Upgrade de som (Urgente) preciso de opiniões

Moyses Vaz

New Member
Caros amigos do SAV, acompanho esse forum já a algum tempo e o mesmo tem sido de bastante utilidade pra mim, esse é o meu primeiro post então se eu fiz algo errado, ja peço perdão aos moderadores.

Sou aspirante à músico e à sonoplasta, congrego em uma igreja de ministério próprio ( Igreja Filadélfia ).
A igreja é considerada nova com apenas 4 anos de ministério, graças a Deus as coisas estao dando certo e e quase tudo esta mudando pra melhor, mas existem coisas que infelizmente ainda não mudaram, como por exemplo as tipicas definições dos irmãos sobre o som.

-Essa bateria tá tampando tudo ( realmente se o som estiver baixo e o batera não tiver consciência, só se escuta batera )
-Esse som ta muito alto ( quando vamos compensar o som pra bateria não 'tampar' tudo )
-Não entendo bem o que esta sendo cantado ( culpa da péssima acústica somada ao som de baixa qualidade e uma pitada de indisciplina dos levitas )
-Aqui atrás o som chega emboladissimo e com pouca intensidade ( atualmente a fonte sonora parte de um só lugar, posteriormente usaremos delays )

Resumindo, o som não é bacana, a acústica é terrivel, e a verba e pouca ( ja devem estar ''acostumados'' com igrejas assim, :lol: ..)
Em um artigo aqui no SAV, lí algo assim '' A qualidade do som em um ambiente depende, resumidamente, de 4 fatores : Captação, processamento, projeção e acústica ". Mesmo sabendo de que todos os processos são de extrema importância para a qualidade sonora em um ambiente, eu resolvi 'descartar temporariamente' o fator acústica.

Mas porque descartar algo tão importante como a acústica?
Pelo 'simples' motivo: Verba curta ( em torno de 6.000 Reais) - o templo parece uma caixa de sapatos com paredes de cimento e tijolo dobrado, contrução antiga, só de respirar la dentro ja da pra sentir o reverb :lol: ... imaginem só o preço de um tratamento acustico eficiente pra tal ambiente, com 10m de largura, 35 de comprimento e uns 4 metros de altura (eu não medi mais deve ser aproximadamente isso mesmo ). emfim, a acústica e algo muito importante mas, não temos condições suficientes para fazer algo decente nesse momento, então, na minha opinião e algo que 'compensa' deixar pra proxima empreitada.

As especificações da igreja são as seguintes, 10 x 35 x 4 metros (Largura x Comprimento x Altura)

A área do publico e de 10x25, sobrando 10x10 pra puplpito e a área entre o pulpito e a platéia, essa área possui 3 niveis de altura, o 'nível 1' que é na altura do piso, onde freqüentemente são ministradas danças durante o louvor, teatros e outras coisas, depois tem o 'nível 2' que é aproximadamente 40cm mais alto que o piso, é nesse nível que fica o puplpito feito de madeira onde fica toda equipe, dos sonoplastas aos músicos; e depois vem o 'nível 3' que é 1m de altura do piso mais fica colado junto com o nível 2, o nível 3 e o lugar onde os levitas e ministrantes ficavam quando era outra igreja lá, por ser muito pequeno construimos um pulpito de madeira, e até entao o antigo 'altar' não tem servido pra nada a não ser para juntar um pouco de entulho.

Seguem as foto para a melhor compreensão dos aspectos físicos do local.


FOTO 1 ( ""Nivel 1,2 e 3."" )

<!-- m --><a class="postlink" href="http://img585.imageshack.us/img585/1330/dsc06824.jpg">http://img585.imageshack.us/img585/1330/dsc06824.jpg</a><!-- m -->

FOTO 2 ( As caixas do main mix, noção física da igreja )

<!-- m --><a class="postlink" href="http://img574.imageshack.us/img574/926/dsc06823z.jpg">http://img574.imageshack.us/img574/926/dsc06823z.jpg</a><!-- m -->

FOTO 3 ( As tralhas )

<!-- m --><a class="postlink" href="http://img819.imageshack.us/img819/6269/dsc06825w.jpg">http://img819.imageshack.us/img819/6269/dsc06825w.jpg</a><!-- m -->

