Video muito bom sobre o ajuste de ganhos na mesa de som

Bom dia,

"por que trabalhar com uma masterização e mixagem mediana, ou até boa, se posso fazer melhor que isso?"
Não estou falando que não se deve buscar uma excelência na mix. Estou dizendo que a mix para live é diferente que a mix para estúdio (mais uma vez, nem pior, nem melhor; nem mediana, nem boa... apenas diferente).

Sabe, nao quero ouvir alguem dizendo "cara, até que ficou bom" "que som legal, ficou bom"... Eu quero ouvir: "Pooorr@@, que d++++" Saka? rsrs E sem clip nenhum!!!!!
Uma coisa que aprendi também, é que muitas vezes um "bom trabalho" ou "boa mix" soa melhor e até mais verdadeiro do que "noooossa, que mix sensacional!"

Eu quero ouvir: "*****, que d++++" Saka? rsrs E sem clip nenhum!!!!!
Em igrejas não ouvirá isso...

Abc!
 
O que noto nos vídeos que o Campos Jr faz é que geralmente as dicas que ele passa é visando um pessoal que não tenha tanta experiência e nem tenha frequentado aulas de técnico em áudio, mas que é responsável pelo som sobretudo em igrejas, como ele sempre ressalta. Por isso creio que ele dá dicas simples, mas que são completamente úteis, já que não vai fazer o seu som ficar "a perfeição", mas vai ser audível e razoavelmente bom seguindo as dicas que ele passa.

Se ele for entrar em questões maiores ou quiser fazer vídeos mais abrangentes serão horas e horas de vídeos e muita gente vai ficar perdida desistindo até de assistir. São coisas que só se aprende na prática estando com um professor cara a cara pra aprender. Um simples vídeo com dicas não vai fazer de ninguém um técnico em áudio.

Essa é minha humilde opinião e é o que eu posso dizer dos vídeos dele e como já falei em outro tópico e outros disseram o mesmo aqui, é sempre bom agregar conhecimento.

Abraços.
 
Bom dia, desculpa a demora na resposta, estava viajando.

Bom, se voce ou alguem está pensando que estou me referindo diretamente ao que voces fazem, estao completamente enganados. Nunca ouvi nada do trabalho de vocês e vocês nunca ouviram nada meu... nem conheço ninguem aqui. Certo entao galera? bom esclarecido vamos lá...

Não estou falando que não se deve buscar uma excelência na mix. Estou dizendo que a mix para live é diferente que a mix para estúdio (mais uma vez, nem pior, nem melhor; nem mediana, nem boa... apenas diferente).

Bom, primeiro que nao tem nem como comparar trabalho de estudio com ao vivo. Quando me refiro que quero que o som ao vivo seja o mais proximo possivel do cd é porque se um cantor ou banda gravou daquele jeito, presumi-se que é este o padrao de qualidade e na minha visão, é assim que tem que ser. Salvo algumas exceções, mas quando isso existe eles trazem seus proprios tecnicos (acho até que ninguem de alto nivel trabalha sem seus proprios tecnicos hoje em dia). Outra consideração a fazer é que tecnicas de estudio são diferentes do ao vivo, por exemplo: estereo ao vivo só funciona num raio de 2 a 5 metros da mesa do operador (depende do tamanho do evento). De resto, só vai atrapalhar. Deixe-me explicar melhor, no DVD DDG Experience (tenho certeza que conhecem, espero... é excelente!), as guitarras soam stereo. Imagina se fosse feito exatamente da mesma maneira no ao vivo, quem estivesse do lado esquerdo do PA nao ia escutar bem as guitarras do Juninho... seria uma lastima... é questao de bom senso... nao concorda? Enfim. Quer entender melhor, veja essa resposta do Kalunga, engenheiro de som da Ivete... Vale a pena! http://www.vokle.com/events/59593-v...ga/questions/242600-como-vc-usa-sua-mixagem-e

Uma coisa que aprendi também, é que muitas vezes um "bom trabalho" ou "boa mix" soa melhor e até mais verdadeiro do que "noooossa, que mix sensacional!"

