Tratamento Acústico Teto - Forro

G

Guest

Guest
Pessoal,

Em nossa igreja o tempo de reverberação é enorme. Para iniciarmos a longa caminhada para a resolução do problema, acredito que o ponto de partida seria o tratamento do teto, maior área reflexiva.

Nosso pé direito é de mais de 6m e para completar, o teto tem várias colunas sucessivas (3 em 3 metros); na foto anexa dá pra ter uma leve noção.

Minha pergunta é: o que vocês sugerem?

Estava pensando em forro mineral para o teto (conseguimos num bom preço) e (o que é o pior problema) bass straps com compensado no fundo/cantos; para o começo.

O que pensam sobre o forro mineral?

[attachment=0]
 

Attachments

  • foto.JPG
    14 KB · Visitas: 2,711
O forro mineral não vai "atrapalhar" em nada, mas para terem um melhor retorno do investimento é de bom senso contratarem um engenheiro para o serviço...
 
Porque não remove esses buracos no teto?
Usa o forro mineral deixando o teto reto, e por cima do forro ponha mais placas de lã de rocha em 100mm que tem uma ótima absorção em frequências baixas.
O forro mineral se for do bom já ajudará bastante nas altas, e a lã ajudará nas baixas.

Não é o suficiente para resolver seus problemas, até porque para isso seria necessário um estudo de alguém especializado, mas como foi dito não vai atrapalhar muito pelo contrário, mas será que vale a pena o custo x benefício?
 
O ideal seria mais fotos, pois imagino que a maior causa da reverberação nem seja o teto. Eu começaria pelos Bas straps e nas paredes próximas do local onde ficam instrumentos e palco. Fale mais detalhes, mais fotos, etc. Talvez até um reposicionamento de PA e monotores já diminuirá a reverberação.
 
Meu camarada sugiro que você estude mais para não gastar atoa...
Bass strap se dirige a baixas freqüências, mas você sabe em que freqüência está seu maior problema de reverberação?
Na maior parte dos casos um painel de faixa ampla impedindo as reflexões primarias traz melhores resultados imediatos que os bass straps.
Entendo que a aplicação deles é específica para problemas específicos, e tenho quase que certeza que seus maiores problemas não estão nas baixas, mas de médio-grave para cima, que seria facilmente absorvido por um painel de lã de rocha comum de 50mm cujo pacote com 6 placas (1,20 x 0,60) custa menos de R$: 110

Não se apegue a dilemas e disse me disse, estude todas as possibilidades, tenha o máximo de conhecimento de causa possível da sua sala e depois arrisque a gastar!
Ou faça o mais sensato, contrate alguém da área, gaste menos, certo e apenas uma vez!
 
Pessoal,

Primeiro muto obrigado pelos comentários de todos!

pTjz disse:
Porque não remove esses buracos no teto?

A idéia é exatamente essa! Matar os inúmeros ângulos de 90° do teto para melhorar o RT60 no ambiente.

pTjz disse:
Bass strap se dirige a baixas freqüências, mas você sabe em que freqüência está seu maior problema de reverberação?

Fiz os cálculos referentes ao RT60 e fiz medições diretamente no local para averiguar o cálculo (que bateu). Tenho um cancelamento de frequências em 168Hz (por isso precido de bass trap para essa frequencia, especialmente na frente do templo). Após a análise do RTA, conclui-se que não temos problemas de cancelamentos, e sim de excesso de reverberação. O RT60 está em quase 3.0seg entre 600 e 4.000 Hz e abaixo de 180Hz.

Por isso a sugestão de:
- montar bass traps para absorver a frequencia ressonante (deverá ser feito/reavaliado após o tratamento do RT60);
- aplicar o forro mineral para melhorar a estética, aumentar enormemente a área de absorção nas frequencias problemáticas do RT60 e reduzir o excesso de angulos de 90° para minimizar o problema do cancelamento/reverberação dos graves.

Pelo cálculo do RT60 antes vs simulação após a instalação do forro mineral, a queda do RT60 seria de 2,9seg (média) para algo muito próximo de 1seg, incluindo nas baixas frequencias (que naturalmente ficará acima das médias e altas).
 
Exatamente como eu pensava.
O bassStrap é geralmente projetado para frequências abaixo de 100Hz, ou seja uma região realmente de baixas SUB-GRAVES.
Esta frequência que você citou é facilmente alcançada pela voz humana.

