SMAART, ARTA e LIMP e ajustes de processadores digitais

Olá Pessoal,

Criei este tópico para tentar ajustar, da melhor forma possível, o processador DCX2496 da minha igreja.

Setup de medição:
  • Impedância:
    LIMP utilizando a placa de som interna do notebook e uma interface com conectores RCA e um resistor de 100 ohms;

  • RTA, função de transferência e delay entre as vias do PA e entre os retornos e o PA:
    SMAART 6 e o ARTA utilizando a placa de som UCA222 da Behringer e o microfone de medição ECM8000 da Behringer.

Sistema de som
  • PA: 2 SKY 400 da Studio R (altas) e 2 SG15/G da JHD (sub);
  • retorno: MF12/G da JHD e uma caixa CD music modelo FM1202 da EV com falantes 12pw3+d220ti.

Amplificadores:
  • WVOX A8000 da Machine para alimentar com 800 W RMS cada caixa de sub de 350 W RMS (4 ohms);
  • Z800 da Studio R e WVOX A 2000 para os retornos...

Segue em anexo uma foto do sistema de som na igreja. Não reparem na babunça dos fios, pois neste dia estava deslocando as caixas para medir a impedância. Mas de todo modo temos que organizar melhor esses cabos.

A igreja tem em torno de 10 m de largura por 12 m de comprimento e os músicos e a maior parte do pessoal que cantam no decorrer do culto ficam embaixo do altar, e os retornos também. Para ter uma idéia, segue um vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=KSfXPy6aL5M

Anexarei mais umas duas fotos depois.

Acredito que antes de mexer em qualquer parâmetro do processador, deveria posicionar as caixas adequadamente de modo a tentar minimizar que o som seja atirado em superfícies refletoras. Para isso, as caixas de altas deveriam estar posicionadas mais distantes das paredes e anguladas para as pessoas. Mas com uma caixa com cobertura de 120º H X 90º V é complicado...

Como a igreja está com projeto de mudar desse salão, não compensa no momento colocarmos essas caixas em fly...

Conforme a discussão no tópico http://www.somaovivo.org/forum/showthread.php?tid=12427 para ajustar o HPF inferior faz-se necessário conhecer a frequência de sintonia real das caixas. Para isso, nesse final de semana, medi as curvas de impedância das 4 caixas passivas (em anexo).

Antes de medir a impedância das caixas, medi um resistor de 100 ohms e um capacitor de 12 uF, e os valores medidos bateram.

Para a caixa de SG15, Fs=41 Hz (do falante) e de acordo com o gráfico Fb=41.93 Hz. Aqui um HPF de 24dB/8ª em 39 Hz é adequado?

Para a caixa CD music, Fb = 74.71 Hz. Aqui um HPF de 24db/8ª em 72 Hz é adequado? Esta caixa esta tendendo a se comportar como selada?

Para a caixa MF12, o pico em 90 Hz pode ser prejudicial para o amplificador?

Estou agora tentando aprender a utilizar e configurar o Smaart 6. Medi o pré de um canal de uma mesa behringer com os potênciometros em flat e depois fui ajustando o grave e o agudo no canal e o resultado foi positivo.

Para medir o delay entre as vias (autoSM) e a função de transferência, o valor do delay interno a ser inserido tem que ser da ordem da distância do microfone até a caixa? Tenho que configurar um possivel delay entre as entradas da placa também?

No impulso, o número de média default é 4? Este valor já é suficiente...Fico grato se puderem me passar os parâmetros para medir o delay, algumas dicas...
 

Attachments

  • Caixa_CD_Music_FM12.png
    Caixa_CD_Music_FM12.png
    24.6 KB · Visitas: 203
  • imp_MF12_JHD.png
    imp_MF12_JHD.png
    25.1 KB · Visitas: 43
  • SG_15pw5A_JHD.png
    SG_15pw5A_JHD.png
    17.4 KB · Visitas: 195
  • som_igreja.png
    som_igreja.png
    453.6 KB · Visitas: 74
Desculpem-me pelo texto longo pessoal, vou escrever menos nas próximas postagens...

