Tirando som sem placa de som

manhaes

Member
Os microcomputadores (desktops) geralmente possuem um CD-ROM ou gravadora que enviam o som na forma binária para serem decodificados pelas placas de som. Porém as placas de som de baixa qualidade fazem uma decodificação ruim prejudicando o trabalho de equalização final.

Na parte traseira desses periféricos (CD e gravadoras) tem uma saída analógica (cabo com fio vermelho, preto e branco revestida de capa cinza). É por este pequeno cabo flexivel (geralmente na cor cinza ) que o sinal analógico está pronto pra ser utilizado.

Em primeiro lugar, não faça esta experiência no seu computador pessoal, pois a falta de prática ao abrir o gabinete pode leva-lo a danificar alguma peça. Antes, consiga com um amigo ou em lojas de informática um player de cd 12 ou 16 X que funcione bem ( os mais antigos tem som mais puro) e que tenha na parte frontal, as teclas ejetar e avançar. Alguns player tem o potenciômetro de volume e fone de houvido. Consiga também uma fonte de alimentação at com interruptor liga/desl.

De posse do cd player e da fonte at com interruptor liga/desl e mais o "cabinho cinza" (não esqueça). Pegue o player de cd e conecte o cabo cinza e corte a outra extremidade soldando um plugue p10 estéreo ou conector XLR, se quiser balancear mais tarde (fio 2 vermelho sinal; fio 3 preto neutro, e fio 1 malha terra )

Conecte a fonte de alimentação at ao cd player através dos conectores da fonte de fios vermelho e amarelo, lembrando que só tem um jeito de conectar, depois ligue a fonte de alimentação at e coloque um cd musical, na sequência acione a tecla avançar e o lede verde começará a piscar indicando a leitura do cd, neste momento inicia-se o processo de decodificação do digital para analógico. Este cabo cinza passa a ser um condutor de um sinal analógico de excelente qualidade musical, lhe proporcionando um melhor resultado em relação as placas comuns.

Claro que a partir daí, da pra se fazer case-mode com dois cdplayer e um comutador de sinal e outras peripécias. Na prática isto reduz o desgaste do leitor de dvd do notebook ou do desktop e em caso de precisar daquelas interrupções abruptas, o seu notebook, macbook, netbook e até o seu qualquerbook estará livre de desgaste desnecessários. É rustico, porém funciona muito bem e poupa a lente do leitor de cd ou dvd. :)
 
Esse tuto ja tinha visto em 2003 lendo o Clube do Hardware conforme esse link... porem, com um esquema de ligar no carro e nao de usar fonte de pc o que é mais facil...
Mas hoje em dia com o preço dos dvd players lá em baixo, nao compensa a gambiarra. Mas valew...

[]´s
 
Bom dia, paz e prosperidade em tudo sejam convosco. Eu concordo que usar players de desktops já é bem conhecido e economicamente inviável. Peço-lhes que me corrijam se eu estiver errado.
O reprocessamento idêntico, em qualquer instância é no mínimo perda de tempo e energia, quando não incorre também em perda da "qualidade sonora". A minha expectativa é que se perceba a possibilidade de um som melhor com menos recursos, evitando as repetições de digital para analógico e depois de digital para analógico novamente.
 
Back
Topo