Utilizar Reason para som ao vivo!! Será?

Mexedor de Som

New Member
Olá pessoal, queria a ajuda e opinião de vcs sobre o seguinte assunto. Eu estou montando um som para igreja e nas minhas buscas me deparei com um software chamado Reason desenvolvida pela empresa onde possui todos os equipamentos de áudio imagináveis com a possibilidade de adicionar ou tirar equipamento, fazer link's e conexões entre eles como se fosse um rack com equipamentos e cabos reais, achei muito interessante e creio que o software tenha sido desenvolvido para gravação em stúdio, mas minha pergunta de leigo é a seguinte: "Seria possível utilizar esse software para uma aplicação ao vivo, tipo um culto, onde instalo em um computador TOP o referido software com placas de som com entradas e saídas de áudio(off-board ou externa), de forma que ligo tudo na placa(microfones, instrumentos, cd/dvd player) processo tudo de acordo com as ligações feitas no software e depois mando isso para os amplificadores ou caixas amplificadas?".
Não sei se o que perguntei é algo bizarro ou viável, mas queria saber a opinião de vcs e tbm ter uma idéia, no caso de ser viável, se vale a pena em relação a custo e qualidade de áudio.
Desde já agradeço a todos!!
 
@Mexedor de Som, não conheço o Reason. Mas já usei o Mainstage da Apple algumas vezes para essa finalidade. Já tivemos algumas discussões aqui no fórum sobre isso mas ainda não vi alguém que tenha abandonado os equipamentos físicos.

Pelo que entendi, você está querendo substituir uma mesa de som, é isso? Qual seria o custo de um computador top para isso, comparado com a mesa de som?
 
Pensei exatamente o mesmo que o Carlos sendo que se for pra mexer com som à vera mesmo, vai TER que ser um MAC. Somado a isso o preço de uma interface com uma quantidade de I/O que atenda acho que não compensaria.
 
Pra mim o que compromete bastante nessa ideia é a dinâmica em operar o sistema. Numa mesa todos os recursos estão à sua frente numa interface preparada pra isso. Num computador inevitavelmente você terá de abrir janelas, controlar mouse e arrastar um botãozinho bem pequeno para um lado ou outro... nisso se perde tempo e a dinâmica da coisa. Ah, ore pra não ter nenhum problema grave enquanto opera dessa forma!! rsrs
 
Eu penso que economicamente não vale a pena mais, as mesas digitais baixaram muito o preço. Mas tecnicamente, com o hardware correto é possivel sim. Existe até um software feito exclusivamente para isso:


Este software era o que eu desejava, mas nunca tive os 500 dolares mais o dinheiro da interface e ADA para montar.kkkkkk
 
Pensei exatamente o mesmo que o Carlos sendo que se for pra mexer com som à vera mesmo, vai TER que ser um MAC.
Isso ja foi bastante discutido ha muito tempo e não foi provado nem comprovado nem tem embasamento legal para tal afirmação.Pura lenda urbana.Ou melhor , lenda dos usuários Applegelecos (existe uma religião dessas por ai.. :D:D:D)
O problema aqui puramente na area dos valores e da operacionalidade.
Ter uma interface de audio com monte dos canais de entrada e saida de qualidade compatível com qualidade (no minimo) duma 01V96i custara caro.Junte valor de computador (PC ou MAC , tanto faz) .Acrescente valor de software legal e , se sobrar grana , uma superfície de controle - e tera monte de zero apos virgula.
Operacionalmente Reason 'e pior (do meu ponto de vista) escolha para tentar fazer "som ao vivo" via soft.Existem opções bem mais eficientes para mixagem.
Abrcs,
andry110
 
Andry!

Vc faz parte do time cuja opinião, pra mim, é quase um decreto, kkkkkkkk. Muitos serviços prestados ao mundo do Som aqui no SAV, mas... apesar de a princípio eu ter compartilhado dessa mesma opinião por muito tempo, até o começo deste mês para ser exato, percebi que se vou procurar saber o que se usa em estúdio de gravação, os caras usam Mac, se vou fazer curso de áudio, os caras usam Mac e recomendam de forma enfática que não se use Windows para tal aplicação ou que se sofra as consequências. Aí complica pra gente escolher. Tb nunca vi o pessoal que usa Mac reclamando do desempenho, já o pessoal que usa windows...
 