Pensei que era simples medir o delay, para alinhar no tempo a caixa de sub com a caixa de alta, usando o auto delay do Smaart ou Impulse, mas pelo que estou lendo é mais complexo. Tenho que alinhar a fase entre essas vias na região de crossover. Ou seja, medir a resposta de freq e a fase da via de alta e salvar os gráficos. Depois, mutar a via de altas e ligar a via de "Sub" e ir ajustando o valor de delay no processador (na via de sub) até que as curvas de fase se sobreponham na região de crossover.

Medi varias vezes o delay para a caixa de alta e sempre obtive aproximadamente o mesmo valor.

Já para o sub, cada vez que efetuava a medida o delay, obtive um valor de tempo bem diferente..

Vou tentar deixar a frequência de corte do sub em 1 kHz por exemplo, para medir o delay e depois deixar ela em 110 Hz e ir mudando o delay e ver o que acontece com a fase.
 
Matheus,

Inicialmente, as curva de impedancia para ajuste de algum parametro por elas apenas não siginificam muita coisa. O idela seria de vc fazer as medidas de resposta de frequencia tambem.

Elas sozinhas indicariam como otimizar a sintonia da caixa bla, bla, bla, mas APENAS elas não ajudam a determinar os dados para inserção no processador.
Valem para se estabelecer uma eventual frequencia de corte inferior, sim, mas uma BASE, mas um duto mal dimensionado, tipo fino ou grossso demais por si não mostra os defeitos de sintonia.

Agora que vc tem o grafico de impedancia, faça tres novas medidas, mas de spl. As duas primeiras serão na base do NEAR FIELD com volume baixo -vc vai ter que ajustar para não saturar o microfone - ana primiera a opnta do microfone pode ficar digamos a uns 10 milimetros da calota do falante, faça aqui a primeira medida. A segunda medida vai ser no duto, coloque o microfone praticamente dentro do duto e refaça a medição. POde usar as memorias do grafico, mas descreva as mesmas. Finalmente, a terceira medida sera feita com o microfone a cerca de um metro da caixa, mais ou menos fora do eixo de simetria dela, numa tecnica chamada de GROUND PLANE. Vc pode reajustar o volume de forma que a resposta nessa condição tenha o mesmo valor em alguma frequencia mais alta, digamos em 500 Hz. Ou seja, mediu em NEAR FIELD 90 dB SPL em 500 Hz, regule em GROUND PLANE para o mesmo SPL.

Essa caixa com Fb de 74 Hz parece estar legal, ou quase. Já a outra, com Fb proximo à 43 Hz não parece eser muito boa, pelo grafico, pois temos uma discrepancia muito grande em os valores dos picos tanto em termos de frequencia, quanto de impedancia, algo como (25 Hz - 30 Ohms) contra ( 90Hz e 48 Ohms)

O SUB WOOFER em si parace estar legal. Mas par um palpite mais CERTEIRO sugiro que faça as medições acima.

A frequencia de corte entre as caixas que estão em cima e o sub-woofer deve ser tal que seja proporcional à distancia entre ambas, ou seja, 1/4 do comprimento de onda, bla, bla, bla ... então se forrem 3 metros, temos Vc = lambda x freq ou seja Freq = Vc/Lambda, logo Freq = ( 342) / ( 4 x 3) => vc faz as contas ! kkkk

Ja o assunto delay é uma novela COMPLETAMENTE À PARTE, vc pode injetar um pulso em ambos os canaias (caixa e sub) e ver a diferença no tempo entre eles.

Se estiver usando o SMAART para isso, faça o seguinte, ajuste uma frequencia inferior de corte para io sub, digamos 40 Hz e ABRA (By pass) completamente a frequencia de corte superior. Injete o ruido rosa e fique de olho no indicador de delay, o numero que mostrar maior CONSTANCIA estara proximo ao delay do mesmo em relação ao microfone.

Em tempo, para a impedancia não necessariamente é preciso um gerador senoinal, vc pode usar ruido rosa mesmo, mas vc deve ajustar o valor AVG para o maximo possivel e deixar rolar o ruido o mais tempo possivel, até que as pontas que acontecem na curva de fase desapareçam deixando um aspecto semelhante à aquelas que vc tem no LIMP. EXistem umas variações de pequena monta que para estes propositos podem ser negligenciadas.

