P.A. JBL x FBT. Qual optar?

Estranho, digitei uma resposta e a mesma foi inserida dentro da própria citação acima. Digitar aqui com o celular acontece dessas coisas?

Cliquem para expandir para visualizarem meu texto...
 
Quanto á sua pergunta do SPL das RCF, eu diria que , na sensação não corresponde á realidade... o que a gente ouve parece que é mais SPL do que o declarado.
 
Quanto á sua pergunta do SPL das RCF, eu diria que , na sensação não corresponde á realidade... o que a gente ouve parece que é mais SPL do que o declarado.

Isso que você está dizendo é realmente animador. Você já ouviu ou testou a linha Art7xx? Eu penso mas Art710 Mk4 todos os dias: leve, pequena e pelas especificações bem potente.

A linha Art3xx fica muito distante?
 
Um público de 500 pessoas em ambiente a céu aberto;
Não é pra qualquer caixa não.
Ainda não usei minhas Promaxx 14a a toda a prova.
pois só as liguei 8 vezes e sem subs.
4 em testes e observações e 4 em festas infantis, onde a maior tinha 200 pessoas.
Onde me atenderam com a mesa praticamente apagada. "sempre em ambiente fechado"
Eu não arriscaria em nenhuma abaixo destas.
Promaxx 14a
Rcf Hd32
Rcf Art 732
 
Se vc quer ter segurança pra sentar o pau nas caixas e ficar tranquilo, deixe a série Art3xx para aplicações mais modestas.

Sim @AltVan13 , a idéia é essa. As art310 ou Art710 não seriam para o P.A. pesado, mas para outras finalidades.

Meu atual P.A. passivo de 04 subs + 04 três vias entendo que só será substituído se forem por 02 Promaxx 14Aa + 02 Subline 18SA. Essa meta pretendo perseguir. É claro, que uma substituição de todas minhas caixas passivas por ativas será um processo longo, demorado, porque haja $$$ hein, rsrsrs. É claro, também no decorrer disso tudo vou avaliando se é viável, o custo/benefício, etc, etc.

As Art 310xx ou 710xx seriam para um P.A. menor e híbrido (subs passivos c/ altas ativas), para as aplicações menores ou para utilizar como side fill, acompanhadas por 02 subs passivos Vip1000 da Leacs que já tenho (com o respectivo rack que tem uma potência Staner DPA 2000 que tenho para esses subs, + 01 processador e 01 divisor behringer).

E esse um par de Art310xx ou 710xx @DJ GARAM , também serviriam para os eventos menores ainda, onde 02 caixas ativas seriam o suficiente, tipo um aniversário de criança, pequenos cerimoniais religiosos, palestras, apresentações de coral que faço por aqui, em que o programa é só voz e teclado, e várias outras aplicações portáteis em que as Art310 ou 710 caem como uma luva. De quebra elas ainda atendem a retorno de chão em configurações ao vivo pequenas, em que eu já evitaria de usar outros quatro retornos de chão passivos que tenho, mas que dependem de outro rack de potências que tenho............Enfim, As Art 310 ou 710 seriam as versáteis para a diversas aplicações pequenas e mais simplificadas.
 
E esse um par de Art310xx ou 710xx @DJ GARAM , também serviriam para os eventos menores ainda, onde 02 caixas ativas seriam o suficiente, tipo um aniversário de criança, pequenos cerimoniais religiosos, palestras, apresentações de coral que faço por aqui, em que o programa é só voz e teclado, e várias outras aplicações portáteis em que as Art310 ou 710 caem como uma luva. De quebra elas ainda atendem a retorno de chão em configurações ao vivo pequenas, em que eu já evitaria de usar outros quatro retornos de chão passivos que tenho, mas que dependem de outro rack de potências que tenho............Enfim, As Art 310 ou 710 seriam as versáteis para a diversas aplicações pequenas e mais simplificadas.[/QUOTE]

Mas no post 37, você me respondeu 500 pessoas.

Então seriam 2 sistemas ?
Você tem o passivo para acima de 500 pessoas
1 Quer um sistema mediano para 500 pessoas
2 Quer outro sistema multiuso e menores aplicações.
É isso?
 
