TURBOSOUND M15 com problemas no Potenciômetro

isinho disse:
As 710 são do grupo (do qual saí a uns 2 anos e meio).

As Milan são da igreja (que instalei, frequento, mas não faço som).

Isinho, você que já teve experiência com 710, 310 com e sem sub e com a milan, qual conjunto indicaria? Milan + sub ou 710 + sub? O programa musical é aquele de sempre, sou da IASD. Também temos banda de vez em quando!

Um abraço
 
Se é pra ser portátil e pra até umas 500 pessoas (IASD) recomendo HD10 + Sub

Milan + sub deve ser monstro...
 
isinho disse:
Adalberto disse:
Deixo no máximo e controlo tudo pela mesa sem stress.
NUNCA deixe o potenciômetro no máximo!!!

O limiter é variável, aí você pode danificar sua caixa
Exato.... É sempre recomendado para "achar" o 0db da caixa, fazendo o procedimento mencionado pelo dener.

deneripr disse:
Depende do caso... alguns modelos pode-se deixar no talo sim... já outros não... depende do processamento...

O que recomendo é ajustar antes de fixar a caixa... põe em +10 dbs o fader MASTER da mesa com um CD tocando FADER em 0 db... e vai abrindo o potenciometro da caixa até acender o led de limiter/clip, acendeu bem, vc para volta um pouquinho, deixando acender BEM de leve nos picos...

Pronto... volta o fader master pra 0 db e boa... Com música ao vivo, não terá uma programação tão comprimida então, se chegar até esse ponto (atuação de limiter) será só alguns momentos de pico, que são geralmente muito curtos...

Assim terá uma faixa de trabalho de até + 10 dbs pra começar a atuar o limiter, o que não é prejudicial em si só...tem que saber usar...

Varia de projeto a projeto algumas caixas tem um limiter e processamento MUITO bons permitindo tirar bastante coisa da caixa ... outras nem tanto, algumas nenhum limiter só acende a luz de clip pq já está clipando mesmo... ai é outra história...
 
NUNCA deixe o potenciômetro no máximo!!!

O limiter é variável, aí você pode danificar sua caixa

Olá Ilsinho...Como normalmente sempre estou atrás da caixa presto atenção se está acendendo o limitador ... O master da mesa que uso nunca fica no Odb... sempre -10 db - 5db no máximo e sempre procuro observar o limite da caixa. Tem funcionado pois a luz vermelha da caixa quase nunca acende...Mas valeu a dica vou experimentar.
 
A medida que o volume da caixa está no máximo, o limiter tbm muda (por isso é variável). O ponto e corte não será mais 0db!!!

Será mais alto!

Ela não vai clipar, mas vai distorcer.
 
...O que você me aconselha então Ilsinho...Fazer o que o Dener falou ou vc sabe +- qual lugar devo deixar o potenciômetro da Milan para não correr risco nem de dano nem de distorção?
 
isinho disse:
Se é pra ser portátil e pra até umas 500 pessoas (IASD) recomendo HD10 + Sub

Milan + sub deve ser monstro...

Não é pro grupo, é pra igreja mesmo! Graças a Deus a igreja tem verba rapaz. A princípio, pensei em 2x Milan 15 + Sub RCF 905as. To pesquisando sobre as EV, FZ, dentre outras, mas não sei até que ponto valem realmente o investimento. Tudo será trocado, desde os microfones até a mesa. Estamos cotando, no mínimo, x32 ou 01v96i. Já pegamos um BETA87A SLX e um Ew135. Se puder dar sugestão de um conjunto melhor que milan+905as com um bom CxB, agradeço!

Abração
 
Pessoal o problema da minha Milan m15 era no driver, ele queimou.
Como o Everton tinha um reserva e ele mora há uns 300 metros de casa, ele me quebrou o galho, instalamos e tudo ficou certinho.
Quanto ao motivo da queima, ao meu ver não foi por excesso de volume e provavelmente foi por colocar e tirar instrumentos do DI (DI800) sem desligar o canal, mas isso é apenas uma suspeita, pois o drive apareceu queimado de terça para quarta-feira da semana passada, e as pessoas que utilizaram no intervalo onde a queima aconteceu não se manisfestaram.
 
unformed disse:
Pessoal o problema da minha Milan m15 era no driver, ele queimou.
Como o Everton tinha um reserva e ele mora há uns 300 metros de casa, ele me quebrou o galho, instalamos e tudo ficou certinho.
Quanto ao motivo da queima, ao meu ver não foi por excesso de volume e provavelmente foi por colocar e tirar instrumentos do DI (DI800) sem desligar o canal, mas isso é apenas uma suspeita, pois o drive apareceu queimado de terça para quarta-feira da semana passada, e as pessoas que utilizaram no intervalo onde a queima aconteceu não se manisfestaram.


Excesso de volume não, mas pelo jeito da mix poderia ser sinal "distorcendo" muito mais do que o permitido (mesmo que o limiter nem mesmo esteja acendendo)... logicamente que o esquema do DI tb ajuda na bagunça....

e novamente, só existe 2 formas para se queimar uma caixa: Eletricamente ou Distorção

Arrumada as caixas e som 100% novamente!
 
distorção harmônica causa numero um de morte prematura de drives, antes de eu assumir o som da Igreja que eu participo (deixei a equipe esse ano mas deixei pessoal treinado), já haviam queimado os drives das Milan 4 vezes, depois que aprenderam usar estrutura de ganho adequadamente, não tiveram mais ocorrência, somente a do Potenciômetro qu ainda carece solução irei ver isso essa semana não estou mais envolvido com a administração do som.

Quanto ao limiter das Milan o manual é muito vago, e os níveis de entrada diferem por conta da entrada de linha e microfone, porém minhas caixas o limiter começa acionar em 0,775volt, tensão nominal da maioria das mesas...
 
Me perdoem se to falando uma besteira...

Mas não entendo como uma caixa tão conceituada e com um preço até justificável pra isso, não tem um limiter capaz de proteger seus drives. Sei que em todas as marcas ocorrem queima de drives, mas a tecnologia tem caminhado pra uma redução maior desse dano... é um fato a ser considerado.
 
D som disse:
Me perdoem se to falando uma besteira...

Mas não entendo como uma caixa tão conceituada e com um preço até justificável pra isso, não tem um limiter capaz de proteger seus drives. Sei que em todas as marcas ocorrem queima de drives, mas a tecnologia tem caminhado pra uma redução maior desse dano... é um fato a ser considerado.



Só pra lembrar, que no meu caso não houve queima de drive... Acredito que seja mal-contato no potenciômetro... Mas, acredito, que pra queimar, seja alum descuido, pq tem os Limiters dela e são bons...
 
Back
Topo