Agora vamos ao que interessa, tenho 6.000 R$ e os seguintes equipamentos :

Mesa Behringer UB1832FX-PRO ( Já quase nos ultimos suspiros )
Mesa Behringer XL3200 ( Que uma abençoada nos ofertou :D )

Potencia Ciclotron HP-4800A ( Pra tocar o "PA" )
Potência Wattsom DBL-1500 ( Pra tocar os monitores)
Receiver Gradiente STR 950 ( usamos ele ligado no auxiliar 2 deve bater uns 200RMS no max por canal, ele toca uma caixa de retorno pro tecladista )

Crossover Behringer Super X-PRO ( Que atualmente está sem função )
Equalizador Ciclotron CGE 2151 S

Microfones Behringer 1800 ( aqueles ruinzinhos que vem na maleta com 3 )
Microfone Sem fio Sound Pro VHF (terrivel)

2 Caixas de retorno sem marca ( são até boas, falam mais que o 'PA' )
2 Caixas Trio com // 1 Bravox 1 BFW12 ( em pessimo estado com bobina 4 OHMS ) // 1 Tweeter 4 OHMS // 1 Corneta 4 OHMS
2 Caixas Trio com // 1 Bravox 1 BFW12 ( recondicionado com bobina de 8 OHMS ) // 1 Tweeter 4 OHMS // 1 Corneta 4 OHMS
OBS¹: as caixas 4 OHMS não estão em uso porque ambas as potências aceitam no mínimo 8 OHMS
OBS²: os alto falantes sao fracos e indicados pra instrumentos ( <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.bravox.com.br/produtos/profissionais_bfw12_4.asp">http://www.bravox.com.br/produtos/profi ... fw12_4.asp</a><!-- m --> )

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tenho a urgente nescessidade de chegar a um projeto que irá fazer máximo benefício com esses 6 mil reais.

Tenho a seguinte dúvida tambem, as caixas são 2 vias ( eu que coloquei ) uma entrada pro woofer, e outra pra tweeter e corneta, eu usava assim quando as usava em conjunto com o crossover, mais o sonoplasta que entrou agora pra mecher optou em desativar o crossover e usar o ''método tradicional'' mesmo, só 1 entrada com a divisão feita por capacitores. Será que eu deixo assim ou volto ao sistema antigo ( levando em conta que do jeito que tá ficou muito mais prático )
E sobre crossovers passivos? compensa colocar um em cada caixa?
E sobre caixas, compensa comprar pronta? ou compensa montar? são muitas as dúvidas mas emfim....

Andei pensando no Seguinte.

Pegar as 2 caixas com woofers reconados, substituir os tweeters e cornetas 4 OHMS por 8 OHMS e instalar um divisor passivo 3 vias em cada uma, para usá-las como delay.
Comprar 2 novas caixas potentes, ( algo do tipo 2X12 e um TI, somando uns 800 á 1200 rms ) + 2 Subwoofers (até uns 1200 rms) Tudo passivo
Comprar 4 microfones Shure SM-58 ou Beta-58 pra back vocal (so é viavel se achar um original entre aqueles do mercadolivre, que custam entre 200 e 300 reais)
Comprar 1 microfone sem fio shure Pgx 24 (Sm-58) pro ministrante
Comprar 1 SM-57 pra microfonar a guitarra
Comprar 1 Potencia de uns 2 X 1500 RMS á 8 Ohms ( pra rodar as novas caixas, usarei a ciclotron pros subs )
Comprar 5 Mesas de som daquelas pequenas ( 2 canais = 200 R$ ) pra fazer de retorno individual pra cada músico ( pra abaixar volume de palco )

Ai você me pergunta: - Pra quê mais de 1000 RMS numa igreja desse tamanho ? na igreja usaremos menos da metade da potência, vai trabalhar tudo folgado, elas vão ralar é nas festas ao ar livre que a igreja faz, e mesmo assim ainda vai ser pouco som, mais vai da pra quebrar o galho sem precisar alugar som ou pegar emprestado.
...
Emfim, comentem ai sobre outros projetos, espero que possam me ajudar pois preciso de bastante assistencia, e se eu errei ao falar alguma coisa, por favor, me corrijam
----------
Grato, Moyses Vaz // Igreja Filadélfia // Jataí - Goiás
 
Entendo seu pensamento mas se você investir em som agora vai continuar ruim do mesmo jeito. O ideal é planejar tudo a ser feito, começa pela acústica e depois passa a investir no som.

