sobre potencia de amplificadores x caixas

ismail

New Member
vejo voceis comentando que o amplificador deve ter o doblo da potencia da caixa,se por exemplo eu tenho uma caixa de 600rms e meu amplificador é de 1000rms quando eu erguer o volume estarei correndo o risco de queimar o falante pois nao vou ter como saber se eu ja apliquei os 600w na caixa ou se ja passou disso, e ai como fica? nao seria melhor se a caixa for de 600w e a saida da pa 400w,asim eu iria socar os 400w ou 500w que seja na caixa estaria ouvindo toda a potencia audivel do amplificador sem o rico de queimar o falante, poderiam explicar melhor essa teoria


e outra pergunta ,quando elevo o vol da messa quase no final e tem aqueles picos de som grave pancadao a luz vermelha do clip pisca conforme a pancada e de grave isso é normal ou nunca pode nem piscar? o amplificador clipa quando tem sinal demais na entrada ou quando os falantes nao estao suportando a potencia?
 
Leia essa página da Studio R.

Isso já foi amplamente discutido aqui no fórum, mas vamos lá:


Música é algo dinâmico, com variações de volume. Então, há momentos em que vão ocorrer picos, chamados transientes. São elevações de volume bem curtinhas, rápidas, naturais da música. Acontece que o sistema deve estar preparado p/ reproduzir, sem distorção, esses transientes. É aí que entra a questão da relação entre potência do amplificador e a potência máxima admissível pelo alto-falante.


Amplificadores suportam picos de até o dobro de sua potência sem problemas (picos, lembre-se, são sinais bem rápidos, curtos). Falantes suportam picos de até 4 vezes sua potência máxima. Então, naturalmente eles têm certa capacidade de reprodução de transientes.

Lembre-se que um amp, ao ser forçado além de seu limite, distorce o sinal, degradando a qualidade sonora e danificando seriamente os falantes.
Se o amp tiver, então, uma reserva de potência, ele vai conseguir reproduzir os transientes sem distorcer o sinal.
Recomenda-se no mínimo do dobro da potência em relação aos falantes.

Fazendo uma conta simples, de padaria, se nota que um amp com o dobro da potência admissível pelos falantes vai suportar picos justamente do valor que o falante suporta (4x mais)!


Essa relação tem a ver somente com a capacidade de reprodução "limpa" de transientes. Não se trata de aplicar, continuamente, mais potência que a suportada pelos falantes, já que isso também causaria danos.
É uma reserva para os picos. E só.

Usar um amp de menor potência que os falantes não traz problema algum, mas também vc fica sem a reserva pros transientes. Se o amp já estiver no limite, qq pico vai ser suficiente p/ levá-lo a saturação. Numa situação dessas, vc precisa saber muito bem o que está fazendo.


É essencial notar que tudo passa, também, pelo correto dimensionamento do sistema. É preciso calcular corretamente a demanda de potência, p/ evitar problemas.


ismail disse:
quando elevo o vol da messa quase no final e tem aqueles picos de som grave pancadao a luz vermelha do clip pisca conforme a pancada e de grave isso é normal ou nunca pode nem piscar?
Há quem diga que piscadas bem curtas nos momentos mais fortes não são ruins. E, de fato, não são. Mas, pessoalmente, prefiro ajustar os ganhos de modo a evitar isso em qq situação.


ismail disse:
o amplificador clipa quando tem sinal demais na entrada ou quando os falantes nao estao suportando a potencia?
Em termos bem simples, quando o nível do sinal de entrada tá alto demais. O amp não tem como saber se os falantes estão suportando a potência ou não.
 
Então amigo ismail, são dúvidas comuns.

Vamos de inicio.

quando eu erguer o volume estarei correndo o risco de queimar o falante pois nao vou ter como saber se eu ja apliquei os 600w na caixa

Então para isso, normalmente utilizamos limiter ou amplificador que já disponha disso, para fazer os calculos e assim poder aumentar o volume ao maximo e o amplificador ou o processador trancará quando precisar.

Se não dispor de nenhum deles, negócio é calcular por cima ou seja, se temos caixa de 600 ( o que não é correto dizer, pois a potência da caixa, se determina pelo falante, e não pela soma do mesmo com tweeters e drivers.
Ou seja vamos aplicar o potenciometro pouco mais da metade, e controla na mesa.

nao seria melhor se a caixa for de 600w e a saida da pa 400w,asim eu iria socar os 400w ou 500w que seja na caixa estaria ouvindo toda a potencia audivel do amplificador sem o rico de queimar o falante

O risco da queima do falante ocorre mais fácil que a falta, do que a sobra de potência, parece brincadeira mas é verdade. A distorção no caso de mandar menos potência do falante e aplicar mais volume é bem mais prejudicial aos falantes do que o excesso de potência.

