SOM ATIVO PARA ATE MIL PESSOAS

DJEron

New Member
Bom dia galera que manja de sonzeira!

To com aproximadamente 35 mil para aquisição de um P.A que seja melhor possivel para atender a ambientes abertos e fechados, publico de no maximo MIL pessoas.

To em duvida entre P.A Passivo (KF) e as altas tipo line array com falantes de 12'' SENDO CAIXAS DE FABRICA.

ou se posso simplesmente pegar essa baita grana e comprar um P.A Ativo, que eu possa dividí-lo (Caso eu pegue mais de uma festa, no caso 2 festinhas que atendam no maximo 400 pessoas cada), que seja bom pra transporte e o melhor, que tenha qualidade e que nao deixe a desejar em pressão a nenhum sistema passivo.

O P.A Ativo que estou em mente e:

LINE ARRAY ATTACK VERSA112 de 800 RMS CADA que custa em torno de R$ 3.200,00 CADA. (2x) = 6400,00

+

Subwoofers LINE ARRAY ATTACK VRS118A de 800 rms que custa torno de R$ 3.200,00 CADA (x8) = 24.400,00

= TOTAL de R$ 30.800,00 + MESA DE SOM SOUNDCRAFT EFX12 CANAIS R$ 1500,00 = [ 32.300,00 ]


Essas especificações do P.A ATIVO ACIMA atende a esse quantitativo de pessoas ? Seria o melhor ? Tem algum outro melhor que este mais barato ?

Agradeço a ajuda desde já!

Obrigado!
 
Só duas versa 112 para 8 subs? Será que não vai sobrar muito grave não?

Daqui a pouco alguém analisa melhor que eu, mas parece muito de um lado e pouco do outro.
 
Considerando a (provável) inversão da quantidade de Lines x Subs descrita em sua pergunta e que somente foi possível depreender que você irá apenas sonorizar festas (som mecânico) essa configuração do PA Ativo talvez (2 colunas de 4 caixas) lhe atenda no quesito "número de pessoas", porém, provavelmente, com somente 2 subs você sentirá falta de graves e terá que comprar mais subs para o seu sistema no futuro. Dependendo do tamanho do local e da dispersão do público, poderá ainda ser necessário o uso de caixas de reforço + processador para o devido delay dessas caixas.
 
Então...

Como o amigo falou la em cima, talvez seja mt grave pra poucos medios, mas nao penso assim... já vi sons tipo KF em que pra cada duas caixas KF com 2 falantes de 18" CADA - UMA Line responde pras duas... então fui mais ou menos por esses calculos... pode ser que eu esteja errado, mas sempre as altas por mais que sejam em menor quantidade, falam mais que as baixas... ou seja, ja vi som com alta de 300 rms com grave de 800 rms falar tranquilo, uma respondendo pra outra tranquilamente na mesma equivalencia sonora. Mas repito, posso estar equivocado em relação a isso. Por fim, eu entendi pela resposta do amigo la, que seriam 4 graves para cada 4 lines... e que mesmo assim talvez nao atenderia as 1000 pessoas dependendo do local... ou seja, ele falou em 2 colunas, isso que eu entendi. Entao nos calculos, seriam 4 graves para cada 4 lines e isso ? me corrijam se eu estiver errado ...
 
DJEron disse:
Então...

Como o amigo falou la em cima, talvez seja mt grave pra poucos medios, mas nao penso assim... já vi sons tipo KF em que pra cada duas caixas KF com 2 falantes de 18" CADA - UMA Line responde pras duas... então fui mais ou menos por esses calculos... pode ser que eu esteja errado, mas sempre as altas por mais que sejam em menor quantidade, falam mais que as baixas... ou seja, ja vi som com alta de 300 rms com grave de 800 rms falar tranquilo, uma respondendo pra outra tranquilamente na mesma equivalencia sonora. Mas repito, posso estar equivocado em relação a isso. Por fim, eu entendi pela resposta do amigo la, que seriam 4 graves para cada 4 lines... e que mesmo assim talvez nao atenderia as 1000 pessoas dependendo do local... ou seja, ele falou em 2 colunas, isso que eu entendi. Entao nos calculos, seriam 4 graves para cada 4 lines e isso ? me corrijam se eu estiver errado ...

