P.A. JBL x FBT. Qual optar?

Ainda resta a dúvida entre as Promaxx14a x Promaxx114a !

Verdade! Será que alguém já ouviu pra dizer? Acho meio difícil. A CBorges me informou que ainda não tem os modelos novos da FBT, então provavelmente ainda ninguém tem as novas Promaxx114a.

Agora, as QSC K12.2 informa 2000 watts e SPL de 132db, o que desperta atenção para o produto. A nova Promaxx 114a SPL entre 127,5 e 135,5db.....Então a QSC K12.2 está ali, na média de SPL da Promaxx114a: (127,5 + 135,5) /dividido por 2= 131,5db.
 
Caro @Andre10 ;
As comparações em dB não são assim tão simples. Veja, se uma caixa X fala 134 dB e outra caixa Y fala 131 dB, isso quer dizer que para que a caixa Y fale o mesmo que a caixa X, vc precisaria dobrar a potência dela.
QSC é muito usada por DJ's. Tem um timbre legal e está no time das marcas top, mas a série K não tinha, e pelo que vc está dizendo continua não tendo, SPL igual à Promaxx
 
Caro @Andre10 ;
As comparações em dB não são assim tão simples. Veja, se uma caixa X fala 134 dB e outra caixa Y fala 131 dB, isso quer dizer que para que a caixa Y fale o mesmo que a caixa X, vc precisaria dobrar a potência dela.
QSC é muito usada por DJ's. Tem um timbre legal e está no time das marcas top, mas a série K não tinha, e pelo que vc está dizendo continua não tendo, SPL igual à Promaxx

Sim, é aquela questão de a cada 3dB a mais dobrar a pressão sonora.

Realmente, comparando os números em dB, as Promaxx continuam cavalas, rsrs...

Liguei hoje lá na CBorges, falei com o Wagner. Eles tem a Promaxx 14A. Ainda não tem a linha nova... Subline 18SA no momento só por encomenda. RCF chega em fevereiro... Vou começar a juntar $$$, rsrs.
 
Como a $ não está fácil e a Promaxx 14a tem um valor bem considerável.
Eu optei pelo modelo 14a.
Pois já é um modelo consagrado, por sua performance, e resistência.
Eu não vi necessidade de mais benefícios que ela já tem.
Eu preferi não arriscar.

Quanto a K12.2
Tenho um conhecido que tem k12 e k12.2
Ele também tem a Fbt Xlite 12a
Ele me disse que o spl é bem próximo da Xlite
E gostou mais do timbre da Xlite.

A qsc que se compara com uma Promaxx seria a KW 122
Mas mesmo assim fica no chinelo ;)

Quer comparar a Promaxx 14a ...
Veja as.
Rcf HD 32a
Rcf Art 735
Rcf Art 745
Ev Zxa5
Mas já vou te adiantando, pelas conversas que tive.
A diferença vai estar em gosto pessoal.
 
A Rainha Zxa5
Incrivelmente mesmo após trocentos anos continua no topo.
Mas também olhem o tamanho do ampli da caixa.
 

Attachments

  • 999999.JPG
    999999.JPG
    42.5 KB · Visitas: 32
Como a $ não está fácil e a Promaxx 14a tem um valor bem considerável.
Eu optei pelo modelo 14a.
Pois já é um modelo consagrado, por sua performance, e resistência.
Eu não vi necessidade de mais benefícios que ela já tem.
Eu preferi não arriscar.

Quanto a K12.2
Tenho um conhecido que tem k12 e k12.2
Ele também tem a Fbt Xlite 12a
Ele me disse que o spl é bem próximo da Xlite
E gostou mais do timbre da Xlite.

A qsc que se compara com uma Promaxx seria a KW 122
Mas mesmo assim fica no chinelo ;)

Quer comparar a Promaxx 14a ...
Veja as.
Rcf HD 32a
Rcf Art 735
Rcf Art 745
Ev Zxa5
Mas já vou te adiantando, pelas conversas que tive.
A diferença vai estar em gosto pessoal.

