acústica

G

Guest

Guest
A Paz galera.

Sou um dos operadores de som da minha igreja, graças a Deus não estou nessa sozinho. Tenho dúvidas sobre o que fazer para melhorar o som na minha igreja.

EXPLICAÇÃO

principal problema é a acústica.

20 metros de frente - fundo
15 metros lateral - lateral
6 metros pé direito. exceto o forro e cima do palco é um metro mais baixo.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://fotolog.hyperfotos.com.br/wynnys">http://fotolog.hyperfotos.com.br/wynnys</a><!-- m -->

criei um flog apenas para postar fotos e disponibilizar para vcs, sou novo aqui e não sei se é possível colar fotos no próprio corpo desse texto.

detalhe das janelas:

são três janelas basculantes ( aquelas que o vidro fica assim / aberta e assim | fechada. (não ajudou muito né?!) e cada janela tem 8 quadradinhos de 25x25 que realmente abrem

a porta é 2,5 altura e 2 de largura.

Dúvida:

Olhando as fotos vcs poderiam me dar idéias do que fazer. (posição das caixas, fazer um aquario pra batera, etc)

Os equipamentos estão em uma mesa de madeira. Seria o caso passar tudo para um rack??

estou pesquisando os nomes e modelos dos equipamentos para postar aqui pra vcs. Um abraço
 
Olá Amigo!

Seja bem vindo!
Quanto a sua igreja, acho que ficaria com um som bem legal com as caixas em fly, porém, acho que essa sua caixa é um tanto deficiente. Você teria algum orçamento para a troca de algumas coisas no som?

Abraços

isinho
 
sera q um cluster central naum ficaria bom tambem ? Sua igreja eh bonita mas vc mediu corretamente 20 m... pelas fotos naum parece !!
 
equipamentos

em 1994 a igreja adquiriu um sistema completo que incluia

mesa- (((transmix II st162t 12 canais )))) hj é uma staner 16-02-01
potência- power source 1300 para PA
gráfico Q150 soundtech
potência - pl602 soundtech
gráfico Q150 soundtech

caixas PA (02) soundtech 3 vias
monitor (04) soundtech 2 vias

eu ainda era mlk nessa época, mal lembro.
só sei que era o primeiro som de verdade que a igreja adquiriu, foi feita a campanha e tals.

posteriormente foi adquirido um compressor - behringer proxl mdx2600



sim isinho nós gostariámos de colocar as caixas no teto, só que não temos certeza se essa caixa seria a ideal para o nosso ambiente, tendo em vista que temos uma acústica complicada, muito eco.


Agora depois de ler algum tópicos aqui no site, decidi que o melhor seria colocar monitores no fone de ouvido e retirar os monitores do chão, ah e instalar um aquário pra bateria.


então fica 2 dúvidas

gostaria de saber se trocar a caixa ajudaria alguma coisa na acústica.

e pra complementar temos uma opção de trocar a mesa staner por uma soundcraft 12 canais EFX lexicon, ajudaria?
 
A PAZ

Wynnys o Victor levantou uma questão a qual me fez fazer o comparativo com as fotos que vc enviou e tirando pela altura do banco acho que o pe direito de 6 metros dá para ficar a dúvida e as janelas são estreitas fazendo um comparativo com as da igreja que frequento tambem não dá para crer em 20 metros, só para dar uma ideia, a plenária da igreja são 17 metros e tem 5 janelas com 2 metros de largura e 1 porta de 80 cm e outra de correr que é de 2 metros. Por isto se vc conferir a metragem será melhor.


Heriberto
 
É melhor caixas em fly ou cluster que em pedestais ou nas paredes. Assim, diminuiria seu problema com reverberação, isso, porque menos som será refletido pelas paredes...
Mas teriam de ser outras caixas mesmo.
Quanto aos monitores por fone, melhoraria bastante...
 
metragem

ok Victor & Heriberto obrigado pela dica,
eu tinha esquecido de mencionar no último post que iria refazer a contagem, e mandar aqui pra galera.

a propósito Isinho, que tipo de caixas teria que ser? menores?
 
Não, teriam de ter suporte para pendurar (pra não ter de fazer suporte externo) e com drive de titânio que dispersa agudos melhores (na minha opinião) que caixas com tweeter e drive fenólico (como parece ser a sua)...
 