Mano, se o cara mentir pra você, problema é dele com Deus, e nao seu. uai... Eu nao disse que escuto isso direto, muito pelo contrario, como um cara disse a cima ai, em igreja o povo só vê erros e raramente surge um elogio... Mas quando eu ouvir um, quero que seja assim... algum problema? Por acaso é ruim ou pecado ser elogiado?? hehee pois assim como está em Eclesiastes 9: 10, temos que fazer nosso melhor sempre, independente de qualquer coisa, porque depois que você morrer, nao poderá mais. E acho que nem preciso dizer mas, isso é sempre pra Deus, pra gloria Dele!

Eu quero ouvir: "*****, que d++++" Saka? rsrs E sem clip nenhum!!!!!

Em igrejas não ouvirá isso...

Nao sejamos "super crentes"... por favor... A igreja por acaso é lugar apenas pra cristãos convertidos?? Nao! Nao mesmo! a maioria é apenas crente convencido, saka? E por isso, é claro que sim, você pode ouvir como eu ja ouvi!!! A nao ser que sua igreja seja isolada de tudo. E se for, informo que estao em um erro gravissimo... "Ide por todo mundo e pregai o evangelho a todos" " Vinde a mim todos [...] do jeito que estao"...

Bom, ja ouviu a musica "Pavao Pavaozinho" da Fernanda Brum?

Sabe, Conheço um cara que se libertou das drogas a pouco mais de um ano, o cara era do mal, ia nas favelas do RJ e tocava o terror. O testemunho dele é incrível. E quando ele escuta um pregador de Deus que era muito bom ele chegava e dizia assim: "Maaaano, esse pastor é ***** de bom!!!!!" e todos nós (eu e amigos músicos) caímos na rizada ouvindo isso. Essa é a maneira do cara se expressar... Ele fez um tremendo elogio. Por acaso Deus julga suas palavras ou a intenção do coração? A intenção é claro, se nao, nao existiria nem a inocência. Fato! ou é preciso citar versículos bíblicos?? ... ¬¬


Bom, tudo o que disse foi baseado em minhas experiencias biblicas, no dia a dia do audio e em estudos que fiz. Pra mim, pra mim, muitas coisas são fundamentos, princípios e é apenas isso o que tento passar aqui. Nao é "minha humilde opinião" como é comum ver as pessoas dizendo no site, é simplesmente minha opinião. Nao digo isso com arrogancia como se fosse uma verdade absoluta, mas até que eu seja convencido do contrario, esse será meu ponto de vista. Se nao gostam ou nao concordam, o que posso fazer? Me desculpem, de coração... mas é meu ponto de vista, só isso...

Olha, como esse assunto ja fugiu totalmente do tópico. Encerro todas as considerações por aqui.

Espero que tenham entendido meu ponto de vista que é: nao clipar nunca, no máximo deixar o peak piscar e sempre fazer o melhor com o que tiver.


Abraço a todos.... =D
 
Ainda bem que tem moderador. É muito melhor conversar em tom amistoso, embebecido em respeito e considerando os outros superiores a nós mesmos (como diz a Bíblia), ainda que com diferenças de pensamento.
 
Boa tarde,

Em respeito aos posts do Kadu, Tiago e Gerson, encerro minha participação neste tópico.

Amilcky,

Com todo respeito que temos e mantemos com os usuários aqui no fórum, vejo que alguns pontos devem ser melhor trabalhados em sua mente. Por gentileza, se assim quiser, me mande uma MP para conversarmos.

Grande abraço!
 
O que sei hoje que é o certo para mim é que independente do meter, do clip ou do que seja, o som tem que entrar limpo e sair limpo, nao adianta ouvir em flat e na saída vir com distorcao.

Mais ou menos isso que eu disse aqui... Fiz criticas firmes ao video pois claramente se percebe distorção (e era só voz) mas o técnico ou engenheiro, nao sei bem, diz que o que ele fazia era o certo. Tipo, como assim? :shock:

depois vi o calor subindo e resolvi pular logo pro fim, não aguento mais a falta de respeito nos foruns

Será que nao é este o problema? ler só frases e nao tudo? As vezes lemos apenas pontos isolados pela pressa e esquecemos do resto, de interpretar tambem todo contexto.

