Os 10 mandamentos dos microfones sem fio

os dezmandamentos do mic sem fio

Eu tive a maravilhosa oportunidade de fazer o curso “Equipamentos e Aplicações” do IATEC (Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação), uma das mais renomadas escolas de Áudio do país. Entre as inúmeras coisas que aprendi, gostaria de passar a todos “os 10 mandamentos dos microfones sem fio”, escrito pelo eng. Sólon do Valle. Eu fiz algumas pequenas adaptações no texto para incluir algumas informações da aula, que foram ministradas pelo instrutor Fred Júnior, um peazeiro com vastíssima experiência em shows de muitos artistas e muito bom professor.

1. Não enrolarás nem cortarás a antena do seu transmissor!

Já viram aqueles transmissores de bolso (muito usados com microfones headsets, earsets ou lapelas)? Tem gente que corta o fio da antena, outros enrolam com todo cuidado, e ainda prendem com durex, tudo para que não apareça esse fiozinho saindo do bolso do usuário. É inacreditável que alguém em sã consciência faça isso, mas segundo o Fred, ele já viu isso muitas vezes, . A antena tem um tamanho específico por causa do comprimento de onda da frequência do microfone. Ao se alterar o tamanho, a transmissão é prejudicada e problemas de interferência podem surgir. O mesmo vale para as bases, principalmente nos modelos VHF, que precisam ter suas antenas totalmente esticadas, e não pela metade, como é comum.

2. Não segurarás teu sem fio de mão cobrindo a antena!

Microfones de mão sem fio costumam ter um corpo longo, e a pilha fica lá no final. Em geral, é no compartimento de pilhas que também fica a antena. Não se deve segurar o microfone por esse local, mas sim no meio do corpo. Quando colocamos a mão nesse lugar, é mais uma barreira que o sinal precisa atravessar. Esse tipo de transmissor deve ser seguro pelo meio do seu comprimento.

Alguns fabricantes até tentaram evitar esse tipo de problema fazendo transmissores de mão com a antena externa (fora do corpo do microfone – uma pequena ponta que se projeta além do microfone). Sabe o que conseguiram? Que os usuários segurassem o microfone mais para baixo ainda!

3. Usarás sempre pilhas novas, alcalinas, e terás sempre outras de reserva!

O estado das pilhas (ou baterias) influencia diretamente na qualidade da transmissão. Quando a bateria está próxima de acabar, o microfone ainda funciona, mas a transmissão cai ou fica variável (distorce). Não economize aqui – use pilhas de boa qualidade e procedência (existe muita falsificação no mercado).

Não é proibido usar pilhas recarregáveis, mas é necessário muito mais cuidado. O grande problema é que as pilhas recarregáveis viciam com o tempo, e perdem a sua capacidade de reter energia. Além disso, algumas pilhas recarregáveis, mesmo novas, fornecem menos energia que suas equivalentes não recarregáveis.

4. Não usarás teu sem fio junto a uma estrutura metálica nem junto a amplificadores!

Estruturas metálicas funcionam como antenas para sinais de radiofrequência (FM, VHF, UHF, etc). Os sinais são absorvidos por essas estruturas, assim como uma esponja absorve água. O metal funciona como um concorrente para o receptor, “roubando” uma parte do sinal de rádio e diminuindo a quantidade que chega na antena do receptor, compromentendo o desempenho do aparelho.

Além disso, não se deve deixar os receptores próximos a amplificadores de potência. As fontes dos amplicadores geram um forte campo magnético que podem produzir interferências diversas na transmissão.

5. Não usarás teu sem fio debaixo de chuva!

Explicação óbvia.

6. Tentarás manter sempre visada direta entre o transmissor e o receptor!

Visada direta quer dizer um caminho sem obstáculos, que permita o transmissor “visualizar” a base receptora diretamente. Isso é muito útil, pois obstáculos podem sempre interferir no sinal. Certa vez, comigo, um microfone sem fio funcionou perfeitamente, até o momento em que o dirigente pediu para a igreja ficar de pé. Quando 300 pessoas fizeram um obstáculo entre o sem fio na mão dele até a base receptora lá atrás, o microfone começou a chiar e dar problema. Às vezes a solução é apenas elevar a base receptora, de forma que ela esteja acima do público.

7. Não usarás dois transmissores na mesma frequência!

Com dois transmissores na mesma frequência, um interferirá no outro.

