Volume RCF Art 310 MK3

diego dopiate

New Member
Bom dia Pessoal,
Tenho uma art 310 que utilizo para som acústico voz e violão, até esses dias estava usando a seguinte ligação:

Instrumentos + mic ---> mesa de som (saida desbalanceada) ---> pedal Boss ve 20 (para fazer loops e aplicar efeitos - Saida balanceada) -->> RCF (nivel mic)

o som estava ótimo... em 70% ja encontrava altura ideal e sem clipar....

porém vendi minha boss ve 20 e estou sem equipamento com saida balanceada... e ao colocar a caixa em nivel line o volume pode estar no ultimo que nem chega perto de clipar e altura nao fica agradável mesmo a mesa e instrumentos com estrutura de ganhos acertados...

qual a dica? usar um dibox na saida da mesa para balancear o sinal e usar a caixa em nivel mic?
 
Basicamente Voce esta mandando so a metade de sinal para caixa pois a diferença entre balanceado e nao-balanceado - 6 dB. Basta compensar essa diferença no ganho (mesa ou caixa).
Outra observação : nenhum tipo de alteração de timbre ou rendimento pode ser explicado com desbalanceamento.Mas...Isso pode ocorrer pelo fato de alteração da estrutura (eletronicamente falando) de processamento de sinal.No seu caso , VE-20 provavelmente estava fazendo este "processamento" (equalização , compressão e etc).
Abcrs,
andry110
 
altvan estou usando como pa... basicamente ambientes pequenos...
certo andry mas o ganho da mesa esta tudo batendo em 0 db, se aumentar vai enviar sinal distorcido... e na caixa ja está no talo.

se usar direct box na saida da mesa para balancear o sinal e usar a caixa em nivel mic nao resolve ou isso é caçar cabelo em ovo?

@andry110 @AltVan13
 
Última edição:
Outra coisa que vai causar uma dor de cabeça agora é que vou usar o ipad para processar os loops e efeitos... ficará assim:

Violão + Voz ---> mesa de som (saida RCA out) --->(RCA In) Interface de Audio no ipad ( RCA Out ) -----> Caixa RCF

Neste caso na saída da interface vou ter que adaptar um cabo RCA - P10


A grande dúvida é como utilizar o máximo da potencia e volume da caixa..
 
Qual a sua mesa?
Estou pensando aqui, mas a princípio acho estranho vc colocar algo entre a mesa e a caixa que não seja um equalizador ou processador. Os equipamentos que vc citou eu acho que deveriam estar entre o violão + Voz e a mesa ou insertados de alguma forma.
 
a mesa é uma fraquinha aqui (Arcano)... nao tive tempo ($) de comprar outra ainda...

é que assim: a mesa recebe o sinal com seus pré e envia ja nivelado para a interface de audio ligada ao ipad, o ipad é utilizado como uma mesa onde ali tem os efeitos para voz - simulaçoes de violões ja que a mesa é fraca e nao tem nada diso etc... a interface de audio possui somente entradas e saida rca... é como se fosse uma mesa com saida rca - para a caixa...

a questão é que tanto rca como p10 normal, a caixa em modo sinal "line" sinto que não está dando o máximo que ela pode fornecer.

nao utilizo no talo é que gosto de saber que se precisar mais tá ali! hehe

saida uca.jpg download.jpg uca22209.jpg
 
Deixar fader acima de 0db não significa que estará enviando distorção.
Se os LEDS da mesa acenderem bem mais de 0db aí sim enviará distorção.
 
E não vai render mesmo. Não lembro os valores mas o sinal de linha é maior que o de mic e da mesma forma que nas entradas de uma mesa você pode queimar alguma coisa se alterar a sensibilidade das entradas da caixa indiscriminadamente.
Quanto aos periféricos que vc quer usar vc pode tirar o sinal da sua mesa no tape out rca e devolver no tape in rca, ou tb pode pegar o sinal do send ( acho que é FX na sua mesa ) e devolver no return. Acho que em ambas as situações vc terá como controlar pela mesa o sinal enviado para a caixa. Quanto a atenuação do sinal pode ser que vc esteja, por exemplo, inserindo o sinal estéreo na entrada P10, não vai funcionar, vai dar uma espécie de cancelamento e o som fica baixo e estranho. Se inserir com um plug P10 mono isso não acontece.
 
@AltVan13
Não lembro os valores mas o sinal de linha é maior que o de mic e da mesma forma que nas entradas de uma mesa você pode queimar alguma coisa se alterar a sensibilidade das entradas da caixa indiscriminadamente.

Se entendi bem, acho que o @diego dopiate já estava fazendo isso antes. Conforme ele mesmo citou estava ligando a saída da mesa de som na entrada do Boss VE-20. Ao verificar a especificação do pedal, a entrada é de nível de microfone e ele estava entrando com nível de linha acredito eu.

Instrumentos + mic ---> mesa de som (saida desbalanceada) ---> pedal Boss ve 20 (para fazer loops e aplicar efeitos - Saida balanceada) -->> RCF (nivel mic)

Talvez seja esse o motivo na diferença de intensidade de som agora que ele esta utilizando a entrada da caixa de forma correta (com sensibilidade de nível de linha).
 
