Teclado Controlador KEYRIG 49 M-AUDIO

Alvim

New Member
Olá pessoal, tudo bom?
Vocês conhecem esse instrumento?

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.quanta.com.br/music/produtos/maudio/instrumentos/teclados-controladores/keyrig-49/">http://www.quanta.com.br/music/produtos ... keyrig-49/</a><!-- m -->

O que acham desse modelo?
 
Bom dia meu caro Alvim,

O equipamento em questão não chega a ser um instrumento musical, trata-se de um controlador midi, pra você plugar num mac por exemplo. Os tecladistas do SAV podem te explicar de forma mais ampla o funcionamento.

Quanto à marca (M-Audio) não há comentários, eu uso uma fast track e tem sido uma grata experiência.

[]s
 
Alvim disse:
Só posso usá-lo plugado a um computador?

Exato, ele é um equipamento que serve como "interface" de bancos de dados de timbres. Ex.: você tem um soft no seu PC com alguns timbres de pianos, daí você pluga esse controlador no PC para usar esses timbres.

O tecladista do meu grupo usa um iMac espetado num desses, ele tem "trocentos" timbres de vários instrumentos, é muito versátil.

Alvim disse:
Ele não funciona se não estiver plugado?

Quase 100% de certeza que não. Melhor você conferir no site do fabricante.

Como eu disse, os tecladistas do SAV podem te explicar melhor como isso funciona.

[]'s
 
Os controladores não funcionam sem computador. Eles não tem timbres internos.
Além disso, a maioria só recebe energia através da porta USB, o que é uma prova de que não foram feitos para se usar sem computador.
 
Em relação ao programa...existe algo do tipo: tal teclado funciona apenas com tal programa...ou isso não tem nada a ver?
Desde que seja teclado controlador, posso usar com qualquer software?
 
Olá pessoal.

Existem alguns controladores com alguns timbres. Porém a maioria necessita de um PC ou um módulo para gerar o som. Ao adquir um controlador, é importante definir para qual será o uso, pois em algumas situações as teclas não proporcionarão o resultado esperado. No meu caso que uso mais os timbres de piano, optei pelo Axion 61 Geração II acompanhado do Roland Sonic Cell. Comparando com o rendimento anterior em que eu controlava pelo Roland E50, a diferença nos timbres é significativa.

sds

Toninho
 
Bom... .Olá
Não sou exatamente um especialista, mas uso controladores a um tempinho.
Funciona mais ou menos assim da mesma forma que vc utiliza o teclado do computador para digitar o controlador envia sinais midi para o computador
Vc utiliza programas no computador que geram som através dos sinais enviados pelo controlador. Então vc precisa de um computador, e não serve qualquer netbook. Tem que ser uma máquina com algum poder de processamento, dependendo do programa que vc utilizar.
Quando vc toca o controlador no computador vc sente um atraso entre o tocar da tecla e o som sair. Isso se chama latência. Para diminuir a latência vc precisa instalar no computador um driver chamado asio. Com o asio instalado quando vc utilizar um desses programas o atraso será menor, mas o ideal é que vc utilize uma placa de som própria. Como a fasttrack da maudio, ou a ci1 da steinberg. Utilizando o driver asio genérico( que se chama asio4all) com sua placa de som nativa é provavel que ainda assim tenha alguma latencia.
Os programas que vc utiliza como instrumentos virtuais se dividem basicamente em dois grupos programas standalone que rodam sozinhos e plugins(estes dividem-se em rta que rodam no pro tools, dx que rodam no sonar e vsti que rodam nos demais programs) que precisam ser abertos dentro de um programa. O keyrig vem acompanhado de um plugin que roda tanto standalone como plugin. O program tem bateria, piano, orgão, sintetizador e um banco gm. Não é um timbre incrível, mas é bem leve. Quebra um galho.
Outra possibilidade dos controladores é utilizar módulos midi. São equipamentos que reproduzem sons quando ligados a controladores, mas apenas controladores que possuem uma saida midi, que não é o caso do keyrig que só possui usb.

Bom... acho que é por ai.
Espero ter ajudado
Qualquer dúvida continuo a disposição.
 
Back
Topo