Upgrade no PA e retornos

Fabio

Member
Salve!!
fiz um levantamento dos equipamentos que preciso comprar para fazer um Up no som da igreja baseado nas opnioes pegas aqui no forum chegando a seguinte lista:


05 FONE DE OUVIDO PORTA PRO
01 DIRECT BOX BEHRINGER DI-4000
01 AMPLIFICADOR P/FONES BEHRINGER HA-8000 POWERPLAY
01 PEDESTAL PARA MICROFONE
01 MESA DE SOM YAMAHA /BEHRINGER /SOUDCRAFTER MINIMO DE 12 CANAIS(INDEPENDENTES) E 3 AUXILIARES

01 EQUALIZADOR BEHRINGER FBQ-3102
02 CAIXA PASSIVA 15” + DRIVE TITANIUM(DE QUALIDADE)
01 AMPLIFICADOR COMPATIVEL COM ESSAS CAIXAS ACIMA
04 CAIXAS PARA SOM AMBIENTE COM CONTROLE DE VOLUME
01 AMPLIFICADOR PARA SOM AMBIENTE OU COMPATIVEL
01 REGUA DE CONEXÃO(TOMADAS) PADRAO RACK 19”
02 RACK PEQUENO PARA EQUIPAMENTOS MINIMO DE 6U
01 MICROFONE DE MÃO COM FIO BEHRINGER/SAMSON/SHURE

Essa é a lista do que preciso de mais urgente, alguns itens estão sem marca porque esse orçamento foi passado para uma loja especializada, as caixas de som ambiente sao para colocar em salas isoladas dentro da igreja, pedi 2 rack pequenos um para deixar o Eq a regua e talvez a mesa em cima, o outro para deixar no palco com as potencias(PA e retorno) Ampli de fones e DI, aliás a potencia e 2 caixas de retorno nós ja temos...
Nesse equipamento será ligado no DI: 01 baixo passivo(c/cubo); 02 violões; 01 guitarra(c/cubo) - todos para a mesa, mics serão 3 c/fio e 01 s/fio todos diretos na mesa, retornos serão 2 caixas no chao para os vocais, e fones para os instrumentistas.
Ainda estou em duvida sobre usar 2 caixas passivas e 01 ampli ou 2 caixas Ativas nos PA´s, o local total terá em media 270m² +/- 200 pessoas.

o que me dizem? falta algo, ou algum item nao tao nescessario...?

Vlw!!
 
Olá Fabio,
a sua lista de equipamentos ta muito legal, só que, por opinião pessoal, eu não compraria o DI4000 e o FBQ3102.
Por quê?
DI4000 - se vc colocou esse direct box é porque vai haver instrumentistas. Se eles usam amplificadores, eu acharia melhor vc optar por DI's individuais, como o DI100, pois o sinal entra nele e vai para a mesa sem ser processado no amplificador.
FBQ3102 - eu já usei muito ele e não recomendo. Eu recomendaria a vc um Hotsound EQ2031.

Lembrando que são opiniões pessoais.
Grande Abraço.
 
Olá Fabio,

Concordo com o Marcelo em relação aos DI´s individuais para os Instrumentos.

Em relação ao restante da sua lista, se os instrumentistas quiserem ou precisarem de um fone com maior isolamento, vc pode adquirir um AKG 414, que deve estar na mesma faixa de preço do portaPro.

Em relação as caixas vc tb pode considerar as Selenium SPM1502 Ativa+Passiva - tem um som muito legal

Se vc vai usar poucas vias de auxiliar (3 no mínimo) pq um HA-8000 e não um HA-4000???

Mesa: Dê preferência a Soundcraft, o diferença de preço vale cada centavo pelo diferença de qualidade.

Microfones: Considere também os Sennheiser e815 e e835, Sanson Q6, Q7 e Q8, Behringer - não aconcelho e Shure - só se tiver certeza que é original (se for, o preço também será profissional)

Abraços,
 
DI4000 - se vc colocou esse direct box é porque vai haver instrumentistas. Se eles usam amplificadores, eu acharia melhor vc optar por DI's individuais, como o DI100, pois o sinal entra nele e vai para a mesa sem ser processado no amplificador.

Sinceramente não entendi!
 
