Todo Microfone com XLR é Balanceado?

CelsoVit

New Member
Pessoal, tenho um microfone que não tem mais manual. No microfone tem 3 pinos para fazer ligação de cabo XLR. Se eu usar XLR nas duas pontas esse sinal é balanceado?

Será que todo microfone que tem conector XLR é balanceado então?

Obrigado.
 
Minha primeira postagem no fórum em 2007, foi exatamente com essa dúvida rs...
<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=3&t=483">viewtopic.php?f=3&t=483</a><!-- l -->
 
Gabriel, obrigado pela informação.
Deiny, eu pesquisei antes de postar mas não havia achado seu tópico, por sinal, totalmente esclarecedor.
Felipe, obrigado pelas boas vindas.

Aqui tem muita gente boa e disposta a ajudar, agradeço à Deus por ter o privilégio de poder participar desse espaço.

E quando o cabo é XLR no lado do microfone e P10 no lado da mesa de som, aí o balanceamento já era? Nesse caso é só trocar o plug P10 e o balanceamento tá feito?

[]'s

Celso Vitorino
 
Se for P10 TRS (o tal P10 "estéreo"), e não houver nenhum curto... o sinal ainda é balanceado.
A regra é: Circuitos balanceados na saída/entrada dos microfones/mesa (ou entre periféricos) sendo interligados por cabos com 2 condutores + malha.
Logo, os conectores macho/fêmea precisam ter 3 polos, não importa se é XLR ou P10 TRS
 
Se o cabo tiver 3 vias (2 condutores + malha), aí é só trocar o P10 mono por XLR.
Se for cabo de 2 vias (1 condutor + malha), precisa trocar o cabo inteiro.
 
Deiny disse:
A regra é: Circuitos balanceados na saída/entrada dos microfones/mesa (ou entre periféricos) sendo interligados por cabos com 2 condutores + malha.
Logo, os conectores macho/fêmea precisam ter 3 polos, não importa se é XLR ou P10 TRS

Correto. Para ter um sinal balanceado de verdade e necessario que a entrada da mesa(pre amp) seja balanceado, e tbm a saida do mic. Se uma das pontas nao for balanceado, ja era...

O balanceamento não necessita da malha (terra), somente dos pinos 2 e 3.
A tecnica de balanceamento a grosso modo consiste em inverter a fase em 180º do pino 3 (neutro) na saida do microfone, "viajando" dentro do cabo um sinal com fase totalmente oposta ao outro.
Quando esse sinal entra em um pre amp balanceado a fase do pino 3 e invertida novamente e somada a do pino 2. Isso te da um ganho de 6dB.
Quando o pre amp nao e balanceado, ele ignora o sinal invertido do pino 3 usando somente o pino 2.

O cancelamento dos ruidos acontece quando o pre volta a fase do pino 3. Antes o ruido estava em fase nos dois fios, depois dessa inversão em um dos fios o ruido esta com fase invertida.
Quando o sinal se "junta" como os sinais dos ruidos estao com fases totalmente opostas eles se cancelam.

Escrevi rapido pois estou indo embora, deu para entender?
 
Ao abrir um leson da vida reparei que só tinham dois condutores :shock: , ele é desbalanceado, certo!?

Ps.:haviam três condutores mas dois deles estavam soldados juntos.
 
Prefiro dizer que nem sempre é balanceado. Era de se esperar que fosse. Para isso existem os 3 contatos. Mas há muita coisa por aí de procedência discutível. Melhor é verificar se o manual afirma que é. É um começo.
 
Também já encontrei um fabricante dizendo que não era balanceado, contudo havia um conector XLR. Então vale a atenção. Os principais fabricantes de microfone vão sempre trazer balanceados.
 
Deluna disse:
Ao abrir um leson da vida reparei que só tinham dois condutores :shock: , ele é desbalanceado, certo!?
Não necessariamente.

A malha é conectada à carcaça do mic. A cápsula só tem 2 condutores, mesmo.


Deluna disse:
haviam três condutores mas dois deles estavam soldados juntos
Isso no cabo, né??

Sendo o caso, é o tal jumper p/ conexão em entradas não balanceadas (aqueles mics que vêm com cabos XLR-P10, por exemplo).
 
TSA disse:
Não necessariamente.

A malha é conectada à carcaça do mic. A cápsula só tem 2 condutores, mesmo.
Sim, sei disto.
TSA disse:
Deluna disse:
haviam três condutores mas dois deles estavam soldados juntos
Isso no cabo, né??
Não, dentro do corpo do mic.


.......................................
No conector do mic haviam 3 condutores(salvo o engano, preto, vermelho e amarelo) dois deles estavam soldados em um só condutor do conector, o outro soldado em outro condutor do conector e o último condutor do conector estava vazio.
 
Deluna disse:
Não, dentro do corpo do mic.
No conector do mic haviam 3 condutores(salvo o engano, preto, vermelho e amarelo) dois deles estavam soldados em um só condutor do conector, o outro soldado em outro condutor do conector e o último condutor do conector estava vazio.
:shock:

Que mic, exatamente, era?
 
Deluna disse:
creio que seja um leson sm58
Acho difícil, cara...
Já vi microfone mais vagabundo deles ter os 2 terminais da cápsula devidamente conectados. Nada de jumper.

Ou então o seu é beeem antigo.


:shock: :shock:
 
A igreja tem 25 anos...

O mic alguem pode ter mexido para "concertar"

Ele é desbalanceado. Já reparei que quando aumento um pouco mais começa uma interferência bem forte.(os outros não fazem isto)
 
Tá pera ai, para ser balanceado o mic tem que ter uma especie de direct box interno que faz o papel de dividir o sinal positivo que vem da capsula entre o pino 2 e o 3 e inverte-lo no 3... para que seja realizado o processo inverso na mesa, periférico etc...
 
Back
Topo