TIBCM - Novo templo e novos equipamentos

bit34

Member
Olá pessoal

Estou postando as fotos da construção em andamento lá da nossa Igreja. Uma empresa especializada em construção de templos irá continuar com a obra, o que vocês verão aqui foi o que já foi feito através dos próprios irmãos. A partir deste mês a empresa irá assumir e entregará tudo pronto em 90 dias, assim está no contrato. Para minha surpresa, um certo dia o pastor me liga e avisa: "Thiago, eu estou em uma loja aqui no RJ, passa pro gerente aqui tudo o que você precisa". Hum? O quê? Como?... Tremi na base pois não era esperado para agora a compra dos equipamentos. Acontece que a loja ofereceu uma facilidade para que a Igreja adquirisse os equipamentos e o pastor com a liderança topou.

Atualmente temos:
02 - caixas (PA) montadas (AF 12" Selenium + Driver D210ti + divisor Nenis);
02 - caixas monitor montadas (idem config. acima);
01 - Amplificador Ciclotron DBK 720;
01 - Amplificador Ciclotron DBK 3000;
01 - Mesa Ciclotron AMBW 12;
01 - CD Player Stanton;
Mics SuperLux D5 e LeSon (estamos aposentando este último).

Estamos indo para:
01 - Mesa Yamaha MG32;
04 - caixas ativas Samson D415;
02 - caixas ativas Samson D412 (monitor);
01 - SUB 18" Oneal Opspb 2800;
01 - Mic s/fio Senheiser G3;
01 - Gerenciador Behringer DCX 2496;
02 - Condicionadores de energia Pentacústica PC 9000 e PC 4000;
01 - Amplificador p/ fones Behringer Powerplay H8000;
06 - Fones KOSS Porta Pro;
Multicabo Santo Angelo (48 vias) XLR;
04 - DI´s Behringer;
Que eu me lembre é só... estou sem a lista aqui agora.

As caixas ficarão suspensas através de cabos de aço nestas treliças.
IMG_0032.jpg

IMG_0042.jpg

IMG_0038.jpg

IMG_0039.jpg

Tubos para passagem de multicabo até a posição da mesa
IMG_0040.jpg

IMG_0036.jpg

IMG_0048.jpg


As medidas:
Altura: 5,50m x Comprimento: 20m x Largura: 14m.

O telhado atual (amianto) será trocado por um do tipo termo-acústico. Depois será colocado o forro de PVC com lã de vidro por cima.

Quanto a elétrica estou conversando um engenheiro, pois se perceberem nas fotos abaixo, durante os mutirões esqueceram de deixar conduítes entre as vigas nas paredes laterais. O piso (onde está cimentado), será elevado em 40cm, já começaram a fazer na parte de trás. Haverá na frente do palco, uma bancada onde será realizada a ceia e casamentos. Me parece que a empresa também fará um tratamento acústico, mas não sei até onde isso vai acontecer, estou esperando o responsável pela mesma vir e tirarmos estas dúvidas.

Por enquanto é só, como podem ver teremos muito trabalho pela frente. Fiquem à vontade para sugerir e opinar naquilo que acharem melhor.

Editado:
Esqueci de complementar. O que será sonorizado? Voz, violão, baixo, Sax, guitarra, teclado, bateria (bumbo, caixa + hit-hat e mic condensador captando os pratos), CD e bandas visitantes.

Abraços
 
bit34 disse:
O telhado atual (amianto) será trocado por um do tipo termo-acústico. Depois será colocado o forro de PVC com lã de vidro por cima.
Telhado termo-acústico nunca vi, a lã de vidro não vai adiantar se tiver o forro de pvc.

Os equipos já estão comprados? A igreja é aki no rj?
 
Thiago.

O Deluna tem razão: com um forro de PVC, a única função da lã de vidro será térmica. Façam um esforço e coloquem um forro com propriedades acústicas. Com um forro acústico, o RT60 será menor, o que vai melhorar consideravelmente a inteligibilidade. Há várias marcas no mercado como Knauf, AMF, Vibrasom etc. Discuta a idéia com os engenheiros da empresa. Peça a eles para dar a vc uma noção do que será feito em relação a acústica da sala. Lembre-se, no entanto, que engenheiros e arquitetos não costumam ter conhecimentos muito profundos sobre acústica.

Com relação aos equipamentos, se vcs ainda não o compraram, peça outros direct boxes... compre o Whirlwind IMP2 (passivo) ou os EAM M3A (ativo) e M3P (passivo). Qualquer um deles é infinitamente superior a qq DI Behringer.

