Moyses Vaz
New Member
Caros amigos do SAV, acompanho esse forum já a algum tempo e o mesmo tem sido de bastante utilidade pra mim, esse é o meu primeiro post então se eu fiz algo errado, ja peço perdão aos moderadores.
Sou aspirante à músico e à sonoplasta, congrego em uma igreja de ministério próprio ( Igreja Filadélfia ).
A igreja é considerada nova com apenas 4 anos de ministério, graças a Deus as coisas estao dando certo e e quase tudo esta mudando pra melhor, mas existem coisas que infelizmente ainda não mudaram, como por exemplo as tipicas definições dos irmãos sobre o som.
-Essa bateria tá tampando tudo ( realmente se o som estiver baixo e o batera não tiver consciência, só se escuta batera )
-Esse som ta muito alto ( quando vamos compensar o som pra bateria não 'tampar' tudo )
-Não entendo bem o que esta sendo cantado ( culpa da péssima acústica somada ao som de baixa qualidade e uma pitada de indisciplina dos levitas )
-Aqui atrás o som chega emboladissimo e com pouca intensidade ( atualmente a fonte sonora parte de um só lugar, posteriormente usaremos delays )
Resumindo, o som não é bacana, a acústica é terrivel, e a verba e pouca ( ja devem estar ''acostumados'' com igrejas assim, :lol: ..)
Em um artigo aqui no SAV, lí algo assim '' A qualidade do som em um ambiente depende, resumidamente, de 4 fatores : Captação, processamento, projeção e acústica ". Mesmo sabendo de que todos os processos são de extrema importância para a qualidade sonora em um ambiente, eu resolvi 'descartar temporariamente' o fator acústica.
Mas porque descartar algo tão importante como a acústica?
Pelo 'simples' motivo: Verba curta ( em torno de 6.000 Reais) - o templo parece uma caixa de sapatos com paredes de cimento e tijolo dobrado, contrução antiga, só de respirar la dentro ja da pra sentir o reverb :lol: ... imaginem só o preço de um tratamento acustico eficiente pra tal ambiente, com 10m de largura, 35 de comprimento e uns 4 metros de altura (eu não medi mais deve ser aproximadamente isso mesmo ). emfim, a acústica e algo muito importante mas, não temos condições suficientes para fazer algo decente nesse momento, então, na minha opinião e algo que 'compensa' deixar pra proxima empreitada.
As especificações da igreja são as seguintes, 10 x 35 x 4 metros (Largura x Comprimento x Altura)
A área do publico e de 10x25, sobrando 10x10 pra puplpito e a área entre o pulpito e a platéia, essa área possui 3 niveis de altura, o 'nível 1' que é na altura do piso, onde freqüentemente são ministradas danças durante o louvor, teatros e outras coisas, depois tem o 'nível 2' que é aproximadamente 40cm mais alto que o piso, é nesse nível que fica o puplpito feito de madeira onde fica toda equipe, dos sonoplastas aos músicos; e depois vem o 'nível 3' que é 1m de altura do piso mais fica colado junto com o nível 2, o nível 3 e o lugar onde os levitas e ministrantes ficavam quando era outra igreja lá, por ser muito pequeno construimos um pulpito de madeira, e até entao o antigo 'altar' não tem servido pra nada a não ser para juntar um pouco de entulho.
Seguem as foto para a melhor compreensão dos aspectos físicos do local.