Faça as medidas e cole as fotos por aqui e voltamos a conversar ...

Em tempo, a medição correta do delays em subs sempre é um parto ! Relaxe ! rs rs rs rs

Ahhh e qdo possivel faça meu workshop ! kkkkk


ja


Sobre a tecnica de GROUND PLANE para medição de caixas tem bastante coisa na NET e creio qeu no proprio manual do ARTA tem alguma coisa, foi por isso que não estiquei o assunto (e nem vou )

Abs
 
Muito obrigado Mestre Ullmann,

Vou fazer essas 3 medidas para cada caixa e colocarei os resultados aqui. Já vou preparar a furadeira para tirar as telas delas, kkk.

Opa, quando for possível, farei o seu workshop! Será um privilégio e, sem dúvidas, vou apreender bastante.

Para calcular a frequência de corte fc entre as vias, tenho que medir novamente essa altura h e considerar o valor múltiplo dessa frequência calculada. O valor de h está em torno de 1.5 m.

Já tinha feito as medidas com o ruído rosa também, para uma estatística relativamente alta, e as curvas de impedâncias, obtidas com o gerador de sinal senoidal e ruído rosa, praticamente se colapsaram. Nas próximas medidas que fizer, farei somente com o ruído rosa. É mais rápido para ver o resultado, e haja ouvido também e paciência para suportar o barulho do sinal senoidal variando passo a passo de 2 kHz até 20 kHz, rsrsrs!

Atualmente, o SUB WOOFER está com o ganho em -6 dB e tivemos que atenuar 6 dB uma microfonia em 80 Hz, com um Q = 0.9 . Já na via de altas (em 0 dB), atenuamos um pouco outra microfonia em torno de 250 Hz com um Q em torno de 7, senão me engano. Somente isso. Acredito que a causa dessa microfonia no SUB WOOFER deve ser porque este dista da parede menos do que ¼ do comprimento de onda correspondente à frequência do seu HPF inferior (39 Hz). Ou deve estar associado a algum modo do salão ou até mesmo a um pico em 80 Hz na sua resposta de frequência. De todo modo, tenho que medir a resposta da caixa mesmo sem nenhum processamento para podermos conversar depois.

Bora colocar a mão na massa novamente e estudar mais, rsrs!!
 
Informações para o Workshop em Goainia : https://www.facebook.com/thiago.damaso.1

Depois melhoro o link !


Aqui as informações necessarias para o workshop : http://cursos-de-audio.webnode.com/news/workshop-sobre-alto-falantes-caixas-acusticas-e-alinhamento-de-sistemas/
 
Emerson,

Existem artigos esparsos na Backstage e na M&T.
Alguns sites, tipo PROAUDIO FORUM, RANE, MEYER, EAW, costumama conter papers que dão dicas sobre o assunto. E o unico livro que conheço sobre isso é o Sound System Design and Optimization do McCarthty.
O resto é um mistureba geral de partaica e leituras diversas !
 
Mestre Ullmann,

Entre as caixas mencionadas acima, até o momento, foi possível obter as curvas de SPL somente para o sub-woofer. Como tenho em casa uma caixa de 2 vias, para a qual já tinha levantado a curva de impedância, comecei a efetuar as medidas de SPL para ela. A mesma está descrita no gráfico como caixa de 2 vias II.
[attachment=655]
[attachment=654]
O ideal seria efetuar todas as medições Ground Plane ao ar livre em um lugar bem calmo, principalmente, para o sub-woofer. Como isso não foi possível, posicionei o sub-woofer na metade do comprimento lateral da igreja conforme as fotos em anexo. Tive que reiniciar as medições sempre que passava algum ônibus, caminhão, moto ou até mesmo o carro da pamonha com um terrível driver fenólico kkk – estava sem sorte nesse dia, rsrs!

No ARTA, tem como converter a resposta de frequência em impulso, a partir do qual é possível delimitar um intervalo de interesse onde pode-se excluir algumas reflexões...