Uma vez esclarecida a composição pretendida do seu setup (8 subs + 2 tops), tenho a comentar o seguinte: Você está correto em afirmar que caixas top (graves/médios/agudos) "falam" mais que as subs (abaixo de 80 Hz). Isto ocorre porque nossos ouvidos são menos sensíveis às frequências mais graves, sem falar da falta de direcionalidade. Assim sendo, dependendo do programa musical a ser tocado no PA, poderá ser necessário mais graves ou menos graves. Outro fator que influencia nessa matemática é se o evento será indoor ou outdoor. Como no seu caso você irá tocar música mecânica e em local aberto, tenderá a precisar mais de graves, mas não nessa proporção. Nessas condições. o ideal olímpico e aceito pela comunidade do áudio é uma proporção 2 para 1, ou seja, para cada caixa top, um par de subs, o que não acontece, por exemplo, se fosse apenas uma pregação com música suave ao fundo. Mas tudo isso depende da sensibilidade das caixas que você utilize.
 
Apenas para ajudar a exemplificar sobre a relação entre quantidade de caixas de baixas versus caixas de alta, isso vai depender muito da finalidade para qual o sistema está sendo usado; por exemplo quando eu faço bandas de baile eu uso duas lines 2x12 para cada trê graves 2x18. Já quando uso em cancha de rodeios onde predomina a locução, tendo apenas alguns momentos de música MP3 nos intervalos, eu monto cada torre com quatro lines 2x12 e duas graves 2x18.
 
Não recomendo Attack para sua aplicação, você tem condição de investir em algo melhor, e pra 1000 pessoas um elemento do Versa por lado não rola, mesmo que seja so musica mecânica, e tambem não vai funcionar como Line Array (tenho minhas duvidas se o sistema funciona ate com mais elementos), o sub também peca na qualidade, existem melhores opções. Minha recomendação:

4 Promaxx 14a e 2 Sublines, da pra atender 1000 pessoas ao ar livre com musica mecânica com um SPL Razoável, futuramente você pode dobrar o numero de sub SE achar necessário.

Você ira gastar menos e terá um sistema muito melhor em termos de qualidade e SPL.

Abraço !
 
Não recomendo Attack para sua aplicação, você tem condição de investir em algo melhor, e pra 1000 pessoas um elemento do Versa por lado não rola, mesmo que seja so musica mecânica, e tambem não vai funcionar como Line Array (tenho minhas duvidas se o sistema funciona ate com mais elementos), o sub também peca na qualidade, existem melhores opções. Minha recomendação:

4 Promaxx 14a e 2 Sublines, da pra atender 1000 pessoas ao ar livre com musica mecânica com um SPL Razoável, futuramente você pode dobrar o numero de sub SE achar necessário.

Você ira gastar menos e terá um sistema muito melhor em termos de qualidade e SPL.

Abraço !

Como vc usaria as 4 Promaxx? Um par por lado ou no sistema de delay?
 
HOJE eu iria de uma CLA406 ou NX24 ao invés das 2 Promaxx/lado, sub eu ainda manteria os sublines porque eles são muito loucos :D:D:D:D, brincadeiras a parte mas ele respondem muito bem, custo-beneficio excelente.
 
HOJE eu iria de uma CLA406 ou NX24 ao invés das 2 Promaxx/lado, sub eu ainda manteria os sublines porque eles são muito loucos :D:D:D:D, brincadeiras a parte mas ele respondem muito bem, custo-beneficio excelente.

Mas aí tem um detalhe.... ângulo de cobertura vertical das NXl24 que é de 30º...

Então precisaria acoplar 2 NXl24 e centralizar pra conseguir obter o melhor resultado da abertura de 100º...

Agora com 4 NXL24 a brincadeira é outra... mas daí o valor do sistema talvez não compense e ainda seja preciso mais subs que atendam essas altas... 50 mil seria pouco pra isso.....
 
Back
Topo