Uso do compressor: aplicação no S-com 4 samson

Timóteo

New Member
Pessoal,
Vivo num impasse terrível com relação ao uso de compressores, e acho que isso aumentou quando percebo claramente a utilização de um 'bicho' desse no baixo que toco na Igreja dando um resultado absurdo de bom.. oras, o som fica super encorpado, um equilíbrio entre as cordas mais graves e menos graves, as notas ficam marcadíssimas, além de outros benefícios.
Eis o garoto:

scom4_1.jpg


Mas, enfim, que parâmetros devo considerar para usá-lo em outras aplicações? Geralmente, tenho feito assim:

- regulo o ganho do instrumento no aparelho (inserto o compressor no canal do instrumento, aí o sinal que chega na mesa eu mando pra aparelho até chegar no nível aprox 0db do output level.
- depois regulo a saída do aparelho para voltar pra mesa (usando o potenciômetro de output do aparelho, também colocando no nível 0db da mesa aprox.
- aí, já que a função do compressor é minimizar a dinâmica do nível sonoro (errei o termo?) o que pensaria em fazer seria definir o parâmetro threshold no nível 0db ou um pouco menos para ele começar a cortar daí, mantendo o nível do instrumento equilibrado +/-.
- por útlimo, defino o tamanho do corte (a grosso modo) com o ratio.

E aí, corrijam-me por favor, estou no caminho certo? Existe receita pra compressor ou é bom senso? Dê-me dicas.. Ah, não estou querendo fazer comparações entre compressores; pergunto por esse aí da samson porque é o que temos aqui na Igreja.. sei que existe melhores sim (e piores. uhauha) =]

Na graça de Cristo,
 
4º - por útlimo, defino o tamanho do corte (a grosso modo) com o ratio.

'E uma grande cilada.
Realmente nao tem fim das gravacoes predidas por causa da "ratio" exagerado na aplicacao de "insert"..
'E bastante simples :
- se vc aplicar TRESHOLD -50 ou -100 dB isso na afetaria nem um pouco o sinal na saida sem vc girar on botao RATIO.
- se vc aplicar RATIO em 20:1 com Treshold 0dB - isso funcionaria praticamente como Band AID para elefenate ;
- agora tenta com 0dB de sinal na entrada de compressor colocar TRESHOLD -20dB e RATIO 10:1 !?

Conclusao : compressor'e uma FERRAmenta perigosa mais importante.Pode traser beneficio e ao mesmo tempo pode distruir toda sonoridade .Tem que ter um bom gosto e bom "ouvido".Se ficar estranho - 'e porque estranho mesmo.Um bom tenma e creio que ja pasou pr ai em algum momento.Procure nos artigos do forum.

Abrcs,
andry110
Conclusao
 
Olá Timóteo,

aí, já que a função do compressor é minimizar a dinâmica do nível sonoro (errei o termo?)

Quase lá... "a função do compressor é controlar* a dinâmica do nível sonoro"

*No sentido de dar controle automático da dinâmica (variação de volume). Se não houvesse esse controle, o operador teria que ficar o tempo todo subindo e descendo o volume do instrumento, conforme ele tocasse mais alto ou mais baixo.

Mas, você está correto em dizer isto aqui... minimizar a variação é o efeito obtido.

Existe receita pra compressor ou é bom senso?

Bem, BOM SENSO É ÓTIMO EM QUALQUER SITUAÇÃO, não dá para regular som sem ele.

Quanto as suas regulagens, me pareceu que tem alguma coisa errada aí... Você tem ajustado os volumes todos muito parecidos, e qual o efeito de compressão que tem obtido? Nenhum!

O Ratio deve ser definido antes, do jeito que você quer. Para tanto, você deve conhecer o estilo musical, o próprio jeito de tocar para o músico. 2:1 pode ser útil dependendo do caso, outras vezes 4:1, etc. Não quer dizer que você não possa mudar o Ratio no meio da apresentação, apenas você precisa ter uma base de como vai querer a compressão...

O Threshold é definido em razão do volume desejado. "Até esse ponto eu não preciso controlar dinâmica, está bom. Daqui para cima que eu preciso controlar". Então, esse será o ponto onde o nível será ajustado, onde a partir daí o compressor fará efeito.

Um abraço,

Fernando
 
Valeu Fernando...
Já deu uma esclarecida.. =]
Vou mudar de estratégia agora.. o negócio é ouvir mesmo.. e saber o que realmente se quer como resultado né?! Vou correr atrás disso.. essa do ratio mesmo (de definir antes) não sabia.. valeu pela informação!