É provável que tenham lido a palavra censurada e pensaram que eu estava xingando alguem. Lamentável.

Se faltei com respeito, me perdoe, sinceramente nao foi minha intenção. :|

Se interpretaram as letras em negrito como subida de tom, foi apenas formatação pra ler melhor. Eu leio melhor quando está em negrito. Uso óculos...

considerando os outros superiores a nós mesmos (como diz a Bíblia)

Ter opiniões fixas (nao absolutas) sobre assuntos nao é ser arrogante ou se considerar superior a ninguem. Eu pelo menos nao vejo dessa forma, nem nunca vi. É apenas ter uma posição firme embasada em fundamentos aprendidos.

Cara, eu tinha feito critica apenas ao video, compartilhei da mesma opinião de alguns outros aqui, e a mim vieram com repreensões de ordem pessoal... Como eu disse, nada aqui é pessoal. São apenas pontos de vista do trabalho.

Moderador(es),
se quiserem apagar essas considerações, por mim nao tem problema algum até porque fugiu totalmente ao assunto, mas eu tinha que postar em um lugar pros que participam da conversa, ver.

Boa semana a todos...
 
Oh, Amilcky, entendo você. Até porque talvez seja parecido em muita coisa. Ser firme e convícto é coisa boa. Mas às vezes isso aflora de tal forma que, para quem lê, soa como prepotência. Pode ser a conversão da vontade emocional para a palavra escrita, isso não é nada fácil mesmo. E quantas vezes o nosso texto não comunica exatamente o gostaríamos. às vezes mais, às vezes menos. Quem sabe se estivéssemos ouvindo sua a voz, o tom da fala, a expressão facial, teríamos outra ideia do Amilcky.

Já me vi nessa situação, e observo outras pessoas no fórum assim. E não é fácil de lidar com pessoas tão convíctas como nós. Muitas vezes, sem querer, sem saber, esmagamos os outros com tanta convicção. Não sei que idade você tem, se tem idade para ser meu pai, ou para ser meu filho, mas se pudesse deixar uma palavra para todos nós que acreditamos firmemente em certas coisas (de forma legítima até), deixaria a palavra "equidade e moderação".

Gostei muito de como você terminou o seu texto, e vou fazer igual:

Boa semana a todos...
 
Algumas considerações:

  1. O ganho controla o nível de sinal que entra no canal. Se o sinal já vier distorcido, mesmo com o ganho fechado, ele continuará distorcido na saída;
  2. Quando ajustamos o ganho de entrada, procuramos deixar os níveis de sinal dos vários canais o mais uniforme possível e não os faders na mesma posição;
  3. Como estamos ajustando o nível de entrada, não há a menor necessidade dos faders do canal e do master estarem na posição 0 dB. Lembrem-se que faders controlam o nível de saída e não influenciam na entrada;
  4. Como já foi dito em post anterior, trabalhar em um nível de entrada tão próximo à zona de clipamento faz com que o headroom seja reduzido perigosamente, limitando a faixa dinâmica;
  5. Também como já foi lembrado anteriormente, em sistemas digitais é imprescindível que o sinal não atinja a zona de clipamento, sob pena de ouvirmos uma distorção bastante desagradável.

Conclusão: Não creio que o método apresentado seja o mais eficiente.

Um procedimento que deixa o sistema mais equilibrado é o seguinte:

  • Feche todos os ganhos e faders, inclusive o master;
  • Deixe todos os equalizadores dos canais na posição flat;
  • Pressione o PFL do canal que for ajustar o ganho de entrada. Isto fará com que a barra de leds do master passe a mostrar a variação do sinal do canal selecionado;
  • Peça ao cantor/músico para cantar/tocar da forma como fará durante o culto/evento/show;
  • Vá abrindo o ganho até o nível de sinal estar em torno de 0 dB na barra de leds;
  • Faça isso para todos os canais;
  • Faça a timbragem dos instrumentos/vozes com os equalizadores dos canais. Talvez haja necessidade de correção no ganho;
  • Levante o fader do master e o coloque numa posição que proporcione bom volume sem agredir ao público;
  • Vá levantando os faders dos canais, começando com voz principal, backs, bateria, baixo e demais instrumentos. Lembre-se, que as vozes devem sempre estar na "frente", a menos que um instrumento esteja solando.

