P.A. JBL x FBT. Qual optar?

Andre10

Member
Bom dia a todos. Primeiro post, primeiro tópico.
A 27 anos no ramo, trabalho com sonorização de eventos sociais (Dj), eventos corporativos e atendo som ao vivo de pequeno porte também. Meu sistema de caixas (P.A., retorno) são todas passivas.

Tenho a meta de adquirir um P.A. ativo, mais leve pra carregar, sofrer menos, porque equipamento pesado já chega o meu, rsrsrs... Penso em um sistema composto de dois subs e duas altas. São tantas opções no mercado entre timbre e SPL que fica até difícil de escolher, mas tenho que partir do princípio que pra mim é o ideal ter um sistema que atenda desde os pequenos eventos (nesse caso levaria somente as 2 full) até o eventos maiores onde vou precisar de pressão sonora, com os subs.

Considerando pressão sonora com qualidade e dentro de minhas possibilidades financeiras a longo prazo, minha primeira opção seria:
- 02 JBL PRX815 com 02 subs PRX818XLF. Seguem os links:
http://www.jblpro.com/www/products/portable-market/prx800-series/prx815#.WlYMr0qnHIU
http://www.jblpro.com/www/products/portable-market/prx800-series/prx818xlf#.WlYNLUqnHIU

JBL aqui na minha região encontra mais fácil o orçamento, com assistência técnica perto de mim também.

A segunda opção seria com duas FBT Promaxx 114A (que é o modelo atualizado da Promaxx 14A) com 02 subs Subline 18SA. Seguem os links:
http://www.fbt.it/en/prodotti/promaxx/promaxx-114a
http://www.fbt.it/it/prodotti/subline/subline-18sa

Das FBT pedi orçamento pelo canal de contato de e-mail da HPL, mas até agora não obtive retorno, portanto não faço nem idéia do que custaria.

Em comparativo direto, esse P.A. JBL x FBT, qual sairia melhor nos aspectos timbre, SPL, custo/benefício?
Das FBT já li vários comentários aqui que são potentes, porém nunca as vi em qualquer evento na minha região ...Dos modelos citados da JBL não encontrei comentários mais especificos no fórum, mas a gente vê com certa frequência em eventos daqui da minha região (Norte do Paraná).

Devida a grana curta minha idéia é comprar uma unidade de cada vez até completar as 4, qualquer que seja o sistema, porque são modelos atualizados e não vão sair de linha tão logo. O importante é que quero padronizar este P.A. em um marca apenas, seja JBL ou FBT ou outra marca.

Grato se puderem opiniar, em especial quanto a esse sistema JBL, minha primeira opção até o momento. Isso não me impede de optar por outros sistemas, inclusive sobre sistemas similares das marcas EV, RCF, QSC e Yamaha.
 
Seja bem vindo!

Grato se puderem opiniar, em especial quanto a esse sistema JBL

ok, vamos aos pontos da JBL:
Graves bons, falta nas altas a pegada que todo BR gosta, médios na maioria das vezes vc não terá destaque.....

conselho: FBT é bem melhor.
 
Seja bem vindo!


ok, vamos aos pontos da JBL:
Graves bons, falta nas altas a pegada que todo BR gosta, médios na maioria das vezes vc não terá destaque.....

conselho: FBT é bem melhor.

Obrigado pela recepção Tonreb, ainda mais quando vindo de ti!

Tonreb, essa característica da JBL nas médias e altasíseria na linha PRX700 ou é característico de toda a marca? Nessa nova linha PRX800 séries, pelo que entendi no site do fabricante é possível o próprio usuário configurar/setar sua própria equalização, além dos presets que já vem de fábrica...Será que dessa forma não se conseguiria corrigir essa falta nas médias e altas?

Quanto as FBT, cada vez mais me convenço que essas eu compraria de olho fechado. Vai depender do valor e do atendimento pós-venda, questão de garantia e tal...

