Studio para Ensaios

Bocão

Member
Pessoal,

Meu irmão tá querendo transformar uma área que ele tem nos fundos de casa num local para ensaios (vou chamar de studio só pra facilitar, mas saibam q é algo BBBEEEMMM mais simples). Mas como tem vizinhos ele precisa isolar o som (e tratar um pouco, é claro), mas sem gastar muito.

A medida do prédio é 8,3m x 9,4m, com pé direito de 3m. É um retângulo, apenas 4 paredes, sem divisórias internas.

A parte deste prédio que ele quer transformar neste studio é de aproximadamente 5m x 5m, num dos cantos do prédio.

Qual seria a melhor forma de se fazer isto? Não é nada profissional e não queremos 100% de isolamento e uma acústica pra gravar CD... só queremos tocar sem incomodar os vizinhos, kkkk.

Fico no aguardo dos mestres....

Jessé
 
Lucas... disse:
Bocão quais são os instrumentos que vocês tocam e vocês já o tem? E serão em media quantos pessoas neste local?
Lucas,
Na verdade a idéia é fazer um espaço para multiplas funções. Temos problemas com espaço pra ensaio na igreja. Mas o mais provavel é a formação teclado, guitas, baixo e batera. Mas podemos fazer um ensaio de outros grupos tb...
Jessé
 
Olá Jessé,

Acho que este tópico é uma boa oportunidade para mostrar ao pessoal do SAV como ficou meu pequeno home studio para ensaios. A sala tem a metragem de aproximadamente 12m² o que é razoável considerando o espaço para até 6 pessoas, sendo que já coloquei 9 :shock: . O estúdio fica na entrada de minha residência ao lado da sala. Ele é como se fosse um quarto de minha casa.

- As paredes são de tijolos furados deitado + 1 camada de lã de rocha 50mm (paredes e teto) + o fechamento em gesso acartonado (paredes e teto também). O teto é de laje.
- A porta foi feita de sob medida em madeira maciça duplada recheada de lã de rocha com batentes integrais duplos feitos de borracha de vedação de tampas de motor que se encontra em lojas de autopeças vendidas a metro.
- O piso é concreto com o carpete de espessura de 12 mm.
- Tem uma janela que dá para rua (iluminação natural apenas) que é feita em PVC com vidro duplo laminado de 10mm, mas não gostei do resultado acústico da mesma na sala. Muitas reflexões com o vidro.

Estou bastante satisfeito com o isolamento acústico do ambiente. Na sala sentando no sofá com a banda "no máximo" (leia-se com um baterista com MUITA pegada) cheguei a PICOS de apenas 74db ficando em média com 67~69db, o que para mim foi bastante satisfatório.

Abaixo segue algumas fotos para referência:

20130114_210659_zpsefca2a02.jpg


20130114_210716_zps27812864.jpg


20130114_210709_zpse7b230ba.jpg


20130114_210723_zps1701fd43.jpg


20130114_210741_zpsf49794f8.jpg


20130114_210753_zps6bab7000.jpg


Grande abraço e espero ter ajudado!
 
Jessé,

Honestamente, sem gastar muito... vai ser difícil. Isolar não é brincadeira, e se não fizer direito, corre o risco de não valer o seu investimento.

Se realmente há restrições financeiras, coloque todos no fone. Até se você comprar uma bateria eletrônica, vai sair mais barato do que mexer na arquitetura física.
 
Gerson Araújo disse:
Jessé,

Honestamente, sem gastar muito... vai ser difícil. Isolar não é brincadeira, e se não fizer direito, corre o risco de não valer o seu investimento.

Se realmente há restrições financeiras, coloque todos no fone. Até se você comprar uma bateria eletrônica, vai sair mais barato do que mexer na arquitetura física.


O interessante é saber o que seria muito $$$ ou pouco $$$ para você Jessé. No meu caso, como estava com minha casa em construção, dilui o custo do estúdio na obra, o que me saiu mais em conta.
 
Leandro, de que material são essas placas coloridas (verde e preto) que você utilizou? é espuma convencional ou algum material específico para acústica?
 
Jessé eu acho a ideia do Gerson legal, de colocar fone e bateria eletronica. Essa é a mais fácil e dependendo do caso pode ser até a mais barata.
Mas como pelo jeito vai ter que se levantar de qualquer modo paredes para dividir a sala. É melhor você já fazer um bom isolamento e o tratamento simples pelo menos, junto ao uso de fones. Se você quiser uma boa batera acústica vai sair mais ou menos ao preço de uma eletronica. Boa caixas vão sair mais caro que o valor de o sistema completo de fones. E outra coisa que não se pode esquecer, por mais que tua cidade tenha um bom clima lá dentro será um forno e como estará praticamente lacrado não terá circulação de ar. Não se esquece de colocar um ar ai dentro.