Tb não. P/ isso existe a saída LINK nos DIs. A saída principal, balanceada, com impedância e nível de sinal ajustados vai p/ a mesa, e a LINK p/ o amp. O que se "perde" é a "coloração" que o amp dá ao som do instrumento. Aí, se vc quiser manter isso, o caminho é um pouco diferente.

-Não dá p/ ligar os Porta Pro direto no HA-8000, por causa da impedância mínima de saída dele, que é maior que a do Porta Pro. A solução é trocar de amp de fontes, ou fazer uma modificaçãozinha nos fones (ou trocar de fones).

-Existe EQ bem melhor que esse aí, e a preço bom.

-Régua de tomadas?? Use algo que dê proteção aos equipamentos, como um condicionador de energia (Furman, Pentacústica, etc).

-Esqueça mesa Beh. Vá de Yamaha, ou, preferencialmente, como já recomendaram, Soundcraft.


Abraço!
 
MarceloMoura disse:
FBQ3102 - eu já usei muito ele e não recomendo. Eu recomendaria a vc um Hotsound EQ2031.
Certo, obrigado pela dica, parece que eles tem tbm o FBQ 6200, o que voce acha desse?

MarceloMoura disse:
DI4000 - se vc colocou esse direct box é porque vai haver instrumentistas. Se eles usam amplificadores, eu acharia melhor vc optar por DI's individuais, como o DI100, pois o sinal entra nele e vai para a mesa sem ser processado no amplificador.
Não entendi, assim como os DI100 o DI4000 possui saida balanceada para a mesa e link pros cubos, eu até optei por ele pra nao ficar gastando com baterias ou usando phanton e tambem por deixar o palco livre de alguns cabos a mais ja que todos os instrumentistas ficarao perto um do outro...

Túlio Nóbrega disse:
Em relação ao restante da sua lista, se os instrumentistas quiserem ou precisarem de um fone com maior isolamento, vc pode adquirir um AKG 414, que deve estar na mesma faixa de preço do portaPro.
Que bom saber disso, vou ser sincero nunca trabalhei com fones, fui no porta pro por ser bastante comentado e por tambem constar na lista do meu fornecedor,

Túlio Nóbrega disse:
Em relação as caixas vc tb pode considerar as Selenium SPM1502 Ativa+Passiva - tem um som muito legal
Essas caixas eu tinha até desistido pois vi em outro forum dizendo que a sonoridade é ruim, mas vou reconsiderar o conjunto, me disseram que usar duas passivas dela no ampli nao fica bom, o ideal é o conjunto ativo+passivo, isso procede? O que voce acha?

Túlio Nóbrega disse:
Se vc vai usar poucas vias de auxiliar (3 no mínimo) pq um HA-8000 e não um HA-4000???
Voce tocou num assunto interessante, como disse nunca usei fone e nem "powerplays" ate hoje, como vou enviar da mesa dois sinais independentes vindos do auxiliar 1 e 2 para os fones, e como vou usar 5 fones nos retornos, pensei que poderia jampeá-los no powerplay, pela logica entra 2 e sai 5, imaginei que faria dessa maneira... estou errado? qual a melhor maneira?

Túlio Nóbrega disse:
Mesa: Dê preferência a Soundcraft, o diferença de preço vale cada centavo pelo diferença de qualidade.
Microfones: Considere também os Sennheiser e815 e e835, Sanson Q6, Q7 e Q8, Behringer - não aconcelho e Shure - só se tiver certeza que é original (se for, o preço também será profissional)
Ok, Soundcraft na cabeça! hehe, vou ver na hora da escolha, so nao vou optar por ela caso nao ache alguma com 3 auxiliares no preço que preciso, senao pulo pra "vaynamarra" hhehe.

TSA disse:
-Não dá p/ ligar os Porta Pro direto no HA-8000, por causa da impedância mínima de saída dele, que é maior que a do Porta Pro. A solução é trocar de amp de fontes, ou fazer uma modificaçãozinha nos fones (ou trocar de fones).
Opa! essa ae eu nao sabia, quer dizer que nao posso colocar o powerplay no chao do palco e puxar um cabo p10 com um adaptador com clip de cinto na outra ponta? o fone nao funciona legal? puxa... e agora? qual ampli usar? com qual fone? uma luz por favor...