Em uma loja que eu compro a anos em Londrina começaram a vender caixas da EV, em especifico as ZLX 12P e 15P. No dia que fui lá na loja não deu tempo de ouvi-lás, pois estava com horário apertado. Quero ouvi-lás assim que possível. O que acham dessa linha, alguém por aqui chegou a ouvir esses modelos em específico? Vale a pena?

Fico namorando as EV EKX 15P em conjunto com o sub EKX 18SP:
http://www.electrovoice.com/product.php?id=2598
http://www.electrovoice.com/product.php?id=2600

Vocês acham que esse P.A. da EV, seria algo próximo em timbre e SPL das FBT?
 
Olá @Andre10 ! Seja bem vindo ao SAV!
Vc tem tb a opção de adquirir dis y emas compactos. Os mais partidos que conheço são os da RCF é da FBT. Ambos têm uma série mais voltada pra portabilidade e outra voltada pra ignorância mesmo, brutismo puro.
As séries mais ligth seriam:
- Evox da RCF;
- Vertus da FBT.
As mais ignorantes seriam:
- NXL da RCF;
- CLA406 a da FBT.
Ambas as séries apresentam vantagens em relação a um sistema com caixas convencionais se conciderarmos SPL X Kg.
 
Oi @AltVan13 . Obrigado pela recepção.

Estou visitando e pesquisando nos sites da FBT, RCF, Eletro Voice. Essas três marcas estão ali no páreo, e o limite é a conta bancária, que no meu caso é bem modesta,rsrs...
Os sistemas que você citou são fantásticos, se eu tivesse $$$ os teria sem dúvida. Cara, não consigo nem imaginar a qualidade e o timbre, deve ser o paraíso na terra!!
Porém minha preferência no momento ainda são pelas tradicionais que citei nos posts 1 e 3 acima, sendo que um par de caixas full com resposta a partir de 45 hertz podem ser utilizadas em pequenos eventos, e nos eventos de médio porte pra cima acompanhadas pelo par de subs.

Depois do conselho do @tonreb as Jbl ficaram no fim da fila...

Estou na pesquisa e atento a vossas indicações. A aquisição e a transição do meu sistema passivo para um ativo será lenta, pois o investimento é alto perante os baixos preços das locações aqui na minha região, provavelmente será uma caixa de cada vez.

Eletro Voice tá mais fácil de achar seja aqui perto em Londrina ou mesmo em Curitiba, na Lumixpro.
RCF ainda quero ligar pra CBorges. Com quem eu posso trocar uma idéia lá? A linha ART 7 dá vontade de ficar lá parado, só admirando a beleza, e subs 708 e 705-AS II são lindos de doer, aliás, o formato desses modelos de sub é o que eu mais gosto.
FBT. Com quem é melhor eu falar lá?

Na questão de peso das caixas o P.A. penso nas full algo entre 20 e 25 kilos a caixa e as sub entre 35 e 45 kilos cada sub.

Leigo que sou nessas marcas, pelo que li por aqui me parece que as FBT seriam as mais ignorantes em SPL, e as Eletro Voice e RCF privilegiam o timbre, procede?
 
Na sequência:

1 - RCF
2 - FBT
3 - JBL/EV (linhas "econômicas")

RCF de maneira geral tem mais timbre que as FBT, porem o custo-benefício das FBT acaba se saindo, pois elas entregam muuuito mais SPL, e é muito mais SPL mesmo do que as demais, pra voce ter o mesmo desempenho com uma RCF você vai gastar uns 40% a mais nas caixas.

Meu sistema:


Fala muito bem com timbre bem bacana, eu te garanto que muito mais que essas JBL, se vier um dia pra SP podemos marcar pra você ouvir.
 
RCF é FBT vc cota na CBORGES com o @wagner oliveira.

RCF é FBT...? É do verbo ser? ou você quis dizer RCF e FBT?

@AltVan13 , a HPL também comercializa FBT certo? A CBorges compensa mais no preço?

