Solução telhado de Zinco

salviatto

New Member
Olá irmãos, boa tarde.

Estou congregando em uma igreja aqui em Sorocaba, eramos uma congregação e nos tornamos igreja recentemente, mudamos para o nosso templo novo para que não pagassemos mais aluguel, só que no caso o telhado é de Zinco e não temos forro ainda e nada do gênero, esta atrapalhando muito nos dias de chuva o andamento do culto e tem chovido muito neste mês. Uma pessoa esta querendo de imediato passar vedaprem no telhado e esta pessoa acha que vai resolver um monte, mas eu acredito que não vá adiantar nada, vocês poderiam comentar sobre soluções que resolvessem esse problema? O que seria mais adequado algum tipo de jateamento, ou algum tipo de forro (Minha dúvida se só o forro resolveria o problema do barulho, mesmo sendo acústico) ou se teria que ter jateamento e forro? Alguém conhece empresa de jateamento próximo da cidade de sorocaba ou são paulo?

telhado.jpg

Acima esta uma foto do telhado, o telhado esta assim ainda, mas em baixo já esta com piso, e tudo arrumado, a igreja se eu não me engano tem 13x18.

Desde já grato pela atenção
 
Amigo procure um profissional que será a melhor opção. Aqui em nosso estado a o Walter Ullmann.
Pois te falo que nem o jateamento ou o forro resolverá totalmente. Este ultimo por experiencia própria, aqui na igreja é desde modo com forro, quando chove faz um baita barulho, claro que ajudou bastante. Mas mesmo assim atrapalha um pouco na inteligibilidade, aqui nós aumentamos um pouquinho o volume e tiramos um pouco nas baixas frequências, só que na hora da pregação no fundo fica meio ruim de intender.

Na questão do jateamento não mudara muito também, pois uma das regras para isolamento acústico é a questão da massa, e o jateamento é leve.

Amigo na onde ficara o altar? Tire mais fotos para vermos.
 
Eu não tenho jateamento, mas na maioria das vezes se usa jateamento de celulose. Pois se não me engano tem um bom coeficiente de absorção. Na questão de isolamento uma das regras que se vale é o da massa. De forma simplista é que quando maior a massa maior o isolamento.
 
Caro Salviatto,

Isso pode ser um problema maior do que você pensa...A grosso modo poderia dizer que um jateamento com celulose, ou até poliestireno ou poliuretano expandido e um bom forro Knauf resolveria e você ainda poderia adicionar acima do forro placas espessas de lã de rocha, masssssssssss......................

Qual seria o resultado pra quem está dentro do salão? Ou seja, qual seria o resultado no som gerado pelo lado de dentro? Meu velho, você pode "matar" demais as reflexões. Será melhor contratar um profissional de acústica, para fazer um projeto, pois muitas vezes é preciso mesclar materias. Aliás, é um belo Templo.

Abs,
 
Paz do Senhor, irmãos

Sou novo aqui no fórum, faço parte do ministério de louvor da igreja que eu congrego, a igreja tem assistência de mais ou menos de 350 pessoas no domingo gostaria de aproveitar o assunto sobre forro. A igreja esta construindo um prédio novo. e já esta coberto com estrutura de ferro e telha de amianto, e parede de 5 mt de altura, por 20 mt de comprimento. Se necessário estarei postando umas fotos depois....

mas o problema é o Seguinte,
Consegui converse meus lideres de que antes de investir no equipamento de som (P.A) é necessário realizar um tratamento acústico no prédio que esta em construção. Estou precisando de um técnico ou empresa aqui no Ceará, para realizar este trabalho, ou através do Som Ao Vivo com a galera que expete no assunto.

Quem poderia me ajudar? não a mim mas a Igreja?
 
Narcelio eu não sei de ninguém da tua região, mas talvez procurando por aqui ache. Mande uma MP para o David Fernandes e para o Bersan que eles estão mais a par de profissionais na area de acústica do Brasil. E parabéns pos você e tua igreja estão indo pelo lado certo. E o legal que com um bom profissional você economizara agora e ele te ajudara na parte eletroacustica também.


Saviatto como nosso amigo disse é assim mesmo as vezes tem que se mesclar muitos materiais. Se vocês não tivessem coberto ainda te indicaria colocar uma telha chama de sanduiche que ao meio dela tem uma especie de isopor, eu esqueci o nome agora rs.
Mas veja com a tua liderança se não a como mesmo investir em um projeto acústico, pois você terá também que se preocupar com o conforto termico. Quando se usa muitos materiais, sendo a maioria isolante termico também, a igreja pode acabar virando forno. Só pergunte se eles liberam um consultor.

Abraços,
Lucas
 
Muito importante a assistência especializada. Além dos problemas acústicos, deve ser levado em consideração a carga a ser suportada pela estrutura, ao colocar um forro. A não ser que pretendam instalar forro de PVC.
 
Confira o tópico Consultores de Áudio no Brasil

<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=31&t=4229">viewtopic.php?f=31&t=4229</a><!-- l -->
 
"Mas veja com a tua liderança se não a como mesmo investir em um projeto acústico, pois você terá também que se preocupar com o conforto termico. Quando se usa muitos materiais, sendo a maioria isolante termico também, a igreja pode acabar virando forno. Só pergunte se eles liberam um consultor".