Este procedimento é para mesas que possuem PFL e barra de leds para observação dos níveis do sinal. Para mesas que possuem apenas um led de clip, proceda da mesma forma, observando o led de clip. Qd acender, volte o controle de ganho até que apague por completo. Isso deverá permitir um bom nível de sinal com um headroom adequado.

P.S.: Tem é tempo que eu não fazia um post tão grande... :D

[]'s
 
O que parecem que estão se esquecendo aqui, é que o vídeo foi feito pensando em operadores de igreja que tem minimos conhecimentos e recursos....


Quanto a regular o ganho com o Fader em 0 db: Se a mesa tem o Botão de PFL tudo bem estão corretos não tem a mínima necessidade... porém qual mesa (levando em consideração a grande maioria das igrejas) tem isso?

A grande maioria são Ciclotrons MX alguma coisa... quando não LLAudio ou parecida... nesses casos não se tem nem a luz de indicação de sinal.. Assim o modo pra se conseguir monitorar o ganho seria deixando o Fader em 0 db o master em 0 db e monitorar pelos poucos leds do Meter do master disponíveis nessas mesas...


Quando ao uso dos microfones para "equalizar", ele está tentando ajudar a acabar com as constantes microfonias que existem na maioria das igrejas... por faltar conhecimento principalmente... e pelos sistemas serem na maioria Horriveis... Então para o usuário leigo de uma congregação de 50 membros sei lah.. na maioria menos... essas dicas são muito úteis e válidas..
 
Olá Dener.

Deixe-me fazer algumas observações sobre suas colocações.

deneripr disse:
O que parecem que estão se esquecendo aqui, é que o vídeo foi feito pensando em operadores de igreja que tem minimos conhecimentos e recursos....

Isso não é razão para passar conceitos errados. O que estamos fazendo é apontar as falhas no procedimento, não julgando o objetivo do autor do vídeo.

deneripr disse:
Quanto a regular o ganho com o Fader em 0 db: Se a mesa tem o Botão de PFL tudo bem estão corretos não tem a mínima necessidade... porém qual mesa (levando em consideração a grande maioria das igrejas) tem isso?

Veja o que escrevi no meu post anterior:

Este procedimento é para mesas que possuem PFL e barra de leds para observação dos níveis do sinal. Para mesas que possuem apenas um led de clip, proceda da mesma forma, observando o led de clip. Qd acender, volte o controle de ganho até que apague por completo. Isso deverá permitir um bom nível de sinal com um headroom adequado.

Outra observação...

deneripr disse:
A grande maioria são Ciclotrons MX alguma coisa... quando não LLAudio ou parecida... nesses casos não se tem nem a luz de indicação de sinal.. Assim o modo pra se conseguir monitorar o ganho seria deixando o Fader em 0 db o master em 0 db e monitorar pelos poucos leds do Meter do master disponíveis nessas mesas...

Se estas mesas não têm o led de clip, então nem o método que ele demonstrou serve.

deneripr disse:
Quando ao uso dos microfones para "equalizar", ele está tentando ajudar a acabar com as constantes microfonias que existem na maioria das igrejas... por faltar conhecimento principalmente... e pelos sistemas serem na maioria Horriveis... Então para o usuário leigo de uma congregação de 50 membros sei lah.. na maioria menos... essas dicas são muito úteis e válidas..

Isso não estava em discussão, apesar que tb tenho restrições a este método, pq descaracteriza o som original e, em grande parte dos casos, o som fica horroroso.

[]'s
 
Vai ai um video do Denio Costa modulo I , uma parte ele fala da maneira que ele ajusta o Gain da mesa!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=nhDyQixWWBQ[/youtube]
 
Leandro Marcos disse:
Vai ai um video do Denio Costa modulo I , uma parte ele fala da maneira que ele ajusta o Gain da mesa!

Nao 'e so ganho ..
Em geral - 'e melhor video "expess" para leigo..
Dificilmente podia fazer melhor (mais sarcastico -sem duvido,melhor - com bastante preparo :mrgreen: :mrgreen: )

Abrcs,
andry110
 
Back
Topo