Com acústica ruim não existe equipamento que dê jeito. INFELIZMENTE!
 
Olá Moyses, seja bem vindo ao SomAoVivo.

Eis aí um verdadeiro Israelita! Quer o melhor para a sua igreja, para a Obra de Deus. Mas infelizmente, querer não é poder....

Moyses, você tem problemas, muitos problemas. De tudo o que eu vi, se salva a mesa XL3200, nova, e se salva o DBK 1500 Ciclotron, além dos XM1800S "ruinzinhos" (eu tenho 12 desses ruinzinhos, e ando satisfeito). O seu amplificador HP e o Gradiente, ainda que funcionando, precisam mais que urgente de aposentadoria (os componentes internos já estão gastos, os amps não devem mais ter resposta de agudo alguma). Suas caixas... melhor mesmo é jogar tudo fora e comprar tudo novo. Fique com os dois retornos que você diz que são bons. O restante... lixo.

Como 6.000 não dá nem para o começo, e você tem necessidades urgentes, minha sugestão é que invista em caixas de som NOVAS, DE MARCA. Se puder comprar caixas ATIVAS, que já vem com amplificador, poderá até aposentar o Ciclotron HP sem problema.

Sugestão: Selenium SPM 1202A (ativa) + 1202 (passiva, que é ligada na ativa). Um par assim custa R$ 2.500,00, então dá para comprar 2 pares, a ser instalado um na frente e outro no meio do comprimento. O restante você usa para os suportes de parede e para investir em cabos e conectores DE BOA QUALIDADE. Vai melhorar um pouco o som que você tem aí, pois chegará mais agudos no ouvido do público, diminuindo a sensação de embolação.

Se o comprimento é esse todo de 35 metros (na foto, pareceu-me menos), você ainda precisará de mais um par de SPM (frente, 1/3 do comprimento, 2/3 do comprimento), e depois um aparelhinho para acertar o tempo de delay entre elas. Mais R$ 3.500,00 para ter boas caixas de PA, e dar o assunto de PA encerrado! Veja só: R$ 10.000,00 só para o PA, sem gastar com acústica, com os músicos, com microfones com e sem fio...

O restante, companheiro, é milagre. Você perdoe, mas você precisa de de R$ 60.000,00, não de 6.000,00. Que Deus abençoe...

Um abraço,

Fernando
 
Bersan, esse aparelhinho barato poderia ser um behringer ultracurve.

Sobre a batera, coloque ela dentro de um aquario fechado em cima e baixo e claro dos lados,se pegar um batera sme consiencia de volume todo mundo vai reclamar de som alto.
 
Olá amigos do SAV.

R.Leal,
Você pode me indicar uma solução pra acustica com um otimo custo beneficio ? e uma aparência estética aceitável e claro, mesmo que não seja algo "do melhor" mais só pra ajudar um pouco mesmo.

Bersan,
Os microfones até seguram quando novos, mas esses coitados já levaram ''1000'' quedas, o som é muito diferente entre eles, nem parece que são iguais. E sobre a Gradiente e a HP, a gradiente e uma bela de uma "Gambiarra" só pra ter um retorninho a mais pro tecladista mesmo, so to esperando o power click dele chegar pra tirar ela, e a HP, achava ela uma potencia muito boa pra graves ( eu não sabia que potencias antigas perdiam agudos, de certo e por isso que gosto dos graves dela :lol: ..obrigado por me avisar ) ai eu pensei e usar uns subs passivos nela, e sobre as caixas de som, voce não acha interessante montar caixas? tava pensando em umas caixas de frente potentes, pra poder usar a céu aberto, mais mesmo que nao fosse, nao seria interessante comprar só passivas e uma potencia pra toca-las? ( Me doi o coraçao quando se fala em caixas ativas de marca, custam muito caro :( ), de toda forma estava pensando em trocar os mics, sera que aqueles sm-58 de 200$ são originais? alguem pode me guiar pra eu nao fazer besteira?...