OFF: Leandro já tentou colocar alguns difusores policilindricos dentro da sala para quebrar um pouco o paralelismo e meio que esparramar melhor o som?
 
OFF: Leandro já tentou colocar alguns difusores policilíndricos dentro da sala para quebrar um pouco o paralelismo e meio que esparramar melhor o som?

Lucas,

Pensei sim em colocar alguns difusores policilíndricos para quebrar paralelismo, mas após a sala pronta, vi que os mesmos, para serem realmente funcionais, me tomariam muito espaço físico e optei por não coloca-los. O que desde a construção da sala priorizei foi o teto. O mesmo não aparece nas fotos, mas é em declive com dois patamares evitando o paralelismo com o piso.

Não estou insatisfeito com a acústica da sala a não ser pela sobra de alguns médios agudos na região de 1khz que estão me irritando um pouco e ainda busco uma solução para o mesmo. Se alguém tiver uma sugestão, estou aceitando :)

Grande abraço
 
Bom, o básico do básico, do básico...

Sugira uma sala sem janelas, tudo fechado. Evite o quadrado 5m x 5m (procure uma proporção melhor).

Use ventilação forçada, compre uma porta acústica, e faça a elétrica bem dimensionada e aterrada. Acho que isso já consome os 5 mil. Mesmo se você fabricar a porta, vai gastar quase tudo no ar e na porta.

Se der, compre lã de rocha e faça anteparos absorsores em forma de telas decorativas. Dificilmente vai dar para fazer mais com esse orçamento. Quem sabe num futuro próximo...

Priorizaria a parte de alvenaria. Uma vez feita (erroneamente), para arrumar depois, sairá 10 vezes mais caro. Então avalie as dimensões e proporções, feche tudo (com laje e sem janelas), e tenha uma porta certificada. Vai dar um sono relativamente tranquilo para os vizinhos.

O tratamento acústico interno, acho que vai ter de esperar uma nova injeção de recursos no orçamento.

Amigo, por que não usa fones? Muito mais barato, muito eficiente, e dá pra deixar a sala bonitinha com "cara de estúdio" (com alguma criatividade).

Bom, esse não é o único caminho, mas um bom começo.
 
Bocão é do jeito que o Gerson falou mesmo. Amigo tenta envia a planta do local, se tiver como em relação ao terreno inteiro seria legal.

Ao tratamento como absorvedores e difusores você mesmo pode fazer se quiser eu mando uns moldes de alguns.

Leandro me manda uma MP que agente conversa melhor tenhos uns moldes e os calculos deles aqui comigo eu calculo e te mando.
 
isinho disse:
Só uma porta acústica sai a partir de 2.500,00

Com 5k vai ter que ficar só nas "gambiarras" mesmo

Olha Isinho,

Mandei fabricar a porta do meu estúdio com madeira maciça dupla com recheio de lã de rocha e batente duplo em toda volta e nos batentes usei as borrachas já citadas anteriormente no post. Não ficou digamos " uma brastemp " kkkkk, mas o resultado, analisando o custo x benefício, ficou MUITO bom. Gastei com tudo em torno de R$ 700.
 
isinho disse:
Só uma porta acústica sai a partir de 2.500,00

Com 5k vai ter que ficar só nas "gambiarras" mesmo
Já larguei meu irmão de mão... To falando pra ele q ele vai gastar bastante ou não vai adiantar nada, mas ele acha q sou eu q sou "cheio de manias". Mandei ele procurar um cara aqui na cidade q tem um studio e conversar com ele.

To esperando a gambiarra q ele vai fazer e vou postar as fotos aki pra gente rir juntos, kkkk
 
leandroadesouza disse:
isinho disse:
Só uma porta acústica sai a partir de 2.500,00

Com 5k vai ter que ficar só nas "gambiarras" mesmo

Olha Isinho,

Mandei fabricar a porta do meu estúdio com madeira maciça dupla com recheio de lã de rocha e batente duplo em toda volta e nos batentes usei as borrachas já citadas anteriormente no post. Não ficou digamos " uma brastemp " kkkkk, mas o resultado, analisando o custo x benefício, ficou MUITO bom. Gastei com tudo em torno de R$ 700.
Pois é, o resultado pode ter ficado cbom, mas é uma gambiarra...

--Gambiarra NÃO é algo ruim, só não é a solução convencional. Eu mesmo já fiz e faço muito

Mas as compradas são uma facada.

A porta não ficou muito pesada?
Usou dobradiças reforçadas?
 
Bocão disse:
Qual o problema do 5x5?

Em <!-- m --><a class="postlink" href="http://audiolist.org/siteantigo/faq/faq_acustica_proj.htm">http://audiolist.org/siteantigo/faq/faq ... a_proj.htm</a><!-- m --> disse:
Um ambiente com duas ou três dimensões iguais apresenta um monte de ondas estacionárias e respectivas irregularidades na resposta acústica de frequências.
 
Back
Topo