Mas no post 37, você me respondeu 500 pessoas.

Então seriam 2 sistemas ?
Você tem o passivo para acima de 500 pessoas

Não, lá no post 37 informei que meu sistema passivo atende até 500 pessoas ao ar livre. Aqui:

O equipamento de P.A. passivo que eu tenho hoje atende, ao ar livre, 500 pessoas tranquilamente.
Vou até fazer um ajuste nessa minha afirmação: Meu sistema atende no máximo até 500 pessoas ao ar livre.

1 Quer um sistema mediano para 500 pessoas
Como dito acima, meu sistema passivo atende até 500 pessoas.

2 Quer outro sistema multiuso e menores aplicações.
É isso?
Sim, neste contexto é que entram um par das Art 310XX ou 710XX, que vão acompanhar 02 subs Vip1000 Leacs com amplificação passiva.

Desculpe a demora na resposta @DJ GARAM . É a correria do dia a dia..
 
@DJ GARAM e @AltVan13 ,uma dúvida minha:

Pelo que observei das informações técnicas das caixas FBT e RCF mencionadas neste tópicos, é preciso optar por uma voltagem fixa, ou se escolhe 110-120 volts , ou 220-230 volts.

Não vi chave comutadora de voltagem. Neste caso as FBT e RCF é uma voltagem fixa que proprietário deve escolher já na compra?

Nesse ponto as EV são mais flexíveis, fonte universal 100 - 240 volts.
 
Na Fbt Promaxx 14a ou é 110 ou 220v.
Tem que fazer um jump internamente. Ela vem de fábrica em 220v.

Compreendendo sua intenção de aplicação, sendo "EU" , gosto de trabalhar com muita folga, eu compraria a caixa de maior performance, que pudesse comprar, é melhor sobrar do que faltar né.
 
Obrigado @DJ GARAM .

Isso mesmo, se a grana alcançar o melhor negócio é ir de Promaxx e trabalhar com folga. São caixas aproveitáveis desde pequenos eventos até os maiores (acompanhadas dos subs)...

No caso das FBT, considerando que são mais potentes, optaria por trabalhar com elas setadas em 220v mesmo, pra garantir o máximo potencial delas.

Bem que nas FBT e RCF poderia haver uma chave comutadora externa...
 
Boa tarde a todos.

Sigo na definição sobre qual marca e modelo de caixas ativas comprar...
Como já disse, tenho sistema passivo de qualidade razoável, pelo menos nenhum cliente do mercado que atendo até hoje reclamou. Então essa migração para sistemas ativos não é algo urgente, mas quero fazer, pois a finalidade com a aquisição das ativas é diminuir tamanho na carga (tenho uma camionete, todo ganho de espaço é importante) e diminuir o peso (e o sofrimento, rsrs).

Ontem pedi ao vendedor de uma loja onde já compro à anos novamente a demonstração da Electro Voice ZLX 15P que eles tem lá. Olha, o som, o timbre dessa caixa é lindo, daria para ouvir horas a fio sem cansar os ouvidos. No volume desta vez chegamos até onde se inicia o limiter da caixa, e ela "fala" bem, nada extraordinário, mas tem bom SPL.

O plano inicial continua, de adquirir o P.A. definitivo, duas Promaxx 114a (novo modelo que substituiu as 14a) + duas Subline 18SA.

Porém, como a grana tá curta e um P.A. desses não sai por menos de 26K, não consigo comprar tudo de uma só vez. Lá na CBorges não tem nenhum desses dois modelos e sem previsão de chegar. Por essas e outras por hora vou no plano B, que seriam duas ativas que vou usar com duas subs passivas que tenho aqui. A maioria dos eventos que faço creio eu que atenderia bem com esse P.A. compacto. Nos outros casos em que o som deve ser maior vai de boa por enquanto meu P.A. de caixas passivas.

Agora peço as opiniões de vocês que conhecem de caixas ativas :

1 - Para esse plano B estão na mira 02 RCF Art710a MK4, que estão por volta dos 3k cada uma, na CBorges. Pelo tamanho delas resolveria meu problema de espaço na carga da camionete. Elas acompanham minhas passivas VIP 1000 Leacs? (amplificação: 3K2 Staner)..... O que vocês acham?