A altura da caixa de sub em relação ao sub é de 1.48 m, então

f = 342/(4*1.48) = 57.77 Hz

Deixei Fc = 2*f = 116 Hz (frequência correspondente à meio comprimento de onda)

Fiz o teste da medição do delay, deixando bypass o HPF superior do sub. Inicialmente, cliquei em Start e depois em Auto SM. Repeti algumas vezes isso. Para cada via, considerei para o valor do delay o número que apareceu com maior frequência. Como o maior valor obtido do delay foi para a via de sub, ajustei o delay para a via de alta em 0.46 ms. Depois medi novamente o delay para cada via e os valores foram idênticos.

O gráfico em anexo, com título (na parte inferior ) SUB+ALTA APÓS CORREÇÃO DO DELAY ENTRE AS VIAS, apresenta as curvas de resposta de frequência e fase para ambas as vias para fc=116 Hz e função de transferência LR 24dB/8ª.
[attachment=658]
[attachment=657]
Em tal gráfico, nota-se a ocorrência de um OVERLAP entre ambas as curvas de fase para fc=116 Hz, por exemplo, enquanto no gráfico SEM CORREÇÃO DO DELAY, observa-se uma diferença de fase entre as vias. Coloquei uma música para tocar e comparei o resultado sonoro com e sem delay e gostei mais do resultado com o delay ON. Na via de alta, deixei apenas o HFP em 116 Hz LR 24 dB/8ª. Fiz uma medida NEAR FIELD para essa caixa também, com o microfone mais perto do MID LOW, somente para ter uma noção. Tenho que efetuar mais medidas com mais tempo, em vários pontos, ver a diferença entre elas...
[attachment=660]

Provavelmente, alguns vales na resposta dessa caixa deve estar associado ao efeito BOUNDARY CANCELLATION. Corrigindo-me, isso ocorre se a caixa distar 1/4 de lambda...da parede.

http://peavey.com/support/technotes/soundsystems/boundarycancellation.cfm

http://audiolist.quasar.eng.br/forum/lexicon3800.php?letter=efeito%20Allison

Em relação as medidas de SPL, tentei ajustar as curvas NEAR FIELD e GROUND PLANE para o mesmo volume, porém no momento, o melhor que consegui foi isso. Mas como tenho o arquivo .ref, é possível salvar esses dados e transladá-los alguns dB na vertical. Pelo que entendi, por meio dessas 3 medidas, tem-se 3 formas para checar a sintonia da caixa...


Segue outra foto da igreja. Temos que bolar um adaptador para o suporte da caixa de forma que ela fique melhor inclinada para as caixas.
 

Attachments

  • caixa_duas_vias.png
    caixa_duas_vias.png
    238.3 KB · Visitas: 49
  • Imp_12_ti.png
    Imp_12_ti.png
    31.9 KB · Visitas: 38
  • exemplo.png
    exemplo.png
    139.3 KB · Visitas: 28
  • resp_freq_L_sem_delay.png
    resp_freq_L_sem_delay.png
    233.2 KB · Visitas: 40
  • resposta_freq_L_apos_delay.png
    resposta_freq_L_apos_delay.png
    213 KB · Visitas: 43
  • resp_SG15_R.png
    resp_SG15_R.png
    187.7 KB · Visitas: 179
  • alta_esquerda.png
    alta_esquerda.png
    212.1 KB · Visitas: 29
  • SUB_LR_116Hz_15pw5A.png
    SUB_LR_116Hz_15pw5A.png
    50 KB · Visitas: 29
  • SUB_SG.png
    SUB_SG.png
    237.9 KB · Visitas: 32
  • ground_plane_2.jpg
    ground_plane_2.jpg
    122.4 KB · Visitas: 47
  • ground_plane_1.jpg
    ground_plane_1.jpg
    119.1 KB · Visitas: 38
  • SG15.jpg
    SG15.jpg
    41.6 KB · Visitas: 44
  • foto_igreja_1.jpg
    foto_igreja_1.jpg
    119.4 KB · Visitas: 41
  • igreja_visao_fundo.jpg
    igreja_visao_fundo.jpg
    121.4 KB · Visitas: 34
Ja que estamos meio que numa aulinha aqui, repita (se possivel) as medições, mas faça os seguintes ajustes :

No parametro AVG use o maior valor posssivel, desconfio que seja 128.
O parametro SMOOTH que esta em algum lugar deixe o menor possivel ou desabilite.
Desabilite tambem o modo COERENCIA (para melhorar o visual dos graficos apenas)

Se vc aumentar o tempo de medição, com ruido rosa, aquelas "aparente" falhas nas cuvas de fase tendem a desaparecer.

