MESA DE SOM BEHRINGER XENIYX

VictorDalmaso

Active Member
Olá amigos!
Estou com uma dúvida a respeito deste equipamento. Li o Manual, e também algumas críticas a respeito do msmo. Queria saber se eu poderia usar essa mesa de som em minha icm, sem "medo de ser feliz"
Abraço e grato
 
Cara... depende muito da sua exigência... de quantos canais vc precisa, quantos auxiliares, subgrupos, direct outs, inserts etc etc...

Se o modelo XENYX em questão que vc cita, atende essas suas necessidades, e o teu orçamento não te permite comprar uma mesa de 1a linha (yamaha, mackie, etc...), pode ir "sem medo de ser feliz". Na nossa igreja usamos uma EURODESK que é uma série mais antiga que a xenyx... pelas informações do fabricante os prés da xenyx são melhores. O Problema com a behringer é com manutenção mesmo... se a sua instalação for fixa é mais tranquilo... mas se for mexer de um lado pra outro, ou até sair da igreja, não sei se uma behringer seria a melhor escolha.

Mas enfim, existem outros tópicos que falam sobre a qualidade dos produtos behringer. Eu estou satisfeito com a nossa da igreja, nunca deu problema e atende bem às nossas necessidades.
 
1a. linha: caras mas valem cada centavo:

Mackie e Soundcraft
Yamaha

2a. linha: funcionam bem, boa qualidade sonora:
Behringer, Alto, Phonic, Tapco

Infelizmente para a indústria nacional, qualquer delas é muito melhor que as nossas Ciclotron. Há uma linha nova de Staner que concorre com Behringer, mas ainda não testei.

Qualquer importada tem problemas de manutenção. Em todas, demora-se para consertar, e nas de 2a. linha o conserto quase sempre não vale a pena (caro em relação à uma mesa nova). Yamaha é a melhor nesse quesito, pois o fabricante está estabelecido no Brasil.

Um abraço,

Fernando
 
O Deiny já falou tudo que havia de se falar:

Se o modelo XENYX em questão que vc cita, atende essas suas necessidades, e o teu orçamento não te permite comprar uma mesa de 1a linha (yamaha, mackie, etc...), pode ir "sem medo de ser feliz". Na nossa igreja usamos uma EURODESK que é uma série mais antiga que a xenyx... pelas informações do fabricante os prés da xenyx são melhores. O Problema com a behringer é com manutenção mesmo... se a sua instalação for fixa é mais tranquilo... mas se for mexer de um lado pra outro, ou até sair da igreja, não sei se uma behringer seria a melhor escolha.

Eu também tenho uma Behringer, Eurodesk, então faço minhas as palavras dele.

Se tiver que "mexer de um lado para outro", invista em um bom case. Ajudará a preservar o equipamento.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=47">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=47</a><!-- m -->

Um abraço,

Fernando
 
ok, vou tentar unir o IDEAL ao REAL AGORA..RSRSR
Deis de já, falo que p site é muuito bom em matéria de conteúdo e interatividade. Bem consistente.
um abraço!
 
falando em xenyx.....lembrei que eu continuo com o mesmo problema com a minha (xenyx 2442), só consigo mandar efeito pro aux. 3, me falaram que é só fazer igual ao aux.3 para mandar mandar efeito pros outros aux. é só "abrir" o aux estéreo.....mas não sai nada.. :roll:
será que é defeito de fábrica?? OMG!!
vlw ae galera!
abraços,
 
Duvido muito. Se o efeito está funcionando, não há motivo para ele não ir para os outros.

Já leu o manual? Qual o modelo da sua mesa mesmo?

Fernando
 
é a xenyx 2442, eu já li e reli o manual ....eu fiz a mesma coisa que eu faço mas na eudodesk 2442 e funcionou .....por isso que eu num to entendendo nada!!
 
Lucas G1,

fui ler o manual. Então vamos por partes:

Sua mesa tem 4 Auxiliares. Aux 1, 2, 3, 4.

Aux 1 e 2 podem ser
PRÉ-FADER - indicados para uso de monitoração - retornos
Pós-fader - indicado para uso com efeitos.

Há uma chave para selecionar qual a função.

Aux 3 e 4 são sempre Pós-Fader.

Você vai notar que existem, atrás da sua mesa, 4 conectores de saída escritos Aux SEND. São as saídas de Auxiliar, em direção a amplificadores para o retorno ou para módulos de efeito externos.

Existem também 8 entradas de Aux, chamadas Aux Return. São para a volta do sinal já processado pelo módulo de efeitos externos.

Costuma-se ENVIAR em Mono (por isso são 4 saídas - Aux Send) e RECEBER em Estéreo (por isso são 8 entradas - Aux Return).

Note que o Aux 3 é usado para o efeito interno, mas nada impede que você use um módulo externo (caso em que o módulo interno fica desabilitado).

Pequena introdução para você entender os Aux da mesa. Nem ajuda muito na resposta, mas é importante você dominar esta parte.

Agora, vamos ver na seção de Master da Mesa, a parte "Stereo Aux Return". Note que na parte escrita estéreo Aux 3 FX, só há chance de você enderar para o Main Mix (o Master L/R, mesma coisa) ou para os Subgrupos 1/2 ou 3/4.

Logo, sua mesa não endereça sinal do efeito interno para Auxiliares. Aliás isso nem é muito comum, mas há como fazer. É complicado.

Endereçe o efeito interno (Aux 3 FX) para o Sub 3/4, por exemplo. Esse subgrupo não poderá ser usado por nenhum canal. Há uma saída chamada Sub Out 3 e outra 4. Pegue dois cabos P10-P10, ligue estas saídas no último canal, estéreo.

