tinhoonunes

New Member
Bem pessoal! sou novo nessa questão de eletronica e som, e tenho uma duvida!
Gostaria de saber qual sistema sai mais barato para montar a sonorização de uma igreja:
o sistema ativo ou o sistema passivo com amplificador?
PS: se mudar em alguma coisa eu já tenho a mesa de som!
 
Sistemas ativos, de boa qualidade, fazem o papel da caixa, amplificadores e processadores de audio, leve em consideração isso.

Geralmente, sistemas passivos, de boa qualidade, são mais caros que os ativos (LS Audio, DB Tecnologia...).

Se você não tem muita experiência, recomendo pegar sistemas ativos de boas marcas, o risco de você cometer erros será bem menor.

Porem, tudo depende do quanto você esta disposto a gastar e a finalidade do sistema, sem isso a resposta é genérica demais. Aguardando mais informações.

Abraço !
 
Somente complementando, marcas renomadas no mercado não utilizam mais sistemas passivos para linha touring, exemplos são JBL, Turbosound, RCF, Meyer, entre diversas outras empreas....
E o motivo é sempre o mesmo: QUALIDADE!
 
Everton, não é bem assim...

Turbosound por exemplo ainda conta com linha passiva na classe Touring:

http://www.music-group.com/Categori...ms/Touring-Speakers/TFA-600H/p/P0B8G/Features

Porém o sistema normalmente só é vendido com os racks de amplificação e processamento (LS Audio segue mesma procedimento) e se não me engano os amplificadores são POWERSOFT...

Eles fazem isso para terem certeza do rendimento e qualidade do conjunto como um todo, impedindo de o cliente usar amps ruins, processadores ruins e depois falar que o produto deles é ruim...


Quanto a questão, como o Isinho disse: depende...

Quando falamos em igrejas eu mantenho a mesma linha de tempos atrás... Preferencialmente passivo,(principalmente em se tratando de igrejas onde não se tem técnico capacitado) por conta da facilidade em se fazer uma substituição em caso de problemas no amplificador...

Em minha igreja por exemplo, os amplificadores do line deram problemas, se fosse sistema ativo teria que descer as caixas enviar pra manutenção e ficaria sem som no período.... No meu caso só substitui o amplificador e bola pra frente...

Mas isso só vale pra sistemas vendidos "completos" ou seja, caixas, amplificadores, processador e com todos as configurações definidas pelo fabricante...

Agora isso também não é verdade absoluta pra mim, a casos e casos, tem que analisar a necessidade da igreja, os produtos disponíveis pra tal, orçamento, capacidade do técnico responsável...

Em relação a qualidade não vejo diferença entre um sistema passivo (pacotão) e um ativo...
 
Pacote fechado, quase uma venda casada! Rsrs

A realidade é que todos se importam com o resultado final: qualidade!

E logicamente que se tem casos e casos, mas sua maioria está sim adotando os sistemas ativos.

E concordo que sistemas passivos são mais fáceis para manutenção, porém tem seus pontos negativos, um amp normalmente empurra diversas caixas. ... se queimar e demorar a manutenção ferrou...

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
 
pretendo montar um som de qualidade mas tipo digamos que em uma cassificação de qualidade igual para o ativo e o passivo qual sai mais em conta?
 
Apenas um exemplo de alguns (e bons) anos atras.

Sistema passivo 4 caixas, 1200wrms:

4x RCF Art 310(300wrms) R$900,00 - R$3.600,00
1x Amplificador Studio R Z1200/Machine A4000WVOX - ~R$1.600,00
1x DBX PX/DCX R$1.000,00

TOTAL R$6.200,00

Sistema ativo 4 caixas, 1200wrms+200wrms:

4 x RCF Art 310a(300wrms+50wrms) R$1300,00 - R$5.200,00

TOTAL R$5.200,00

Na epoca, no meu caso, o sistema ativo saia mais em conta, e alem do valor eu poderia trabalhar com 2 sistemas independentes e bi-amplificados. Mas ainda cada caso é um caso.

Abraço!
 
Queria entender o fascínio que o dj garam tem por sistemas passivos. A realidade e que pra ter um sistema passivo de mesma qualidade de um ativo com a amplificação correta, o sistema passivo sai mais caro além de complicado.
Mas o dj garam sempre sugere sistema passivo como uma solução mais barata, o que de forma alguma e verdade.
 