Pelas orientações de vocês até agora esta assim:

Promaxx 14a ou 114a ainda estão no topo da minha escolha, não custa sonhar alto, rsrsrs. As RCF Art 735 ou 745 terei que cotar quando chegarem em fevereiro na CBorges. Essa linha 7XX são caixas lindas, RCF acho que não tem erro, devem tocar maravilhosamente....

Em alternativa as Promaxx, porque a $$$ não tá fácil pra mim, penso até em um P.A. menor, híbrido (ativas e passivas) por enquanto, que seria adquirir um par de RCF Art 710a MK4, para tocarem junto com 02 subs Leacs (ciente das limitações delas) que tenho. Os subs alimentados por uma potência Staner 3k2. Depois sim, futuramente comprar 02 subs da linha RCF pra acompanhar as 710, completando uma P.A. super compacto e leve.

As Electro Voice ainda estão no páreo também, pela disponibilidade delas aqui na minha região. Aliás, no sábado, em uma loja de equipamentos em Londrina que compro a anos, finalmente ouvi as Electro voice ZLX-15P que lá tem pra vender. Inclusive pude compará-la com a Yamanha DXR15, e pra minha surpresa as ZLX-15P foram mais agradáveis de ouvir do que a Yamaha. O timbre dessa EV é lindo, equilíbrio tonal, agudos limpos, médios agradáveis e graves com extensão e controle. Sendo assim, as EV continuam no páreo. A diferencial das EV da linha ZLX e da linha EKX é que ambas tem presets definidos para utilização com os subs da linha EKX, com cortes de frequência e delays de alinhamento casados entre sub e satélites.
 
A EV ELX115P tem um dos timbres mais lindos que já ouvi até hoje. Mas a EV e reconhecida justamente por essa característica. Vc poderia citar tb o preço das caixas que mencionou.
 
A EV ELX115P tem um dos timbres mais lindos que já ouvi até hoje. Mas a EV e reconhecida justamente por essa característica. Vc poderia citar tb o preço das caixas que mencionou.

Posso citar sim, pois constam nos respectivos sites:

Na Sonkey em Londrina/PR. a EV ZLX-15P R$ 4.229,00 e a Yamaha DXR15 6.667,90. Esses preços em 10 x. A vista os descontos são entre 5 a 7% a depender do produto e forma de pagamento. O nome da loja fisica é Sonkey, porem na net é www.mundomax.com.br. A Electro Voice ainda não colocaram no site, só a Yamaha:
http://www.mundomax.com.br/caixa-acustica-ativa-15-1100w-dxr-15-preta-yamaha

Já na LumixPro em Curitiba tem preços melhores, mesmo com a despesa de frete, seja no preço a prazo ou melhor ainda com desconto generoso de 12% no boleto, que fica muito atrativo. Seguem os links
http://www.lumixpro.com.br/caixa-acustica-ativa-electro-voice-zlx15p-1643/p?cc=60
http://www.lumixpro.com.br/caixa-acustica-ativa-15-electro-voice-ekx15p-1851/p?cc=60
Considerando o timbre da ZLX-15P, essa EKX15P deve ser uma belezura, e mais forte também (SPL 134dB).
E os Subs:
http://www.lumixpro.com.br/caixa-acustica-subwoofer-ativa-18-electro-voice-ekx18sp-1857/p?cc=67
http://www.lumixpro.com.br/caixa-acustica-subwoofer-ativa-15-electro-voice-ekx15sp-1852/p?cc=67

Da Yamaha: http://www.lumixpro.com.br/caixa-acustica-ativa-yamaha-dxr15-298/p?cc=60
Yamaha por um motivo que nem eu entendo não me agradam, rsrs. Sei lá, posso me convencer do contrário no futuro.