O que acabamos de fazer? Os canais que ficaram "molhados" (sofreram atuação dos efeitos) são dirigidos para os Sub 3/4. Do sub 3/4, encaminhamos para um canal da mesa. Ou seja, o som dos efeitos estará no canal. Literalmente o som sai da mesa e volta para dentro da mesa.

Agora, basta "abrir" este endereçar o canal para o Master (para o efeito sair no PA) e para os Aux 1 e 2 (para o efeito sair nos retornos dos músicos). Mas "abra" o volume com muito cuidado, devagar, pois o volume geral dos instrumentos aumentará.

Funciona, você verá.

O manual, ao citar 3 modelos diferentes, está muito confuso mesmo. Deveria ser um manual para cada modelo.

Um abraço,

Fernando
 
Bersan disse:
Logo, sua mesa não endereça sinal do efeito interno para Auxiliares. Aliás isso nem é muito comum...

Lucas, o Bersan está coberto de razão. Não é comum usar efeitos e compressão nos monitores. Os efeitos ajudam a complicar o som no palco, uma vez que o espaço físico é bem menor e confinado. A compressão dá a impressão ao músico que o som está baixo e ele vai ficar constantemente te pedindo prá aumentar.

[]'s
 
Nós jovens da igreja temos uma Xennyx 2442 fx (foi por mal caracter da pessoa que se ofereceu a ir comprar, eu queria uma Sl 2442 fx) e ela tem um problema que considero erro grosseiro da Behringer, quando se muta o canal o auxiliar continua a sair audio, então se houver microfonia não dá pra se mutar o canal rapidamente pra interromper....

Outro erro é que ela não tem luzes indicativas de sinal em cada canal.... complica pacas para se saber quem é que se não tiver tudo estiquetado e se os cantores trocarem de microfone durante o culto....

Outra falha é que o endereçamento do CD/tape in não tem potenciometro quer dizer que você manda o que tem no DVD e em vez de se diminuir na mesa muito mais pratico e rapido tem que se dimuir ou aumentar direto na fonte...

Outra falha que infelizmente eu já sabia que tinha é o fato dos faders não terem uma proteção contra poeira... Tão simples, tão barato... bola fora behringer....

Em questão de sonoridade é boa, boa mesmo, o ruim foi pra mim me acostumar em ouvir mais nitidamente o chiado do microfone sem fio do pastor... hehe antes a mesa (ciclotron ) mascarava esse chiado...
 
Porque prefere a SL em lugar da Xenyx????

ela tem um problema que considero erro grosseiro da Behringer, quando se muta o canal o auxiliar continua a sair audio, então se houver microfonia não dá pra se mutar o canal rapidamente pra interromper....
Acho que está confundindo ein... Um auxiliar pré fader NUNCA é mutado pelo mute do canal.; Por isso é pré fader, porque a saída do sinal no circuito é antes do controle de mute...
 
isinho disse:
Acho que está confundindo ein... Um auxiliar pré fader NUNCA é mutado pelo mute do canal.; Por isso é pré fader, porque a saída do sinal no circuito é antes do controle de mute...

Na verdade, eu concordo com o deneripr, e existem várias mesas onde o mute do canal corta a mandada auxiliar. Dois exemplos que eu me lembro agora são as Ciclotron CSM e a Yamaha 01V96.
 
Será que eu me enganei???

Pode ser... Praticamente nunca uso mute, apenas o endereçamento...
 
Isinho,

Nosso amigo deve ter operado alguma mesa da Ciclotron, pois as que ja operei da ciclotron, quando vocedava mute no canal, tudo era mutado, aux. pós fader e inclusive os pré fader.
 
isinho disse:
Porque prefere a SL em lugar da Xenyx????

ela tem um problema que considero erro grosseiro da Behringer, quando se muta o canal o auxiliar continua a sair audio, então se houver microfonia não dá pra se mutar o canal rapidamente pra interromper....
Acho que está confundindo ein... Um auxiliar pré fader NUNCA é mutado pelo mute do canal.; Por isso é pré fader, porque a saída do sinal no circuito é antes do controle de mute...

Na verdade como o irmão logo depois disse e disse corretamente eu uso uma CSM Ciclotron....
Na verdade não sabia que esse tipo de recurso não era tão comum, pra mim acho muito interessante, pois se estamos mutando o canal não queremos que saia nenhum sinal proveniente dele, se quisessemos que somente os master não recebessem era só abaixar o fader ao maximo...

Respondendo a sua pergunta Isinho(agora eu aceitei hehe), na verdade não é que eu prefira a SL à Xennyx, é que eu fiquei com a Xennyx pelo preço da SL, então fiquei no prejuizo..
A SL tem dois processadores de efeito, tem saida mono incorporada, mais canais mono com pre-amplificador de MIC....

Porém tenho que refazer alguns comentarios sobre a Xennyx 2442 FX:

Continuo achando que falta uma luz indicadora de sinal em cada canal, para facilitar a identificação... mas isso não atrapalha tanto quanto pensei, dá pra se trabalhar numa boa...

poderia se ter equalização sobre o canal de Tape e um potenciometro como nas CSM, é muito util e outra o sinal do Tape não vai para os auxiliares... então playback sem pensar....

mais gostei muito da transparencia da mesa, agora se consegue ouvir nitidamente as harmonicas do violão no retorno... Som bem limpo, claro...

A monitoração de signal pelo Bargraphs sei lá se é assim que se escreve e muito legal nunca tive um sistema assim na mão é bem interessante e facilita muito... é muito rapida a nivelação das vozes pelo ganho mesmo sem passagem de som antes do culto... é uma mão na roda...
 
Back
Topo