Um painel de faixa ampla é muito mais fácil de se construir e consegue absorver até mesmo frequências mais baixas que 168Hz.
Se sua idéia é quebrar os cantos, faça um absorvedor de diafragma de cantos, também BEM SIMPLES de se fazer e absorverá com facilidade esta frequência.

Para te ajudar: <!-- m --><a class="postlink" href="http://audiolist.org/siteantigo/artigos/absorv/absorv.htm">http://audiolist.org/siteantigo/artigos ... absorv.htm</a><!-- m -->
Ajudando mais ainda: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.musitec.com.br/loja/produto.asp?cod=1047">http://www.musitec.com.br/loja/produto.asp?cod=1047</a><!-- m -->

Resumindo, meu conhecimento é bem pequeno na área, estudei pouco sobre quando precisei, e ainda por cima esqueci muita coisa por não vivenciar, mas me preocupo quando alguém lança algo assim no fórum, porque sei que as probabilidades de ser pouco efetivo as modificações são enormes.
Então se vai mesmo fazer você por si só, ao menos estude MUITO para fazer com a certeza de obter um resultado esperado!
 
Pessoal,

Segue anexo a simulação do RT60 com as sugestões de tratamento do ambiente.

Alguma sugestão/objeção/crítica?

[attachment=0]
 

Attachments

  • Acoustics IPG.pdf
    14 KB · Visitas: 127
robson.paulo disse:
Pessoal,
Segue anexo a simulação do RT60 com as sugestões de tratamento do ambiente.
Alguma sugestão/objeção/crítica?
[attachment=0]
No papel ta bonito, se realmente ficar como no gráfico, será uma sala perfeita!
Mas já pesquisou os custos? Esse forro deve valer uns R$15 a placa.
Carpete na parede, acumula MUITA poeira e é bem enjoado para limpar, tinha uma sala aqui na igreja assim e tivemos que retirar com menos de 2 anos.

Faça suas contas, dps refaça colocando apenas o compensado “recheado” com lã de rocha, ou lambril com lã também, funcionaria como um gigantesco painel.
Quanto ao forro, pelo que vi parece ser muito bom, mas o valor complica... Pesquise similares e se preocupe mais com o “flame” e “smoke” do que com os coeficientes de aobsorção em si propriamente dito, eles são importantes mas a segurança é mais.
 
pTjz disse:
Faça suas contas, dps refaça colocando apenas o compensado “recheado” com lã de rocha, ou lambril com lã também, funcionaria como um gigantesco painel.
Quanto ao forro, pelo que vi parece ser muito bom, mas o valor complica... Pesquise similares e se preocupe mais com o “flame” e “smoke” do que com os coeficientes de aobsorção em si propriamente dito, eles são importantes mas a segurança é mais.
Com relação à utilização de Lã de Vidro...
Falei uma vez com o pessoal aqui e eles disseram que ela não é boa pra ser utilizada porque pode causar coceira. O que vocês acham?
Mais uma coisa...
Acho que se a igreja for fechada (ar condicionado) da pra colocar o carpete em parte da parede para facilitar em uma limpeza.
 
pabblo777 disse:
Com relação à utilização de Lã de Vidro...
Falei uma vez com o pessoal aqui e eles disseram que ela não é boa pra ser utilizada porque pode causar coceira. O que vocês acham?
Mais uma coisa...
Acho que se a igreja for fechada (ar condicionado) da pra colocar o carpete em parte da parede para facilitar em uma limpeza.
Use luvas.
Poeira tem em qualquer lugar e ela se ACUMULA.
 
pTjz disse:
No papel ta bonito, se realmente ficar como no gráfico, será uma sala perfeita!
Mas já pesquisou os custos? Esse forro deve valer uns R$15 a placa.
Carpete na parede, acumula MUITA poeira e é bem enjoado para limpar, tinha uma sala aqui na igreja assim e tivemos que retirar com menos de 2 anos.

O projeto não é teórico. Todos os custo foram levantados (segue abaixo os orçamentos). Eu consigo comprar boa parte dos materiais com preços melhores que a maioria por ser Pessoa Jurídica (sou engenheiro) e conseguir direto com os distribuidores.