Com o excesso você desloca o cone, rasga a borda (brincadeira a parte :mrgreen: ) mas queima bobina não é tão facil, a não ser que faça o equalizador sorrir um lado para você ou seja (dar ganho excesso nas frequencias mais baixas.

Fazendo como disseste de aplicar menor potência o risco da queima é maior, pois eleva o nível de distorção em extremo volume.

quando elevo o vol da messa quase no final e tem aqueles picos de som grave pancadao a luz vermelha do clip pisca conforme a pancada e de grave isso é normal ou nunca pode nem piscar

Normalmente acontece, quando o volume do amplificador está meio baixo, e você está forçando a mesa a dar ganho no som, procure aumentar mais sensibilidade do amplificador, e diminuir o volume da mesma.

Código:
o amplificador clipa quando tem sinal demais na entrada ou quando os falantes nao estao suportando a potencia?

A primeira teoria seria + - isso, sobre o amplificador clipar, como já foi citado acima, pode ser por excesso de distorção, ou seja, aplicar um potência menor, em falantes de potência maior, assim você pode não ficar satisfeito com o resultado, e vai querer aumentar mais, assim você vai acabar abusando do amplificador, pois o mesmo não irá conseguir suprir os picos que o falante possa vir a oferecer.

Seria mais ou menos isso ai amigo.

Abraço
 
obrigado pelas dicas realmente funcionam so de eu erguer quase no ultimo o volume do meu amplificador o som ficou mais limpo e nao raspa mas nos picos
 
Gostaria de aproveitar para tirar uma dúvida. Quando acontece de clipar o melhor é aumentar a potencia do amp e diminuir o fader da mesa?
 
Sim, primeiro verifique se não há nenhum fader em particular causador do clip, caso o problema seja generalizado atenue os fader Main da mesa.

Bom, os equipamentos são projetados para obter o seu "melhor desempenho" quando estão trabalhado em 0dB (no amplificado quando os atenuadores estão no máximo, e na mesa quando os faders estão em ~60%), Não estou dizendo que isso é uma regra a se aplicar ao seu sistema, pois é obvio que temos que considerar outros pontos. Mas.... Em via de geral é assim.

Geicivan
 
Existe uma norma brasileira q diz q um falante deve suportar até 4x(400%) de sua potência nominal de PICO sem sofrer danos. Um amplificador pode gerar também de PICO 2x sua potencia (o dobro). Vamos à um exemplo:

Se vc tiver um woofer de 100W, ele aguenta até 400W de pico (4x sua potência nominal), e seu amplificador é de 100W rms ele gera apenas de pico 200W rms, mas se vc tiver um falante de 100W rms e um ampli de 200W rms, o amplificador vai gerar 400W rms de pico (o total admissível pelo falante) mas claro que naum se pode exagerar na potência contínua, mas claro q vc pode resolver esse problema com compressores e limiters.
 
Na prática se você não deixar clipar, ( e não estiver tocando música muito comprimida como é o caso de funk, hardrock e outros do gênero) musica com dinâmica comum, ter um amplificador com potência nominal até 4 vezes maior que o das suas caixas, que não vai queimar, o segredo sempre é monitorar os níveis de sinal através do V.U. Meter e não somente na saída mas também na entrada do pré, através da função PFL, de forma que nunca distorça o sinal, pois isso sim é uma fábrica de quimar falantes!!

Quanto à deixar o potenciômetro do ampli em 70% ou coisa assim, eu desaconselho, visto que se precisar de mais pressão a tendência é pesar a mão nos fader´s e ceifar o sinal, se precisar limitar a potência faça-o na própria mesa é para isso que serve o volume master dela, atuar sobre os potenciômetros do amplificador só se for para nivelar ganho entre dois amplis diferêntes, ou duas vias do mesmo ampli, ou ainda melhorar a relação sinal ruído em sistemas mal aterrados, como proteção por sobrepot~encia é um tiro no pé pelos motiveo que falaei anteriormente!
 
Chegaram na minha frente :mrgreen: :mrgreen:
Olá pessoal! mais uma vez aproveitando aqui mais um tópico peço uma ajuda aí para entender sobre meu amp oneal 3500, o qual suporta 420 w rms por canal (2) em 8ohms, e 350w rms por canal(2), em 4 ohms. Conforme esquema de ligação em anexo, então ele suportaria até 4 caixas com 105 wrms em 8 ohms, e 2 caixas com 350wrms em 4 ohms? ou suportaria o dobro de cada caixa 105 wrms em 8 ohms e também o dobro das 350 wrms em 4 ohms? Ajuda ae galera!Muito obrigado às dúvidas sanadas anteriormente pessoal! vcs são feras!!!
 

Attachments

  • amp. oneal 3500.jpg
    amp. oneal 3500.jpg
    43.7 KB · Visitas: 17
Kkkk não entendi nada, que salada de, rms com por canal com 4ohms mais 8ohms, mas vamos lá

OP 3500
350 rms por canal em 4ohms
210 rms por canal em 8ohms

Seguindo o esquema de ligação de sua foto sempre.