TSA disse:
-Régua de tomadas?? Use algo que dê proteção aos equipamentos, como um condicionador de energia (Furman, Pentacústica, etc).
é que lá o salao é novo, a instalação eletrica foi bem feita, tem 24 tomadas no salão todo, 110 e 220 em cada espelho separados, pretendo ligar tudo o que puder em 220v , por isso pensei nessa regua padrao rack como nesse link o que voce acha? esses condicionadores andei pesquisando nao sao nada baratos, sei que valem o que custam mas nao sei se encaixam em meu orçamento.


Obrigado moçada!! cada dia aprendo mais aqui, continuem postando, o assunto ta rendendo e agente tá aprendendo... até rimou! :wink:

Abraços!
 
Fabio disse:
Essas caixas eu tinha até desistido pois vi em outro forum dizendo que a sonoridade é ruim, mas vou reconsiderar o conjunto, me disseram que usar duas passivas dela no ampli nao fica bom, o ideal é o conjunto ativo+passivo, isso procede? O que voce acha?
O conjunto ativo+passivo é legal. Melhor do que muita caixa por aí. Se sua igreja não for muito larga, coloca o conjunto em cluster no centro.
OBS: Vc falou a área da igreja, quais são as dimensões dela? E o pé-direito?

Fabio disse:
Voce tocou num assunto interessante, como disse nunca usei fone e nem "powerplays" ate hoje, como vou enviar da mesa dois sinais independentes vindos do auxiliar 1 e 2 para os fones, e como vou usar 5 fones nos retornos, pensei que poderia jampeá-los no powerplay, pela logica entra 2 e sai 5, imaginei que faria dessa maneira... estou errado? qual a melhor maneira?
Primeiro o HA4700:
Como cada canal do HA4700 tem saída para 3 fones, vc pode fazer assim:
AUX1 OUT (mesa) :arrow: Aux IN do Canal 1 do HA4700 :arrow: 2 fones
AUX2 OUT (mesa) :arrow: Aux IN do Canal 2 do HA4700 :arrow: 3 fones
OBS: Aqui os músicos que estiverem compratilhando o canal do HA4700 terão o mesmo volume nos fones.
Outra alternativa é vc fazer o seguinte:
AUX1 OUT (mesa) :arrow: Master L IN do HA4700 :arrow: Aqui vc pode ligar os músicos que estiverem precisando deste sinal em canais independentes. Cada um fica com seu volume.
AUX2 OUT (mesa) :arrow: Aux IN do Canal X do HA4700 :arrow: Para os fones dos músicos que ficaram com o outro sinal. Eles terão que ficar com seus volumes dependentes.
HA8000:
AUX1 OUT (mesa) :arrow: Main IN 1 (L) do HA8000 / AUX2 OUT (mesa) :arrow: Main IN 2 (L) do HA8000 :arrow: Aí é só ligar cada músico em seus canal e selecionar se ele vai ouvir o Main 1 ou Main 2 por uma chave seletora que fica na frente de cada canal do HA8000.


Fabio disse:
TSA disse:
-Não dá p/ ligar os Porta Pro direto no HA-8000, por causa da impedância mínima de saída dele, que é maior que a do Porta Pro. A solução é trocar de amp de fontes, ou fazer uma modificaçãozinha nos fones (ou trocar de fones).
Opa! essa ae eu nao sabia, quer dizer que nao posso colocar o powerplay no chao do palco e puxar um cabo p10 com um adaptador com clip de cinto na outra ponta? o fone nao funciona legal? puxa... e agora? qual ampli usar? com qual fone? uma luz por favor...

Opa, isso eu também não sabia, mas tem uma coisa, eu uso sem problemas lá na igreja HA4700 e HA8000 c/ portaPro. Será que posso danificar os fones? Eles são realmente incompatíveis??? :shock:

TSA disse:
-Régua de tomadas?? Use algo que dê proteção aos equipamentos, como um condicionador de energia (Furman, Pentacústica, etc).
é sempre bom utilizar um desses, já que está investindo, encare esse "custo a mais" como um pequeno seguro dos seus equipamentos. Vale a pena.

Abraços,
 
Fabio disse:
o fone nao funciona legal? puxa... e agora? qual ampli usar? com qual fone? uma luz por favor...
Túlio Nóbrega disse:
eu uso sem problemas lá na igreja HA4700 e HA8000 c/ portaPro. Será que posso danificar os fones? Eles são realmente incompatíveis???
O HA-8000 tem impedância de saída mínima de 100Ω; o HA-4700, de 8Ω; o Porta Pro tem impedância de 60Ω. Pode ser ligado diretamente ao 4700 sem problemas. Quanto ao 8000, vejam só: não é que ñ vá funcionar; mas ñ vai funcionar bem. Há maior risco de distorções, de danos às saídas do amp de fones... que nem acontece ao se impor uma impedância abaixo do mínimo num amp de potência, só que em escala menor.

Pode-se até usar, mas o ideal é evitar. E, se usar, procurar manter o volume o mais baixo possível, por exemplo.

E mais: como as saídas p/ fones em cada canal são paralelas, ao conectar mais de um (par de) fone(s), a impedância resultante cai. Exemplo: 2 Porta Pro ligados ao mesmo canal do HA-4700 (que tem 3 saídas por canal) resultam numa impedância de 30Ω, felizmente ainda no limite de 8Ω. Mas no caso do HA-8000, isso se torna muito mais crítico, pq fica um valor 70Ω abaixo do mínimo. É caso p/ se pensar bem.

Já que vc, Fabio, quer usar um cabo extensor, uma opção possível é instalar, em série com cada "vivo" do plug (L e R do fone) um resistor de modo que a soma final seja de no mínimo 100Ω; se ñ me engano, o valor mais próximo que tem no mercado é de 47Ω, ficando 107Ω (mas atenção: tenho pouca experiência nessa parte; é bom consultar alguém mais experiente sobre exatamente qual resistor usar). Aí, vc resolve o problema, e sem precisar modificar o plug original dos fones - mexe tudo no cabo extensor. Só ñ pode esquecer de usar esse cabo toda vez...

Fabio disse:
lá o salao é novo, a instalação eletrica foi bem feita
Ainda assim, ñ vale a pena economizar na compra de dispositivos p/ proteção dos equipamentos. Inclua esse tipo de coisa sempre que fizer orçamento p/ equipos.

Um outro detalhe, Fabio: não deixe de usar racks/cases adequados p/ acomodar os equipamentos. Equipamento fora de case ñ dura nada. Vc falou em deixar o amp de fones no chão do palco... espero que ñ "pelado", mas num case! É outro investimento que vale a pena.


Abraço!
 
Fabio disse:
TSA disse:
isinho disse:
Sinceramente não entendi!
Como muita gente não entendeu, eu vou ser mais claro.
O DI4000 é um DI de rack, com 4 canais, função LINK... geral sabe disso... e nesse caso vai ter de usar duas vias em um multi cabo pra fazer o trabalho de receber o sinal e mandá-lo de volta para o amplificador.
Como eu falei la no começo, é uma opinião pessoal. Eu prefiro usar DI's individuais e não processar o sinal (volume, efeito, EQ...) no amplificador.
Com os individuais, o instrumentista conecta seu instrumento nele e ali mesmo faz o link para seu amplificador, num caminho bem mais simples e assim, usando apenas uma via do multi cabo.
 
Fabio disse:
Certo, obrigado pela dica, parece que eles tem tbm o FBQ 6200, o que voce acha desse?
Fala Fábio!
Cara a questão de vc corrigir caixas é bem complicada e essencial. E a Behringer deixa a desejar em alguns produtos.
Uma vez eu fui levar uma caixa de baixo para concertar numa mesma autorizada da Behringer e da Meteoro e o responsável dessa autorizada disse assim mesmo: '' Os produtos da Behringer são tapa-buracos!'', não quis comentar. Mas se vc for ver, em projetos de qualidade tem poucos produtos Behringer, ainda mais EQ. Pense bem! Não estou dizendo pra vc não comprar, mas sim para tentar outra opção, com DBX, Attack, Hotsound, etc..

Grande Abraço!!!!
 
o instrumentista conecta seu instrumento nele e ali mesmo faz o link para seu amplificador

Mas você quer tirar o sinal do DI e ligar no amplificador???????