Obrigado mesmo.. (ao andry110 também.. valeu irmão!! =]
Na graça de Cristo,
 
bersan disse:
O Ratio deve ser definido antes, do jeito que você quer. Para tanto, você deve conhecer o estilo musical, o próprio jeito de tocar para o músico. 2:1 pode ser útil dependendo do caso, outras vezes 4:1, etc. Não quer dizer que você não possa mudar o Ratio no meio da apresentação, apenas você precisa ter uma base de como vai querer a compressão...

O Threshold é definido em razão do volume desejado. "Até esse ponto eu não preciso controlar dinâmica, está bom. Daqui para cima que eu preciso controlar". Então, esse será o ponto onde o nível será ajustado, onde a partir daí o compressor fará efeito.

Uma observacao.
Sem bastante experiencia o valor de ratio pode ser "taxado" como comentou o amigo Fernando:
- voz principal - (2..2.5):1
- voz de back - (2..4):1
- baixo - (2.5...4):1
- teclado - (1.5.. 2.5):1
etc (valores de exemplo ,'e claro)..
isso depende dos fatores (ate de marca de compressor e tipo de material musical ou de musico :) )

Ja o "treshold" 'e sempre uma busca.Normalmente procuro a colocar os niveis que correspondem o momento quando compressor comeca a reagir nos picos prolongados de sinal.Isso ajuda em primeiro momento entender quando o sinal comeca a ser "engolido" pelo compressor ...

Abrcs,
andry110
 
Timóteo.

A função do compressor não é apenas a de controlar a dinâmica, mas de equilibrá-la, aproximando as notas mais fracas das mais fortes. Isto é muito comum em baixo, principalmente nos de 5 cordas, onde as notas mais graves costumam soar mais fracas que as agudas. Com o compressor, se diminui esta diferença fazendo o instrumento soar mais equilibrado. Foi esta diferença que vc sentiu.

Quanto às configurações, vc terá de encontrar a melhor. Observe apenas alguns detalhes:

  1. No input do compressor vc controla, obviamente, a entrada do sinal no aparelho. Aqui vc deve manter a melhor relação sinal-ruído. Procure manter o nível de entrada próximo a 0dB;
  2. Quando o sinal sofre a compressão, naturalmente ele perde volume. Então use o controle de output para compensar esta perda, trazendo o sinal processado para um nível similar ao que entra;
  3. No ratio vc vai definir qual será a proporção da compressão. Para baixo, eu começaria com 4:1. Depois vá alterando conforme a necessidade. É apenas uma valor de referência para o começo do trabalho;
  4. No threshold vc vai estabelecer a partir de que nível o compressor vai começar a atuar. Vá tocando o baixo e alterando o threshold... ouça e deixe seu ouvido avaliar o som. Qd as notas mais graves estiverem soando em volume próximo às mais agudas, vc estará perto da uma solução. Mas deixe sempre que seu ouvido diga a vc quando está bom.

Esta não é uma receita de bolo. É um procedimento para vc iniciar o seu trabalho. Fique livre para alterar tudo.

Ah... outra coisa... isto leva tempo. Faça isto numa hora de calma, onde ninguém esteja perturbando para começar ensaio ou o culto.

[]'s
 
É.. é trabalhoooso.. mas o resultado é muito bom mesmo..
No baixo então.. o operador de som da minha Igreja tem regulado quando eu toco baixo e tem ficado quase que perfeito (perfeito eu só diria se estivesse tocando num fender jazz bass.. uhauhauh)
Pra testar estou aplicando o compressor no mic do pastor nos cultos de estudo bíblico.. é mais informal aí dá pra ficar lá mexendo.. hihihihi..
As dicas vão servir bastante.. =]

Agora, só mais uma dúvida.. até que ponto o corte do compressor influencia no som, ou seja, se você tem uma fonte sonora que tem muitos picos em vários momentos, o compressor começa a pegar toda hora.. isso tem que ser corrigido no threshold ou é normal? é a função mesmo do compressor?

Valeu mais uma vez..
Na graça de Cristo,
 
É só girar o botão do threshold no sentido anti-horário, que vc aumenta o headroom do sinal. Resumindo: o compressor para de "pegar" o sinal toda hora... só quando ele estiver muito forte.

[]'s
 
Back
Topo