Sim @Alisson Nascimento;

É isso mesmo que estamos falando. E estava usando a pedaleira de forma errada tb. No manual diz que o microfone deve ser ligado diretamente no VE 20 e este na mesa seja pela saída Phone/Line, seja pelas saídas L / R XLR.
Então da forma como ele estava usando o volume fica mesmo mais alto mas corre o risco de danificar a caixa ( eu não consegui usar assim de jeito nenhum ligando a saída da minha MG206, a caixa clipa se a estrutura de ganho estiver correta ) . E tb pode vir a causar dano a pedaleira.
@diego dopiate;
Mais uma pergunta, como são os plugs do cabo que vc liga a mesa na caixa e fica baixo o volume? É XLR macho/XLR fêmea ou P10 mono/P10 mono?
 
Oi, embora eu não tenha tanto conhecimento, vou falar algo pelo que passei e talvez ajude...
Recentemente, um baixo da minha igreja deu problema no circuito ativo dele. Retirei o circuito e soldei o captador direto no p10 deixando ele passivo. Porém, percebi que tinha que aumentar bem mais o ganho dele porque ficava baixo demais... Aí peguei um DI da Behringer que tinha aqui, liguei o p10 do baixo no di e enviei balanceado para uma caixa que tenho aqui... Ficou bem bacana e não precisei aumentar o tanto o ganho. Se não me engano, teria o mesmo efeito desse seu pedal...
Mas me corrijam se eu estiver errado ou equivocado...
Abçs
 
Possuo dois pedais desses da Boss, um VE-2 e VE-1. Do jeito que o amigo realizou a ligação está errado mesmo. O correto seria ligar o microfone na entrada XLR do pedal e deste para a entrada XLR-mic da mesa.
PAZ DO SENHOR!!!
 
O correto seria ligar instrumento e mic na mesa e a saida da mesa na entrada de linha da caixa certo?
Acho que o DI na saída da mesa seria uma boa... Aí usa a atenuação do próprio DI... Acho que resolveria né?
O DI pegaria a saída nível de linha da mesa e transformaria em nível de mic pelo que aprendi aqui não é?
Fora que por sair balanceado, poderia deixar a caixa até mais longe se precisasse do que com um cabo desbalanceado...
Mesmo não conhecendo muito, acho que é a solução mais simples...
Mas não manjo muito igual os feras daqui, então se eu estiver errado me corrijam pelo amor de Deus...
Abçs =D
 
Boa noite pessoal... eu sei que o pedal era para ser utilizado para voz... ligação mic - bos ve20 - mesa - Caixa ativa.... porem eu ultilizava o pedal no final da mesa para poder fazer os loops com todos os instrumentos que estavam plugados na mesa hehe... mas nao vem ao caso pois ja vendi o pedal... o negocio é que minha mesa só possui saida desbalanceada e ao ligar na entrada da rcf em modo line o volume nao sai satisfatoriamente como se eu ligasse algum equipamento com saida balanceada... sera q se colocar um direct box na saida da mesa eu consigo esse volume total? ou tacar no mato essa mesa e pegar outra melhorzinha (efeito dilma nao tá deixando)...
 
@AltVan13


Se entendi bem, acho que o @diego dopiate já estava fazendo isso antes. Conforme ele mesmo citou estava ligando a saída da mesa de som na entrada do Boss VE-20. Ao verificar a especificação do pedal, a entrada é de nível de microfone e ele estava entrando com nível de linha acredito eu.



Talvez seja esse o motivo na diferença de intensidade de som agora que ele esta utilizando a entrada da caixa de forma correta (com sensibilidade de nível de linha).

exatamente... ao retirar a pedaleira e ligar na saida normal da mesa nivel line e entrada line tbm da caixa o volume no maximo nao chega nem perto de clipar.
 
Sim @Alisson Nascimento;

É isso mesmo que estamos falando. E estava usando a pedaleira de forma errada tb. No manual diz que o microfone deve ser ligado diretamente no VE 20 e este na mesa seja pela saída Phone/Line, seja pelas saídas L / R XLR.
Então da forma como ele estava usando o volume fica mesmo mais alto mas corre o risco de danificar a caixa ( eu não consegui usar assim de jeito nenhum ligando a saída da minha MG206, a caixa clipa se a estrutura de ganho estiver correta ) . E tb pode vir a causar dano a pedaleira.
@diego dopiate;
Mais uma pergunta, como são os plugs do cabo que vc liga a mesa na caixa e fica baixo o volume? É XLR macho/XLR fêmea ou P10 mono/P10 mono?
p10 mono / p10 mono... em line... quando ultilizava a pedaleira era saida xlr / xlr na caixa nivel mic
 
vai testando passo a passo.
deixa somente o basico: mesa (saída em nivel line) --> cabo -->cx (nivel line)
achou o rendimento baixo?
1 - ou a mesa esta com problema
2 - ou caixa esta com problema
3 - ou esta tudo ok e a caixa é fraca mesmo.

Colocar um DI na saída da mesa para balancear e deixar o sinal em nivel mic para jogar na caixa, mesmo que funcione bem, vc não identificou o problema, só tapou o sol com a peneira. A caixa tem de funcionar também da maneira citada acima.

Vc já jogou o sinal de linha direto na caixa sem mesa, tipo ligar um cd player direto?
Vc não consegue uma mesa emprestada para testes?
 
Back
Topo