X32 - utilização de periféricos

claytonmendes

New Member
Estou pensando em adquirir uma X32 e estou com a seguinte duvida... quais periféricos precisarei utilizar? Sou meio leigo em sonorização e só operei sistema analógico e começarei com o digital agora. Minha pergunta é: quais os periféricos precisarei? crossover (para caixas ativas?), equalizador gráfico para saida (sei q cada canal possui um, mas e pro alinhamento de som no ambiente?), powerplay (dispensa utilizar amplificador para os fones?), direct box, compressor, multigate...?
 
Clayton:

A x32 é bem completa, em sua faixa de preço, acredito que seja a console com mais recursos.

Quanto a pergunta, quais periféricos precisarei?

Um crossover ou processador seria necessário, apesar de você conseguir fazer os corte e direcionamentos com ela, mas acho isso maio complicado de fazer e administrar, mas é possivel.

Equalizador gráfico nas saídas ela possui, não é necessário ter um como periférico. Inclusive ela tem RTA e tudo mais para você fazer um alinhamento.

Powerplay eu recomendo utiliza-lo, apesar de alguns amigos usarem os fones diretamente nas saídas dela.

Recomendo também direct box, apesar dos prés dela ter bastante flexibilidade quando a questão de ganhos.
Já utilizei violão e teclados diretamente nas entradas, mas é sempre bom trabalhar com DI. pois ela não possui entrada de linha nos canais, somente alguns auxiliares.

Compressores, gate, phantom power individual e efeitos são excelentes os que vem nela, não sendo necessário nenhum periférico para estes fins.

Qualquer duvida sobre a X32 é só postar, terei muito prazer em responder.

Um agraço.
 
Eu não usaria nenhum além de DI, gerenciador (crossover) SE PRECISO FOR.
Claro também usaria os nativos da série: P16M e S16.
E claro um condicionador de energia.

Fora isso todo resto é dispensável, ela faz por si própria e adicionar externo só valeria a pena se fosse um equipamento extremamente especial.
 
Fabio_Portella disse:
Clayton:

A x32 é bem completa, em sua faixa de preço, acredito que seja a console com mais recursos.

Quanto a pergunta, quais periféricos precisarei?

Um crossover ou processador seria necessário, apesar de você conseguir fazer os corte e direcionamentos com ela, mas acho isso maio complicado de fazer e administrar, mas é possivel.

Equalizador gráfico nas saídas ela possui, não é necessário ter um como periférico. Inclusive ela tem RTA e tudo mais para você fazer um alinhamento.

Powerplay eu recomendo utiliza-lo, apesar de alguns amigos usarem os fones diretamente nas saídas dela.

Recomendo também direct box, apesar dos prés dela ter bastante flexibilidade quando a questão de ganhos.
Já utilizei violão e teclados diretamente nas entradas, mas é sempre bom trabalhar com DI. pois ela não possui entrada de linha nos canais, somente alguns auxiliares.

Compressores, gate, phantom power individual e efeitos são excelentes os que vem nela, não sendo necessário nenhum periférico para estes fins.

Qualquer duvida sobre a X32 é só postar, terei muito prazer em responder.

Um agraço.

Valeu pessoal, muito obrigado mesmo pela ajuda. Mas ainda tenho algumas duvidas... esse equalizador para o alinhamento do som, seria a utilização da máquina de efeitos no master na mesa? Tem algum tutorial ensinando?

Em relação ao powerplay, ouvi uma pessoa dizendo que a ausência dele (fones direto na mesa), dependendo da distancia geraria atraso no sinal... isso procede?

Mais uma vez obrigado pela ajuda


Clayton
 
Clayton, o equalizador de 31 bandas é insertado em dos oito FX da X32. Ela possui oito FX stereos, sendo quatro para mandadas de efeitos, já pré configurados e mais quatro para inserts em qualquer canal, podendo ser usados oito inserts mono, desde equalizadores, deeser, compressores e simuladores de amp de guitarras. Então se você insterta um equalizador de 31 bandas no master da mesa você não perde nenhuma máquina de efeito. Existem vários videos no Youtube sobre a X32, basta digitar X32 que você vai encontrar.

Particularmente este video me ensinou bastante no começo,
https://www.youtube.com/watch?v=UBSmsZAaItg&list=TL076apqPsBxNg3IcGb0sUXRNyxwOhgFSv
essa é a primeira parte, mas os linkes para as partes 2 e 3 estão lá.

quanto a pergunta "Em relação ao powerplay, ouvi uma pessoa dizendo que a ausência dele (fones direto na mesa), dependendo da distancia geraria atraso no sinal... isso procede?"

não tem nenhuma procedência, pois não existe nenhum atraso nem com powerplay e nem sem ele, independente da distância. O que muitas vezes acontece é que a pessoa fica com fone e existe alguma caixa de som com som alto e ha uma distancia razoável, então o som do fone vai ser ouvido no exato momento enquanto o da caixa vai chegar com atraso devido a distância que o som demora ao percorrer o espaço entre a pessoa e a caixa, ocorrendo uma certo delay entre o fone e a caixa, mas nada tem a ver com atraso gerado pelo sinal da mesa.
 
Bom dia pessoal

Da mesma forma como nosso amigo Claytonmendes sou novato no ramos das mesas digitais, adquirimos a menos de dois meses uma x32 para igreja, aprendi muito através do SAV e de vídeos na internet a mexer com a x32 mas ainda tenho dúvidas com relação ao uso do rack de periféricos, sei que os 4 primeiros são somente para efeitos e os outros 4 podemos definir de acordo com a necessidade.

A dúvida é a seguinte como utilizar um equalizador em vários canais? É possível possível ajusta-lo de acordo com a necessidade de cada canal?

A dúvida pode parecer boba mas preciso de resposta para ela, nos vídeos vi como endereçar para um canal em específico, os vídeos são bem básicos.

Se poderem me ajudar gostaria de saber como fazer esse endereçamento para vários canais, se é possivel ajustar o eq de acordo com a necessidade do canal. E o efeito tbm posso colocar junto?

Desde já agradeço a atenção.
 
Fabio_Portella disse:
Particularmente este video me ensinou bastante no começo,
https://www.youtube.com/watch?v=UBSmsZAaItg&list=TL076apqPsBxNg3IcGb0sUXRNyxwOhgFSv
essa é a primeira parte, mas os linkes para as partes 2 e 3 estão lá.

Obrigado por citar meu vídeo. Ainda que eu só tenha gravado. Rsrsrsrs.

Por falar nisso, o palestrante era o Emerson que faz/fazia parte do fórum.
 
André Corrêa, seu video realmente foi muito util para mim, principalmente porque na época poucas pessoas dividiam o conhecimento ou o que tinham, valeu pela sua iniciativa.




Kennedy, com relação a sua duvida "como utilizar um equalizador em vários canais? É possível possível ajusta-lo de acordo com a necessidade de cada canal?"

Para você utilizar um equalizador em vários canais, teria que coloca-lo nos FX 1-4, trabalhando da mesma forma que você trabalha com um reverb, no entanto esta forma de trabalhar não é usual, não tendo muita finalidade prática, pois não tem como você ajustar o equalizador de acordo com a necessidade de cada canal. O local indicado para insertar um equalizador de 31 bandas é nos inserts dos FX 5-8, direcionando para as saídas de um canal de bus ou no Master, para correção da equalização das caixas. A correção dos canais individuais você faz pelo equalizador do canal.
 
Back
Topo