Sugestões para monitores de palco

Pessoal,
No sistema da minha igreja não temos retornos. Gostaria de sugestões de alguns modelos. Quero dois ativos, 15" e a di$po$içao é de aproximadamente R$ 800,00 para cada.
 
Cara, to olhando isso também, mas retorno ativo de 15 ta na faixa de 1.600 pra cima. De que igreja você é?
 
Caixa ativa por R$800? Vai ser difícil conseguir alguma coisa. Fuja de CSR, as caixas dessa marca que já ouvi não acho que valham o que custam. Mesma coisa com a "JBL Selenium", antiga linha Loudvox remarcada pelo fabricante para pegar carona em uma marca conhecida.

Agora, por que falante de 15? 12 polegadas não atendem?
 
carlosecg disse:
Caixa ativa por R$800? Agora, por que falante de 15? 12 polegadas não atendem?

Muito bem abordado, Carlos. Tai um ponto interessante e que poucos comentam. Percebo que existe aqui no Fórum uma preferência geral por caixas de retorno com falantes de 15". Pois bem: por que não de 12" ou mesmo de 10"? retornos de palco são usados principalmente para vozes, um pouquinho de teclado, cordas e menos ainda de bumbo. Como falantes de 12" e de 10" trabalham bem nessa região entre 100 Hz e 2,5 KHz (até um pouco mais), acho um desperdício a utilização de falantes de 15" para essa finalidade. Não que não possam ser usados, não é isso. Mas nessa faixa de frequência os falantes de 12" e de 10", em caixas equilibradas, trabalham (geralmente) muito melhor do que os de 15". A propósito, a título de informação geral, poucas vozes conseguem descer abaixo de 100 Hz. Tenores, que já são difíceis de encontrar, iniciam por volta de 130 Hz. Somente verdadeiros baixos é que descem abaixo dos 100 Hz. Só optaria pela compra de caixas com falantes de 15" para retornos se meu propósito fosse utilizá-las, também, em outras aplicações.
 
Vamos la, hoje utilizo na igreja os retornos da attack vrm1230a, acho que falta qualidade, e o preço acho um tanto caro, mas voce tendo um equalizador por fora e fazendo uma equalização bacana fica agradável.
Como ja falaram retorno ativo por 800,00 eu creio que você não vai achar algo bom, e retorno voce precisa de algo bom, audível...

Agora sobre o comentario do nosso amigo eu descordo.
Muito bem abordado, Carlos. Tai um ponto interessante e que poucos comentam. Percebo que existe aqui no Fórum uma preferência geral por caixas de retorno com falantes de 15".

Eu não vejo isso aqui no forum, todos recomendando falante de 15", se tiver me perdoe e me mostre.
Mas concordo quando o amigo afirma que um falante de 12" ou ate mesmo um de 10" ja atende. Como citei uso hoje o retorno attack que é falante de 12", tenho um problema na igreja que o som do retorno bate na parede e volta pra mim la em cima, na sala da mesa de som (infelizmente a mesa fica na parte superior) O que percebo é que o grave fica ate que forte, ai como nao tenho um equalizador nos retornos eu tenho que retirar na propria caixa. Ai entra como o amigo disse as vezes um falante de 10" ja resolve. Hoje eu optaria por um falante de 10" para retorno.
 
wills2ka disse:
Agora sobre o comentario do nosso amigo eu descordo.Eu não vejo isso aqui no forum, todos recomendando falante de 15", se tiver me perdoe e me mostre.

Você tem todo direito de discordar, mas em momento algum eu disse que havia "recomendações" neste sentido. Disse que havia uma (injustificável) preferência por caixas de retorno com falantes de 15". Essa observação decorre das inúmeras perguntas que eu respondi recentemente aqui no forum, nas quais, o consulente, buscava opiniões sobre caixas de retorno, pedindo comparações entre modelos de 15". Uma rápida busca dos posts mais recentes talvez o façam perceber. Meu único propósito foi chamar a atenção dos menos experientes, de evitarem concluir que caixas de retorno com falantes de 15" são melhores para esse propósito e, assim, investirem mais do que o necessário. Espero ter conseguido ajudar de alguma forma.
 
Agora eu entendi a colocação do Jefferson. De início havia compreendido o mesmo que o Will, que por aqui costumava se recomendar 15", mas na verdade ele quis dizer que a procura por caixas de 15" é grande.
 
Se não precisar de muito SPL, talvez a Staner PS100 resolva - mas é uma falante de 10 (poucos graves) e baixo SPL!
 
As PS100 são boas mas com o preço chegando a 1600 em algumas lojas, que me desculpem os defensores ferrenhos de produtos nacionais, prefiro pegar uma ART310.

As caixas nacionais a alguns anos eram boas opções, mas hoje os preços estão muito altos.
 
Com certeza!!!

É que a alguns meses comprei cada PS100 ativa a 850,00 - aí compensou. Mas está supercara em um monte de lojas.
Consegui esse preço na Kalifa - mas a 310 é muito mais caixa
 
Pois é, lá agora tá 1200,00

Na playtech, compramos passivas a 450,00 - mas nem tem mais
 
Pessoal, me desculpem a demora.
Repensei e acabei concluindo que 15" é muito. Palco muito pequeno, acho que 12" ou 10" atenderiam muito bem.
Will,
Como o meu palco é bem pequeno também acredito que o som vai bater na parede e voltar. Além disso, a mesa fica em cima do palco :(
Esses fatores exigem realmente o mínimo de SPL possivel.
Na faixa de preço que citei é possivel encontrar alguns de 12" rasoaveis?
 
Aproveitando o tópico tenho outra dúvida:
Frequentemente vendedores me recomendam como monitor, caixas que na verdade são PA's. Segundo eles elas também podem ser usadas nessa função desde que simplesmente sejam colocadas no chão. Isso é verdade ou é só "papo para vender"?
 
Miranda audio disse:
Aproveitando o tópico tenho outra dúvida:
Frequentemente vendedores me recomendam como monitor, caixas que na verdade são PA's. Segundo eles elas também podem ser usadas nessa função desde que simplesmente sejam colocadas no chão. Isso é verdade ou é só "papo para vender"?

Miranda depende da marca e modelo da caixa, exemplo a propria rcf tao citada aqui ela tem um modelo que é de retorno, mas geralmente pegamos as com falantes de 10", PA normalmente e colocamos como retorno, pois ela tem o corte na sua caixa que da para deixar virada como tal.

Cara a pergunta tambem é, o que voce vai colocar no retorno? geral? somente voz? vai ter bumbo contra baixo esses instrumentos? porque hoje se fosse para eu voltar e ver qual retorno pegaria, eu ficaria com um falante de 10".
 
Vou utilizar neles apenas voz violão, baixo e eventualmente teclado. Um deles vou usar na saída "mon" da efx12 para o pupito e o outro no aux. Me indicaria 10" ou 12"??
 
Miranda audio disse:
Vou utilizar neles apenas voz violão, baixo e eventualmente teclado. Um deles vou usar na saída "mon" da efx12 para o pupito e o outro no aux. Me indicaria 10" ou 12"??

Já que terá baixo, recomendo caixa com falante de 15".
 
Cara mesmo com o contra baixo, eu trabalharia no maximo com caixa de falante de 12". Dependendo do modelo que comprar ainda ficaria com a de 10".
 
Back
Topo