Eu , pessoalmente , gosto dos sistemas passivos.Mais que isso : sempre recomendo para instalações fixas exatamente conjuntos passivos.E não se trata de somente igrejas.Estamos com vários projetos ja instalados com RCF , TURBOSOUND e RANE dos aeroportos , bares , boates , etc.. Em quase todos os casos foram usados sistemas passivos.
A verdade é que para muitos casos sistema passivo sai beeeeeem mais barato que ativo do mesmo porte e mesmo patamar de qualidade.Mas para caso de sistema "relativamente" compacto e / ou portátil ate - jogo muda. Voce consegue economizar somente através de diferença de classe de equipamento .
Outro detalhe : sistema passivo tem menos chance contra erros operacionais e de manuseio.Explico : mais fácil de queimar uma caixa passiva usando amplificador adequado com ajuste de processador errado ou amplificador inadequado sem processador , ou amplificador e processador adequados usando "conector com folga" :)D:D:D , essa eu peguei do nosso amigo) , etc
Resumindo.
Para quem esta no ramo de forma seria e sabe "das coisas" um sistema passivo pode ser uma solução ótima! Principalmente se carregar uns quilos a mais não faz diferença. Ja para 90% dos usuários sistema ativo seria preferencial pelo fato que não precisa de se-preocupar com processador (e outros detalhes).Vira um plug-in-play! Ligou mic ou mesa na caixa , abriu volume e ... voilà!
Abrcs,
andry110
 
Boa Noite Pessoal.
Tenho um som pequeno composto por 2 caixas ativas da oneal obp4030 e 2 subs passivos 18 polegadas , porem tenho um processador beringher DCX2496 que uso para os subs , mas porem queria saber se tem alguma forma de ligar essas duas caixas ativas no meu processador, Desde de ja agradeço orbigado
 
Eu vou é parar de dar minha opinião sobre passivo x ativo, já ficou mais que claro que aqui não é o lugar disso.
Vou acabar sendo banido.
 
@DJ GARAM, não tô criticando, falando mal de caixas passivas, nem afirmando que um sistema e melhor que outro.
Só queria saber de seu embasamento pra sempre afirmar categoricamente que o sistema passivo e mais barato que o ativo de mesma qualidade. Porque pelo pouco conhecimento que tenho isso não e verdade de jeito nenhum.
Acredito que você tem preferência por sistema passivo e isso influência cegamente suas opiniões. Digo isso porque mesmo que a pessoa sugestão de Caixa ativa você sempre recomenda passiva pra ficar mais barato.
Se não e verdade desculpa, mas e o que parece.
 
Eu mesclo os dois. Uso uma caixa ativa e na saída escrava uma passiva. Funciona perfeitamente. Na necessidade de mais um par de caixas para colocar em outro ambiente (externo, por exemplo), coloco um cabeçote (mais fraco, para som ambiente) ligado nas outras duas caixas (no meu caso, sonorizo eventos até 300 pessoas).
 
@tonreb ;

Acredito que a alta do dólar e o consequente aumento das caixas importadas tornou atraente a comparação com os sistemas passivos, coisa que em outros tempos descartávamos logo no início pois os sistemas ativos ofereciam, e ainda oferecem, vantagens MAS a preços, então, semelhantes.
 
Nosso mercado não é independente, pelo contrario, somos totalmente dependentes de itens importados.... qualquer produto nacional de qualidade utiliza-se de itens que vem de fora do BR... (infelizmente!)
 
Mesmo sem tempo (TOTALMENTE E CONDENADAMENTE) não pude segurar.Um tema "doente" do meu ponto de visto.
A situação é pior.Muito pior...
OK. Sobre importados .
AF sao feitos (mesmo aqueles "famosos" tipo Selenium "que poderia ate ser JBL um belo dia se tivesse alguma coisa a ver com a marca do primo rico") com matéria prima importada.
Amplificadores (mesmo os ciclotrecos) sao feitos com mateira prima importada.
Os conectores decentes na maioria das vezes são feitos com matéria prima importada.OU pior ainda : conectores são importados..
Fios de cobre - nem vou falar.
PVC , capacitores , tintas , parafusos , grampos ,etc , etc - feito LA!Nao aqui!
Única coisa que resta é "mao de obra" nacional e duas/tres folhas de compensado (ate essas são cortadas com serra importada e ajudante de Haiti ,Peru ,Venezuela , etc).

E o que podemos fazer para melhorar (???) :
- fazer projeto próprio (!!!!) , com produtos disponíveis amplamente (madeira , borracha ,sintético , laminado , etc..)
- estudo (faço minha parte disso.Com muita resistência , por sinal , dos "interessados" ) e aplicação (na pratica) local ;
- parar de chorar! Tem monte de informação na rede , produtos no mercado , soluções na área de som PRO que querendo fazer algo esta mais difícil de errar do que fazer certo! Não vejo a hora de ALGUEM nesse fórum dos novatos começar usar um opção de busca para REALMENTE perguntar algo "novo" ou "difícil".
Ativo / passivo - qual a diferença? Poe na ponta de lápis solução compatível e ve a diferença !
Seria com comprar um carro : VW ou GM? Palio contra Vectra? Cidade contra estrada? Re-invesir ou ficar por muito tempo com mesma coisa?.
OBS : quem precisar algo de mim nesses tempos favor usar MP ou e-mail pois realmente estou numa bronca das grandes e tempo voa rápido. Tendo algo urgente - mando alguém da turma entrar em contato...

Abrcs,
andry110
 
Back
Topo