Xenyx 2442 fx

MarceloCavic

Active Member
Temos em nossa igreja uma Xenyx 2442 FX, a minha dúvida é a seguinte, usamos os auxiliares 1 e 2 para retorno direito e esquerdo de cada canal. abaixo destes auxiliares temos o botão Pré.

A questão é seguinte, sempre que utilizamos o Pré, temos um ganho nos retornos, porém a equalização feita nos canais permanece somente no PA, no retorno ela até atende, mas fica abafado, perde os agudos. Por que será, li o teste no site, não achei nada, e no manual também não, será que isto é um defeito?

Abraço,

Marcelo.
 
Marcelo, só uma pergunta, você tem equalizador gráfico para PA e retornos?

Faça o seguinte teste:

1- Coloque todos os auxiliares em Pré.

2- Ligue apenas os retornos, desligue os PAs.

3- Regule o volume e a equalização visando os retornos.

4- Ligue os PAs, e veja como ficou.
 
Marcelo.

Os auxiliares 1 e 2, mesmo sendo pré-faders, são pós-EQ, ou seja, a equalização que vc faz pro PA, faz tb pro retorno. Como as caixas do PA e do monitor são diferentes, é natural que a equalização fique diferente.

Vc precisa colocar um EQ gráfico nos auxiliares para poder corrigir a sonoridade do retorno.

[]'s
 
Obrigado pelas respostas, realmente não temos equalizadores instalados no sistema, preciso convencer meu Pastor de comprar. Agora vai ser difícil equalizar uma vez que os retornos de voz e instrumentos estão todos juntos, o pessoal do vocal nunca se ouve. Eca!

Já tentei separar, não temos cubos, mas temos uma caixa de médio porte que poderia tocar os instrumentos, uma vez que estamos só com o baixo e o teclado (a bateria não é microfonada), porém o tecladista não aceitou usar esta caixa com uma mesa de som sobressalente e um ampli que temos lá.

Então fica tudo junto no PA e no retorno. Não há necessidade, o salão é pequeno, já que não utilizamos fones, que seria uma boa solução, poderiamos pelo menos separar. Ficaria menos pior.

Abç,

Marcelo
 
Paz, pessoal!

Desculpem-me por eu me intrometer aqui no meio da conversa, mas gostaria de acrescentar uma coisa:

Eu tenho uma SL2442 e acontece exatamente o que o Marcelo descreveu. Estando os auxiliares em pré-fader a equalização do canal NÃO ALTERA EM NADA o som deles. Fiz o teste ontem, colocando e tirando tudo de todas as freqüências. Já quando os auxiliares estão em pós-fader, então a equalização trata o sinal.
No manual não há qualquer referência a isso (nem confirmando, nem contrariando).

Para mim isso não tem sido um problema, já que prefiro utilizar os auxiliares em pós mesmo (principalmente porque o mute do canal só cancela os auxiliares pós).
 
zavali disse:
Eu tenho uma SL2442 e acontece exatamente o que o Marcelo descreveu. Estando os auxiliares em pré-fader a equalização do canal NÃO ALTERA EM NADA o som deles. Fiz o teste ontem, colocando e tirando tudo de todas as freqüências. Já quando os auxiliares estão em pós-fader, então a equalização trata o sinal.

Então sua mesa está com algum defeito, pq os auxiliares da Xenyx são todos pós-EQ e a equalização deveria funcionar tanto no canal quanto no auxiliar.

O manual diz, lá na página 6, item 2.1.3, o seguinte:

All monitors and effects busses (Aux sends) are mono, are tapped into post EQ and offer amplification of up to + 15 dB.

Traduzindo:

Todos os barramentos de monitor e efeitos (mandadas auxiliares) são mono, são conectadas em modo pós-EQ e oferecem amplificação superior a + 15 dB.

[]'s
 
Marcelo.

Pelo que entendi, não há problemas com sua mesa... a diferença que vc sente é por causa das caixas de PA e monitor, que são diferentes... elas têm que soar diferente.

[]'s
 
Eu estou fora esta semana (Vitória-ES), mas quando voltar vou fazer alguns testes e volto a postar aqui, mas a equalização das caixas de retorno muda quando o botão Pré é acionado.

Utilizo as saídas aux sends 1 e 2 para enviarem o sinal até o amplificador que estão ligadas as caixas que servem para o retorno. Veja se estou certo no raciocínio. Quando o botão Pré de um determinado canal não está pressionado a mesa permite que eu controle o volume deste canal através do Fader tanto para o Main Mix quando para os aux sends 1 e 2, a partir do momento que eu pressiono o Pré o Fader só me serve para controlar o Main mix. E o volume das saídas aux sends 1 e 2 tem que ser controlado pelos Knobs referentes.

É justamente neste momento (pré acionado) que o som dos retornos muda, se perdem os agudos e o som fica abafado. Acho que não passei isto de maneira clara na primeira vez.

Obrigado Davi.
 
Bom, Marcelo.

O manual do equipamento diz que os auxiliares são pós-EQ, então isso não deveria acontecer. Pode ser um problema da série ou do lote, não sei... só sei que isso não era prá acontecer.

[]'s
 
Agora encontrei a informação no manual.

Mas eu gostaria de saber de outros usuários como está esse detalhe nos seus equipamentos.

Eu testei só um canal. No próximo final de semana testarei o resto.

Se bem que faz algum sentido essa opção de o retorno estar pós ou pré EQ. Se pensarmos que TUDO no retorno é diferente do PA... (falantes, espaço físico, etc.).

No meu caso, eu usava um equalizador da Cygnus, estéreo de 13 bandas pro som da frente, quando eu tinha uma Ciclotron do século passado. Agora eu o uso pra equalizar o retorno.
 
O ideal seria que os auxiliares fossem pré-EQ, mas não é isso o que acontece. A maioria dos fabricantes os colocam como pós-EQ. Algumas mesas melhores têm uma chave onde vc pode optar por inserir ou não a equalização nos auxiliares. Não é o caso das Beh e companhia.

[]'s
 
Back
Topo