@mbenedito , que som hein cara? Show de bola...Só o fato de falarem mais e com timbre do que as JBL já é ponto pra mim. Melhor custo benefício por SPL .

Será que os modelos atualizados das Promaxx, http://www.fbt.it/en/prodotti/promaxx/promaxx-114a mantiverem o rendimento das Promaxx 14a?
 
Problema é o bendito corretor de texto do meu celular! Eu quis dizer que o melhor preço em RCF E FBT vc encontra na CBORGES . Bem mais barato que os outros revendedores, incluindo a HPL.
 
@Andre10
Também fiz minha pesquisa aqui antes de comprar minhas ativas.
E fico muito agradecido
Ouvi a PRX712 Achei bem aceitável, mas o preço não justificou.
Comprei a Promaxx 14a.
Estou super feliz, só tenho coragem de trocar, se for para o seguimento das verticais, como as Nxl e CLA.
Logo depois tive a oportunidade de ouvir a Rcf HD32 MK3.
Não tive como comparar lado a lado.
Mas gostei mais do timbre da Promaxx 14a.
Se eu fosse você não deixava estas Promaxx do Murilo passarem.
Logo logo alguém compra elas.
 

Ja comparamos também a Promaxx com a HD32 MKII, é uma disputa acirrada, a HD32a tem médio grave muito mais presentes, característica das RCF em geral, a FBT tem drives B&C, que se saiu melhor em timbre e SPL que o RCF nas altas. Então vai ser normal cada um preferir uma (logo o Tonreb vem chiar aqui :D:D:D). Recomendação, ouça, se possível pegue com alguém para testar, e vá com a qual gostar mais.
 
@Andre10
Também fiz minha pesquisa aqui antes de comprar minhas ativas.
E fico muito agradecido
Ouvi a PRX712 Achei bem aceitável, mas o preço não justificou.
Comprei a Promaxx 14a.
Estou super feliz, só tenho coragem de trocar, se for para o seguimento das verticais, como as Nxl e CLA.
Logo depois tive a oportunidade de ouvir a Rcf HD32 MK3.
Não tive como comparar lado a lado.
Mas gostei mais do timbre da Promaxx 14a.
Se eu fosse você não deixava estas Promaxx do Murilo passarem.
Logo logo alguém compra elas.

Obrigado @DJ GARAM . Suas observações são importantes pois sua utilização das Promaxx 14a como Dj quer dizer que elas vão muito bem nesse segmento/aplicação também. Vou ficar atento as caixas do Murilo, vai depender também do valor das novas...

Problema é o bendito corretor de texto do meu celular! Eu quis dizer que o melhor preço em RCF E FBT vc encontra na CBORGES . Bem mais barato que os outros revendedores, incluindo a HPL.
Isso acontece no meu celular também, rsrs...


@mbenedito , esses vídeos de teste são importantíssimos, até porque as lojas de equipamentos que aqui por perto tem só caixas JBL e Yamaha, não tem FBT e RCF à venda pra gente testar/comparar. Pelo vídeo as altas das Promaxx são mesmo mais pronunciadas, até o momento as primeiras na minha preferência...A questão é saber se os novos modelos Promaxx 114a mantiveram as características sonoras das Promaxx 14a.
 
@mbenedito ;
Qual a marca e o modelo do cdplayer e qual a função do Driverack do seu setup nesta aplicação do vídeo?

O CD Player é o Gemmini CDMP 1400, comprei do nosso amigo @tonreb (http://geminisound.com/product/cdmp-1400), depois que comprei a XR18, confesso que o PX ta ficando de enfeite no rack, as vezes uso ele pra fazer o RTA, mas só em casos extremos, sistema ativo bem processado, não precisa de muita coisa não pra soar legal.
 
Então, estou sentindo certa dificuldade pra domar os graves da XR18 com as Milan. Vc aplica alguma equalizacao no L&R pra segurar os graves com as Promaxx14a?
 
Back
Topo