Na CBorges cotei por telefone. Por ética não me sinto a vontade pra entrar em valores exatos, mas a Promaxx 14a estão ali na mesma faixa de mercado da EKX15P. As Subline 18SA só por encomenda, e num patamar de preço mais alto dentro dos subs que cotei até agora. Mas pelo que vocês falam dela, justifica o preço..
O Wagner disse que em fevereiro chegam as RCF, então vou aguardar.

Seja FBT, RCF ou EV, com várias opções dentro de cada marca, para um mero mortal com eu, acho difícil não ser feliz com qualquer uma dessas marcas nas suas linhas intermediárias.

Dessas a única que ouvi até o momento é a EV, que pude constatar que é o que dizem por aqui, timbre! As RCF linha Art7XX e os subs da marca Sub Séries, oh caixas lindas, dá vontade de fica ali parado, só admirando!!! E as FBT pelo que contam aqui é aquele Tsunami.

Dá vontade de ter um P.A. de cada!!!
 
@Andre10
Em um evento, qual o maior número de pessoas que você pretende atender em ambiente ao ar livre?

O equipamento de P.A. passivo que eu tenho hoje atende, ao ar livre, 500 pessoas tranquilamente. O P.A. é de 04 subs, 01 sub Oversound 18.2 - 600 RMS cada caixa, mais 04 caixas 3 vias com 15 PW5", 8" de médio, e Drive Titânio 210TI, todos Selenium e divisor passivo Nenis superdimensionado (para 750 watts RMS). 01 potência 3K2 Staner para os subs e uma Attack EX2000 (linha antiga-32 kilos), e mais outras 8 caixas (4 spot + side-fill)que faço retorno de palco. Tá redondo, mas a gente sempre quer mais, e as costas não aguentam mais o tranco!

Sou Dj como você, então utilizo meu P.A. para eventos sociais. Raramente uso as 8 caixas para Dj, somente 02 subs e duas três vias. P.A. completo só quando o cachê permite....Na versatilidade que adquiri depois de ralar muito, já a muito tempo atendo também a bandas ao vivo de pequeno porte e grupos musicais quando tem cerimonial religioso.

Então, voltando a sua pergunta, seriam 500 pessoas no máximo, ao vivo ou Dj. Acima disso já são eventos ao vivo com locadores especializados somente em som ao vivo, em que o gráfico investimento x retorno financeiro não me atrai.
 
Então;
Sabemos que 2 promaxx14a + 2 Subline 18SA fazem 500 pessoas local aberto. Tem que saber se as EV ( Séries ELX e EKX tem o mesmo SPL declarado nas 15" ) conseguem o mesmo desempenho.
 
Então;
Sabemos que 2 promaxx14a + 2 Subline 18SA fazem 500 pessoas local aberto. Tem que saber se as EV ( Séries ELX e EKX tem o mesmo SPL declarado nas 15" ) conseguem o mesmo desempenho.[/QUOTE

A EKX-15P informa SPL134 dB, Power de 1500 watts que deve dar 750 RMS contínuos.

A Promaxx 14A: 135,5 dB SPL, 600 LF + 300 HF = 900 RMS contínuos.

Promaxx 14a ganha!

Somente analisando o SPL máximo, no sub o EV EKX-18SP temos 134 dB e nas Sublime 137 dB...Sem comentários,rsrs...

Provavelmente se consiga com duas EKX-15P + duas EKX-18SP também fazer 500 pessoas em local aberto, mas é claro, trabalho no talo, enquanto as FBT ainda teriam uma boa reserva até o máximo volume ..

Pelas especificações técnicas as FBT se deduz que as FBT tem mais SPL...Agora o timbre, só comparando lado a lado com o P.A. EV.

A questão do SPL declarado da EV é difícil dizer. Só testando também...

Vocês que conhecem a RCF, o SPL declarados por elas correspondem a realidade?
 
Back
Topo