Acústica de "Banheiro"

G

Guest

Guest
Olá Pessoal,

Preciso muito da ajuda de vocês...rs

Bom, a minha igreja tem um sítio q é para ser usado para encontro de jovens e alguns outros eventos.

Sempre que temos algum evento grande (pelo menos 100 pessoas, pois o espaço é para mais de 300) usamos os equipamento da igreja desde a mesa (uma mackie de 20 canais, a qual gosto muito), passando pelos instrumentos e seus amplificadores até as caixas de PA, ou seja, tudo...

Modéstia parte temos excelentes equipamentos (é claro q alguns precisam de uma revisão, mas nem vou entrar nessa questão...rs), mas temos um grande problema, a acústica (infelizmente, poucas igrejas se preocupam com isso ao construir seus templos...), para isso gostaria de algumas sugestões de vocês...

Bom, alguns detalhes da igreja:
- a medida é algo em torno de 30 X 20
- A estrutura é aquela de pré-moldados, com telhas de amianto, sem forro.
- piso de cerâmica
- paredes de alvenaria e pintadas

A igreja está querendo comprar alguns equipamentos para lá, a minha idéia é inicialmente comprar (pois há pouca verba, mas prefiro comprar poucos equipamentos de qualidade aos poucos...):
- uma mesa de uns 10 canais
- 2 caixas pré-amplificadas para o P.A. (estas poderiam ser usadas como retorno na igreja, pois as que temos atualmente já estão bem judiadas)
O restante dos equipamentos, usar os que já temos na igreja, a idéia é alugar o sítio para outras igrejas.

Bom desde já agradeço a atenção de todos...
Abraços e que Deus abençoe a todos...

PS: desde que encontrei esses site, só aprendi e muita coisa...
 
Seja-Bem vindo ao fórum.

Só não entendi qual é exatamente sua pergunta...
É sobre soluções acústicas do local, ou a escolha dos equipamentos?
 
Olá Gabriel,
Na verdade acho que no momento é mais melhorar a acústica do local, já que temos equipamentos razoáveis...

Tudo isso, não vou decidir sozinho, estou discutindo com um amigo (que juntos somos responsáveis pelo som). Ele conhece e sugeriu uma técnica que utiliza papelão "chapiscado", ele falou em forrar as tellhas com esse material e colocar um pano esticado como forro (nesse caso somente para estética).
 
Fizeram isso em uma igreja aqui...

Mas na verdade foi chapiscado e depois forrado.
Porém, isso é pra isolamento térmico, não acústico...

Se possível, posta umas fotos pra gente ver.

Abraços

Israel
 
Olá Aduck, seja bem vindo ao SomAoVivo.

O espaço que você cita imagino que seja um tipo de galpão bem fechado, bastante cheio de paredes lisas, o que causa bastante reverberação.

Problemas acústicos exigem soluções acústicas (isso quer dizer que não é equipamento algum que vai resolver seu problema). Você poderia encher o seu espaço de material fono-absorvente (absorvedores de áudio), uma solução no mínimo cara. Além do material ser caro, exige contratação de um consultor de acústica para fazer o projeto - não basta sair colocando colchão casca de ovo em qualquer parede. Mas...

...se você está em um sítio, sem vizinhos a incomodar, acho que a melhor solução é literalmente derrubar paredes e deixar o espaço aberto, praticamente só teto e proteção contra chuva e sol. Quanto mais área aberta você tiver (paredes laterais, parede do fundo), mais o som saíra para fora e menos reverberação você terá.

Se frio for problema, troque as paredes por amplas janelas, de forma que, quando não estiver frio, seja possível que uma grande parte do som saia pelas janelas, sem reverberar (lógico que no frio, com janelas fechadas, o som vai ficar "de banheiro" novamente).

Aliás, "abrir" o seu galpão deve ser uma boa idéia, pois locais fechados provavelmente se tornam muito quentes e abafados no verão, correto?

a idéia é alugar o sítio para outras igrejas.

Se esta é a idéia, taí um bom motivo para convencer as lideranças da igreja: ninguém vai alugar o lugar se o som dentro do espaço for ruim.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo