Pessoal,
Vivo num impasse terrível com relação ao uso de compressores, e acho que isso aumentou quando percebo claramente a utilização de um 'bicho' desse no baixo que toco na Igreja dando um resultado absurdo de bom.. oras, o som fica super encorpado, um equilíbrio entre as cordas mais graves e menos graves, as notas ficam marcadíssimas, além de outros benefícios.
Eis o garoto:
Mas, enfim, que parâmetros devo considerar para usá-lo em outras aplicações? Geralmente, tenho feito assim:
1º - regulo o ganho do instrumento no aparelho (inserto o compressor no canal do instrumento, aí o sinal que chega na mesa eu mando pra aparelho até chegar no nível aprox 0db do output level.
2º - depois regulo a saída do aparelho para voltar pra mesa (usando o potenciômetro de output do aparelho, também colocando no nível 0db da mesa aprox.
3º - aí, já que a função do compressor é minimizar a dinâmica do nível sonoro (errei o termo?) o que pensaria em fazer seria definir o parâmetro threshold no nível 0db ou um pouco menos para ele começar a cortar daí, mantendo o nível do instrumento equilibrado +/-.
4º - por útlimo, defino o tamanho do corte (a grosso modo) com o ratio.
E aí, corrijam-me por favor, estou no caminho certo? Existe receita pra compressor ou é bom senso? Dê-me dicas.. Ah, não estou querendo fazer comparações entre compressores; pergunto por esse aí da samson porque é o que temos aqui na Igreja.. sei que existe melhores sim (e piores. uhauha) =]
Na graça de Cristo,
Vivo num impasse terrível com relação ao uso de compressores, e acho que isso aumentou quando percebo claramente a utilização de um 'bicho' desse no baixo que toco na Igreja dando um resultado absurdo de bom.. oras, o som fica super encorpado, um equilíbrio entre as cordas mais graves e menos graves, as notas ficam marcadíssimas, além de outros benefícios.
Eis o garoto:
Mas, enfim, que parâmetros devo considerar para usá-lo em outras aplicações? Geralmente, tenho feito assim:
1º - regulo o ganho do instrumento no aparelho (inserto o compressor no canal do instrumento, aí o sinal que chega na mesa eu mando pra aparelho até chegar no nível aprox 0db do output level.
2º - depois regulo a saída do aparelho para voltar pra mesa (usando o potenciômetro de output do aparelho, também colocando no nível 0db da mesa aprox.
3º - aí, já que a função do compressor é minimizar a dinâmica do nível sonoro (errei o termo?) o que pensaria em fazer seria definir o parâmetro threshold no nível 0db ou um pouco menos para ele começar a cortar daí, mantendo o nível do instrumento equilibrado +/-.
4º - por útlimo, defino o tamanho do corte (a grosso modo) com o ratio.
E aí, corrijam-me por favor, estou no caminho certo? Existe receita pra compressor ou é bom senso? Dê-me dicas.. Ah, não estou querendo fazer comparações entre compressores; pergunto por esse aí da samson porque é o que temos aqui na Igreja.. sei que existe melhores sim (e piores. uhauha) =]
Na graça de Cristo,