20Hz e sua aplicabilidade

Elias Ojeda

New Member
Olá amigos do Som ao vivo.

recentemente estive conversando com um produtor musical de minha cidade, e durante a conversa ele me disse a impossibilidade de se ouvir a frequência 20Hz, mto menos sua aplicabilidade, ou seja, não há motivos (segundo ele) para um Eq ter essa faixa de frequencia, gostaria de saber a opinião de vcs acerca da aplicação da 20Hz? como vcs usam o EQ com essa frêquencia? em quais situações?...obviamente não concordo com a opinião de meu amigo produtor.

abs a todos

Elias Ojeda
 
Olá.

Ele tem razão em grande parte, mas não em tudo.

Pouquíssimos falantes conseguem reproduzir frequências tão baixas, e neste pouquíssimos vamos incluir alguns modelos de 21" até modelos experimentais de 60". Nem os falantes de 18" conseguem - em geral - falar 20Hz.

Por outro lado, as fontes sonoras de 20Hz também são raras. São raríssimos os instrumentos musicais que chegam nesta frequência. Talvez algum tipo de percussão que use um tambor imenso, ou então algo natural, como um vulcão ou terremoto. Não saberia lhe dizer. Por outro lado, 30Hz já tem uma boa variedade de instrumentos (contrabaixo de 5 cordas, piano, etc).

Falar que é impossível ouvir tal frequência é um pouco forte, já que está dentro do espectro auditivo humano, e olha que alguns cientistas levam esse espectro até os 16Hz. Por outro lado, se não impossível, é algo muito raro de se ver, ou melhor, de se ouvir.

É bem capaz de alguém passar a vida inteira e literalmente nunca sentir uma vibração de 20Hz. Aliás... essas frequências são muito mais sentidas como vibração em nosso corpo que ouvidas propriamente dito.

não há motivos (segundo ele) para um Eq ter essa faixa de frequencia

Olhe, já vi alguns equalizadores que o dono da firma literalmente quebrava o potenciômetro de 20Hz. Fazia isto para impedir que alguém fosse lá, desse uma "levantada" na frequência objetivando aumentar os graves e com isto estourasse amplificadores e potências, o que é algo possível de acontecer (e o pior: não raro).

Por outro lado, a banda de 20Hz também influencia em 21Hz, 22Hz, 23Hz, 24Hz, 25Hz, e por aí vai. Um bom motivo para manter o potenciômetro lá.

Em resumo: ele deveria existir sim, mas é aquele controle que deveria vir com um aviso: use com muito cuidado, saiba o que você está fazendo.

Um abraço,

Fernando
 
Bersan

algum tempo atrás eu comprei o CD do Sollon do Vale, onde é possivel ouvir todas as frequências, inclusive 20 Hz como 20Khz, se essa frequência é mais sentida que ouvida, o q eu ouvi??? :shock:
 
Elias, você ouviu em que sistema?
Muito provavelmente o que ouviu foi outra frequência grave qualquer; suas caixas não conseguem reproduzir essa frequência mas reproduzem o "mais grave possível". Pode notar que esse teórico som de 20 hz era praticamente idêntico ao de 30, 40 hz do mesmo cd...

(Isso é minha opinião, não tenho plena certeza da nada...)
 
tenho quase certeza que vc ouviu alguma outra frequencia 20Hz é muito baixo...como fernando falou só alto falantes muito grande p produzir frequencia mto baixa......mas afinal para que alguem iria quere 20Hz...se em 30Hz é muita pressão já...parece q va estourar tudo por dentro (oq é possivél)..sendo que em shows...na frente dos subs criamos linha de segurança com 8 metros por causa da pressão...agora imagina com 20Hz...vai desregular o marcapasso do vovo
 
Olá.


Eu já vi um falante tocando 20Hz. O que você vê é o cone do falante vibrando "20 vezes" por segundo. Nada mais. Som que é bom, nada.


Com 18kHz é a mesma coisa. O que resta é olhar para o falante, porque o som.....nada.....


Grande abraço.
 
20Hz é muita pressão pra dentro de uma igreja, então eu acho que não é muito necessario se preocupar com essa faixa de frequencia...

E voces o que acham?
 
aham...é inutil p tudo...já vivemos sem a mto tempo pra que agora....nem sistema q usamos 24sb1000 por lado chega a responder tão alto essa frequencia...
 
Realmente é inutil, certa vez coloquei dois sub´s de 18 polegadas na igreja e abri o som deles com gosto para testar, as janelas de toda igreja vibraram e abaixei o volume bem rapido para não acontecer algo pior e com certeza não estava reproduzindo 20Hz.

Até Sub em ambientes fechados tem que se ter coerência na utilização.

Abraços
Cassiano Ricardo
 
Com certeza...

Sempre temos de atenuar em muito o volume do sub. Só dá pra abrir mesmo o volume em igrejas a partir de umas 300 pessoas (no meu caso) e ainda sim, longe de usar tudo, senão as janelas já reclamam...
hehe
Mas o que tem de gente sem a mínima sensibilidade colocando sub's no talo não está escrito...
 
Elias Ojeda disse:
Bersan

algum tempo atrás eu comprei o CD do Sollon do Vale, onde é possivel ouvir todas as frequências, inclusive 20 Hz como 20Khz, se essa frequência é mais sentida que ouvida, o q eu ouvi??? :shock:

Nem precisa chegar a 20hz pra certos fones/caixas começarem a estalar ao invés de reproduzir "som mesmo", acho que era outra frequência, posta aqui pra agente "tentar ouvir"... em mp3 no maior bitrate possível.
 
Elias Ojeda disse:
... algum tempo atrás eu comprei o CD do Sollon do Vale, onde é possivel ouvir todas as frequências, inclusive 20 Hz como 20Khz, se essa frequência é mais sentida que ouvida, o q eu ouvi???

Vc provavelmente ouviu alguns harmônicos de 20 Hz.

[]'s
 
Falando nos 20Hz,

Realmente acho que nunca ouvi, até porque a gente vê nas especificações dos subs mais caros que se vendem por aí, que só trabalham acima de 30Hz, 31 Hz, 35Hz, os mais baixos que já vi pra vender são de 28Hz.

Mas por curiosidade, (trabalho com análise de vibrações de máquinas rotativas), 20Hz equivalem a 1200rpm e 30Hz equivalem a 1800rpm e 3600rpm 60Hz.

Se os motores dos nossos carros não tivessem tanta bugiganga batento junto a gente seria capaz de ouvir alguma coisa próximo dos 20Hz, caso contrário é muito difícil.

Marcelo.
 
No RTA responde....mas muito baixo..ele de ve pegar vibrações e resonanacia sei-lá....se alguem souber explicar ai....mas no rta pega...p noculto fica rodando o o analizer o tmepo inteiro lá..
 
Back
Topo