Mas o DI é para tirar o amplificador da jogada!!!
 
Acho que agora entendi.

Você diz que prefere tirar o sinal do DI individual e ligar no amplificador de fone. Sem usar via de auxiliar da mesa nem nada? (lá não se equaliza sinal de retorno, nem se adiciona efeito, lá é mixado com o sinal da mesa).

Se for isso, é a mesma coisa usar um DI4000, tira o sinal link dele e liga no amplificador de fones. Pronto!
 
isinho disse:
Você diz que prefere tirar o sinal do DI individual e ligar no amplificador de fone. Sem usar via de auxiliar da mesa nem nada? (lá não se equaliza sinal de retorno, nem se adiciona efeito, lá é mixado com o sinal da mesa).
Não é isso!
isinho disse:
Mas o DI é para tirar o amplificador da jogada!!!
Eu coloquei a opção do DI individual SE ele for usar amplificadores de instrumentos no palco/altar.
 
Acho que entendi. O Marcelo falou em jogar o sinal "pós-DI" de volta pro amp, por uma via de auxiliar da mesa.
Acertei??

MarceloMoura disse:
Com os individuais, o instrumentista conecta seu instrumento nele e ali mesmo faz o link para seu amplificador, num caminho bem mais simples e assim, usando apenas uma via do multi cabo.
Mas no de rack dá p/ fazer a mesma coisa! O DI de rack tem que ficar tão próximo do instrumento quanto o individual, e a saída link existe normalmente nele! Continua o mesmo esquema: Instrumento->DI->Mesa/amp (via LINK)

Não muda nada em relação aos individuais: uma via de multicabo, saída link, tudo isso...


Abraço!
 
TSA disse:
Já que vc, Fabio, quer usar um cabo extensor, uma opção possível é instalar, em série com cada "vivo" do plug (L e R do fone) um resistor de modo que a soma final seja de no mínimo 100Ω; se ñ me engano, o valor mais próximo que tem no mercado é de 47Ω, ficando 107Ω (mas atenção: tenho pouca experiência nessa parte; é bom consultar alguém mais experiente sobre exatamente qual resistor usar). Aí, vc resolve o problema, e sem precisar modificar o plug original dos fones - mexe tudo no cabo extensor. Só ñ pode esquecer de usar esse cabo toda vez...
TSA, nesse caso mesmo se for usar o 8000 que a impedancia é de 100R, creio que de pra usar um resistor de fio de 20W mas vou pesquisar melhor, apesar que vendo todas essas ideias to achando mais negocio comprar o HA-4700

TSA disse:
Um outro detalhe, Fabio: não deixe de usar racks/cases adequados p/ acomodar os equipamentos. Equipamento fora de case ñ dura nada. Vc falou em deixar o amp de fones no chão do palco... espero que ñ "pelado", mas num case! É outro investimento que vale a pena.
A sim, perdoe me expressei mal, disse "chão" mas vou acomodá-lo num case especifico sim.

MarceloMoura disse:
O DI4000 é um DI de rack, com 4 canais, função LINK... geral sabe disso... e nesse caso vai ter de usar duas vias em um multi cabo pra fazer o trabalho de receber o sinal e mandá-lo de volta para o amplificador.
Como eu falei la no começo, é uma opinião pessoal. Eu prefiro usar DI's individuais e não processar o sinal (volume, efeito, EQ...) no amplificador.
Com os individuais, o instrumentista conecta seu instrumento nele e ali mesmo faz o link para seu amplificador, num caminho bem mais simples e assim, usando apenas uma via do multi cabo.
Marcelo, entendi o que voce quis dizer mas minha situação não é essa, disse que usaria o DI4000 assim: por exemplo o baixo, ligaria ele no DI, sairia uma saida balanceada para a mesa e outra saida mono para o cubo(disse amplificador antes, me expressei mal) assim o musico ouve o instrumento pelo cubo no volume que ele quiser, e quando vier o fone pelo: aux da mesa=>powerplay=>fone ele ouve o geral ou aquilo que eu mixar nesse aux atraves do fone...