[]'s
 
Concordo totalmente com a troca dos D.Is, os EAM são muito bons. Se puder invista também em um bom equalizador 31 bandas (Yamaha/DBX/Ciclotron). Com certeza será bem útil, considerando a falta de tratamento acústico (não que o Eq. supra esta falta) mas ajuda nas sobras.
 
Deluna

Sim, os equipamentos já foram comprados estamos aguardando chegar.
Nossa Igreja fica no interior do RJ (Conceição de Macabu).

David

Em relação ao tratamento acústico, o que sei é o que pastor passou pra mim.
Ainda não tive a oportunidade de conversar com os responsáveis pela obra, o que está previsto para hoje. Estamos no aguardo.
Quanto as DI´s, já foram compradas pois não tinham outros modelos. Essas DI´s poderemos aproveitar nas duas congregações e acampamentos.
Podemos comprar DI melhores e deixarmos somente para a Igreja.

Thiago A.

Tentei incluir um EQ a parte na hora da compra (pois o DCX 2496 tem esta função), mas excedeu o valor permitido (10K), pois foram comprados outras coisas como pedestais, cabos Santo Ângelo, plugs... Mas o principal já foi comprado (mesa, caixas, condicionadores, etc...), os outros agora fica até mais fácil para a nossa própria equipe de áudio trabalhar e adquirir os outros periféricos a parte fazendo uma campanha, trabalhando com eventos, é assim que a gente faz pra fazer uma vaquinha, ou melhor, um touro.

Obs.: o pastor trouxe logo para a Igreja 02 cx. Samson D415, a diferença foi incrível no som, pois como relatei acima, possuímos caixas montadas e a qualidade deixa a desejar, mesmo com o divisor, o driver fala mais alto que o AF. Pra vocês terem uma idéia, um irmão que não entende nada de som, chegou no final do culto e perguntou: "o som agora é digital? tá muito bom" (rsrss). Se eu pudesse comprar iria de FZ, RCF, Mackie,... mas sabemos que nem sempre é assim. Mas agradeço a Deus por esta conquista, pois nossa Igreja vai fazer 18 anos e nunca tínhamos feito um investimento tão grande nesta área.

Aguardemos os próximos capítulos.
 
ainda não tinha ouvido falar em caixas ativas da Samson .. :mrgreen: :mrgreen:

são boas?

a quais podemos comparar? Antera, Attack, Sellenium, Staner, RCF?
 
João como vai blz?

Brother, é difícil comparar a sonoridade desta caixa com outra marca, pois até hoje eu só pude ouvir Attack, Leacs e FZ (que discrepância não?).
Mas como nós não tínhamos boas caixas, a qualidade (pra melhor claro) foi sentida na hora. Ficará muito melhor depois que ligarmos na nova mesa Yamaha MG32, pois a Ciclotron que possuímos, mesmo tirando ainda possui muito grave e médio-grave. Mas fiz um teste na caixa ligando apenas o Cd player e eqs em flat... Minha avaliação pessoal: graves bom de se ouvir, não fica embolado; agudos acima de 5-8 Khz parecem sobressair mais, mas não é aquele som estridente que incomoda o ouvido (o teste foi feito no templo acima em construção). A transição entre o AF e o driver foi bem trabalhada, apesar de ter um AF de 15" pensei que seria ruim para voz, mas ficou muito bacana. Não me deu trabalho para equalizar os instrumentos e voz na mesa (olha que é Ciclotron), imagina quando tiver na Yamaha e puder alinhar o sistema com DCX 2496?! A caixa pesa 25Kg, dá para uma pessoa carregar tranquilamente. Onde som está não pude virar a caixa, estamos preparando uma sala melhor e mais segura para guardar os equipamentos, estou postando a foto da parte de trás dela e especificações da caixa.

IMG_0060.jpg

Auro-D415-web.jpg


É claro que existem equipamentos infinitamente melhores, mas para a nossa realidade financeira foi uma excelente compra. Se tivéssemos todo o $ à vista, partiria para RCF (já ouvi a 725A, que som) ou projeto da FZ, mas não tem problema, no próximo investimento poderemos tirar as Samson e usá-las na congregação, pequenos eventos ao ar livre (missões, peças, teatro de rua, sala de ensaio). Tenho certeza que futuramente teremos esta oportunidade, mas até lá estaremos bem servidos com a Samson.
Graças a Deus a visão da liderança e pastor tem mudado em relação a esta área, já me perguntaram até se o pastor vai ter aquele "microfone da cor de pele" (rsrss).