Um fato muito importante, é que o medidor de DELAY (delay finder) a ser usado seja sempre (no seu caso) o AUTO SM, o SM relaciona-se à SMALL (ambiente pequeno)

Aumente a amostragem do FFT passe dos 16 kHz que esta moistrando para 32 ou 64 kHz de forma a obter uam separação minima entre as frequencias de 1. 3 (ou algo assim hertz)

Em tempo o modo de FUNÇÃO TRANSFERENCIA só é confiavel DEPOIS que vc ajusta o delay entre as vias e mede novamente o dito cujo,

Tipo ajustou o delay entre sub e caixa, de forma que ao medi-los obteve os mesmos valores, habilite ambas as via e faça de novo a medição do delay, se esta for por exemplo 3.6 ms (sub e caixa ao mesmo tempo) ai sim vc deve INSERTAR esse valo no quadro do delay.

Com isso garante que a medição e a referencia estejam sendo processados ap mesmo tempo !

Boa diversão por hora ...

Ahhhhhhh, basta inclinar a caixa um pouco mais, use um pedaço de caibro 4 x 4 ou algo parecido. a posição da caixa é exatamente aquela deitada,
 
A amostragem 16 kHz que aparece é referente ao modo Spectrum. Na parte inferior do gráfico, encontra-se também a informação para o modo função de transferência Freq Resp FFT: FPPO (FR: 1/24 Oct).

Verifiquei a informação do arquivo .ref para cada medida e os parâmetros adotados foram:

FFT Size: FPPO (amostragem FFT usada)
Avarages: 128 (número de médias)
Sampling Rate: 44100 (taxa de amostragem)
Average type: RMS (tipo de média)

E sem ponderação. Acabei utilizando os parâmetros defaut.

Delay insertado no Smaart para medir o sub-woofer
Ground Plane (4.04 ms) => distância = 342 x 0.00404 ms = 1.38 m
Near Field Calota (1.1 ms)
Near Field Duto (3.88 ms) ---> Valor bem maior que a distância do microfone até o duto. Mas para as baixas frequências, tem aquele problema da medição do delay...Deveria clicar mais vezes em Auto SM. Posso ter esquecido também de alterar o valor do delay. Mas acredito que não.

Delay insertado no Smaart para medir a caixa de duas vias
Ground Plane (4.10 ms)
Near Field Calota (0.39 ms)
Near Field Duto (2.36 ms)

Valeu pela dica! Quando for medir a resposta de frequência do sistema após a correção do delay, adotarei esse procedimento. Tinha inserido o valor do delay obtido somente com uma via ligada.

Estava suspeitando no dia de que tinha que inclinar mais um pouco a caixa.

Segue o gráfico das resposta de frequência para caixa de 2 vias II utilizando os novos parâmetros

[attachment=668]

A curva de fase ficou mais definida. Vejo agora na curva do duto um intervalo com fase nula!


Delay insertado no Smaart para medir a caixa de duas vias
Plano Terra 1 m (3.29 ms)
Near Field Calota (0.39 ms)
Near Field Duto (6.64 ms)

Mais uma vez, muito obrigado!!!
 

Attachments

  • 2vias_II_32kHz.png
    2vias_II_32kHz.png
    263.9 KB · Visitas: 37
Matheus,

Fiz duas figuras mais ou menos simulando o seu sistema.
Note que existem sensiveis diferenças entre ambas as tecnicas, de forma que sempre é preferivel fazer-se a medição das vias das caixas em tecnicas que envolvam pouca distancia entre o microfone e as vias da caixa.
Depois que estas medidas forem feitas e os atrasos corrigidos, ai sim se aplica o GROUND PLANE para o SUB e as caixas.