MarceloMoura disse:
Pense bem! Não estou dizendo pra vc não comprar, mas sim para tentar outra opção, com DBX, Attack, Hotsound, etc..
Dexa comigo, ja estou repensando em pegar outra marca, salvo o fato do fornecedor nao ter outro no momento, serei "obrigado" a pegar um Beringela... Obrigado Marcelo!

isinho disse:
Mas você quer tirar o sinal do DI e ligar no amplificador???????

Mas o DI é para tirar o amplificador da jogada!!!
Como disse antes, acho que me expressei mal, desculpe ae, o DI vou usar para casar impedancia e igualar niveis de saida para jogar na mesa, visto que antigamente eu jogava tudo direto nela sem DI... quando disse que vou tirar do DI pro ampli, eu quis dizer: instrumento no DI=>para mesa balanceado;DI=>via cabo mono no "cubo" que é o caso do baixista e do guitarrista, os dois violeiros nao tem cubo o retorno será feito no fone vindo do: aux mesa=>powerplay=>fone

isinho disse:
Você diz que prefere tirar o sinal do DI individual e ligar no amplificador de fone. Sem usar via de auxiliar da mesa nem nada? (lá não se equaliza sinal de retorno, nem se adiciona efeito, lá é mixado com o sinal da mesa).

Se for isso, é a mesma coisa usar um DI4000, tira o sinal link dele e liga no amplificador de fones. Pronto!
isinho, to pensando em fazer isso nos violoes, ja que eles nao possuem cubos, como o baixo e guitarra tem cubo o seu "retorno pessoal" seria o cubo em volume ameno, ja que o sinal vai pra mesa via cabo balanceado pelo DI, entao vamos falar dos violoes, sao 2 e como eu não coloquei as mãos ainda num powerplay só vi por foto eu nao sei totalmente do que ele é capaz de oferecer, mas minha duvida é, eu plugo o violao na entrada do DI e sai uma balanceada pra mesa, sobra uma saida mono, essa saida mono eu jogo numa das entradas individuais do powerplay(se é que existe) saindo pro fone do violeiro, assim ele ouviria seu instrumento no volume que quiser pelo botao de volume do powerplay, agora, existe a opção no power de eu vir com um sinal da mesa atraves de um auxiliar e plugar em alguma entrada principal do powerplay para que "mixe" esse sinal com o do violao? ou seja, o violeiro ouviria seu violao e o geral no fone atraves do powerplay? que rolo hein!? desculpe ae...

TSA disse:
Mas no de rack dá p/ fazer a mesma coisa! O DI de rack tem que ficar tão próximo do instrumento quanto o individual, e a saída link existe normalmente nele! Continua o mesmo esquema: Instrumento->DI->Mesa/amp (via LINK)

Não muda nada em relação aos individuais: uma via de multicabo, saída link, tudo isso...
é que o eu pensei, acho que dá na mesma...

segue o bonde....
 
isinho, to pensando em fazer isso nos violoes, ja que eles nao possuem cubos, como o baixo e guitarra tem cubo o seu "retorno pessoal"

Para o bem da igreja, mande os cubos para a lua... hehe
A chance de voltar ao volume incrivelmente alto é grande...
 
isinho disse:
Para o bem da igreja, mande os cubos para a lua... hehe
Pois é, se já tem fone p/ retorno, ñ sei p/ que usar amps. Os problemas de volume podem ficar sérios, mesmo.


Abraço!
 
isinho disse:
Para o bem da igreja, mande os cubos para a lua... hehe
A chance de voltar ao volume incrivelmente alto é grande...
TSA disse:
Pois é, se já tem fone p/ retorno, ñ sei p/ que usar amps. Os problemas de volume podem ficar sérios, mesmo.
Realmente, meu medo é esse, ainda mais que de inicio a mesa e os equipamentos vao ficar perto de mim por enquanto no palco(eu toco baixo), vamos treinar alguem primeiro, quando ele ficar bom eu faço o multicabo e coloco os equipamentos num lugar mais apropriado

MarceloMoura disse:
É isso aew Fabio!!!!
Agora é só fazer a somzeira!!!
Com certeza!!! :lol:
estamos nos empenhando no salão, essa semana foram madrugadas forrando o teto para ajudar na acustica ja que lá é de zinco, essa semana sera feito o palco e outros detalhes fim de semana é a vez do som dae eu posto fotos de como ficou... brigadao pela força!
 
Back
Topo