Subs ativos e montagem

Morato

New Member
Olá turma do SAV!

Já faz muito tempo que acompanho o forum mas ainda não havia feito nenhuma postagem. Sou da turma antiga da Audio List do saudoso Edu, pessoa que muito me ensinou sobre valvulados antigos vez que possuo uma pequena coleção deles.

Há um tempo meu filho de 14 anos vem insistindo em trabalhar fora, situação barrada por mim para que ele privilegiasse os estudos. Ocorre que o mesmo jogou na minha cara que "se eu tinha começado cedo, ele também podia". Pois é, antes querer trabalhar que ficar aí como muitos perambulando pelas coisas erradas da vida...

Frente a tal situação, combinei com ele de montar uma pequena empresa de aluguel de som e luz e fechei parceria fixa com um espaço de eventos (da minha atual esposa) onde ocorrem casamentos, aniversários e etc. Ele será o responsável pela empresa mediante, é óbvio, minha supervisão.

Como estou há um bom tempo afastado desse mundo, sei o básico, vez que sou músico e já fiz sonorização no final da década de 90 e início da década passada, me surpreendi com a quantidade de novidades.

Preciso de som, inicialmente para som mecânico, para espaço coberto com telhado colonial (telha de cerâmica), parte mais alta (cume) com cerca de 4,5m e queda final com cerca de 3m. Paredes duplas (+/- 50cm) nas laterais para melhor isolamento quanto aos vizinhos. Capacidade da parte fechada do salão mínima 300 e máxima em torno de 700 a 800 pessoas. Normalmente o padrão de 90% das recepções gira entre 300 e 600 pessoas. Posteriormente, em breve, provavelmente passe a atender ao vivo também. Então já tenho algumas coisas que serão úteis.

Pois bem, arrematei um lote de equipamentos em uma oportunidade e já tenho o seguinte:

- 2 caixas sub sendo uma ativa e outra passiva 15', Antera LF1000Ax e LF1000
- 2 caixas sub ativas Mark Audio SA1200 15'
- 2 caixas ativas MKA1550 Mark Audio
- 4 Caixas passivas de 15' falantes Novik Instrumentos 150w (em duas) e Novik XX1100 que não sei quantos watts são nas outras duas. Duas de três vias com ST300 e drive simples e duas com 2 vias TI205
- Duas caixas de retorno 12' W som
- Uma mesa ativa 12 canais Novik Neo com efeitos (segundo manual com 600w em 4 ohms)
- Uma mesa Yamaha MG32 14FX
- Microfones diversos que já tinha há muito tempo do outro equipamento.

Com a quantidade de novidades, principalmente no que tange a caixas ativas e mesas digitais, fiquei meio perdido. Gostaria de aproveitar o que já tenho. Em eventos de até 400 pessoas com som mecânico creio que os subs Antera com as caixas MKA1550 funcionem bem.

Minha primeira dúvida é a seguinte: Caso precise de mais potência nos subs seria legal ligar os subs (mais fracos) da Mark Áudio juntos? Quanto às altas acho que não haveria problema.

A segunda: Para estender o que já tenho para fazer bandas ao vivo recomendam que eu compre um compressor e um equalizador ou não se usa mais isso? Tinha pensado em aproveitar a mesa ativa no set de retornos de palco ligando-a à saída de retornos da Yamaha.

Aguardo ansioso as opiniões para o titio desatualizado aqui.

Abraços a todos.
 
Em relação a primeira dúvida: Uma regrinha básica é não misturar caixas diferentes para reproduzirem a mesma frequência, no seu caso misturar os sub's.
Em relação a segunda dúvida: Compressor e equalizador são muito bem vindos, mas são equipamentos que caso sejam mal operados atrapalham mais do que ajudam, não estão fora de moda não, mas hoje em dia existem os processadores que tem várias funções a mais do que equalizador e compressor e por um preço menor do que se for comprar separado, mas também é um equipamento que exige tempo e leituras para um bom trabalho.
Usar sua mesa ativa é uma boa ideia, mas seria melhor usar as saídas auxiliares da mesa Yamaha.
Acho que respondi tudo, qualquer coisa posta ai, boa sorte.
 
Grande Garam! Obrigado pelas respostas.

Sobre os subs, realmente já tinha ouvido algo a esse respeito. O problema que eu enfrentaria seria em relação à fase? Será que eu conseguiria utiliza-los usando os controles de inversão de fase? Seria só mesmo em caso de necessidade, cerca de 10% do total de utilizações. Ou valeria mais a pena adquirir outros? Se forem da mesma marca, já resolveria, tipo os Antera mesmo, só que de 12 polegadas?

Já quanto aos processadores completos não tinha conhecimento desse tipo de equipamento exceto os contidos em mesas digitais. Eles fazem o papel do equalizador e compressor? Tem algum modelo com bom custo benefício que indique para eu pesquisar?

Obrigado mais uma vez.

Abraços.
 
Problema de fase 90% dos sistemas sofrem e 10% dos donos sabem disso, salve os profissionais e os veteranos, Problema de fase é uma coisa que só quem trabalha com som a algum tempo nota a diferença, mas quando ajustado a qualidade cresce muuuuito.
Pode ser que a inversão de fase ajude, mas tem mais chances de não, pois o cancelamento de fase existe em todas as vias, que para ser notado é preciso um Programa chamado Smart ou outros um mic RTA um computador, um processador e conhecimento na área para fazer os ajustes de delay, que normalmente ajustam as fases entre si.
Adquirir outros iguais é o mais sensato, mas enquanto isso não acontece, procure utilizar 2 iguais agrupados em lados diferentes do p.a.... essa distância pode amenizar um pouco a percepção.
Sim os processadores tem equalizador , compressor dentre outros, um com maior facilidade de ajuste e maior numero de usuários para ajudar é o dbx260, que tem preço baixo mesmo sendo o melhor na faixa de preço.
Qualquer coisa manda ai, Boa sorte...
 
É um produto novo, ainda não tem tantos usuários quanto o 260, trazendo menos possibilidades de ajudas e feed backs,
E o 260 é consagrado em sua faixa de preço, com muitos elogios espalhados por ai, e com muita gente que usa e pode te dar uma ajuda caso precise.
 
Blz! Meu sistema de PA é ativo e o próprio sub da Antera processa legal, mandando para as altas apenas acima de 120hz, mas os sistema de retornos não... Pelo que vi o DBX vai resolver com sobra meus eventuais problemas de palco. Obrigado mais uma vez!
 
Com sobra eu não sei não, mas que vai ajudar muuuuito vai, geralmente o side fill necessita de um bom processamento tanto quanto o P.A.
Parabéns vai ficar muuuito bom.
 
Back
Topo