V Fly,
Andei pensando sériamente sobre esse aquário, mas infelizmente acho que foge do meu orçamento ( Tudo foge do meu orçamento :lol: ), mas de toda forma, você sabe me dizer em media quanto custa um aquario desse e qual um bom projeto pra se fazer? Acrilico? Vidro?

----
Grato, Moyses Vaz
 
Amigo o vidro fica mais barato que o acrilico (de fato um vidro comum).

Geralmente um de acrilico fica entre 2mil a 2,3mil, isso pra uma batera grande.

O de vidro fica mais barato entre 1,2 a 1,6mil réis.

O vidro precisa ser 6mm o acrilico pode se também, mas geralmente é 8mm, o certo seria isolar tudo pois o som pode se refletir ou na parede de traz ou no teto, isso acaba com o som e mistura junto com a microfonação.

Quanto a microfonação, com 700R$ você consegue uma satisfatoria, usando CAD ou Nady, tem gente que vende samsom por preços bacanas.
 
Não cai nessa besteira de aquário não! Aquário é pra peixe, não pra baterista! :mrgreen:

Falando sério: QUANDO for investir em bateria, compre uma eletrônica de uma vez e metade dos seus problemas estarão resolvidos.

Ae vão falar, os bateristas não gostam, na verdade a gente tem que fazer a vontade da igreja, temos que pensar na igreja e não na nossa vontade.

Ah, sobre acústica, procure o Aldo, Distler, David Fernandes, aqui no fórum tem os contatos deles.
 
R. Leal disse:
Não cai nessa besteira de aquário não! Aquário é pra peixe, não pra baterista! :mrgreen:

Falando sério: QUANDO for investir em bateria, compre uma eletrônica de uma vez e metade dos seus problemas estarão resolvidos.

Ae vão falar, os bateristas não gostam, na verdade a gente tem que fazer a vontade da igreja, temos que pensar na igreja e não na nossa vontade.

Até concordo que para certos ambientes, aquario não seria uma boa opção. Mas em relação a custo beneficio, e, até mesmo qualidade sonora, é melhor investir em uma boa batera e um aquario do que em uma bateria eletrônica.

Já toquei em um local que, colocaram um aquario e, atrás da bateria colocaram um cavalhete com espuma (se não me engano era sonex). O som não refletia no fundo tanto quanto o normal e não dava aquela típica sensação de atraso para os demais músicos.

Boas baterias eletrônicas são muito caras. As acessíveis não dão o mesmo retorno em dinâmica e proximidade do som natural.

Para tocar com uma bateria eletrônica simples, acho mais fácil colocar um laptop com o sample dos louvores e os demais instrumentistas tocarem com clique. rs.

Sai mais barato. ;)

Brincadeiras a parte, a realidade é que o baterista tem que se condicionar e trabalhar melhor a dinâmica nos louvores.
 
Minhas considerações:
Compre uma medusa e ponha os equipos no meio da igreja, ou lá atrás.
Desligue este equalizador, só atrapalha quando não está bem alinhado.
 
Deluna disse:
Desligue este equalizador, só atrapalha quando não está bem alinhado.
Ainda mais quando funciona em regime de acentuaçao.

Raphael
Já vi operadores terem mais problema com batera eletronica do que fazer o proprio baterista usar fone.
 
Thiago..

Vamos analisar a nossa própria vida..
Primeiro você nasce, cresce, amadurece e morre. Em equipamentos eletrônicos, é quase a mesma coisa.. a chamada vida util.

Em um equipamento como a potência a qual pegaremos por exemplo:
ela tem fios, material metálico, e componentes tipo: capacitores, transistores, e soldas.

Todo aparelho eletrônico é sujeito a temperaturas.
Os componentes se gastam ou perdem sua essência, ao passar dos anos.. - nada dura pra sempre..

Pense em um carro.. ele tem seu períodos de revisão.. no qual se faz necessário a trocas de certas peças.

[]'s.
 
Back
Topo