Essa é uma área de discussão muito grande, principalmente porque pegou alguns pontos criticos. Vou deixar um pouco das experiencias que tive para juntar as opiniões do pessoal.

primeiro ponto, PC vs MAC (com certeza isso já foi discutido aqui no SAV, mas vamos lá). o PC trabalha com arquitetura aberta, ou seja, existe as especificações do projeto e cada fabricante lança seu hardware (placa mãe, placa de video, memória e etc) de acordo com este projeto. Ocorre que sempre alguem quer vencer alguma barreira que limita a velocidade, o desempelho, então, dentro de seu produto ele coloca algo a mais, ocorrendo então incompatibilidades que levam a queda do sistema, sem contar que o próprio sistema também tem falhas. Para se ter uma idéia, existem empresas especializadas na montagem de computadores para audio, onde fazem testes e com diversos componentes para chegar ao melhor desempenho e compatibilidade e normalmente percebe-se que existe uma grande limitação nos componentes compativeis entre si. Este é o universo do PC para audio.
Já no MAC, você tem uma arquitetura fechada. onde a propria Apple é quem determina a arquitetura e é quem faz os componentes (ou terceriza, mas sempre segundo suas expecificações). Ela também faz o sistema operacional, dai tudo fica bem casado, sendo praticamente nula a existencia de incompatibilidade dentro do sistema, sem contar que eles não trabalham com componentes baratos, colocando o desempenho e a qualidade do sistema em nivel alto (basta ver os preços dos MAC's). Sem contar que o MAC e o sistema operacional é projetado para trabalhar com audio em nivel profissional, com baixa latência ... etc.
Desta forma você tem uma larga vantagem para o MAC, pois mesmo em um sistema PC bem montado, você ainda teria as limitações (estou falando de audio) do sistema operacional.

segundo ponto, trabalhar com uma interface de audio ou com uma mesa de som. Ai a resposta é "depende" do que você pretende fazer. Se você trabalha mixando (studio de audio) e eventualmente sai para fazer um som, isso com poucas entradas e poucas saidas de audio, fazer isso com uma interface que você já tem e que tenha recursos de monitoramento direto na interface (onde o próprio software da interface te daria estes recursos, como a linha da RME) seria uma boa.
Mas se você quer fazer PA e pretende adquirir os produtos para este fim, como é o caso do "Mexedor de Som" que começou este tópico, já é aconselhavel trabalhar com uma mesa de som. pois dentro desta opção, você tem um universo incrivel de opções, desde analógicas até as digitais, onde as digitais de menor custo estão retirando as interfaces de controle, deixando somente as entradas de audio comandadas por tablets, iPads ou computadores com wirelles. Essas digitais com controle por wirelles acredito que seria o sistema mais confiavel e mais proximo do que se está discutindo neste tópico. Tabalhar com DAW para essa função, não seria apropriado para um PA, isso porque você vai ter que trabalhar sempre no limite do sistema para conseguir uma baixa latência, mesmo em uma máquina de qualidade, e isso já é estar sujeito a problemas, o que não pode ocorrer no "ao vivo".
 
Não tinha conhecimento de tópicos sobre PC x Mac em aplicações de áudio no SAV. Foi muito bom o assunto ser tratado aqui pois além de esclarecer várias coisas de forma consistente para nortear uma escolha que venha a fazer futuramente tb deu o caminho para consultas. Valeu Andry e Fábio.
 
Já experimentei isso em 2008, 2009 quando mesas digitais para mim ainda eram inacessíveis. Mas hoje, com mesas como a XR18 e seus aplicativos para todas as plataformas, acho que o investimento nesse setup não vale.
 