EU faria uym cluster central com line da SPL (1-8'' + 1-2,5'')..ta certo que é SPL..;mas o custo vale a pena....a não ser que vc tenha dimdim p um sistema NEXO
 
com drive de titânio que dispersa agudos melhores


Quem dispersa os agudos do driver é a corneta.....rsrsrs....


Wynnys, eu acredito que, levando em consideração o tamanho da sua igreja (na foto), 2 ou 3 FZ 108 seriam suficientes. São ótimas caixas em complemento com um sub.


Outro fator importante é a aquisição de uma mesa melhor. Isso que nós nem tocamos no assunto microfones...


Se você está com muitas dúvidas em relação ao comportamento acústico da sua igreja e sobre a relação de equipamentos, contrate um consultor, como o Aldo, aí de DF.


Grande abraço.
 
com drive de titânio que dispersa agudos melhores

Verdade, pensei num geral, mas falei errado... É que quase sempre, drives fenólicos/faixa estendida, usam cornetas de tiro curto, sem contar o mid ou tweeter...
 
guilhermeiav disse:
EU faria uym cluster central com line da SPL (1-8'' + 1-2,5'')..ta certo que é SPL..;mas o custo vale a pena....a não ser que vc tenha dimdim p um sistema NEXO

me fale mais desse tipo de caixa não achei uma foto nem ( ela tem falante de 8" e 1 ou 2 de 5"?



gostei da FZ 108, W. Christian, sempre achei que os panelão da soundtech inadequados, acho q tinha q ter mais medio e agudo, no nosso caso.
 
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.splaltofalantes.com.br/spl/la816.html">http://www.splaltofalantes.com.br/spl/la816.html</a><!-- m -->

ou o V8 da KW audio com 2 de 8..e um drive de 3

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.kwaudio.com.br/">http://www.kwaudio.com.br/</a><!-- m -->
 
medidas

A Paz queridos.

refiz as medidas e sério mesmo da frente ao fundo são 20 metros
lateral - lateral 14 metros, pé direito 5 metros.

o único que eu não medi foi o teto, está no chutômetro, agora frente e fundo e laterais estão medidos.

e os modelos das PA e dos monitores que estão em uso.


PA LS56C cx18c
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.towerlighting.com/st/zlive1.html">http://www.towerlighting.com/st/zlive1.html</a><!-- m -->

Impedance 8 Ohms
Woofer Size 15"
Magnet Weight 95 oz.
Voice Coil Dia. 3"
RMS Power Rating 390 watts
Sensitivity 101dB
Frequency Response 45 Hz to 20 kHz
Dimensions 27 3/4 x 19 3/4 x 17 1/8"
Metric 705 x 502 x 435 mm
Weight 63 lbs. / 28.6 kg



monitores
SM5 CX4C 190 W rms
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.towerlighting.com/st/zmon.html">http://www.towerlighting.com/st/zmon.html</a><!-- m -->

Impedance 8 Ohms
Woofer Size 10"
Magnet Weight 40 oz.
Voice Coil Dia. 1 1/2"
RMS Power Rating 110 watts
Sensitivity 100 dB
Frequency Response 70 Hz to 20 kHz
Dimensions 12 3/4 x 17 1/2 x 15 1/4"
Metric 324 x 445 x 387 mm
Weight 19 lbs. / 8.6 Kg


Então galera essas caixas estão hoje, poxa já carreguei muito elas.




existe algum jeito de eu medir as frequências que estão sobrando no ambiente da minha igreja?
 
wynnys disse:
guilhermeiav disse:
EU faria uym cluster central com line da SPL (1-8'' + 1-2,5'')..ta certo que é SPL..;mas o custo vale a pena....a não ser que vc tenha dimdim p um sistema NEXO

me fale mais desse tipo de caixa não achei uma foto nem ( ela tem falante de 8" e 1 ou 2 de 5"?



gostei da FZ 108, W. Christian, sempre achei que os panelão da soundtech inadequados, acho q tinha q ter mais medio e agudo, no nosso caso.

Ligue na FZ e fale com o Fernando Gabriel, converse com ele sobre sua igreja que ele fará um bom projeto pra voce. Provavelmente indicará as FZ108, bem compactas e muito bem fabricadas.
 
Wynnys,

Você relatou que seu problema é a acústica do templo. Mas defina melhor isto: o som é embolado? Muita microfonia? Muita reverberação? Dependendo do que for a reclamação, a solução pode ser uma ou outra.

