UM MICROFONE E UM VIOLINO

G

Guest

Guest
OLHA JA TRABALHEI COM MUITOS MICROFONES E SEI QUE PARA SER FELIZ COM ELES TEMOS FAZER UM ESCOLHA CERTA,PERGUNTAR AQUI ALI,TESTAR,VARIOS MODELOS E CHEGAR A UM MODELO CERTO.

UMA VEZ ESTAVA TRABALHANDO COM P.A COM UMA BANDA E JA ESTAVA COM TODOS OS MICROFONES NO LUGAR CERTO CONFORME O RADER DA BANDA E O CARA DO VOCAL CHEGOU PARA PASSAR O SOM E ME FALOU OLHA TROCA O SEU MICCROFONE PELO MEU E EU TINHA COLOCADO UM BETA 58 SHURE PARA ELE CANTAR E ELE ABRIU A BOLSA E TIROU UM SM 57 SHURE E ENTREGOU EU COLOQUEI NO LUCAR ,ATE ENTAO JA TINHA UTILIZADO ESTE MICROFONES PARA VARIAS COISAS NUNCA PARA VOZ MAIS ADIMITO FICOU MUITO BOM O RESULTADO FINAL DEPOIS PESQUIZANDO SOBRE A HISTORIA DO SM 57 DESCOBRIR QUE MUITO DISCO FAMOSOS JA FORAM GRAVADOS COM ESTE MICROFONE NOS VOCAIS,MAIS FALANDO EM VIOLINO SEMPRE TRABALHEI COM MICROFONES CONENSADORES PARA VIOLINOS PORQUE TEM UM SOM MUITO QUENTE PARA ESTES TIMBRES
MAIS COMO SAO MUITO CAROS EU TIVE QUE FAZER EXPERIENCIAS
COMO OS SHURE KSM 109,KSM 141, E EM MEIO A TANTA PROCURA
DESCOBRIR NO MERCADO UMA SOLUÇAO BARATA E FUNCIONAL E UM MODELO SHOTGUM DA CSR COM UMA CAPITACAO OTIMA PORQUE ELE TEM COMO CARACTERISTICA CANCELAR SOM VINDOS DE TRAZ DA CAPSULA E QUANDO UTIZADO A UMA DISTANCIA DE 1,5 METROS DO VIOLINO E UM SHOW DE TIMBRE E MAIS LEGAL GUSTA R$ 189,00 REAIS E MUITO BARATO.............

MUITO ULTILIZADO EM SISTEMA DE TV E AUDITORIOS TEATROS,E ORQUESTRA OS SHOTGUM. POIS SE VOCE FOR COMPRAR UM SHURE
SM 89 POR EXEMPLO GASTARIA UMS R$ 3250,00



AMIGOS UM BOM MICROFONE E UM OTIMO AMIGO DE QUEM GOSTA DE AUDIO..............................




UM ABRACO
 
Valdo,

já vi esse microfone. É um Yoga, marca distribuída pela CSR. Tem nas Lojas Calmon (porque lojas se só tem uma??) por 150,00.

Nunca imaginei que fosse bom assim. Não gosto de nada da CSR, acho o nível de qualidade baixo demais. Acho que vou experimentar pela primeira vez....

Detalhe: o shotgun pode custar barato, mas usar um bicho desses na igreja deve ser feio. Ele é enorme, tem quase 50cm de comprimento.
 
Valdo,

Com violinista devo dizer que, apesar de feio como disse o Fernando, o instrumentista agradece! É horrível você ter de ficar preso com um microfone sobre o "F" do instrumento, sem mobilidade, arco batendo no microfone, pedestal de microfone brigando com a estante de partituras; em suma: não dá para tocar direito e som fica péssimo. Não pelo lado do sonoplasta, mas pelas dificuldades vividas pelo instrumentista. Porém, aconselho: se for um violino só, procure um retset (acho que é assim que se escreve), entretanto, se for mais de um, esse é melhor.
OBS: Não dá para transformar uma rabeca em um Stradvarius. Então, caso o seu violinista use um Engle e tenha condições, fale para ele trocar por um Nugetson (acho que se escreve assim). Custa entre R$ 650,00 reais e 950,00 reais. Ou, pelo menos, trocar as cordas do instrumento por um jogo da Dadário ou da Dominante (R$ 50,00 reais e R$ 150,00 reais na Ponto do Músico). Giannini para violino não presta.

Espero ter ajudado.
 
Vinícius,

acho que você se refere a uma prática que já vi várias vezes e que simplesmente não funciona. Violinistas usando microfones de lapela da LeSon agarrados no instrumento.

Quando é comigo eu simplesmente me recuso a ligar na mesa de som. Ou melhor, ligar eu ligo (para não criar inimizade), mas eu não aumento o som do canal. Não dá, fico impressionado com músico que diz que "funciona, fica bom". Acho que eles próprios não conhecem o som do seu instrumento.

Um abraço,

Fernando
 
Pessoal.