Note que há diferenças sensiveis entre ambas as tecnicas.

Sempre que se usa GROUND PLANE para um sistema a distancia entre o microfone e as caixas deve ser tal que privilegie tantos as cornetas, quanto os falantes. No caso da simulação a desitancia entre ambos no GROUND PLANE é de uns 5 metros mais ou menos, conseguindo pegar os tres canais simultaneamente.





Para a pasta :

Desenhos

Como sempre, não cosnegui inserir aqui os desenhos, se alguem tiver a bondade de inseri-los em um outro post agradeço !

Eventualmente, algo sobre os alinhamentos das KF850

http://Artasos KF 850

Lonk para os desenhos :

https://www.mediafire.com/folder/a0haoruuoogbu/SomaAoVivo
 
Mestre Ullmann,

Inseri as suas imagens aqui. Como a figura do Ground Plane não coube na tela, deixei ela como miniatura.

[attachment=670]

3qrho6rbjj21d4tfg.jpg


Ficaram excelentes as figuras da sua simulação, tanto que as imprimi. Muito obrigado. Entendi claramente as diferenças sensíveis entre os dois métodos.

Para medir o delay, estava considerando que os transdutores da caixa de alta já estavam alinhados no tempo - fisicamente ou eletronicamente. Então, posicionei o microfone no pedestal a uns dois metros do sub-woofer na metade da altura entre ambas e efetuei as medidas.

Quando for aplicar o Grounp Plane para medir a resposta do sistema, deixarei o microfone a 5 metros das caixas ou mais...

Anexei o arquivo com a distância das bobinas dos falantes do meu sistema e fotos de ambas as caixas sem as telas.
[attachment=672]
[attachment=673]

Nota-se na caixa de altas que a corneta da mesma é bem rasa - acredito que isso deve ser para tentar alinhar a bobina do driver com a do falante.

Já no sub-woofer, a caixa possui uma rampa para direcionar as baixas frequências para o duto e ela não possui nenhum revestimento interno. Aqui Vb = 124,2 litros.

Vou olhar com calma os arquivos referentes ao alinhamento da KF850. Mais uma vez, muito obrigado!!!

Ahh, para postar fotos aqui: insira o link das fotos entre as tags

- sem espaços entre o link e as tags.

Na parte inferior do editor de mensagens, é possível fazer upload de arquivos direto de sua máquina:

Novo anexo --> Selecionar arquivo... --> Adicionar Anexo --> Inserir na Mensagem (ou não)

Abraços
 

Attachments

  • SB260_00.jpg
    SB260_00.jpg
    131.4 KB · Visitas: 25
  • sky400_prototipo.jpg
    sky400_prototipo.jpg
    10 KB · Visitas: 28
  • sub.png
    sub.png
    210.7 KB · Visitas: 21
  • distancia_entre_bobinas_sistema.pdf
    93.9 KB · Visitas: 5
Em uma caixa como a T18, que o falante fica apontado para o interior, segue a mesma regra para alinhamento??
*pergunto porque o som faz um caminho maior até sair...
 
Meio sem tempo no momento,

Mas :

1 - Matheus, muito obrigado. Em geral, se corrige o tempo da caixa FULL RANGE e depois o tempo entr esta e o sub ..
Aquela parte inclinada dentro da caixa não serve para direciornar os graves, mas apenas como reforço e talvez para diminuir um pouco o volume interno da caixa. Precisaria de uma desenho qualque para palpitar melhor. Mas essencialmente seria isso.

2 - Emerson, o procedimento é valido para toda e qualquer caixa.

Esqueci de dizer que muitas vezes o tempo que se obtem numa medidas dessas nem de perto chega à distancia real entre microfone e bobina, os fatores são vario, desde o que pode ser observado nas minhas figuras, até incluir-se a latencia de processadores, amplificadores e outros elelemnetos na cadeia de equipamentos.

3 - Em tempo, no SMAART a resolução do DELAY FINDER ou melhor, PRECISÃO fica na cas do CENTIMETROS, ou seja apenas conseguimos medir PRECISAMENTE os delays qdo estes estiverem distanciados em mais de 1 cm, no caso do SpectraLAV e desconfio que do ARTA ()*) essa precisão esta na casa dos milimetros. Logoi qdo dse mede certas caixas com o SMAART as medidas são aproximadas.