O forro é de alta qualidade (AMF) e sairá a R$38,00 o m2, colocado. <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.knaufamf.com.br/profissional/produtos/todos-os-paineis-para-forros/?p=THERMATEX%20FEINSTRATOS%20MP%20COMPLETE">http://www.knaufamf.com.br/profissional ... 20COMPLETE</a><!-- m -->

O carpete, como qualquer outro material, tem os de qualidade e tem os da Leroy que você compra na esquina. Carpetes profissionais, como os que utilizamos (ou são utilizados) em 90% dos edifícios comerciais novos, tem ensaios de certificação em termos de acústica, fogo e isolamento elétrico. Alguns são preparados e/ou altamente resistentes a certos tipos de ácaros e outras "sujeiras". Os carpetes de antigamente causavam alergia nas pessoas por acumular poeira demais e pelo tipo de material utilizado. Os fabricados atualmente são completamente diferentes, apesar de ainda apresentarem, claro, acúmulo de partículas - são fabricados para ambientes fechados, com ar condicionado, onde a circulação/renovação de ar é muito pouca. Nossa igreja está numa área extremamente urbana, não temos problema com poeira.

pabblo777 disse:
Com relação à utilização de Lã de Vidro...

A Lã de vidro é utilizada como revestimento de DryWall em 80% das instalações nesse país. De fato, se manuseada diretamente, causa coceiras e incômodos. Mas não há problemas de "vazamento" (a menos que alguém quebre a parede, fure ou qualquer outra coisa do gênero). Se utilizada corretamente, não há problemas nem na instalação nem na utilização.

Abaixo, a tabela básica do orçamento proposto para o projeto. Obviamente esses são valores superestimados e, provavelmente, o custo efetivo será menor.
[attachment=1]

Em outro tópico, eu havia comentado sobre o posicionamento das Bose MA12. Segue abaixo o croqui para o reposicionamento delas. TODOS esses documentos são prévias e ainda não foram finalizados, portanto não tem formatação alguma, nem identificação da responsabildade técnica nem nada; são somente esboços iniciais. Quando tiver finalizado o projeto completo, compartilho aqui com todos.
[attachment=0]
 

Attachments

  • Custos Acustica IPG.pdf
    14 KB · Visitas: 62
  • Posicionamento MA12.pdf
    14 KB · Visitas: 62
robson.paulo disse:
O projeto não é teórico.
Eu não disse que seu projeto é meramente é teórico, disse que NA TEORIA está bonito.
Como engenheiro você sabe que a PRÁTICA insere o eixo Z no plano carteziano dos projetos.
Se tratando de acústica então, penso ser pior.

Se dependense apenas de materiais e da planilha de reverb, acústica não seria o problema de mais de 90% das igrejas nacionais.
 
pTjz disse:
Como engenheiro você sabe que a PRÁTICA insere o eixo Z no plano carteziano dos projetos.

Hun???

pTjz disse:
Se dependense apenas de materiais e da planilha de reverb, acústica não seria o problema de mais de 90% das igrejas nacionais.

Se planilhas resolvessem o problema, o mundo não precisaria de engenheiros, arquitetos e todos os profissionais que estudam anos para pensar sobre os problemas e resolvê-los.

Essa planilha do Solon do Vale é uma mera simplificação que facilita as "tentativas e erros" para a escolha dos materiais. Mais tarde (não tenho todos os arquivos aqui) envio os arquivos do projeto no EASE com todas as simulações de antes e depois das alterações, incluindo os cálculos de RT60, SPL, Directivity, Clarity, CriticalDistance, etc. Por exemplo (situação atual): [attachment=0]
 

Attachments

  • Direct SPL 1000.jpg
    14 KB · Visitas: 653
robson.paulo disse:
pTjz disse:
Como engenheiro você sabe que a PRÁTICA insere o eixo Z no plano carteziano dos projetos.

Hun???
Apenas uma brincadeira

robson.paulo disse:
pTjz disse:
Se dependense apenas de materiais e da planilha de reverb, acústica não seria o problema de mais de 90% das igrejas nacionais.

Se planilhas resolvessem o problema, o mundo não precisaria de engenheiros, arquitetos e todos os profissionais que estudam anos para pensar sobre os problemas e resolvê-los.
Exatamente por isso disse o que disse.
E disse o que disse até agora não por duvidar de suas habilidades ou capacidades, fiz apenas na intenção de te ajudar a abrir os olhos para não gastar atoa.
Até porque seus questionamentos iniciais não dão nenhum indício do seu nível de formação, conhecimento ou dos procedimentos adotados nas suas análises.

Bom ter pessoas como você, que sabem manipular todas estas ferramentas aqui pelo fórum, coisa que eu não sei.
 
<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=6&t=13564&p=153899#p153899">viewtopic.php?f=6&t=13564&p=153899#p153899</a><!-- l -->
 
Back
Topo