FOTO 1 ( ""Nivel 1,2 e 3."" )
<!-- m --><a class="postlink" href="http://img585.imageshack.us/img585/1330/dsc06824.jpg">http://img585.imageshack.us/img585/1330/dsc06824.jpg</a><!-- m -->
FOTO 2 ( As caixas do main mix, noção física da igreja )
<!-- m --><a class="postlink" href="http://img574.imageshack.us/img574/926/dsc06823z.jpg">http://img574.imageshack.us/img574/926/dsc06823z.jpg</a><!-- m -->
FOTO 3 ( As tralhas )
<!-- m --><a class="postlink" href="http://img819.imageshack.us/img819/6269/dsc06825w.jpg">http://img819.imageshack.us/img819/6269/dsc06825w.jpg</a><!-- m -->
Agora vamos ao que interessa, tenho 6.000 R$ e os seguintes equipamentos :
Mesa Behringer UB1832FX-PRO ( Já quase nos ultimos suspiros )
Mesa Behringer XL3200 ( Que uma abençoada nos ofertou )
Potencia Ciclotron HP-4800A ( Pra tocar o "PA" )
Potência Wattsom DBL-1500 ( Pra tocar os monitores)
Receiver Gradiente STR 950 ( usamos ele ligado no auxiliar 2 deve bater uns 200RMS no max por canal, ele toca uma caixa de retorno pro tecladista )
Crossover Behringer Super X-PRO ( Que atualmente está sem função )
Equalizador Ciclotron CGE 2151 S
Microfones Behringer 1800 ( aqueles ruinzinhos que vem na maleta com 3 )
Microfone Sem fio Sound Pro VHF (terrivel)
2 Caixas de retorno sem marca ( são até boas, falam mais que o 'PA' )
2 Caixas Trio com // 1 Bravox 1 BFW12 ( em pessimo estado com bobina 4 OHMS ) // 1 Tweeter 4 OHMS // 1 Corneta 4 OHMS
2 Caixas Trio com // 1 Bravox 1 BFW12 ( recondicionado com bobina de 8 OHMS ) // 1 Tweeter 4 OHMS // 1 Corneta 4 OHMS
OBS¹: as caixas 4 OHMS não estão em uso porque ambas as potências aceitam no mínimo 8 OHMS
OBS²: os alto falantes sao fracos e indicados pra instrumentos ( <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.bravox.com.br/produtos/profissionais_bfw12_4.asp">http://www.bravox.com.br/produtos/profi ... fw12_4.asp</a><!-- m --> )
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Tenho a urgente nescessidade de chegar a um projeto que irá fazer máximo benefício com esses 6 mil reais.
Tenho a seguinte dúvida tambem, as caixas são 2 vias ( eu que coloquei ) uma entrada pro woofer, e outra pra tweeter e corneta, eu usava assim quando as usava em conjunto com o crossover, mais o sonoplasta que entrou agora pra mecher optou em desativar o crossover e usar o ''método tradicional'' mesmo, só 1 entrada com a divisão feita por capacitores. Será que eu deixo assim ou volto ao sistema antigo ( levando em conta que do jeito que tá ficou muito mais prático )
E sobre crossovers passivos? compensa colocar um em cada caixa?
E sobre caixas, compensa comprar pronta? ou compensa montar? são muitas as dúvidas mas emfim....
Andei pensando no Seguinte.
Pegar as 2 caixas com woofers reconados, substituir os tweeters e cornetas 4 OHMS por 8 OHMS e instalar um divisor passivo 3 vias em cada uma, para usá-las como delay.
Comprar 2 novas caixas potentes, ( algo do tipo 2X12 e um TI, somando uns 800 á 1200 rms ) + 2 Subwoofers (até uns 1200 rms) Tudo passivo
Comprar 4 microfones Shure SM-58 ou Beta-58 pra back vocal (so é viavel se achar um original entre aqueles do mercadolivre, que custam entre 200 e 300 reais)
Comprar 1 microfone sem fio shure Pgx 24 (Sm-58) pro ministrante
Comprar 1 SM-57 pra microfonar a guitarra
Comprar 1 Potencia de uns 2 X 1500 RMS á 8 Ohms ( pra rodar as novas caixas, usarei a ciclotron pros subs )
Comprar 5 Mesas de som daquelas pequenas ( 2 canais = 200 R$ ) pra fazer de retorno individual pra cada músico ( pra abaixar volume de palco )
Ai você me pergunta: - Pra quê mais de 1000 RMS numa igreja desse tamanho ? na igreja usaremos menos da metade da potência, vai trabalhar tudo folgado, elas vão ralar é nas festas ao ar livre que a igreja faz, e mesmo assim ainda vai ser pouco som, mais vai da pra quebrar o galho sem precisar alugar som ou pegar emprestado.
...