Última edição:
Estou de pleno acordo Kadu.
As consoles como XR18 resolveram os problemas de quem gostaria de investir em interface + computador e acredito que seja a solução para quem gosta de trabalhar desta forma, ainda mais com Presonus, Allen & Heath, SoundCraft e Mackie (só para sitar as maiores empresas) entrando neste segmento.
 
Última edição:
... e normalmente percebe-se que existe uma grande limitação nos componentes compativeis entre si....

... Apple é quem determina a arquitetura e é quem faz os componentes (ou terceriza, mas sempre segundo suas expecificações)...

... Sem contar que o MAC e o sistema operacional é projetado para trabalhar com audio em nivel profissional, com baixa latência ... etc.
Desta forma você tem uma larga vantagem para o MAC, pois mesmo em um sistema PC bem montado, você ainda teria as limitações (estou falando de audio) do sistema operacional.

Exatamente ... ao contrario.
Existe uma GRAAAANDE escolha dos componentes compatíveis no mundo de PC.E com liberdade de troca imediata dos chipsets e combinações.Exemplo : chip de controlador da FireWire, chip de controlador Video , chip de memoria e etc.
Tente fazer isso no MAC (ou simplesmente fazer upgrade) e terá problemas e ... grandes gastos.
O ponto critico 'e que muita gente pega QUALQUER PC e QUALQUER soft e estao querendo rendimento similar a um Audio PC.Ja montei dezenas computadores (inclusive substituindo Apple pelo PC e vice versa dependendo da necessidade) .Temos estúdios que 5-7 anos trabalho com mesmo PC sem mudar sequer um item de configuração.
Outra coisa "ao contrario" : Apple nao tem nenhuma vantagem sobre PC no quesito de "trafico de audio".Nao mesmo.Em momento algum.Essa informação 'e de 20 anos atrás.
Porque? Simples : quem manda na estrutura 'e processador e memória.
E adivinha quem faz processadores para duas plataformas? Exato : Intel!
E memoria ? Exat0 denovo : Samsung!
E quem faz placa de video? nVIdia ou AMD!!
Ja nem falo que placa de rede Apple nao faz.Nem a fonte de alimentacao (LiteOn).
Nem monitor (LG ou Samsung).
Nem HD!
Nem placa sem fio , etc , etc...
Se Voce desmontar um Apple tera uma grande surpresa. Apple nao faz nenhum componente dos seus computadores.Talvez uns 5% dos componentes de menor importância (mouse, teclado, etc).
Resumindo : depende.Um PC adequadamente montado e ajustado pode e DEVE ser usado no estudio ou ao vivo.Fazendo isso tem uma grande vantagem : quantidade de software compativel com PC 'e imensamente maior que no mundo de MAC OS.E tem mundo Linux com monte de soft gratis.
E assim por diante.Pesquisando e procurando, fazendo e usando.So desta forma pode realmente
avaliado performance e aceitação.
So um detalhe : sou usuario de Apple 24" em casa.So para dar raiva...Vou voltar de ferias e voltar meu PC de 2010 com processador AMD x2 3400. 10 vezes melhor!
 
Última edição:
Respondendo a primeira pergunta do tópico creio que dá sim. Eu já usei daw pra som ao vivo mas foi o "Ableton Live 9" muito bom por sinal para trabalhar ao vivo um dos menos complexos. Mas hoje a Waves tem os melhores plugins para isso e ela lançou um programa exclusivo para uso ao vivo e desde então só uso ele. Não tive problemas até agora.

Obs. Utilizo um PC
 
Particularmente hoje a não ser que tenha uma console analógica com interface ( alto padrão) tipo MIDAS VENICE F32 não vejo vantagens em se fazer o uso de PC e Soft para processamento...

Se tiver uma VENICE F32 (que sou declaradamente fã) vale muito a pena no meu ver comprar o Multirack Waves e processar usando plugins (compressor, eq, efeitos etc...) ai junta o melhor dos dois mundos.... Usando interface analógica (e lógica rsrs) e processamento "ilimitado" dos softs...

Agora se a proposta é fazer mais com menos eu particularmente sem pensar pegaria uma console tipo a XR-18...
 
Back
Topo