Terra Rapido!!!

mbenedito

Moderator
Moderador
Trabalho com pequenos eventos: Aniversarios, palestras, 15 anos etc.

Presiso de uma solução quanto ao aterramento dos meu equipamentos, como geralmente 10 em 10 lugares que eu vou não tem terra, resolvi fazer meu propio aterramento.

Comprei 20m de cabo 2,5mm², agora presiso de uma dica de como "ligar esse fio no chão", devo usar o que? tem que ser uma coisa facil, como uma barra de cobre, alguem pode me ajudar?!?!
 
Procure na sua região por haste móvel para aterramento temporário que é menor que a fixa e pode ser retirado sempre que for necessário.
 
Benedito,

assunto dificílimo, problema que 10 entre 10 técnicos enfrentam...

Eu gosto muito de usar alguma ferragem da estrutura da casa, quando tem alguma exposta. Geralmente dão ótimos terras, mas antes é bom medir, OK?

Fora isto, prefiro deixar sem aterramento que com aterramento mal-feito ou não confiável.

Um abraço,

Fernando
 
Eu concordo com o bersan,
As veses é melhor deixar sem fazer o aterramewnto , doque usar uma "solução" mal feita....

Tenho uns clientes que me aparecem com cada gambiarra que só Jesus...
Um dia eu morri de ri com um que me apareceu com um tal de "TERRA ELETRONICO". era uma tomada com um circuito de fuga para um fio, e na ponta desse fio tinha um "prego" para aterrar o circuito....
 
Bom dia...
no meu ver o aterramento e super importante, nessas 3 funções básicas do aterramento vemos que realmente êle é importante.
1-Proteger de descargas atmosféricas quem está manipulando equipamentos.
2-Descarregar cargas estáticas dos equipamentos (maquinas e equipamentos elétricos em geral) para a terra.
3-Facilitar o funcionamento dos dispositivos de proteção (controlador de voltagem, réguas de tomadas, disjuntores, fusíveis, etc..).
O fio neutro que é ligado junto com a sua rêde elétrica deveria ter "0 volt", porem existe um um desiquilíbrio no transformador de distribuição da concessionária e as vezes esse "neutro" tem variações diferente de "0", sendo assim o "TERRA" que vc está querendo colocar, e deve colocar, escoa a voltagem "flutuante" para a terra.
Esquema mais eficiênte para residências segundo a "NBR 5410/2004" e o "T T"(T=ligação direta neutro à terra)(T=massa ligada diretamente à terra), massa é o nome que se dá as carcaças dos equipamentos ou maquinas que deverá ser aterrado.
Vou te mandar um a MP te explicando como fazer, é fácil, vc mesmo pode fazer, abraços, Odair
 
Back
Topo