2 - Futuramente para completar as 710, se eu adquirir duas Art Sub 705-AS II elas vão acompanhar as 710 ou não? Os subs da RCF acho bem caros na relação preço por watts. Justificam o valor?

3 - Opcionalmente, próximo a mesma faixa de preço e fornecedores confiáveis, tenho as Electro Voice ZLX 15P ou ZLX 12P, me agradaram no timbre, porém ainda de tamanho maior.......De um modo geral, as Electro Voice entregam o informado nas especificações? É um produto durável?

4 - Nesta mesma loja tem as Yamaha DXR10, mas a salgados 4.999,90, então fora de questão orçamentária.... Daí em outras lojas/net tem as Yamaha DRB10 ou DBR12 na faixa de preço entre as Art3xx e Art7xx. Em termos de desempenho em SPL por exemplo a DBR10 informa SPL de 129db e a DBR 12 131db. As Yamaha linha DBR estariam mais no patamar das Art 310a MK4? Ou dá pra comparar com a linha Art 7xxa MK4?

Cada uma tem qualidades específicas...Nas EV é bivolt automático (100 a 240) e nas DBR tem chave seletora de voltagem, o que pra mim é uma vantagem sobre as RCF, que é voltagem fixa, pra mudar só abrindo a caixa, não é pratico nos lugares onde só há um tipo de voltagem.

As EV já ouvi e gostei do timbre. As outras ainda não ouvi. Também acho difícil se decepcionar com qualquer um dos modelos citados, todos de marcas sólidas. Difícil a escolha acertada.

Agradeço desde já a opinião de todos.
 
1 - Para esse plano B estão na mira 02 RCF Art710a MK4, que estão por volta dos 3k cada uma, na CBorges. Pelo tamanho delas resolveria meu problema de espaço na carga da camionete. Elas acompanham minhas passivas VIP 1000 Leacs?

As VIP1000 não acompanharão as ART710a......

2 - Futuramente para completar as 710, se eu adquirir duas Art Sub 705-AS II elas vão acompanhar as 710 ou não?
1 pra 1 acompanham sim, tem videos que comentam que o sub 705as II da RCF ta engolindo o KW118 da QSC.... então.... vale a pena sim!

De um modo geral, as Electro Voice entregam o informado nas especificações? É um produto durável?
é durável sim, mas sinto saudades da linha antiga da EV, pois essas novas estão muito abaixo.... essa ZLX15P só tem 127dB de spl, ela toma um banho de uma DBR10 ou uma ART310a! Pense bem!

Em termos de desempenho em SPL por exemplo a DBR10 informa SPL de 129db e a DBR 12 131db. As Yamaha linha DBR estariam mais no patamar das Art 310a MK4? Ou dá pra comparar com a linha Art 7xxa MK4?

No teste que fizemos com as caixas da RCF, a que mais agradou foi a DBR10, mas ficaram abaixo das ART310a em SPL, porém o timbre da de 10" foi bem pau a pau.... se for pra comparar, elas brigam com a linha ART3xx e tomam uma bucha feia pras ART7xx.
 