Seu amplificador suporta 1 caixa de 8ohms de até 210rms por canal.
Seu amplificador suporta 1 caixa de 4ohms de até 350rms por canal.
Seu amplificador suporta 2 caixas de 8ohms de até 175rms por canal.
Espero ter ajudado, qualquer dúvida posta aí, boa sorte.
 
Kkkk não entendi nada, que salada de, rms com por canal com 4ohms mais 8ohms, mas vamos lá

OP 3500
350 rms por canal em 4ohms
210 rms por canal em 8ohms

Seguindo o esquema de ligação de sua foto sempre.

Seu amplificador suporta 1 caixa de 8ohms de até 210rms por canal.
Seu amplificador suporta 1 caixa de 4ohms de até 350rms por canal.
Seu amplificador suporta 2 caixas de 8ohms de até 175rms por canal.
Espero ter ajudado, qualquer dúvida posta aí, boa sorte.
 
DJ, peço licença para entrar um pouco na conversa de vocês. Tenho uma dúvida: Eu tenho duas caixas JBL Selenium de 800 watts RMS cada uma. São duas bocas de 15" em 8 ohms, mais um driver em cada. A minha potência é uma CIGNUS SA3AB, e manda 390 watts RMS por canal, em 4 ohms. Será que não há risco de eu ligar minha potência nelas? O fato de essa potência mandar 390 watts RMS por canal em 4 ohms, não teria problema de queimar por causa de o dobro de potência das caixas? OBS.: Não sei quantos watts a potência manda para 8 ohms. Obrigado e aguardo a cortesia...
Kkkk não entendi nada, que salada de, rms com por canal com 4ohms mais 8ohms, mas vamos lá

OP 3500
350 rms por canal em 4ohms
210 rms por canal em 8ohms

Seguindo o esquema de ligação de sua foto sempre.

Seu amplificador suporta 1 caixa de 8ohms de até 210rms por canal.
Seu amplificador suporta 1 caixa de 4ohms de até 350rms por canal.
Seu amplificador suporta 2 caixas de 8ohms de até 175rms por canal.
Espero ter ajudado, qualquer dúvida posta aí, boa sorte.

DJ, peço licença para entrar um pouco na conversa de vocês. Tenho uma dúvida: Eu tenho duas caixas JBL Selenium de 800 watts RMS cada uma. São duas bocas de 15" em 8 ohms, mais um driver em cada. A minha potência é uma CIGNUS SA3AB, e manda 390 watts RMS por canal, em 4 ohms. Será que não há risco de eu ligar minha potência nelas? O fato de essa potência mandar 390 watts RMS por canal em 4 ohms, não teria problema de queimar por causa de o dobro de potência das caixas? OBS.: Não sei quantos watts a potência manda para 8 ohms. Obrigado e aguardo a cortesia...
 
Robson não tem problema nenhum vc ligar a cx de 800 no canal de 390. Porem vc não vai aproveitar todo o rendimento dela, investiu em falantes mais caros mas não tem potencia para usa-los. (então considere trocar para um amp mais forte quando possivel).
É só prestar bem atenção no clip do amplificador, sempre mandar o sinal redondo sem distorção.
Quando pessoal fala que corre o risco de queimar é porque vc sabe que sua caixa pode render, sabendo disso muitos colocam o amp fraco acima do limite, aumenta tudo os fader da mesa, manda distorção e pode queimar os falantes. Com amp mais forte, vc atinge o volume pretendido e o amp trabalha folgado longe do clip.
 
Kkkk não entendi nada, que salada de, rms com por canal com 4ohms mais 8ohms, mas vamos lá

OP 3500
350 rms por canal em 4ohms
210 rms por canal em 8ohms

Seguindo o esquema de ligação de sua foto sempre.

Seu amplificador suporta 1 caixa de 8ohms de até 210rms por canal.
Seu amplificador suporta 1 caixa de 4ohms de até 350rms por canal.
Seu amplificador suporta 2 caixas de 8ohms de até 175rms por canal.
Espero ter ajudado, qualquer dúvida posta aí, boa sorte.
ok...e quando não sei quantos wrms tem minhas caixas, como faço ?Nelas só marca a impedancia, que é 8 ohms....
 
Pessoas aproveitando o tópico, qual o ideal:

Usar falantes com potência superior, igual, ou inferior a do amp?
Sem achismos, por favor, provem por A+B o que afirmam.

@nelson luis

Só medir a potência... o @andry110 disse que vai ensinar.
 
Última edição:
Comentário: Utilizar a "regra" 2:1 no sistema de amplificação é por conta e risco de quem a faz.... se queimar por má utilização é culpa de quem o fez e não dos componentes envolvidos!
 
Back
Topo