UTILIZAÇÃO DO MDX 4600

rev_novaes

New Member
olá pessoal, sou novo por aqui, mas já tenho sido muito abençoado com as informações contidas nos foruns.

minha duvida é a seguinte:

1) estamos querendo comprar um mdx 4600 para comprimir vozes (9) e instrumentos (4), e gostaria de saber como faço para comprimir os 05 auxiliares (01 para retornos no pulpito, e 04 via power play ha 8000).

2) posso separa-los em sub grupos vozes / instrumentos na mesa enviar para > equalizador > compressor > power play/ potencia p retornos no chão?

não sei se soube me expressar direito, mas se alguém puder me ajudar....

vosso conservo na causa do mestre.

rev novaes.
 
Olá Rev Novaes, seja bem-vindo ao fórum.

É mais coerente você usar o compressor para atuar diretamente nos canais de entrada, e não nas saídas.
Essa ligação você faz através do famoso "cabo de insert", em formato de Y. De um lado um TRS (p10 stereo), dos outros 2 TS (p10 mono).

Qual o orçamento disponível de vocês? Será que o Behringer é o melhor equipamento que podem pegar? Qual o resto do equipamento que usam?
 
obrigado gabriel.

o restante do equipamento é:

yamaha mg 32/14fx
behringher ha 8000
behringher fbq 3102
medusa de 28 vias (20 bal e 8 p10)

quais outros equipamentos vc me aconselharia no lugar do mdx?
 
Rev Novaes, em quais canais você vê necessidade de compressão?
Em TODOS? Normalmente os compressores tem 2 ou 4 canais por unidade...
Comprimir seus 13 canais exigiriam 4 compressores de 4 canais.

Eu gosto muito dos DBX, não me recordo de cabeça o modelo.
Também tem os BBE, que talvez sejam até mais baratos.
Tem uma pessoa no fórum (andry) que trabalha com revenda de BBE. Jajá ele se manifesta.

Quanto ao seu equipamento atual, ficou claro. Sua mesa é boa e tem conexão para insert. 1x0 pra gente.
 
valeu gabriel. creio que irei usar o compressor no canal da batera (com mesa independente), do baixo, e da voz principal (sem fio), então quatro canais me servem.

a minha duvida inicial era se poderia pegar a saida de subgrupo e jogar no compressor direto, mas depois da explicação acho que não.

é que ouvi que seria ideal ter um compressor/ limitador para os fones de ouvido dos musicos. para isso seria necessário outro compressor depois do power play?

me desculpe, mas uma pergunta puxa a outra.

sempre procurando aprender mais....

rev novaes.
 
rev_novaes disse:
A MINHA DUVIDA INICIAL ERA SE PODERIA PEGAR A SAIDA DE SUBGRUPO E JOGAR NO COMPRESSOR DIRETO, MAS DEPOIS DA EXPLICAÇÃO ACHO QUE NÃO.
Poder fazer, você pode, não vai queimar ou danificar nada. Porém, nem sempre instrumentos/vozes diferentes exigem as mesmas taxas de compressão. A compressão que fica boa em um contra-baixo, dificilmente será a mesma regulagem de uma voz feminina, entende?

rev_novaes disse:
É QUE OUVI QUE SERIA IDEAL TER UM COMPRESSOR/ LIMITADOR PARA OS FONES DE OUVIDO DOS MUSICOS. PARA ISSO SERIA NECESSÁRIO OUTRO COMPRESSOR DEPOIS DO POWER PLAY?
Nesse caso, usa-se o limiter. É bem parecido com o compressor. Resumindo muito, o limiter é um corte brusco no máximo de volume que você define. O compressor é um corte mais suave, que pode atuar junto com a dinâmica da música. Porém, não se preocupe com esse gasto agora. Fazer a compressão via insert na mesa é muito mais importante.

rev_novaes disse:
ME DESCULPE, MAS UMA PERGUNTA PUXA A OUTRA.
Desculpar? E pra que estamos aqui, senão para perguntar e responder?
 
Quanto ao canal da bateria que você disse ser mixado em uma mesa separada, compre um compressor apenas para a bateria e use-o na mesa que estão ligados os mics dela, e insert os canais do BUMBO e Caixa (principais) se for um de 4 canais, dependendo da sua microfonação use os outros dois canais use nos canais que achar melhor...
 
Cara bem pertinente as suas duvidas rsss, mais seria mais interessante não escrevê-las em caixa alta (TUDO MAIUSCULO), ajuda a entender melhor o texto,
NA MESA ENVIAR PARA > EQUALIZADOR > COMPRESSOR > POWER PLAY/ POTENCIA P RETORNOS NO CHÃO?
Outro ponto é o seguinte n sei se entendi bem mais vc quer usar essa seqüência? mesa -> compressor-> power play -> e depois os monitores (retorno do chão) ??

Tipo assim o som sai da mesa entra no compressor sai do compressor e entra no Power play e depois vai para as potencias e os retornos ??

8) 8)
 
Daluna, até pensei nisto mas consumiria tudo o que tenho para gastar, e preciso adquirir

outros equipamentos que não dá para adiar. mas no futuro com certeza.

E Lucas, a questão da caixa alta já foi resolvida. E a sequência é: Mesa > equalizador > compressor > potencia / power play.

Só tenho preocupação com duas coisas:

1 - Com o som do bumbo e baixo no PA.