(*) Precsio checar isso qto ao ARTA !

Abs
 
Quero muito me aprimorar nesta área (para mim ainda desconhecida).

Alguém pode passar um passo a passo dos procedimentos?

Quanto a distancia entre os transdutores e o mic, pode se calcular de forma física (com uma trena mesmo), e corrigir os atrasos?

Não tenho intimidade nenhuma com Smaart, ARTA ou qualquer outro software, onde posso adquirir conhecimentos sobre o assunto (ainda não estou com condições para pagar um curso), conto com a ajuda de vocês.
 
Emerson, não existe um paso a passo pronto.

Talvez a melhor sugestão que eu posso dar (inicialmente) seja baixar os manuais do Smaart e do ARTA e começar a dar uma lida, epsecialmente na parte que tange a medições e assemelhados, isso vai começar a formar a base para se aventurar com as futuras medições.

Outras duvidas, eventualemnete, tentamos tirar por aqui ...
 
Mestre Ullmann,

Muito obrigado pela correção. Ao ver essa parte inclinada da caixa, devo ter feito analogia com as caixas antigas modelo “tobogã” como a 4530 da JBL. Mas a parte inclinada da 4530 é bem diferente. O que você disse é bem mais plausível. Havia pensado também sobre essa possibilidade de reforço e na diminuição do volume interno.

Tendo em vista que cada PEQ, filtros, limiters e etc, inseridos no DCX introduzem latência, então, a correção do delay deve ser feita após todas as vias já estarem devidamente processadas.

Certo, não devo preocupar se o valor do delay for maior que a distância do microfone até a bobina, mas se tal valor for muito discrepante, aí sim deve ter alguma coisa errada! Mas como estamos interessados na diferença de tempo entre as bobinas, então, esta deverá se manter. Supondo que a mesma esteja dentro da precisão de cada software.

Agora consegui acessar ao DCX2496 pelo computador, via cabo RS232-USB. Isso me permite salvar os settings no formato .XPC, editá-lo via software em tempo real de modo que posso desenhar os PEQs com o mouse e etc. Ainda não testei rodar no mesmo computador o Smaart e o editor remoto do DCX.

Seria muito bom se pudesse fazer os desenhos dos PEQs sobre a curva da função de transferência “invertida”, com os canais de input R e L trocados, como neste vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=-LLYkGj7Zbk

Conseguiu-se deixar plana a resposta da caixa bem rápido, apenas brincando com o mouse rsrs! Mas, olhando o gráfico da função de transferência invertida, deve ser possível estimar a largura de banda e o ganho de cada PEQ correspondente à uma dada frequência central. Lembro-me de já ter visto uma fórmula para calcular a largura de banda do DCX em função do Q.

Agendamos para efetuarmos as medições de SPL novamente para esse fim de semana de manhã. Assim que tivermos tais resultados, medidos com cuidado, anexaremos os gráficos aqui.

Emerson,

Segue alguns links que pesquisei, além dos manuais e do próprio help desses softwares

Impedância: LIMP
http://techtalk.parts-express.com/showthread.php?236740-Issues-using-LIMP-for-impedance-measurements

Interface para o LIMP
http://techtalk.parts-express.com/attachment.php?attachmentid=34834&d=1363909472

Medindo a resposta de frequência com o ARTA
http://audio.claub.net/tutorials/FR%20measurement%20using%20ARTA.pdf

http://mike.seddon.ca/index.php/audio/technical/110-how-to-loudspeaker-frequency-response-measurement

Manual do Smaart, Fundamentos de FFT (Transformada de Fourier), Estudo de Caso...
https://www.rationalacoustics.com/support/historical-smaart-support-docs/

Esta série de papers de Estudo de Caso é fantástica, um parque de entretenimento rsrs. Em particular, no estudo de caso # 6, todo o sistema (PA, side e monitores) é alinhado no tempo (atrasado) em relação ao monitor do baterista (escolhido como ponto de referência)! Vale a pena lê-lo.


Abraços
 
Back
Topo