Cara o dia que vc ouvir uma RCF, pode ser mais simplizinha mesmo, como minhas Art310a MKIII, vai ficar viciado no timbre delas. Hoje entendo as dificuldades que gente que eu admiro, como o @tonreb e o @mbenedito tem quando precisa escolher entre caixas da RCF e de outras marcas, marcas boas mesmo, como FBT e Turbosound ( as de antes da Beh comprar a marca ). As vezes as especificações direcionam uma coisa, a razão direciona uma coisa, a grana direciona uma coisa, mas o bendito do ouvidômetro ... vicia no timbre das RCF. Tô penando pra conseguir acostumar com as minhas Milan M15 e veja bem, elas são ótimas caixas, eram um dos meus sonhos de consumo. Mas sempre tendo a achar que elas estão falando grave demais, percebi então que meu ouvido tenta inconscientemente buscar nelas o timbre das Art310a, viciou.
Focando em seus comentários:
- Quanto ao preço do seu PA dos sonhos, que diga-se de passagem tb é o dos meus, vc já pensou em comprar usado? Dessa forma o valor cairia para em torne de 18K, o que dá uma boa diferença;
1- Tenho dúvidas é se o VIP 1000 vai conseguir acompanhar as 710;
2- Não tenho experiência com estes subs
3- Tb não tenho experiência com esta linha da EV. Acho que elas competem com linhas como FBT X-LITE, essa é a minha impressão. Na linha EV conheço bem as ELX 115P, estas são ótimas caixas, de bom SPL e um grave lindo, do nível do grave das Milan. É uma caixa de madeira e tem um timbre bem encorpado, sempre comparo o som dela á um som valvulado. Pelo tamanho acho que seria interessante para aplicações onde vc dispensasse o sub. Aguenta tranquilo batera eletrônica, baixo e teclado. As que eu usava nunca deram problema e tb não tenho memória de relatos de EV´s nesse sentido.
4- DBR fica na categoria das Art3XX. Tem gente que prefere elas, tenho dificuldade em saber o porque pois as que escutei, as DBR10, me pareceram ter um timbre mais fechado em relação as Art e na distância me pareceram ter menos SPL. Geralmente são mais caras que as RCF. Não dá pra comparar as DBR com a linha Art7XX.
 
Poxa, enquanto eu tava respondendo o professor passou na frente.
Ainda bem que parece que temos as mesmas opiniões:):):)
 
@tonreb, meu professor, me tira uma dúvida:
O Penta PM 1.1 especifica que sua tensão de trabalho é na faixa de 250v á 100v se não me engano. Isso quer dizer que ele suporta variações dessa ordem ou que ele pode funcionar direto em ambas as tensões ( 110v / 220v )?
 
@tonreb, meu professor, me tira uma dúvida:
O Penta PM 1.1 especifica que sua tensão de trabalho é na faixa de 250v á 100v se não me engano. Isso quer dizer que ele suporta variações dessa ordem ou que ele pode funcionar direto em ambas as tensões ( 110v / 220v )?

O PM 1.1 é configurável, você pode colocar ele para trabalhar de 100 a 127v, de 200 a 250v, ou de 100 a 250v, sendo que quando a tensão de entrada for diferente da selecionada ele desliga as saídas. Ele funciona em qualquer tensão, de 70v a 330v, as saídas funcionam nas tensões pre-estabelecidas.
 
@tonreb e @AltVan13 obrigado pelas rápidas respostas. Confesso pra vocês que minha única experiência com caixas ativas foi um par de MP 300 da Attack que vendi a uns 3 ou 4 anos atrás.Lembro que quando a mesma foi lançada, na época foi uma das primeiras nacionais ativas. Fiquei com elas por muito tempo e dos equipamentos de audio que tenho ou tive foi a que mais me deu retorno financeiro. Fiz muito eventos pequenos e eventos corporativos com essas Attack ativas. Elas se pagaram muitas e muitas vezes. Com 27 anos trabalhando com meu som, se fosse hoje pra comprar tudo do zero meu P.A. seria todo ativo.

Quando vendi as MP300 minha intenção era adquirir um par de caixas ativas Sky Studio R. Por ironia do destino na época ficaram difíceis de achar, muito marketing e muito auê em torno da marca que acabou virando uma utopia nacional de ter caixas ativas comparáveis as importadas. Eu fui mais um que me impressionei com tudo que diziam sobre elas e que depois acabou no que todos aqui já sabem, nadaram, nadaram e morreram na praia.

Até aí nunca voltei minha atenção para as importadas, mas quando surgiu a necessidade novamente comprar algo mais portátil, leve e potente comecei a pesquisar. Das nacionais tudo muito pesado. A própria Attack tem bons produtos, a linha Vertcon por exemplo...fábrica e assistência aqui perto, mas ainda pesadas, pouca portabilidade para minhas aplicações. O que tem de bom da Attack é da linha Touring... Fico imaginando se a Attack, e eles tem conhecimento técnico e parque industrial para tal, se fabricassem uma linha de sistemas portáteis tipo a linha Live Sound da RCF, com preço e qualidade similar os caras iriam vender muito...Ou devo estar errado nessa minha percepção. Também isso não importa mais, sejamos práticos, eu já virei a página com as nacionais...