Também estou buscando treinamento para toda a equipe e conversando bastante com o eng. elétrico para que tenhamos um energia limpa (tbm depende da concessionária), cabos dimensionados corretamente e com proteção. E depois do som instalado, vou tirar uns 10min em um culto e explicar aos irmãos como devem usar corretamente os mics, ajudar a cuidar dos equipamentos, quando virem um cabo no chão passar por cima e não fazer o favor de pisá-lo e quando algo sair errado não ficar olhando para quem está na mesa de som, esta é quase inevitável, tenho certeza que todos passam por isso.

Mas esta é a vida que eu escolhi, gosto e me dedico e ficarei até subir para o 2º andar. Me empolguei demais e escrevi muito, foi mal :oops: :D
 
Por favor David !!! Não esqueça de me avisar, será uma prazer ter este treinamento contigo e conhecê-lo pessoalmente. E quem sabe não marcamos pra você vir até aqui e ministrar um treinamento para gente e outras igrejas? Será muito bom para todos. Quando tiver as datas me passa para eu não marcar nada neste dia ou dias (rsss).

Vlw mesmo, abçs !!!
 
PAZ, na igreja uso um par desses Sansom d415 em fly são exellentes respondem muito bem, como ja foi falado o som é limpido, agudos aparecem mas sem irritar, gosto muito do som delas, ainda mais que usamos elas com um subwoofer da antera o lf18.1A e a nossa boa amiga 01v96 vcm, vc esta em otimas "mãos" ou melhor P.A. rsrsrsrsrsrsrs.
 
Jônatas, também colocaremos estas caixas suspensas, mas encontrei uma pequena dificuldade. Esta caixa só possui um ponto para suspendê-la através de cabo de aço. Vocês aí estão usando sem inclinação ou usaram algum tipo de cinta para inclinar no ângulo desejado?

Pesquisando aqui no fórum encontrei neste tópico uma foto do colega Jó Pereira, precisaremos fazer uma amarração parecida com esta apenas para inclinar, pois o peso será suportado pelo cabo de aço mesmo. Caso tenham encontrado outra solução, se puder compartilhar com a gente, eu agradeço muito.

030920103449.jpg
 
cara eu usei cabo de aço nas alças laterais dela, e só usei uma de cada lado pq não sei se por um projeto bem feito ou por providencia divina, ela fica no angulo certinho em relação ao publico, então fui a loja de materiais de contrução e comprei um pedaço de borracha dessas que o tecnico em contrução civil (pedreiro) usa pra tirar o nivel e coloquei na parte que o cabo de aço tem contato direto com a alça pra não "comer" e nem arranhar o cabo de aço ficou em "V" uma borracha tbm na parte que da contato na estrutura tbm ajuda a não vibrar, depois postarei fotos aki delas e como estão "flyadas", kkkkkkkkkkk. abraço.
 
Não brother, o DCX pra gente não teria como função principal o crossover, pois ele tem muito mais recursos. Nós teremos 2 pares de caixas para o público, o 1ª par à frente do palco e 2ª do meio para trás, para evitar que as primeiras fileiras recebem uma pressão sonora maior e também para não perder inteligibilidade no fundo. As funções do DCX que usaremos de imediato nas caixas são: EQs paramétricos (em todas as 06 saídas), limiter e delay (2ª par de caixas). Quanto ao crossover eu tenho 3 possibilidades: efetuar o corte na mesa (Yamaha MG32 tem este recurso), no DCX ou no próprio sub também.
 
Na própria mesa tem uma saída mono, onde se você quiser pode ativar o filtro LPF nesta nesta saída.
O ajuste pode ser feito de 80hz a 120hz.

yamaha_mg32_big.jpg
 
como prometi ae estão as imagens....

se voce puder reparar vai ver que olhando de frente quase não se ve os cabos.
PAFrente.jpg


essa é a visão que o P.A. tem para a igreja (notem que pega desde o canto ate mais da metade da igreja) a foto foi tirada com a camera junto ao PA na grade no meio dele.
VisoPA.jpg


as seguintes são das laterais pra voces verem como foi feito com o cabo de aço ficou muito bom alem de bonito, o cabo de aço que usei foi 3/8.
PALateralEsquerda.jpg


PALateralDireita.jpg


PAFundos.jpg


PAFundosdireita.jpg
 
Back
Topo