A Yoga tem um modelo, se não me engano o EM-715, que foi desenvolvido para utilização junto à campana do saxofone (ele fica preso à campana por um clip). Tenho usado este mic em flautas e a resposta tem sido muito boa... clareza, transparência e bom nível de sinal (é um condenser). Olhem a foto... não está muito boa, mas acho que da para ver o mic. Esta posição é legal pq capta o som da flauta com o mínimo de ruído de sopro. Inclusive, quem me ensinou a microfonar flautas deste jeito foi um saxofonista...

Microfonacao_Flauta.jpg


Nunca usei este mic em violinos, mas deve ficar bem legal, quando se tratar de captação individual.

No caso de captação de naipes, acho que o shotgun não é uma boa opção pq seu padrão polar é muito estreito... vc tem que afastar muito da fonte. Para estas situações, uma boa opção é a utilização de dois mics cardióides (podem ser dinâmicos, mas com os condensers funciona melhor) em configuração X-Y. Olhem as fotos abaixo...

MicrofonaoX-Y_01512x384.jpg


MicrofonaoX-Y_02512x384.jpg


MicrofonaoX-Y_03512x384.jpg


Nesta configuração, aumenta-se o ângulo de captação para praticamente 180º sem atenuações, podendo-se optar por captar em mono ou criar uma imagem estéreo.

Os diafragmas poderiam estar um pouco mais juntos, mas do jeito que está funcionou muito bem... e estes microfones não são nenhuma Brastemp... são LeSon MP68-PH... funcionam com pilha AA ou com phantom power.

[]'s
 
Fernando,

Você se equivocou! Quando disse: "Microfone preso ao "F"", referia-me ao vulgo "sorvetão" que, por ter baixa captação, fica com o globo muito próximo ao instrumento. Mas, realmente o que você disse é verdade; há muitos violinistas que usam lapela preso ao "F" ou as cordas próximo ao estandarte. Não dá certo; gera muita microfonia e falo por experiência própria. Para um corpo de cordas, o melhor é shotgum ou ouver mesmo. Porém, se a mesa possuir ganho e for um violino só, pode-se colocar o microfone um pouco mais longe e aumentar o ganho até 15 horas. É o que faço e dá certo.
 
Olá Vinícius.

"Microfone preso ao F" só poderia ser o lapela.

David,

o shotgun da Yoga tem duplo padrão de captação. Ele pode atuar como shotgun (hipercardióide, -23dB/sensibilidade, cobertura de 110°) ou como "over" (cardióide, -44dB/sensibilidade, cobertura de 150º) - pelo menos é o que diz o manual. Já o usei como "over" e fica bem decente, dá para captar vozes femininas e/ ou cordas.

Um shotgun "de verdade" traria esse problema que você comentou, de afastar o microfone.

Também já usei o MP-68 da LeSon para cordas, fica muito bom. Sua captação é mais médio-agudo (quase não capta graves), e se adequa muito bem aos sons dos instrumentos como violino, viola, etc.
 
ô David,
gostei da técnica do x-y, mas me surgiu uma dúvida.
Se esses mics estão captando a mesma fonto sonora, posso ter problemas de fase?
 
Fala pessoal.

Bersan escreveu:

... o shotgun da Yoga tem duplo padrão de captação. Ele pode atuar como shotgun (hipercardióide, -23dB/sensibilidade, cobertura de 110°) ou como "over" (cardióide, -44dB/sensibilidade, cobertura de 150º)

Eu tb já usei este mic e ele traz muita sujeira junto com o som, principalmente pela captação traseira. Eu acho que o ângulo de 110° é muito aberto para um shotgun. Se vc não tiver outras fontes sonoras próximas, talvez ele funcione bem. Mas qd usei, eu estava sonorizando uma orquestra e havia um naipe de sopros atrás dos violinos. Não preciso dizer que o mic captou tudo... tive que desligá-lo.

Rafael escreveu:

... gostei da técnica do x-y, mas me surgiu uma dúvida. Se esses mics estão captando a mesma fonto sonora, posso ter problemas de fase?

Por isso os diafragmas dos mics ficam tão juntos... para praticamente eliminar os problemas de fase. O posicionamento correto da técnica X-Y é o seguinte... veja:

TecnicaMicX-Y.gif


Do jeito que eu coloquei nas fotos do meu post anterior, os diafragmas estavam um pouco afastados para criar uma imagem estéreo mais aberta, mas mesmo daquela forma, a captação mono ficou bem legal... os cancelamentos foram imperceptíveis.

Cancelamentos de fase perceptíveis ocorrem nesta condição:

CaptacaoErradaDoisCardioides.jpg


A técnica X-Y é muito eficiente, dentre outras coisas, quando vc precisa abrir o ângulo de captação sem afastar o mic da fonte.

[]'s
 
Valeu David,
Mais uma coisinha...
Estava olhando a foto do Leson do seu post e não pude deixar de reparar no cachimbo usado.Também uso mics condeser, mas vieram com cachimbos muito genéricos que quebram a toa. Já achei um perfeito,todo emborachado, mas só vedem com o mic(um samson, acho que era o C02).

Essses cachimbos tipo "pinças" resolvem?

Brigadão!
Abçs!
 
Rafael.

Estes suportes para mics são muito versáteis. Vc pode colocar qualquer tipo de mic nele que ele segura. Sem problemas.

[]'s
 
Back
Topo