Nesse sentido as RCF, e pelas vossas opiniões são as que mais me convencem.

As VIP1000 não acompanharão as ART710a......

Isso é animador. Melhor sobrar que faltar.

1 pra 1 acompanham sim, tem videos que comentam que o sub 705as II da RCF ta engolindo o KW118 da QSC.... então.... vale a pena sim!

Um de 15' engolindo um de 18'. Salvo engano meu já assisti um video no youtube desse comparativo. A tradução automática é meio confusa. Esteticamente gosto mais do formato dos subs da RCF, então devo estar no caminho certo.

No teste que fizemos com as caixas da RCF, a que mais agradou foi a DBR10, mas ficaram abaixo das ART310a em SPL, porém o timbre da de 10" foi bem pau a pau.... se for pra comparar, elas brigam com a linha ART3xx e tomam uma bucha feia pras ART7xx.

Ponto para a RCF Art 7xx. Tô nela.

Cara o dia que vc ouvir uma RCF, pode ser mais simplizinha mesmo, como minhas Art310a MKIII, vai ficar viciado no timbre delas. Hoje entendo as dificuldades que gente que eu admiro, como o @tonreb e o @mbenedito tem quando precisa escolher entre caixas da RCF e de outras marcas, marcas boas mesmo, como FBT e Turbosound ( as de antes da Beh comprar a marca ). As vezes as especificações direcionam uma coisa, a razão direciona uma coisa, a grana direciona uma coisa, mas o bendito do ouvidômetro ... vicia no timbre das RCF. Tô penando pra conseguir acostumar com as minhas Milan M15 e veja bem, elas são ótimas caixas, eram um dos meus sonhos de consumo. Mas sempre tendo a achar que elas estão falando grave demais, percebi então que meu ouvido tenta inconscientemente buscar nelas o timbre das Art310a, viciou.

A marca RCF na minha região é pouco conhecida, as mais populares são a JBL e a Yamaha. FBT era então desconhecida por mim, as conheci a pouco tempo aqui no Fórum, e pelo que falam, é o Tsunami em P.A., estou na. Caso eu adquira as RCF, vou insistir nas 710, preciso de potência e portabilidade. @AltVan13 , só de você falar que o timbre da Art é viciante eu já fico curioso: o que essas caixas tem a mais que as outras, rsrsrs. Você está me convencendo. Senti no seu depoimento não só sua opinião, mas convicção de que as Art de 10 polegadas são as "pequenas notáveis".


DBR fica na categoria das Art3XX. Tem gente que prefere elas, tenho dificuldade em saber o porque pois as que escutei, as DBR10, me pareceram ter um timbre mais fechado em relação as Art e na distância me pareceram ter menos SPL. Geralmente são mais caras que as RCF. Não dá pra comparar as DBR com a linha Art7XX.

Mais um ponto para as RCF.

- Quanto ao preço do seu PA dos sonhos, que diga-se de passagem tb é o dos meus, vc já pensou em comprar usado? Dessa forma o valor cairia para em torne de 18K, o que dá uma boa diferença;

Quem tem um P.A. desses é difícil de vender, só se estiver detonado. Eu prefiro novo, sou muito cuidadoso e xarope com meus equipamentos , eles duram "séculos" na minha mão.

Obrigado novamente, vou dando o retorno dos próximos passos...
 
Quem tem um P.A. desses é difícil de vender, só se estiver detonado. Eu prefiro novo, sou muito cuidadoso e xarope com meus equipamentos , eles duram "séculos" na minha mão.

Obrigado novamente, vou dando o retorno dos próximos passos...

Aí é que está o pulo do gato! E se for o caso de alguém, que é chato com os equipos como vc e como eu, quiser vender seu P.A. FBT pra, por exemplo, pegar um vertical array da RCF? Algo simples e básico assim, tipo a NXL24a.
Oportunidades aparecem. Precisa é estar capitalizado no momento para aproveitá-las.
 
Back
Topo