Apenas dicas de outro tópico..
Vejamos o que faz cada parâmetro do compressor, inclusive para entendermos melhor como ele funciona:
(Os controles abaixo não são encontrados em todos os compressores, isso vai depender da marca e do modelo)
THRESHOLD: Neste parâmetro você define, em dB, aonde o compressor começa a atuar, ou seja, se você regular o Threshold em -20dB, quando o sinal atingir esta marca ele começará a ser comprimido.
RATIO: Aqui você especifica, depois que o compressor estiver atuando, qual a sua intensidade de atuação. A escala de medida é a seguinte: (número de dBs que entram) : ( número de dBs que saem-geralmente 1). Exemplo: 5:1 - A cada 5 dB que ultapassa o ponto de Threshold o compressor manda na saída 01 dB, ou seja, quanto maior for o número da esquerda mais você estará comprimindo.
ATTACK: Define a velocidade em que o compressor começa a atuar depois do ponto de Threshold, geralmente em milisegundos. Ex: Para sons transientes (picos) o attack deve ser rápido senão o compressor não terá tempo de atuar.
RELEASE: Define a velocidade em que o compressor deixa de atuar no sinal de áudio, também em milisegundos. Um Release lento provoca maior sustain ao sinal, já que a nota continuará sendo comprimida durante o tempo de release mesmo que a intensidade caia abaixo do ponto de Threshold. Em notas seguidas temos o efeito de "ligado" entre elas.
IN/OUT: Neste botão ou chave você pode comparar o nível de entrada com o de saída (geralmente há um led luminoso com a escala de dBs).
OUTPUT: Aqui iremos compensar a atenuação do compressor no sinal de entrada, ou seja, o sinal entrou com um nível "x", foi comprimido e perdeu alguns dBs. Comparando o nível de entrada com o de saída com o botão IN/OUT iremos compensar essa perda aumentando o nível de saída no botão OUTPUT, o que nos dará maior volume nos sons de baixa intensidade enquanto os de alta são atenuados, controlando assim a dinâmica deste sinal.
HARD KNEE/SOFT KNEE : Determina se depois do ponto de Threshold o compressor atuará com uma curva de compressão forte ou suave .
ESTEREO LINK : Em compressores estereo, existem dois módulos individuais para processar cada canal, fazendo com que você possa comprimir dois sons mono distintos, ou os canais L e R de um som estereo, utilizando, se necessário regulagens diferentes em cada canal. Quando isso não é necessário, você pode acionar a chave de "link" e fazer com que regulando o canal L, automaticamente essa regulagem atue também no canal R.
LIMITER: Esse controle substitui o ajuste do RATIO, fazendo com que não passe som acima do ajuste do THRESHOLD. É o tipo mais forte de compressão.
Uma dica para conhecer melhor o equipamento, coloque como insert em um CD, utilize a função bypass para poder ajustar o volume do CD. Agora desabilite a função bypass e comece a testar como fica o som ao mudar qualquer paramentro, comece testando o threshold rodando para o maximo e para o minimo observando o funcionamento. Faça o mesmo processo com os outros controles.
Depois substitua a fonte sonora por um microfone, agora teste os paramentros falando, fale forte e fale fraco e veja como se comporta.
Com estes procedimentos, você vai descobrir, como colocar a teoria do post acima pra funcionar com a pratica dos testes. Com tempo vai ter estes controles na cabeça, chegando ao ponto ideal rapidamente, lembrando de posições que usou nos testes.
[]'s.