Emfim, comentem ai sobre outros projetos, espero que possam me ajudar pois preciso de bastante assistencia, e se eu errei ao falar alguma coisa, por favor, me corrijam
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Grato, Moyses Vaz // Igreja Filadélfia // Jataí - Goiás
Sou aspirante à músico e à sonoplasta, congrego em uma igreja de ministério próprio ( Igreja Filadélfia ).
A igreja é considerada nova com apenas 4 anos de ministério, graças a Deus as coisas estao dando certo e e quase tudo esta mudando pra melhor, mas existem coisas que infelizmente ainda não mudaram, como por exemplo as tipicas definições dos irmãos sobre o som.
-Essa bateria tá tampando tudo ( realmente se o som estiver baixo e o batera não tiver consciência, só se escuta batera )
-Esse som ta muito alto ( quando vamos compensar o som pra bateria não 'tampar' tudo )
-Não entendo bem o que esta sendo cantado ( culpa da péssima acústica somada ao som de baixa qualidade e uma pitada de indisciplina dos levitas )
-Aqui atrás o som chega emboladissimo e com pouca intensidade ( atualmente a fonte sonora parte de um só lugar, posteriormente usaremos delays )
Resumindo, o som não é bacana, a acústica é terrivel, e a verba e pouca ( ja devem estar ''acostumados'' com igrejas assim, :lol: ..)
Em um artigo aqui no SAV, lí algo assim '' A qualidade do som em um ambiente depende, resumidamente, de 4 fatores : Captação, processamento, projeção e acústica ". Mesmo sabendo de que todos os processos são de extrema importância para a qualidade sonora em um ambiente, eu resolvi 'descartar temporariamente' o fator acústica.
Mas porque descartar algo tão importante como a acústica?
Pelo 'simples' motivo: Verba curta ( em torno de 6.000 Reais) - o templo parece uma caixa de sapatos com paredes de cimento e tijolo dobrado, contrução antiga, só de respirar la dentro ja da pra sentir o reverb :lol: ... imaginem só o preço de um tratamento acustico eficiente pra tal ambiente, com 10m de largura, 35 de comprimento e uns 4 metros de altura (eu não medi mais deve ser aproximadamente isso mesmo ). emfim, a acústica e algo muito importante mas, não temos condições suficientes para fazer algo decente nesse momento, então, na minha opinião e algo que 'compensa' deixar pra proxima empreitada.
As especificações da igreja são as seguintes, 10 x 35 x 4 metros (Largura x Comprimento x Altura)
A área do publico e de 10x25, sobrando 10x10 pra puplpito e a área entre o pulpito e a platéia, essa área possui 3 niveis de altura, o 'nível 1' que é na altura do piso, onde freqüentemente são ministradas danças durante o louvor, teatros e outras coisas, depois tem o 'nível 2' que é aproximadamente 40cm mais alto que o piso, é nesse nível que fica o puplpito feito de madeira onde fica toda equipe, dos sonoplastas aos músicos; e depois vem o 'nível 3' que é 1m de altura do piso mais fica colado junto com o nível 2, o nível 3 e o lugar onde os levitas e ministrantes ficavam quando era outra igreja lá, por ser muito pequeno construimos um pulpito de madeira, e até entao o antigo 'altar' não tem servido pra nada a não ser para juntar um pouco de entulho.
Seguem as foto para a melhor compreensão dos aspectos físicos do local.