8. Jamais operarás teu sem fio junto a um transmissor potente de rádio!

Ainda que as frequências sejam diferentes, sistemas muito potentes (transmissores de rádio, TV) e até motores (ar-condicionado, geradores) podem gerar interferências no sinal. Mantenha distância deles.

9. Nunca deixarás teu sem fio cair!

Explicação óbvia.

10. Sempre colocarás a base receptora o mais próximo possível do transmissor!

Quanto maior a distância, mais o sinal perde potência. Uma pessoa que mora próximo a uma torre de transmissão de TV tem recepção muito melhor que outra que mora a 10Km de distância, mesmo que para ambas a visada seja direta. Assim, para garantir a melhor recepção possível, é melhor trabalhar com a base receptora o mais próximo possível do transmissor. Isso vale para qualquer modelo, até aqueles cujo manual indica que o aparelho tem 100 metros de alcance.

————-
Revisado em 06/Mar/2008

35 Comments on "Os 10 mandamentos dos microfones sem fio"

  1. Jefferson Rodrigues | 28 de janeiro de 2016 at 11:19 | Responder

    Olá Fernando,

    Sou responsável pela área áudio-técnica de uma igreja.

    Gostaria de saber, se o melhor para evitar interferências e falhas no microfone seria colocar eles no teto acima do púlpito….com as antenas para baixo!

    Tendo em vista os seguintes pontos:
    – Trabalhamos com microfones UHF duplo.
    – Nossa mesa de som fica fixada a uma estrutura de metal
    – Temos a uma distancia aproximada do pulpito e da mesa de som (formando um triangulo de 3mx 4m x 4m) três amplificadores (2 Cubos para guitarra e um para contra-baixo).

    Ficaria mais ou menos assim:

    _______________________________________________________________
    |_____| (Base fixada ao teto)
    / \
    / \

    (3 metros de altura)

    ______________ (Púlpito)
    | |
    | |
    | |
    | |

    O que me aconselha?

    Desde já obrigado e parabéns pelas postagens!

  2. Como faço para achar a frequemcia da mesa e o do trasmisor

  3. Como faço pra encontrar a frequecia do microfone está todos descomfigurados.me ajude meu microfone é napoli imitação do shure ele é muito bom

  4. Já ocorreu da voz de um cantor que havia cantado a uns minutos atraz, sair no som novamente. Isso sem o cantor usar nenhum microfone

  5. tenho dois aparelhos de microfone sem fio de diferentes marcas possso colocar um aparelho ao lado do outro?

  6. Muito útil esta explicação..qual a diferença,e qual e o melhor..para IGREJA…vhf…ou..uhf..?

  7. Marcos Aurélio Gomes Lopes | 25 de janeiro de 2017 at 13:33 | Responder

    O que é mais vantajoso: Usar um transmissor com dois canais para microfones sem fio ou usar dois transmissores, cada um com um microfone sem fio?

  8. Tenho 2 Microfons sem fio da mesma marca e modelo, posso usar ambos ao mesmo tempo? ou um vai interferir no outro?

  9. Só pode usar se estiverem em frequências diferentes. Normalmente vc pode comprar VHF modelos iguais c frequências diferentes, ou UHF com freqüências selecionáveis. O último com certeza não te dará problemas com interferência. Fk com Deus.

  10. Ola amigo.
    Eu tenho um carro de som..
    Quando eu uso microfone com fio dentro do carro em movimento ele funciona perfeitamente..
    Mas o microfone sem fio com o carro em movimento nao da pra usar por causa do chiado imensso…
    Mas se desligar o carro para o chiado….
    Mas presciso usar ele com o carro em movimento o que eu faco pra acabar com o chiado do microfone sem com o carr em movimento?

  11. Mas so faz o chiado com o carro ligado ..
    E o chiado e alto

  12. Microfone so falha quando fala muito alto nele

  13. Microfone so falha tipo interferência quando fala muito alto

  14. Os detalhes são fundamentais para o som de qualidade.

  15. Tenho 2 mic.sem fio, e com o salão vazio eles funcionam muito bem, mas quando o salão está cheio de gente eles não funciona.

    • Posicione mais perto o receptor de onde usa o microfone (transmissor) e veja se a antena está totalmente aberta e corretamente posicionada. As pessoas ou materiais são obstáculos para a conexão entre o microfone e a base receptora. em último caso mude a frequência de enlace se existir esse recurso disponível.

