Tratamento acústico para Bateria (Biombo)

rafaelrb

Active Member
Bom, há diversos tópicos temos para tratar de acústica para instrumentos, principalmente para Bateria.

Muito se falou de salas fechadas com vidro, acrílico ou outros materiais. Porém em minha denominação isso não é muito comum, pois costuma descaracterizar o templo.
O que está sendo usado ultimamente são os chamados "biombos" ou adaptações apenas com madeira e espuma.
Quando comentei com o pessoal que iria fazer, primeiro fui reprovado, falaram que não era possível, que iria ficar complicado, colocar uma peça de madeira dentro da Igreja, iria ocupar espaço, etc. ... falaram tudo se opondo. Mesmo assim fui ao Pastor, que foi mais sensível e aprovou. Quando o biombo chegou na Igreja, todos ficaram boquiabertos, os que falaram mal, nem olharam direito pra mim, um apenas disse, é melhorou o som mesmo.
Bom fiz, e por incrível que pareça, além da estética gostei muito do resultado acústico.

Esta é uma foto da bateria na Igreja, foi tirada do meu celular por isso a qualidade não está muito boa.



Esta é a foto do biombo, ainda na marcenaria, também tirada no celular.



Depois eu tiro outra foto no local, mas o biombo entrou entre a bateria e os bancos.

Ele ficou com 1,10m de altura e 2m de largura, sendo no chão 7 cm de altura para poder varrer, tem o acabamento modelado, envernizado com verniz filtro solar e espuma perfilada de 3cm.

O resultado foi que todos os harmônicos e sons que saem por baixo foram bem absorvidos, os pratos não foram cobertos, mas não temos a mão pesada nos pratos, e sim bumbo, caixa e tons. Toquei e outro baterista tocou, ficou muito mais "seco". Acabou com o volume excedente e reverberações causadas pelo graves.

Vou ver agora para poder revestir a parede lateral e por trás da bateria com espuma normal de 5cm e carpete.
 
Ahh para o pessoal de Vitória e proximidades, e que estiverem interessados em ver e talvez fazer, podemos negociar.
Estou fazendo por medida, modelos diferentes, de acordo com a característica do local.

So mandar uma MP que conversamos melhor.

Abraços.
 
rafaelrb disse:
Ahh para o pessoal de Vitória e proximidades, e que estiverem interessados em ver e talvez fazer, podemos negociar.
Estou fazendo por medida, modelos diferentes, de acordo com a característica do local.

So mandar uma MP que conversamos melhor.

Abraços.

Parabéns pela iniciativa rapaz, ficou muito bem feito, quanto gastou pra fazer esse ae da foto?
 
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Rapaz .. seu eu falar .. eu conto meu lucro .. kkkk

To brincando, mas eu usei compensado, pinho, a espuma perfilada, verniz com filtro solar, cola de formica, tudo embutido.
Os materiais são caros, pois são coisas boas. O MDF sairia por um melhor preço (custo x benefício), porém não ficaria tão resistente, o compensado é mais rigido, melhor pra esse tipo de material.
A espuma aqui em Vitória está saindo em média por R$ 25,00 o metro.
De material foi mais ou menos uns R$ 220,00, pois tive que comprar a cola, verniz, tinner, etc ...
 
Com certeza faremos, mas lá nós pedimos para ser feito, mas estou vendo a possibilidade de ser feito em alvenaria, assim consigo isolar melhro ainda o som, pois não vai ser feito salas para os nipesde instrumentos e vozes. Vai ser usado apenas 1,2m de espuma e 0,8m de acrílico.
Eu queria fazer varios "aquários, mas para isso teria que colocar ar-condicionado e isso sabemos que é impossivel.
Mas quem sabe com a qualidade das gravações dos eventos eles num fazem de lá um "estudio" para gravação? Sonhar não custa nada.

Ainda vou fazer o projeto de lá, quando estiver pronto eu posto para ter mais opiniões do pessoal.
 
O problema todo é o pessoal que vai pagar e fazer, ouvir e entender esses re$$$ultados.
Só com MMMMUUUUIIIIITTTTTAAAA oração.
Como é dito, aí é departamento de milagres.
 
Lembrando que foi apenas um compensdo de 1cm e a espuma perfilada de 3 cm, pois não temos bateristas de mão pesada. Eu, outro rapaz e um senhor que tocamos.
Mas caso necessitem de mais absorção ele pode ser efito com mais madeira, espumas, mantas, lã de pedra, etc ...depende so do ambiente e do espaço que tem pra fazer.
 
Vendo o biobo, me veio uma idéia.

Pra quando a gente for fazer eventos fora da Igreja, não seria interessante termos uns desses pra levar junto e se o local for de acustica muito ruim colocar no fundo, nas laterias pra tentar amenizar um pouco os problemas?
 
Metal disse:
Vendo o biobo, me veio uma idéia.

Pra quando a gente for fazer eventos fora da Igreja, não seria interessante termos uns desses pra levar junto e se o local for de acustica muito ruim colocar no fundo, nas laterias pra tentar amenizar um pouco os problemas?

Não resolveria 100% do problema mas ajudaria bastante.
 
Então a idéia nem é resolver 100% mesmo, como ele seria para uso móvel, cada vez em um local, ajudaria amenizar os problemas, como por exemplo, os que o Lucas teve a umas 2 semanas. E eles ficaram bonitos.
 
O problema é o custo para deixar parado, para ser usado apenas em eventos externos.
Você pode melhroar a acustica de capta~]ao criando "salas" para coral, bateria, cordas, metais, etc .. agora melhorar a acustica toda do lugar .... haja madeira e espuma
 
Rafaelrb

valeu pelas dicas cara... muito bom mesmo...

bom vou resumir um pouco...
eu trabalho na empresa que fabrica a espuma que hoje é vendido no mercado... na verdade somente vendo para os fabricantes de isolamento acustico... as espumas que hoje sao chamadas de SONEX é da empresa ILLBRUCK SONEX em diadema... na verdade temos essa parceria com eles a mais de 20 anos... realmente esse tipo de espuma é muito boa pra isolamento acustico, foi dfesenvolvida pra esse propósito mesmo... bom mas vamos ao assuno:

estou pensando em montar um aquaria pra batera da minha igreja, lá tambem é em canto ''L'' e estou pendando em revestir a parede com espuma isolante e uma lateral e frente da batera com acrilico... o que voces acham da ideia??? outra coisa... se eu fizer isso terei que microfonar??? to preocupado com isso... caso eu tenha que microfonar, putz o pastor já vai torcer o queixo... grana ta escassa... e ele é mãozinha... REALMENTE É UM DEPARTAMENTO DE MILAGRES.... KKKKKKK.... será que se eu isolar somente as laterais e fundo com espuma e deixar a frente com acrilico ou até mesmo sem nada melhora alguma coisa????


me ajudem nessa.... vcs tem mais experiencia que eu....

vlw a todos
 
Back
Topo