2 - E com o som que chega nos ouvidos dos musicos pelos fones.

Quero que chegue com bom volume mas sem rachar entende.

Por isso pensei nessa possível sequência. Como a bateria e baixo vão passar pela mesa,

os comprimiria antes de chegar no PA e nos fones de ouvido.

Mas ainda preciso ser orientado como uso os quatro canais do MDX 4600 para fazer o que quero: comprimir o bumbo, e aliviar os fones de ouvido.

valeu pelas respostas.

Rev Novaes.
 
Apenas dicas de outro tópico..

Vejamos o que faz cada parâmetro do compressor, inclusive para entendermos melhor como ele funciona:
(Os controles abaixo não são encontrados em todos os compressores, isso vai depender da marca e do modelo)

THRESHOLD: Neste parâmetro você define, em dB, aonde o compressor começa a atuar, ou seja, se você regular o Threshold em -20dB, quando o sinal atingir esta marca ele começará a ser comprimido.
RATIO: Aqui você especifica, depois que o compressor estiver atuando, qual a sua intensidade de atuação. A escala de medida é a seguinte: (número de dBs que entram) : ( número de dBs que saem-geralmente 1). Exemplo: 5:1 - A cada 5 dB que ultapassa o ponto de Threshold o compressor manda na saída 01 dB, ou seja, quanto maior for o número da esquerda mais você estará comprimindo.

ATTACK: Define a velocidade em que o compressor começa a atuar depois do ponto de Threshold, geralmente em milisegundos. Ex: Para sons transientes (picos) o attack deve ser rápido senão o compressor não terá tempo de atuar.

RELEASE: Define a velocidade em que o compressor deixa de atuar no sinal de áudio, também em milisegundos. Um Release lento provoca maior sustain ao sinal, já que a nota continuará sendo comprimida durante o tempo de release mesmo que a intensidade caia abaixo do ponto de Threshold. Em notas seguidas temos o efeito de "ligado" entre elas.

IN/OUT: Neste botão ou chave você pode comparar o nível de entrada com o de saída (geralmente há um led luminoso com a escala de dBs).

OUTPUT: Aqui iremos compensar a atenuação do compressor no sinal de entrada, ou seja, o sinal entrou com um nível "x", foi comprimido e perdeu alguns dBs. Comparando o nível de entrada com o de saída com o botão IN/OUT iremos compensar essa perda aumentando o nível de saída no botão OUTPUT, o que nos dará maior volume nos sons de baixa intensidade enquanto os de alta são atenuados, controlando assim a dinâmica deste sinal.

HARD KNEE/SOFT KNEE : Determina se depois do ponto de Threshold o compressor atuará com uma curva de compressão forte ou suave .

ESTEREO LINK : Em compressores estereo, existem dois módulos individuais para processar cada canal, fazendo com que você possa comprimir dois sons mono distintos, ou os canais L e R de um som estereo, utilizando, se necessário regulagens diferentes em cada canal. Quando isso não é necessário, você pode acionar a chave de "link" e fazer com que regulando o canal L, automaticamente essa regulagem atue também no canal R.

LIMITER: Esse controle substitui o ajuste do RATIO, fazendo com que não passe som acima do ajuste do THRESHOLD. É o tipo mais forte de compressão.

Uma dica para conhecer melhor o equipamento, coloque como insert em um CD, utilize a função bypass para poder ajustar o volume do CD. Agora desabilite a função bypass e comece a testar como fica o som ao mudar qualquer paramentro, comece testando o threshold rodando para o maximo e para o minimo observando o funcionamento. Faça o mesmo processo com os outros controles.

Depois substitua a fonte sonora por um microfone, agora teste os paramentros falando, fale forte e fale fraco e veja como se comporta.

Com estes procedimentos, você vai descobrir, como colocar a teoria do post acima pra funcionar com a pratica dos testes. Com tempo vai ter estes controles na cabeça, chegando ao ponto ideal rapidamente, lembrando de posições que usou nos testes.

[]'s.
 
rev_novaes disse:
1) estamos querendo comprar um mdx 4600 para comprimir vozes (9) e instrumentos (4), e gostaria de saber como faço para comprimir os 05 auxiliares (01 para retornos no pulpito, e 04 via power play ha 8000).

Rev Novaes.

  1. Esqueça a compressão para os monitores. Não se usa fazer isso.
  2. Num setup comum de banda, a compressão será mais necessária no bumbo, caixa e baixo. Vc vai insertar um canal de compressor em cada canal de instrumentos (um canal de compressor no canal do bumbo, um canal de compressor no canal da caixa etc).
  3. No caso das vozes, vc vai endereçar os mics para um subgrupo e insertar o canal restante do compressor direto neste subgrupo. Para fazer o ajuste dos parâmetros, tome como referência a pessoa com voz mais forte.
  4. No caso dos auxiliares, vc precisará de outros compressores ou limitadores (que são mais difíceis de achar no mercado). Não tem outra forma satisfatória de fazer. O objetivo destes compressores/limitadores é a proteção da audição dos músicos, mas em geral eles reclamam que o som fica mais baixo. A maioria acaba desligando os compressores. Sendo assim, acho melhor avaliar bem a necessidade. É duro gastar o dinheiro da igreja com uma coisa, que depois será abandonada.

[]'s
 
Back
Topo