Valeu, Lucas

A igreja esta disposta a investir nesse trabalho, nossa maior dificuldade é encontrar esse consultor.
 
Olá pessoal, muito obrigado pela dicas até agora.

Abaixo tem mais imagens, se vocês puderem dar uma olhada e ver se tem mais alguma sugestão, obrigado.

64972_290923374343633_546254801_n.jpg

407416_290922651010372_1010183595_n.jpg

190611_290922607677043_1546353405_n.jpg

576442_285756448193659_1736283805_n.jpg

305381_285756438193660_2024433305_n.jpg
 
Realmente você precisa de uma consultoria. Além dos problemas acústicos vocês devem ter um problema sério com calor.
Pelas fotos tive a impressão que o palco poderia ser um pouco mais alto, talvez esteja enganado. Observei também que o forro não poderá abaixar muito, pois as janelas são bem altas, o que é bom para posicionamento das caixas e projeção de vídeos.

Acredito que quando tudo estiver pronto será um lindo templo para congregar. Meus parabéns pela aquisição, isso ainda é um sonho para nós.
 
Olá.

O Calor não incomoda, acredito que por ser bem alto não tivemos problema com calor, mas quando tem chuva chega a incomodar, é mais isso mesmo, vou tentar achar alguma consultoria, se alguém tiver alguém para sugerir seria interessante, e obrigado pela ajuda.
 
Salviato, infelizmente a besteira esta feita!
Existe um tipo de telha de zinco, aluminio na verdade, feita como um sanduiche, que permite uma grau de isolação legal do barulho de chuva, pelo menos a niveis suportaveis.
Acho que agora a unica solução seria applicação de uma manta asfaltica sobre o telhado. Estimo que o custo esteja por volta de R$ 40.00 o metro quadrado.
O material seria parecido com este do link : <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.disteltelhas.com.br/manta-asfaltica">http://www.disteltelhas.com.br/manta-asfaltica</a><!-- m -->

Seu caso é mais um daqueles onde a economia, por não contrato de pessoal especializado para executar certas tarefas, acaba ficando cara ddemais.

Outra pessima noticia, baseado nas fotos do templo, nem sequer pensem em fazer qualquer tipo de forro que venha a ser pendurado nas tesouras ou vigas atualmente existente, e caso o faça, peça um laudo ou termo de compriomisso a quem projetou / iexecutou / instalou o servço. Pois a estrutura que sustenta o telhado não me parece apta a suportar nada mais que um eventual forro de PVC, um forro de gesso com as caracteristica adequadas parece-me tecnicamente inviavel. E se o fizerem há um serio risco de desabamento !

Abs
 
Salviatto faça como o Ullmann disse ou então faça melhor, o contrate rs.

Ullmann quando você vai fazer um projeto para saber a carga suportada pela estrutura, você procura com o pessoal que a fez? E se no caso não conseguir você mesmo calcula?
 
Lucas ...

Em geral qdo se trata de obras sérias sempre existe a possibilidade de se contatar quem projetou o lugar.
Em obras onde não existe projeto ou um responsavel peço que seja contatado um profissional do ramo para que possas fazer essas avaliações.
Qdo não existe essa possibilidade, peço que os responsaveis pelo local assinem um termo de compromisso assumindo total responsabilidade pelos procedimentos, mas na verdade sempre tento avaliar o local, se não me sentir seguro, nem faço nada, perco o projeto mas não arrumo confusão !

É por essas e outras que toda e qualquer obra onde se economiza com o projeto acaba ficando muito mais cara que deveria ...

Como curiosidade, tempos atras recebi um pedido de orçamento, acompanahdo de umas fotos de um local, usado como sala de oração.
A aparencia do local era simplesmente medonha em termos de engenharia, tudo ali mostrava que a fase projeto passou bem longe, muito longe ...
Acredito inclusive que o local não desabou pelo fato do Grande Engenheiro estar de olho atento ...

Uma das coisas que mais chamou a atenção foi uma das colunas internas visivelmente flambada (torta) pela sustentação de uma carga acima de sua capacidade. Ok vamos dizer que MUITO NO LIMITE de carga da coluna ...

Pedi ao interessado que contartassem alguem para avaliar o local, etc .. Estou esperando resposta até hoje ...
 
olá !

na minha igreja tinhamos este problema quando inauguramos, temos 6 mts de pé direito, e um obreiro sugeriu colocarmos um forro com tnt funcionou bem, reduziu muuuuito o calor*, a reverberação* e o escape de som pelo teto*, (contando que ficamos com 4 mts de pé direito... fizemos a estrutura com arame quadriculado, e colocamos forro duplo de tnt em 1 camada só...

recomendo que faça isso somente se seus lideres concordarem que é soh provisorio... pq se ficar pra sempre vc vai ter q trocar periodicamente (1 vez em 1 ou 2 anos) pq acumula mto pó e eles vão achar que a acustica está totalmente resolvida e não precisa mexer em mais nada rsss...

fizemos a ventilação em baixo

(*) não sou engenheiro de som, mas no princípio não acreditei que daria mto certo como deu... kkkkk como eh na igreja as vezes uma pitadinha de milagre ajuda de mais ! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk



ps.: concordo com o oseiasgsousa, o palco está mto baixinho ;)

abraços!
 
Back
Topo