Tweeter "vibrando"... ajuda!

Deiny

Active Member
Olá pessoal, olha eu aqui denovo com outra dúvida rsrs...
Num outro tópico comentei sobre um tweeter queimado por ligação de phantom com cabo desbalanceado... que gerou um ruído bem alto, e acabou queimando um tweeter.

Naquela ocasião, levei o tweeter (Selenium ST302) numa loja... comprei um reparo original da prórpia selenium. O próprio vendedor fez a troca do 'miolo' do tweeter. Até aí tranquilo, reinstalei o tweeter na caixa... tudo funcionando bonitinho.

Não sei se por coincidência ou não, ontem após eu reconfigurar minhas potências com as caixas (poderia estar acontecendo antes mas eu não percebi), esse mesmo tweeter começou a emitir um ruído em certas frequências, como se tivesse algo vibrando dentro. Comparei com a outra caixa, tudo normal. Tirei o tweeter da caixa, apertei bem os parafusos, recoloquei e apertei bem os parafusos fixados na caixa. Nada adiantou.

Alguém já passou por algo parecido? Pode ser algo relacionado ao conserto?

Agradeço desde já! Abraços!
 
Deiny,

quase com 100% de certeza, sim, deve ter sido algo relacionado ao conserto.

Leve-o de volta à loja e ao vendedor. Você fez bem em comprar reparo original, mas se a colocação não for bem feita...

Um abraço,

Fernando.
 
Fui no site da selenium.. lá tem um manual de como fazer a colocação do reparo... não me parece nada muito dificil, algo q tenha alguma chance de erro fácil...

Tem alguma coisa "imprescindível" na colocação, que se não for feita corretamente, possa vir a acontecer oq tá contecendo com meu tweeter?
 
Deiny,

não tenho experiência prática no assunto de reforma de falantes. Mas já que você baixou o manual e ainda viu o rapaz fazendo, que tal você mesmo tirar e colocar tudo novamente?

Se fizer isso, que tal tirar umas fotos e mostrar o passo-a-passo aqui para a gente?

Um abraço,

Fernando.
 
Vamos lá então... de antemão peço desculpas pela má qualidade das fotos, to sem câmera no momento, então fiz com o celular.

Passo 1: Retirar os 4 parafusos da tampa com uma chave philips
02el4.jpg


Passo 2: Retirar a tampa
03ib7.jpg


Passo 3: Retirar o parafuso do fixador central
04vz1.jpg


Passo 4: Retirar o fixador central e o reparo 'defeituoso'
05km2.jpg

Obs.: O manual da Selenium recomenda que se faça a limpeza do entreferro (a parte que fica abaixo do reparo) com uma fita crepe com o lado adesivo para fora. Eu fiz e não vi diferença alguma quanto à "limpeza".

Passo 5: Recolocar o reparo
06xy7.jpg

Obs.: O lado que tem marcação em vermelho do reparo, deve coincidir com o lado do entreferro em que o fio vermelho é soldado.

Passo 6: Reparafusar o fixador central
07vs7.jpg


Passo 7: Reparafusar a tampa superior
01rb9.jpg

Obs.: O aperto final dos parafusos deve ser feito alternado em diagonal, segundo o manual da selenium, creio eu pra que não sobrecarregue um lado do reparo, rompendo-o.

Bom, eu fiz isso... mas de qualquer forma vou levar na loja hoje, pq percebi um pequeno feixe solto no reparo... imagino que isso possa gerar esse ruido no tweeter.

Abraços!
 
Aprendi mais uma!

Pareceu bem fácil mesmo. Não gasto mais dinheiro com esses caras que consertam falantes... pelo menos quando for tweeter Selenium. Muito obrigado, Deiny.

Um abraço,

Fernando
 
Com certeza, sai bem mais em conta...
Um reparo novo desses custa 24 reais aqui na minha cidade, ao passo que esse supertweeter completo custa mais de 100 reais... =)

Continuando a minha saga... eu passei na loja agora à tarde. O vendedor me disse algo que talvez faça sentido. Ele disse que o reparo pode ter sido danificado por um capacitor fraco (minhas caixas são 3 vias com divisor passivo). Com esse capacitor com 'defeito', frequencias idesejaveis poderiam estar indo para o tweeter, fazendo com que ele "vibre" e até estrague.

Eu disse que isso até faz sentido, pelo seguinte: antes de retirar o tweeter da caixa, eu tentei identificar em qual frequencia que ele estava "vibrando". Notei que atenuando entre 1k e 2k ele vibrava bem menos. Se essas frequencias estão indo pro tweeter, ele pode estar "vibrando" mesmo né? Nesse caso, trocando o capacitor (ja pergunto: é dificil fazer isso?) vai resolver meu problema?
 
Deiny, Bersan, A PAZ

Uma dica, quando forem montar estes ST quando forem reparafusar o fixador central é bom estar com um multimetro nos bornes do ST, eu digo isto pois tive uma experiencia em apertar bem o fixador e o que aconteceu era que a impedancia subia exorbitante e o ST não funcionava, então peguei o multimetro e fui apertando até encontrar os valores +/- dos outros e deu certo.
 
Só pra fechar o tópico...

Troquei o capacitor... o tweeter parou de "vibrar". Pelo menos pra esse problema, o capacitor foi a solução. Mas penso que com o capacitor antigo defeituoso, ele pode ter danificado parcialmente o ST, visto que precisei utilizar meu sistema quase que no limite esses dias, e o ST torrou. Troquei nooovamente o reparo, e agora está tudo ok! Sem vibrações, sem problemas =)

Obrigado a todos!
 
Back
Topo