha conhecimento ainda, o Walter Ullmann é um dos profissionais de áudio mais respeitado do Brasil com bastante anos de experiência nesta área.

http://www.somaovivo.org/artigos/entrevista-com-walter-ullmann/

Sempre o tratei com bastante consideração aqui e, assim como o David Fernandes, dirigo-me a ele por Mestre Ullman por questões do princípio:

“Dai honra a quem merece honra”

Para quem acompanha as postagens dele por muito tempo em fóruns como a grande audio list, por exemplo, percebe-se que ele foi extremamente amigável com você. Sinceramente, até me surpreendi quando li a resposta dele dada ao seu segundo post.

Sinceramente, as vezes, sou a favor de respostas meio curtas e grossas para mandar esses cabras que querem as coisas fáceis e mastigadas a estudar.

Na net você encontra o pdf em inglês do livro do Vance Dickason...

Temos que aproveitar as oportunidades e valorizar as pessoas do nível de conhecimento dele aqui. Pois outros grandes mestres do áudio, contemporâneos ao Walter (que participavam ativamente em fóruns também) como o Sollon do Vale e Edu Silva, infelizmente, já não estão mais presente entre nós.
 
Matheus, grato pelas palavras ...

Não havia lido as ultimas postagens da pessoa.
Mas sem problemas, o que se poderia esperar de alguém que mal consegue colocar suas perguntas no papel (tela) de forma coerente e direta ?

Em todos os posts dele existem brechas de conceitos e de raciocinio logico. Creio que ainda fiz muito em responder, desde o a postagem sobre volumes, pela do Qtc, esta aqui mesm ..

Vc se espantou por eu não ter sido mais rispido, (kkk), é que estou me tornando mais ZEN a cada dia com certas coisas, e ainda mais com aplebe ignara.

E so fechando, acho que ele teve preguiça de abrir os links que coloquei, ingles é uma llingua complicada, vc sabe !
 
Por nada Mestre Ullmann,

Desculpe-me, mas prefiro não comentar sobre para não entrar em contradição com os versículos que inseri aqui, e para não estender mais a discussão com Yuri a qual certamente não vai chegar em lugar nenhum!

kkk, estava suspeitando de que você estava procurando mudar neste sentido, faz bem em ficar mais ZEN com coisas desse tipo...

Com certeza, o inglês é uma língua complicada e pode ser sim um fator desmotivante para quem tem preguiça de estudar. Mas os melhores materiais de estudo estão em inglês.

[]s
 
Ullmann me passa depois o remédio para que eu fique mais ZEN,,,,está ficando mais dificil, voce está vendo no face..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu já fiz até juras que não ia mais postar sobre os assuntos de lá,,,mas não tem jeito eu vejo e dar uma coceira na garganta e quando vejo parece até que estou em um palanque..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,,,,,,mas me passa o remédio que estou precisando.
 
Back
Topo