Outro aspecto a ser abordado é que as suas caixas não são as melhores do mundo, é verdade, mas também estão longe de ser as piores. Elas possuem uma qualidade razoável, bom acabamento, etc. A princípio acredito que não sejam elas a principal causa dos seus problemas.

Diga para nós quais os seus microfones, como são ligados os instrumentos no palco, se usa DI's, marca dos cabos, posição da "house mix", etc.

E quanto ao aquário para a bateria, esqueça isso por enquanto, pois existem providências mais simples e importantes a serem tomadas antes disso e esta solução de colocar apenas um acrílico frontal na frente do instrumento é cara e de resultados duvidosos se implementado sem muita análise prévia.

Como estou no trabalho não consigo visualizar as fotos que você postou, mas quando estiver em casa vou dar uma olhada e comentar sobre o posicionamento das caixas, etc.

Abraços,

Eduardo
 
obrigado 1pedro

1Pedro disse:
Ola wynnys seja ben vindo

Se possivel poste mas fotos com mais detalhes para podermos te ajudar melhor, e não se esqueça de postar o nome do modelo e amarca de seus equipamentos.

Ah e tem como postar fotos no corpo do texto sim veja como aqui....

http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=128

valeu mudou algumas coisas no site, mas deu pra sacar direitinho, já consegui postar algumas fotos aqui no site.

frente

DSC03052.jpg


fundo

fundo.jpg



lateral mesa de som
DSC03037.jpg


palco, futuramente sai retorno no chão e entra fone de ouvido
DSC03046.jpg



detalhe da parede. para acústica é melhor do que uma lisa, ou tanto faz?
DSC03021.jpg
 
edlopessilva disse:
Wynnys,

Você relatou que seu problema é a acústica do templo. Mas defina melhor isto: o som é embolado? Muita microfonia? Muita reverberação? Dependendo do que for a reclamação, a solução pode ser uma ou outra.

Outro aspecto a ser abordado é que as suas caixas não são as melhores do mundo, é verdade, mas também estão longe de ser as piores. Elas possuem uma qualidade razoável, bom acabamento, etc. A princípio acredito que não sejam elas a principal causa dos seus problemas.

Diga para nós quais os seus microfones, como são ligados os instrumentos no palco, se usa DI's, marca dos cabos, posição da "house mix", etc.

E quanto ao aquário para a bateria, esqueça isso por enquanto, pois existem providências mais simples e importantes a serem tomadas antes disso e esta solução de colocar apenas um acrílico frontal na frente do instrumento é cara e de resultados duvidosos se implementado sem muita análise prévia.

Como estou no trabalho não consigo visualizar as fotos que você postou, mas quando estiver em casa vou dar uma olhada e comentar sobre o posicionamento das caixas, etc.

Abraços,

Eduardo



então Eduardo, problema é reverberação, som embolado.

acabei de postar fotos aqui mesmo para evitar problemas de redirecionamento.


instrumentos por enquanto:
Guita, Baixo e violão - Cubos. (qdo adquirirmos DI vamos plugar tudo na mesa)


Teclado direto na mesa (que está sendo providenciado um DI para ele urgente).

bateria normal sem mics nem aquário.

3 microfones ST 78 da staner com cabos não lembro a marca, mas são bons; e um sem fio sorvetão da marca GEMINI (esse é mais quebra galho).


Resumindo, após muita pesquisa aqui no SITE.

Tenho muito dever de casa. plugar todos os instrumentos na mesa, com seus devidos DI´s.
Segundo procurar quais são as frequências que estão sobrando.

Aí depois disso se naum melhorar muito, seria o caso de retorno por fone de ouvido. (((pq os retornos jogam som nas paredes da frente))) e bateria fechada no aquário, não só a frente, toda com ventilador e fone de ouvido.


seria isso o correto a fazer? ou alguém teria outra opinião. Podem comentar mesmo galera, quanto mais idéias melhor.



MESA - staner 16-02-01 - temos uma alternativa a SOUNDCRADT MFX12/2 LEXICON (não sei qual seria a melhor).

potência- power source 1300 para PA
gráfico Q150 soundtech
potência - pl602 soundtech para monitor
gráfico Q150 soundtech
compressor behringer proxl mdx2600

caixas PA (02) soundtech 3 vias
monitor (04) soundtech 2 vias
 
Back
Topo