  16. boa tarde, comprei microfone sem fio duplo lelong para utilizar no videoke com aplificador, ele funciona perfeitamente mas quando começo a cantar ele da uns corte e a voz simplesmente some teria alguma solução para este problema???

    • Talvez a modulação está muito alta, satura ou “clippa” e a portadora não comporta e perde sinal. Experimente usar o volume de entrada mais baixo ou falar mais longe se a voz é muito forte. Para cantar a atenção deve ser redobrada e principalmente para vozes agudas e de alta intensidade (primeiros sopranos, primeiros tenores, cantores de ópera). Pense que o microfone é o ouvido de uma pessoa com perfeita audição: ninguém deve ficar falando altão no pé do ouvido de outro e muito menos gritando ou soltando um soprano vibrato! guardar uma distancia de pelo menos quatro dedos pode ser adequado em princípio e afastar mais pouco proporcionalmente se for cantar.

    • Muito boa as explicação é o cara parabéns e obrigado

  17. amigos quero saber que problemas posso ter se comprar microfone oricular vhf e nao uhf e que os vhf estao mais enconta

  18. Marilisa Ferreira | 3 de maio de 2018 at 16:56 | Responder

    Eu tenho um microfone RODELink Filmmaker lapela e gravo por uma filmadora. Quando começo a gravar, até certo ponto vai tranquilo, depois para no meio da gravação e fica mudo (na filmadora continua aparecendo o volume mas não tem som). O que pode ser? É um dos melhores microfones via wifi… Pode me ajudar?

  19. Pq quando ligo os dois microfones sem fio ao mesmo tempo eles calsa um ruído insuperável?

    • Boa noite. A sua pergunta não tem dados suficientes para entender o que está acontecendo. Os dois microfones sem fio tem bases receptoras independentes? O ruído insuperável impede de ouvir os dois de forma excludentemente? São da mesma marca e modelo? As frequências de RF são diferentes? Qual o local onde tentou usá-los? A saída de áudio está ligada em qual entrada ou qual equipamento? A entrada e saída são compatíveis em nível e impedância?

  20. Uma das dicas é não molhar o microfone, mas como vários artistas vão pra galera e molham o microfone (mesmo durante chuva pesada) e o microfone continua funcionando normalmente? É algo que danifica a médio/longo prazo?

  21. Paulo Cesar Moraes de Lima | 16 de novembro de 2018 at 16:40 | Responder

    Amigo aqueles sem fio que são 4 e tem Duas antenas ,o digital aparece frequência diferente , mas são duas antenas , sendo uma para 2 microfones
    São bons!
    A nave da igreja é pequena .
    Ligaria 4 em pequenos momentos

  22. Hi, of course this post is genuinely good
    and I have learned lot of things from it about blogging.
    thanks.

  23. bom dia , na minha igreja tem seis microfones sem fio e tem vez que ligo um e ele entra na frequencia do outro , isso pode ser pilha fraca ?

  24. Muito bom. E gostaria de receber mais publicações

  25. E gostaria de receber mais publicações

  26. Dante Paulo Fritzen | 25 de julho de 2019 at 11:25 | Responder

    >Bom dia!!! gostaria de uma ajuda, sou Regente de Coral e gostaria de microfonar o coral com microfones head sed comprei 10 kits com microfones duplos marca LYCO pelo valor que eu poderia gastar e ao ligar os rádios transmissores o som corta. Esse equipamento da LYCO tem 52 frequências disponiveis que podem ser alteradas, e mesmo assim há corte de som. Se alguem puder me ajudar O CANTO CORAL AGRADECE.

  27. Boa tarde.
    Minha dúvida é se eu posso usar um microfone (no meu caso, headset) de uma marca com transmissor e receptor de outra marca. Meu microfone estragou, o conserto não ficou bom e estou tentado a comprar somente a peça com o captador de uma marca boa. É seguro, permitido ou recomendável?

  28. Comprei um microfone shure ULXP4, na traseira da base receptora a indicação da fonte de energia é de 14-18 volts e no 550 mA. Acontece que veio uma fonte de 12 volts e 400 mA. e o microfone está picando a voz, este defeito pode ser da fonte que veio abaixo da indicação da recomendado na base receptora ?

  29. Tenho 2 kits de microfone sem fio Dylan de 602, como eles trabalham na mesma frequência não consigo usar os 4 microfones. Tem como corrigir isso? Tem como mudar a frequência?

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.