FOTO 1 ( ""Nivel 1,2 e 3."" )
<!-- m --><a class="postlink" href="http://img585.imageshack.us/img585/1330/dsc06824.jpg">http://img585.imageshack.us/img585/1330/dsc06824.jpg</a><!-- m -->
FOTO 2 ( As caixas do main mix, noção física da igreja )
<!-- m --><a class="postlink" href="http://img574.imageshack.us/img574/926/dsc06823z.jpg">http://img574.imageshack.us/img574/926/dsc06823z.jpg</a><!-- m -->
FOTO 3 ( As tralhas )
<!-- m --><a class="postlink" href="http://img819.imageshack.us/img819/6269/dsc06825w.jpg">http://img819.imageshack.us/img819/6269/dsc06825w.jpg</a><!-- m -->
Agora vamos ao que interessa, tenho 6.000 R$ e os seguintes equipamentos :
Mesa Behringer UB1832FX-PRO ( Já quase nos ultimos suspiros )
Mesa Behringer XL3200 ( Que uma abençoada nos ofertou )
Potencia Ciclotron HP-4800A ( Pra tocar o "PA" )
Potência Wattsom DBL-1500 ( Pra tocar os monitores)
Receiver Gradiente STR 950 ( usamos ele ligado no auxiliar 2 deve bater uns 200RMS no max por canal, ele toca uma caixa de retorno pro tecladista )
Crossover Behringer Super X-PRO ( Que atualmente está sem função )
Equalizador Ciclotron CGE 2151 S
Microfones Behringer 1800 ( aqueles ruinzinhos que vem na maleta com 3 )
Microfone Sem fio Sound Pro VHF (terrivel)
2 Caixas de retorno sem marca ( são até boas, falam mais que o 'PA' )
2 Caixas Trio com // 1 Bravox 1 BFW12 ( em pessimo estado com bobina 4 OHMS ) // 1 Tweeter 4 OHMS // 1 Corneta 4 OHMS
2 Caixas Trio com // 1 Bravox 1 BFW12 ( recondicionado com bobina de 8 OHMS ) // 1 Tweeter 4 OHMS // 1 Corneta 4 OHMS
OBS¹: as caixas 4 OHMS não estão em uso porque ambas as potências aceitam no mínimo 8 OHMS
OBS²: os alto falantes sao fracos e indicados pra instrumentos ( <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.bravox.com.br/produtos/profissionais_bfw12_4.asp">http://www.bravox.com.br/produtos/profi ... fw12_4.asp</a><!-- m --> )
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Tenho a urgente nescessidade de chegar a um projeto que irá fazer máximo benefício com esses 6 mil reais.
Tenho a seguinte dúvida tambem, as caixas são 2 vias ( eu que coloquei ) uma entrada pro woofer, e outra pra tweeter e corneta, eu usava assim quando as usava em conjunto com o crossover, mais o sonoplasta que entrou agora pra mecher optou em desativar o crossover e usar o ''método tradicional'' mesmo, só 1 entrada com a divisão feita por capacitores. Será que eu deixo assim ou volto ao sistema antigo ( levando em conta que do jeito que tá ficou muito mais prático )
E sobre crossovers passivos? compensa colocar um em cada caixa?
E sobre caixas, compensa comprar pronta? ou compensa montar? são muitas as dúvidas mas emfim....
Andei pensando no Seguinte.
Pegar as 2 caixas com woofers reconados, substituir os tweeters e cornetas 4 OHMS por 8 OHMS e instalar um divisor passivo 3 vias em cada uma, para usá-las como delay.
Comprar 2 novas caixas potentes, ( algo do tipo 2X12 e um TI, somando uns 800 á 1200 rms ) + 2 Subwoofers (até uns 1200 rms) Tudo passivo
Comprar 4 microfones Shure SM-58 ou Beta-58 pra back vocal (so é viavel se achar um original entre aqueles do mercadolivre, que custam entre 200 e 300 reais)
Comprar 1 microfone sem fio shure Pgx 24 (Sm-58) pro ministrante
Comprar 1 SM-57 pra microfonar a guitarra
Comprar 1 Potencia de uns 2 X 1500 RMS á 8 Ohms ( pra rodar as novas caixas, usarei a ciclotron pros subs )
Comprar 5 Mesas de som daquelas pequenas ( 2 canais = 200 R$ ) pra fazer de retorno individual pra cada músico ( pra abaixar volume de palco )
Ai você me pergunta: - Pra quê mais de 1000 RMS numa igreja desse tamanho ? na igreja usaremos menos da metade da potência, vai trabalhar tudo folgado, elas vão ralar é nas festas ao ar livre que a igreja faz, e mesmo assim ainda vai ser pouco som, mais vai da pra quebrar o galho sem precisar alugar som ou pegar emprestado.
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Emfim, comentem ai sobre outros projetos, espero que possam me ajudar pois preciso de bastante assistencia, e se eu errei ao falar alguma coisa, por favor, me corrijam
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Grato, Moyses Vaz // Igreja Filadélfia // Jataí - Goiás